Pesquisar
Close this search box.

VÁRZEA GRANDE

Da timidez à publicação: jovem escritora de Várzea Grande transforma desafios em livro

Publicado

Aos 24 anos, Renata Farias vive nesta quinta-feira (8) um dos momentos mais importantes de sua trajetória: o lançamento de seu livro de ficção científica na Biblioteca Pública Municipal Professora Laurinda Coelho Pereira, em Várzea Grande. Para quem acompanha sua história, a publicação representa muito mais do que a realização de um sonho literário.

Autista, Renata conta que enfrentou dificuldades de comunicação e interação durante a infância e a adolescência. Em seu relato, lembrou que chegou a frequentar a escola sem ter coragem sequer de responder à chamada quando seu nome era anunciado.

Os livros e a escrita passaram a ocupar um espaço cada vez maior em sua vida. Com o apoio da família, dos professores, da escola, de psicólogos e de toda a rede de apoio, Renata foi desenvolvendo segurança e descobrindo na escrita uma forma de se expressar e construir novos caminhos.

Hoje, a jovem que um dia não conseguia responder à chamada na sala de aula chega à biblioteca como autora publicada, diante de familiares, educadores e convidados, para apresentar uma obra construída a partir de sua criatividade e imaginação.

Durante o lançamento, Renata falou com orgulho sobre o caminho percorrido e reconheceu a importância das pessoas que estiveram ao seu lado. Para ela, a literatura trouxe um novo norte para sua vida e ajudou a enfrentar desafios que pareciam difíceis de superar.

A mãe também se emocionou ao recordar a trajetória da filha. Segundo ela, Renata sempre foi muito tímida e retraída, mas encontrou na literatura uma forma de enfrentar os desafios da adolescência. A leitura e a escrita ajudaram a jovem a desenvolver força, persistência e confiança.

Biblioteca como espaço para novos talentos

Representando a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), Paula Valéria destacou a importância de ver a Biblioteca Laurinda sendo ocupada por escritores e leitores. “É muito lindo a gente ver esse espaço sendo ocupado, porque as bibliotecas estão aqui para que de fato sejam usadas, ocupadas, e para que a gente possa cada vez mais prestigiar e ter momentos como esse.”

Leia mais:  Flávia Moretti visita escolas e celebra o Dia das Crianças com alunos da rede municipal

A superintendente de Cultura de Várzea Grande, Luh Arruda, ressaltou que a biblioteca deve ser também um espaço de acolhimento e incentivo aos escritores locais, oferecendo oportunidades para que novos autores apresentem suas obras e tenham contato direto com a comunidade.

“A Biblioteca Laurinda está de portas abertas para acolher nossos escritores e novos talentos. Um lançamento como esse mostra que a produção literária de Várzea Grande está viva e que precisamos ocupar cada vez mais esses espaços, dando visibilidade aos autores da nossa cidade e incentivando outras pessoas a também escreverem suas histórias.”

O bibliotecário Odiley Santana, que explicou durante o evento que a Biblioteca Laurinda está disponível para acolher escritores regionais, tanto aqueles que já possuem obras prontas quanto pessoas que ainda estão construindo seus projetos literários.

A história de Renata chega, assim, ao lançamento carregada de significado. O livro é resultado de uma caminhada em que a jovem precisou enfrentar, dia após dia, dificuldades de comunicação e confiança. Hoje, ela transforma essa experiência em literatura e afirma que ainda pretende ir muito mais longe.

Além de conhecer a obra, o público poderá conversar com a autora, adquirir exemplares e participar de uma sessão de autógrafos. A programação reforça o papel da Biblioteca Laurinda como espaço de incentivo à leitura, à escrita e à valorização dos talentos de Várzea Grande.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
publicidade

VÁRZEA GRANDE

Procon de Várzea Grande orienta consumidores sobre compras para o Dia das Crianças

Publicado

O Procon de Várzea Grande reforça as orientações aos consumidores para garantir compras seguras e transparentes no período que antecede o Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro. Entre os principais cuidados estão a segurança dos produtos, a clareza das informações sobre preços e o conhecimento das regras para trocas e devoluções de mercadorias.

Na compra de brinquedos, o órgão recomenda que os consumidores verifiquem a presença do selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e respeitem a faixa etária indicada pelo fabricante. Essas medidas ajudam a prevenir acidentes e garantem maior segurança às crianças.

Outro ponto importante é a transparência na divulgação dos preços. Os estabelecimentos comerciais devem informar claramente os valores à vista e a prazo, os juros aplicáveis e eventuais diferenças de preço conforme a forma de pagamento, como dinheiro, cartão ou PIX.

Em relação às trocas de mercadorias, o Procon esclarece que, nas compras realizadas em lojas físicas, a substituição por motivos como tamanho, cor ou preferência pessoal não é uma obrigação legal do estabelecimento, exceto quando essa possibilidade tiver sido previamente oferecida pelo fornecedor.

“É fundamental que o consumidor verifique as condições da loja antes de concluir a compra. O consumidor deve exigir e guardar a nota fiscal, documento que comprova a compra e pode ser fundamental para reivindicar direitos em caso de problemas com a mercadoria”, afirma o fiscal do consumidor, Pedro Rosa Rondon.

Nos casos de produtos com vícios ou defeitos, o Código de Defesa do Consumidor prevê, em regra, o prazo de até 30 dias para que o fornecedor resolva o problema. Se o defeito não for solucionado nesse período, o consumidor poderá escolher entre a substituição do produto, a restituição do valor pago ou o abatimento proporcional do preço, conforme previsto na legislação.

Leia mais:  HPSMVG abre seleção para quatro vagas de residência médica em 2027

Compras pela internet

Nas compras realizadas fora do estabelecimento comercial, como pela internet, o consumidor tem direito de arrependimento, que permite desistir da contratação no prazo de sete dias, contado da assinatura do contrato ou do recebimento do produto, conforme o caso.

Nessa situação, os valores pagos devem ser devolvidos integralmente, conforme estabelece a legislação consumerista.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

VÁRZEA GRANDE

Saúde vai de porta em porta para localizar mulheres com exames preventivos pendentes em Várzea Grande

Publicado

O Outubro Rosa ganhou uma mobilização especial no bairro Jardim Manaíra, em Várzea Grande. Nesta sexta-feira (9), profissionais da Equipe 4 da Estratégia Saúde da Família (ESF) saíram de porta em porta para localizar mulheres que estão com o exame preventivo do câncer do colo do útero em atraso ou que nunca realizaram o procedimento. A iniciativa também incluiu contatos telefônicos, orientações sobre a importância da prevenção e a oferta de agendamento para a coleta do exame.

A ação é coordenada pelo enfermeiro responsável pela Equipe 4, Marcelo Rodrigues, e tem como ponto de partida um levantamento de 280 mulheres da região identificadas pela equipe como público prioritário para a busca ativa. Nesta primeira etapa, aproximadamente 60 mulheres foram contatadas, sendo cerca de 20 durante visitas domiciliares e outras 40 por telefone.

Mais do que lembrar as pacientes sobre a necessidade de realizar o exame, os profissionais procuram entender as dificuldades que impedem o acesso ao atendimento, esclarecer dúvidas e facilitar o agendamento da coleta do preventivo, popularmente conhecido como CCO.

Segundo Marcelo Rodrigues, a proposta nasceu da própria equipe e busca aproximar os serviços de saúde das mulheres que, por diferentes motivos, deixaram de realizar o exame nos últimos anos.

“A nossa iniciativa é conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção do câncer do colo do útero, identificar aquelas que estão com o exame pendente e facilitar o acesso ao atendimento. Estamos indo até as residências, conversando, esclarecendo dúvidas e oferecendo o agendamento. É uma forma de cuidar mais de perto da saúde dessas mulheres”, explicou o enfermeiro.

CUIDADO QUE CHEGA À CASA DAS PACIENTES – Um dos diferenciais da iniciativa é a atenção às mulheres com mobilidade reduzida, que enfrentam dificuldades para se deslocar até a unidade de saúde. Para esses casos, a equipe pretende oferecer a coleta do exame preventivo no próprio domicílio, por meio do projeto Saúde em Casa, observadas as condições necessárias para a realização do procedimento.

Leia mais:  Várzea Grande reforça manutenção de ruas e avenidas nos bairros Centro, Manga e Colinas Verdejantes

Marcelo explica que a busca ativa permite identificar não apenas quem está com o exame atrasado, mas também as barreiras enfrentadas por cada paciente.
“Durante as visitas, procuramos conhecer a realidade de cada mulher e entender por que ela não conseguiu realizar o exame. Temos pacientes que estão debilitadas, que não conseguem caminhar ou sair de casa. Pensando nelas, estamos propondo levar a coleta até a residência, por meio do nosso projeto Saúde em Casa. Queremos que essas mulheres também tenham acesso à prevenção”, destacou.

BUSCA ATIVA VAI CONTINUAR APÓS O OUTUBRO ROSA – Embora tenha ganhado força com a campanha Outubro Rosa, a iniciativa não ficará restrita ao mês de conscientização sobre o câncer de mama e do colo do útero.

A proposta da Equipe 4 é manter as visitas e os contatos com as pacientes todas as sextas-feiras, dia reservado às atividades externas, até alcançar as mulheres identificadas no levantamento e dar continuidade ao acompanhamento preventivo.

“Não vamos fazer essa busca apenas em outubro. Todas as sextas-feiras, durante nossas visitas, vamos continuar procurando essas mulheres, orientando e incentivando a realização do preventivo. Nosso objetivo é que elas não deixem de cuidar da própria saúde”, reforçou Marcelo Rodrigues.

O secretário municipal de Saúde, Michael Alves, destaca que iniciativas como essa fortalecem a Atenção Primária e ajudam a aproximar o Sistema Único de Saúde (SUS) das necessidades da população.

“A prevenção precisa estar presente na rotina dos nossos serviços, e a busca ativa é uma ferramenta importante para identificar quem precisa de acompanhamento. Quando nossas equipes procuram essas mulheres, orientam e facilitam o acesso aos exames, estamos fortalecendo o cuidado e trabalhando para que nenhuma paciente deixe de ser assistida por dificuldades de acesso”, ressaltou o secretário.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana