Pesquisar
Close this search box.

VÁRZEA GRANDE

Procon de Várzea Grande orienta consumidores sobre compras para o Dia das Crianças

Publicado

O Procon de Várzea Grande reforça as orientações aos consumidores para garantir compras seguras e transparentes no período que antecede o Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro. Entre os principais cuidados estão a segurança dos produtos, a clareza das informações sobre preços e o conhecimento das regras para trocas e devoluções de mercadorias.

Na compra de brinquedos, o órgão recomenda que os consumidores verifiquem a presença do selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e respeitem a faixa etária indicada pelo fabricante. Essas medidas ajudam a prevenir acidentes e garantem maior segurança às crianças.

Outro ponto importante é a transparência na divulgação dos preços. Os estabelecimentos comerciais devem informar claramente os valores à vista e a prazo, os juros aplicáveis e eventuais diferenças de preço conforme a forma de pagamento, como dinheiro, cartão ou PIX.

Em relação às trocas de mercadorias, o Procon esclarece que, nas compras realizadas em lojas físicas, a substituição por motivos como tamanho, cor ou preferência pessoal não é uma obrigação legal do estabelecimento, exceto quando essa possibilidade tiver sido previamente oferecida pelo fornecedor.

“É fundamental que o consumidor verifique as condições da loja antes de concluir a compra. O consumidor deve exigir e guardar a nota fiscal, documento que comprova a compra e pode ser fundamental para reivindicar direitos em caso de problemas com a mercadoria”, afirma o fiscal do consumidor, Pedro Rosa Rondon.

Nos casos de produtos com vícios ou defeitos, o Código de Defesa do Consumidor prevê, em regra, o prazo de até 30 dias para que o fornecedor resolva o problema. Se o defeito não for solucionado nesse período, o consumidor poderá escolher entre a substituição do produto, a restituição do valor pago ou o abatimento proporcional do preço, conforme previsto na legislação.

Leia mais:  Secretária de Educação reúne diretores e antecipa planejamento para o ano letivo de 2027

Compras pela internet

Nas compras realizadas fora do estabelecimento comercial, como pela internet, o consumidor tem direito de arrependimento, que permite desistir da contratação no prazo de sete dias, contado da assinatura do contrato ou do recebimento do produto, conforme o caso.

Nessa situação, os valores pagos devem ser devolvidos integralmente, conforme estabelece a legislação consumerista.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
publicidade

VÁRZEA GRANDE

Prefeitura de Várzea Grande executa obras de drenagem e pavimentação no bairro Joaquim Curvo

Publicado

A Prefeitura de Várzea Grande está executando obras de drenagem e pavimentação em cinco ruas do bairro Joaquim Curvo. A intervenção atende a uma demanda da comunidade e integra as ações do município voltadas à melhoria da infraestrutura urbana e das condições de mobilidade.

As obras foram viabilizadas a partir do compromisso assumido pela prefeita Flávia Moretti, juntamente com o secretário municipal de Viação e Obras, Celso Luiz Pereira, para melhorar o escoamento das águas pluviais e preparar as vias para receber a pavimentação.

Os serviços abrangem a rua S/D, rua Rondonópolis, rua Cuiabá, rua J. A. Curvo e rua Argentina.

Entre as etapas previstas estão a substituição de manilhas, a implantação de galerias pluviais e outras intervenções necessárias para garantir o escoamento adequado da água da chuva.

O secretário de Viação e Obras, Celso Pereira, ressalta que 30% da obra já foi concluída. “Com a realização das obras, a atual Gestão busca melhorar as condições de tráfego, contribuir para a redução de problemas causados pelo acúmulo de água da chuva e oferecer mais segurança e qualidade de vida aos moradores do bairro Joaquim Curvo”, disse.

Iniciados no começo de setembro, os trabalhos estão na fase de abertura de valas e assentamento de manilhas. O prazo previsto para a conclusão é de 180 dias. O investimento total é de R$ 1.597.357,04 (um milhão, quinhentos e noventa e sete mil, trezentos e cinquenta e sete reais e quatro centavos) destinado às obras de infraestrutura e pavimentação de aproximadamente 400 metros de extensão viária no bairro.

Leia mais:  Outubro Rosa começa com caminhada, cuidado e muita participação no Bonsucesso

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

VÁRZEA GRANDE

Várzea Grande promove noite de lazer e cultura para idosos do CCI Vovô Zeid

Publicado

Em comemoração ao mês da pessoa idosa, a Prefeitura de Várzea Grande, por meio de uma parceria entre as secretarias municipais de Assistência Social e de Cultura, proporciona uma noite de lazer e diversão para participantes do Centro de Convivência do Idoso (CCI) Vovô Zeid. A visita ao circo foi realizada nesta sexta-feira (9).

A atividade proporcionou aos idosos uma noite de lazer e diversão, marcada pelo resgate de memórias da infância e pela interação com as crianças presentes no espetáculo.

A coordenadora do CCI Vovô Zeid, Leda Márcia, destaca que a atividade vai muito além de um passeio, essa ida ao circo é uma oportunidade de resgatar lembranças e fortalecer a convivência entre os participantes do Vovô Zeid.

“Esse momento no circo é um resgate de memórias. Muitos deles fazem muito tempo que não vão a um circo. É uma alegria poder proporcionar essa experiência, tirar os idosos de casa e trazer todos para viver esse momento juntos. A integração com as crianças também é muito importante para eles”, afirmou Leda.

Entre os participantes estava Solange de Jesus, que frequenta o CCI Vovô Zeid há cerca de três meses. Para ela, a visita ao circo trouxe a sensação de voltar aos tempos de criança.

“É maravilhoso. Isso é coisa de quando eu era mais novinha. A gente vem e vira criança também, fica animada, gosta, se diverte. É uma experiência maravilhosa mesmo”, contou Solange.

A superintendente de Cultura, Lu Arruda, explica que a visita foi organizada em parceria com a equipe do circo, que reservou um momento especial para receber o grupo. A preparação levou em consideração os cuidados necessários para garantir o acolhimento dos idosos durante o espetáculo.

Leia mais:  Centro João Ribeiro celebra Dia das Crianças com semana de brincadeiras, inclusão e muita alegria

“Estamos no mês da pessoa idosa e pensamos em proporcionar esse momento para os participantes do Vovô Zeid. Como o circo está nas últimas semanas de apresentações, conversamos com a coordenação para que eles pudessem receber nossos idosos. Organizamos esse acolhimento com atenção aos assentos, à iluminação e ao som, para que todos pudessem aproveitar o espetáculo”, esclarece Lu Arruda

A superintendente também ressalta a importância da participação da Secretaria de Assistência Social na organização da atividade e a união entre as secretarias municipais e a iniciativa privada para ampliar o acesso da população várzea- grandense à cultura.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana