Pesquisar
Close this search box.

CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá avança com mutirão e moradores agradecem melhorias nos bairros Altos do Parque

Publicado

O mutirão de tapa-buracos nos bairros Altos do Parque 1 e 2 deve ser concluído já nesta quarta-feira (15). A agilidade no trabalho se deve ao fato de todas as equipes terem sido deslocadas para o mesmo local e atuarem de forma descentralizada pelas ruas e avenidas, garantindo mais rapidez na execução. O serviço de cata-treco também foi realizado nesta data, melhorando o visual do bairro e ampliando o sentimento de pertencimento dos moradores.

Reni Regina Amorim da Silva, moradora do Altos do Parque 2, afirmou que a presença das equipes é visível em toda a região. “A gente está vendo que eles estão tapando os buracos aqui, é maravilhoso ver a diferença nas ruas, porque realmente estava precisando. Na Avenida A, no Altos do Parque 1, onde fica a escola dos meus filhos, era só buraco. E lá no Altos do Parque 2 também estava precisando. E o cata-treco veio para ajudar, o povo está colocando muita coisa que não usa mais do lado de fora, é sofá, cadeira quebrada e muito mais. Está ficando com outra cara o nosso bairro”, relatou.

Moradora antiga do Altos do Parque 2, Antônia Lucimar de Oliveira destacou a melhoria para quem depende do transporte público. “Eu ando de ônibus e dá para sentir a diferença, ficou 100% bom. Deve ser por causa da chuva, porque todo ano vão abrindo buracos. E a população fica esperando a chuva passar para ver se o pessoal vem tampar. Eu fico esperando e até falo: ai, meu Deus do céu, deixa parar um pouco a chuva para a Prefeitura mandar arrumar”, disse, em tom bem-humorado.

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá oferta vaga para técnico de inspeção com salário de R$ 5,3 mil

A sensação predominante entre os moradores é de alívio. Zenivaldo Pedroso, também residente antigo, afirmou que a ação impacta diretamente na qualidade de vida. “Vai melhorar a vida agora. Veio o mutirão e o cata-treco, os dois juntos, e isso alivia bastante, faz uma limpeza no bairro e ajuda também a evitar mosquitos da dengue”, explicou.

O sentimento de cuidado com a comunidade também reforça o vínculo dos moradores com o bairro. Maria Faustina dos Santos destacou o carinho pelo local. “Eu gosto daqui, tanto quando está calor quanto quando está mais fresco. Para mim, o bom é viver aqui, onde ganhei minha casa há tempo atrás e passei por muita coisa no começo, mas tudo passa. Até os buracos ficaram para trás, hoje está tudo tampado. E acredito que vai melhorar ainda mais”, afirmou.

Entre os comerciantes, o clima também é de otimismo. Genil Paulo Pinho, do Altos do Parque 1, relatou que a situação era crítica, principalmente na entrada do bairro. “Já estava passando da hora mesmo. Resolveram as duas entradas do bairro e essa rua de trás também. É uma boa notícia ver que a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Obras, está com uma grande ação. Fazia tempo que a população estava esperando. Muito bom o resultado”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Especialistas em neurodivergência destacam potencial da futura Casa do Autista em Cuiabá

Publicado

O prefeito Abilio Brunini e a primeira-dama e vereadora Samantha Iris recepcionaram, na tarde desta quinta-feira (16), o neurologista pediátrico Thiago Gusmão e o psicólogo Marcelo Zanotti na antiga estrutura do Colégio Nilo Póvoas, em Cuiabá, espaço que será transformado na futura Casa do Autista.

Durante a visita técnica, os secretarios de educação, Reginaldo Alves Teixeira e de Planejamento e Desenvolvimento Urbano,José Afonso Botura Portocarrero, especialistas e representantes do Poder Judiciário de Mato Grosso percorreram salas, corredores e a quadra da unidade, conhecendo de perto a dimensão do projeto. Ambos se mostraram impressionados com o tamanho da estrutura e destacaram que, quando concluído, o complexo tem potencial para se tornar, sem dúvidas, uma das maiores estruturas do país voltadas ao atendimento de pessoas com autismo.

Além de elogiar o projeto arquitetônico, Gusmão e Zanotti também contribuíram com apontamentos técnicos importantes à equipe da Prefeitura e aos arquitetos responsáveis pela concepção do espaço, colaborando para o aprimoramento das áreas de atendimento e dos fluxos de acolhimento às famílias.

A visita ocorreu paralelamente à participação dos especialistas no evento “TJMT Inclusivo: Autismo e Direitos das Pessoas com Deficiência”, realizado nos dias 15 e 16 de abril, em Cuiabá, com programação sediada na Lagoinha. O encontro, promovido pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso com apoio da Prefeitura, reuniu operadores do Direito, além de profissionais da Educação e da Saúde, com foco na inclusão e no fortalecimento das políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência.

Durante a recepção, o prefeito reforçou o propósito do projeto. “Queremos transformar a Casa do Autista em um centro de referência, onde crianças, adolescentes e adultos possam desenvolver autonomia e independência, com suporte adequado e contínuo”, afirmou.

Leia mais:  Reaberto, Misc retoma atividades e recebe visitantes com acervo histórico

A primeira-dama Samantha Iris também destacou o olhar sensível que orienta a iniciativa. “Esse é um projeto pensado com empatia e responsabilidade. Cada espaço foi idealizado para acolher, respeitar e estimular o desenvolvimento das pessoas autistas, oferecendo suporte real às famílias que tanto precisam”, disse.

O neurologista Thiago Gusmão destacou o impacto da iniciativa. “Estou encantado com a força de vontade do prefeito e da primeira-dama em tirar do papel um sonho que muitas cidades do país ainda não conseguiram realizar. É um projeto que nasce grande e com potencial de transformar vidas”, declarou.

A Casa do Autista será implantada em uma área ampla e contará com dezenas de ambientes voltados ao atendimento multidisciplinar, incluindo diagnóstico, terapias e acompanhamento contínuo. A proposta também prevê suporte social e orientação às famílias, consolidando Cuiabá como referência em inclusão e cuidado especializado.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Prefeitura e TJMT reúnem mais de 1,5 mil pessoas em capacitação sobre autismo em Cuiabá

Publicado

A primeira-dama de Cuiabá, Samantha Íris, e o prefeito Abilio Brunini participaram, na manhã desta quinta-feira (16), da abertura do segundo dia de palestras do “TJMT Inclusivo: Autismo e Direitos das Pessoas com Deficiência”, evento que já alcançou mais de 1,5 mil pessoas na Capital. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Cuiabá e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), com foco na capacitação e no fortalecimento de políticas públicas voltadas à inclusão.

Realizado na Igreja Lagoinha, o encontro reuniu majoritariamente cuidadoras de alunos com deficiência (CADs) da rede municipal, além de diretores escolares, profissionais da educação das redes estadual e privada, e representantes de diversas áreas, como saúde e justiça. A ampla participação reforça o alcance social da ação e a importância da formação continuada para garantir atendimento mais humanizado e qualificado às pessoas com deficiência.

Durante a abertura, a vice-presidente do TJMT e presidente da Comissão de Acessibilidade e Inclusão, desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho, destacou a evolução do projeto e seu papel na construção de uma sociedade mais inclusiva. “Temos aqui os profissionais da educação e da sociedade em geral para construir um ambiente mais inclusivo, humano e consciente. O ideal democrático só se efetiva com a participação de todos de maneira igualitária para a construção de uma cidadania ativa”, afirmou.

O prefeito Abilio Brunini enfatizou a relevância da parceria com o Judiciário e o impacto direto da capacitação na rede municipal. “Há um ano atrás, quando começamos a conversar com o Tribunal de Justiça sobre esse projeto, não tínhamos ideia da proporção que iria tomar. Durante esse tempo, aprendemos muito com o Tribunal de Justiça, com as CADs, com os palestrantes”, declarou.

Leia mais:  Região do Altos do Parque tem 2.500 buracos tapados em dois dias de mutirão

A programação integra uma política mais ampla do TJMT voltada à promoção dos direitos das pessoas com deficiência, incluindo o Transtorno do Espectro Autista (TEA), e segue diretrizes nacionais de acessibilidade e inclusão. Além de Cuiabá, o projeto já passou por outros municípios e deve ampliar sua atuação ao longo do ano.

Para a Prefeitura de Cuiabá, a iniciativa fortalece o compromisso com a inclusão e evidencia a importância da articulação institucional para transformar conhecimento em prática, beneficiando diretamente estudantes, famílias e profissionais que atuam na rede de atendimento.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana