Pesquisar
Close this search box.

VÁRZEA GRANDE

Visita a produtores familiares destaca diversificação da agricultura em Várzea Grande

Publicado

A produção de queijos premiados, frutas, hortaliças, mel e pequenos animais está entre as atividades desenvolvidas por agricultores familiares da comunidade rural do Sadia 3, em Várzea Grande. Para conhecer de perto essa realidade, a prefeita Flávia Moretti e o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim, visitaram três propriedades rurais e acompanharam o trabalho das famílias que diversificam a produção e ampliam as possibilidades de renda no campo.

A visita também permitiu conhecer as demandas dos produtores e verificar os resultados do apoio oferecido pelo município, em parceria com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).

“Temos identificado as culturas mais adequadas a cada propriedade, buscado recursos, equipamentos, insumos e novas parcerias, além de oferecer orientação técnica para melhorar a produtividade e criar condições para que os pequenos produtores cresçam e possam se sustentar em suas propriedades”, resumiu Ricardo Amorim.

Uma das propriedades visitadas foi a de Ana Lúcia Morais de Souza e do marido, José. O casal deixou a zona urbana de Várzea Grande para investir na vida rural. Ela, que trabalhava como cabeleireira, e ele, como mestre de obras, construíram uma produção diversificada, com gado leiteiro, fabricação de derivados de leite e cultivo de frutas, com destaque para o maracujá.

Ana Lúcia já conquistou prêmios estaduais e nacionais com seus produtos e possui uma queijaria própria, com planos de ampliar a atividade. A família também participa do projeto Quintais Produtivos, com criação de galinhas, peixes e cultivo de hortaliças para consumo próprio.

Segundo a produtora, a propriedade passou a garantir boa parte da alimentação da família, especialmente no que diz respeito às fontes de proteína, reduzindo a necessidade de comprar esses alimentos. Ela destaca que o apoio recebido é importante para impulsionar a produção e dar segurança para continuar investindo.

Leia mais:  DAE-VG instala novo inversor de frequência na ETA Velha para reduzir gastos com energia e aumentar eficiência

A segunda propriedade visitada pertence ao produtor Danilo e à esposa, que trabalham com a produção de mel e queijos, a criação de bovinos e ovinos e o cultivo de banana, mandioca e outras culturas. A diversidade de atividades permite aproveitar melhor a área rural e ampliar as alternativas de produção e geração de renda.

O roteiro também incluiu a propriedade de Francisco Vilas Boas e do filho, Fábio. Participantes do projeto Quintais Produtivos, eles receberam recentemente uma estufa para iniciar uma produção experimental. A família também cria peixes para consumo próprio e cultiva diferentes variedades de abóbora, jiló, hortaliças folhosas e frutas.

“Boa parte da produção de hortaliças e outros alimentos desses produtores também contribui para o abastecimento da alimentação escolar de Várzea Grande, aproximando a agricultura familiar das políticas públicas de compra de alimentos e criando oportunidades para os produtores locais”, destacou Amorim.

Durante as visitas, Flávia Moretti destacou a diversidade da produção rural do município e o esforço das famílias para transformar pequenas propriedades em espaços produtivos.

“Fico muito feliz em ver essas propriedades produzindo, com tantas variedades de alimentos e famílias trabalhando para crescer. Quem diria que teríamos queijos premiados, maracujá e criação de ovinos sendo produzidos em Várzea Grande? Vamos continuar fazendo o possível para ajudar essas famílias a prosperar. Parabéns a cada produtor pelo esforço, porque é no trabalho de todos os dias que essas conquistas se tornam possíveis”, afirmou a prefeita.

Ricardo Amorim também ressaltou que a gestão municipal busca fortalecer a agricultura familiar a partir das necessidades de cada produtor, considerando as características do solo, a disponibilidade de água, a estrutura da propriedade e as oportunidades de comercialização.

“A estratégia inclui aproximar os agricultores da assistência técnica, dos programas públicos e dos mercados consumidores, para que a produção rural se traduza em mais autonomia, segurança alimentar e geração de renda em Várzea Grande”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
publicidade

VÁRZEA GRANDE

EMEB Professora Lúcia Leite Rodrigues recebe lançamento do Orientativo da Dignidade Menstrual

Publicado

A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Professora Lúcia Leite Rodrigues foi palco, na sexta-feira (9), do lançamento oficial do Orientativo da Dignidade Menstrual, iniciativa que representa um avanço no combate à vulnerabilidade social e na garantia de direitos no ambiente escolar.

A ação é fundamentada na Lei nº 4.761/2012, de autoria da vereadora Rosy Prado, que dispõe sobre o Programa de Combate à Pobreza Menstrual nas escolas de Várzea Grande. A parlamentar participou do evento de lançamento.

A iniciativa é desenvolvida de forma integrada pelas secretarias municipais de Educação, Cultura, Esporte e Lazer; Promoção Social; e Saúde, unindo esforços para garantir acolhimento, informação e acesso aos direitos relacionados à dignidade menstrual.

O principal objetivo do orientativo é desmistificar os tabus relacionados ao ciclo menstrual e combater a pobreza menstrual diretamente nas escolas. Nesta primeira etapa, o trabalho será direcionado aos estudantes do 5º ano, faixa escolar que abrange crianças e adolescentes de aproximadamente 10 a 12 anos.

A líder de Programas e Projetos da Superintendência Pedagógica, professora Zilda Braga, explicou que o documento apresenta orientações sobre como as estudantes ou seus responsáveis podem acessar o benefício de retirada gratuita de absorventes nas farmácias credenciadas.

“É um orientativo que tem ação intersetorial entre as secretarias de Educação, Promoção Social e Saúde. No que tange à Secretaria de Educação, pensamos na parte pedagógica, em que as escolas deverão tratar dessa questão em sala de aula, com temáticas voltadas ao autocuidado”, informou.

Zilda Braga ressaltou ainda que a iniciativa busca promover a conscientização e o acolhimento pedagógico, contribuindo para evitar a evasão escolar e garantir a continuidade da aprendizagem.

“A nossa preocupação é que as alunas não deixem de ir à escola em função do período menstrual, o que acaba comprometendo o rendimento na aprendizagem”, destacou.

Leia mais:  Cadastro Único ficará indisponível nesta sexta-feira (9) para manutenção

A secretária municipal de Promoção Social, Taynara Morais, enfatizou o papel da pasta na identificação e no acompanhamento das famílias em situação de vulnerabilidade social, em parceria com as unidades escolares.

“Temos o Cadastro Único e, mesmo as famílias que não recebem benefícios, poderão ser cadastradas para que aquelas que ainda não têm acesso possam receber orientação e acompanhamento, garantindo que essas meninas tenham acesso ao programa e, de fato, à dignidade menstrual”, afirmou.

Já a Secretaria Municipal de Saúde fornecerá suporte técnico e orientações sobre higiene, saúde e bem-estar, contribuindo para ampliar o conhecimento dos estudantes sobre o tema.

A médica Kamilla Kristina Feleiros de Sá destacou a importância de conscientizar tanto meninas quanto meninos sobre a dignidade menstrual e o respeito no ambiente escolar.

“O nosso trabalho será fazer a conscientização da população, principalmente das meninas que estão em situação de maior vulnerabilidade, para que todas tenham acesso à dignidade menstrual. Também vamos orientar os meninos, para que tenham maior compreensão do que está acontecendo com as colegas”, ressaltou.

A profissional acrescentou que a falta de informação e a imaturidade próprias da faixa etária podem resultar em brincadeiras inadequadas e situações de bullying contra as meninas, provocando constrangimento e desconforto. Por isso, reforçou a importância do acompanhamento e das orientações educativas nas escolas.

A diretora da unidade escolar, Valéria Martins Silva, destacou que o projeto contribui para assegurar aos estudantes acesso facilitado a insumos de higiene e a informações de qualidade. Com a iniciativa, o município reforça o compromisso com a cidadania, a saúde e o respeito, fortalecendo uma rede de apoio para que nenhuma aluna tenha sua trajetória escolar ou frequência prejudicada pela falta de condições para lidar com o período menstrual.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

VÁRZEA GRANDE

EMEB Nair de Oliveira promove debate sobre identidade negra e valorização da cultura afro-brasileira

Publicado

A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Nair de Oliveira Corrêa promoveu uma etapa do projeto Espaço de Saberes para discutir a conscientização social, a formação identitária e a inclusão da cultura afro-brasileira no currículo escolar. A atividade reuniu servidores técnicos, professores e integrantes da equipe gestora, com o objetivo de ampliar o diálogo sobre a valorização da identidade negra e o enfrentamento ao preconceito no ambiente escolar.

Para conduzir as discussões, foi convidada a autora do livro Cabelo Ruim?, obra que serviu como ponto de partida para abordar questões relacionadas à identidade, à representatividade e à valorização das características físicas e culturais da população negra.

A partir da história apresentada no livro, os participantes foram convidados a refletir sobre como a literatura pode contribuir para a construção de uma educação antirracista, capaz de reconhecer e valorizar a diversidade étnico-racial desde os primeiros anos da vida escolar.

“O encontro também reforçou o papel da formação continuada dos profissionais da educação na promoção do respeito às diferenças, no combate ao preconceito e na construção de uma escola mais acolhedora, consciente e comprometida com a igualdade racial”, destacou a diretora da unidade escolar, Edézia Domingas de Amorim Curado.

A diretora também ressaltou a importância de trabalhar a cultura afro-brasileira no currículo escolar, por meio de práticas pedagógicas que estimulem o respeito às diferenças, fortaleçam o sentimento de pertencimento e contribuam para a formação de estudantes mais conscientes e respeitosos.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Guarda Municipal conduz homem após denúncia de violência doméstica no 24 de Dezembro
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana