Pesquisar
Close this search box.

VÁRZEA GRANDE

Saúde de Várzea Grande avança na modernização do e-SUS com inteligência artificial e gestão em tempo real

Publicado

A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande iniciou uma nova etapa de modernização dos processos de atendimento e gestão da Atenção Básica em Saúde. Superintendentes das áreas de Atenção Primária, Atenção Secundária e Regulação participaram de um treinamento sobre a evolução do e-SUS, sistema utilizado pelo Ministério da Saúde nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

A proposta não é substituir o e-SUS, mas ampliar suas funcionalidades e transformar a ferramenta em uma plataforma mais inteligente, integrada e orientada por dados. A iniciativa prevê a utilização de recursos de Inteligência Artificial (IA), painéis de Business Intelligence (BI) e mecanismos capazes de auxiliar os profissionais no acompanhamento dos pacientes e os gestores no monitoramento dos indicadores da rede.

A tecnologia poderá permitir, por exemplo, que, ao acessar a ficha de um paciente, o profissional tenha uma visão mais completa do histórico e receba alertas sobre informações que precisam de atenção, como consultas ou acompanhamentos atrasados, exames pendentes, vacinação, atualização cadastral e outras necessidades identificadas a partir dos dados disponíveis no sistema.

A IA será utilizada como ferramenta de apoio ao trabalho das equipes, sem substituir a avaliação e a decisão dos profissionais de saúde. A intenção é facilitar o acesso às informações e permitir que o servidor tenha uma visão mais ampla do paciente durante o atendimento.

“Estamos trabalhando para que a tecnologia seja uma aliada cada vez maior da saúde pública. Não estamos falando em abandonar o e-SUS, mas em evoluir a forma como utilizamos essa ferramenta, agregando inteligência, informação e recursos que possam ajudar o profissional e, principalmente, melhorar o acompanhamento do cidadão. Queremos uma gestão que consiga enxergar os problemas com mais rapidez e agir antes que eles se tornem maiores”, destacou o secretário municipal de Saúde interino, Michael Alves.

Leia mais:  Mercadinho do ETA transforma matemática em aprendizado na prática e anima alunos da EMEB Manoel João de Arruda

Para o assessor da Atenção Primária, Marcílio Neto, a ferramenta é muito importante para o acompanhamento das comunidades e dos usuários dentro da área de abrangência de cada Unidade Básica de Saúde.

“Com essa evolução, teremos um ganho ainda maior para as nossas equipes de Saúde da Família, principalmente na geração de relatórios e no acompanhamento das metas de prevenção. Isso permite identificar situações que precisam de atenção antes que se agravem, especialmente as condições sensíveis à Atenção Primária, evitando que esses pacientes evoluam para casos mais complexos e precisem buscar atendimento na média e alta complexidade, sobrecarregando as UPAs e o pronto-socorro”, destacou Marcílio Neto, coordenador da Atenção Primária.

Outro eixo da proposta é a criação de painéis de BI para o acompanhamento dos indicadores da Atenção Básica. A ferramenta poderá permitir aos gestores visualizar, de forma mais dinâmica, dados relacionados à produção das unidades, atendimentos, encaminhamentos, vacinação, acompanhamento de gestantes, hipertensos, diabéticos, crianças, idosos e outros indicadores assistenciais.

Com os painéis, também será possível comparar o desempenho das unidades, identificar metas que estão em risco e localizar possíveis gargalos. A ideia é fazer com que o gestor consiga sair de uma visão apenas numérica e chegar à origem de determinada situação, permitindo uma atuação mais rápida e direcionada.

Para o coordenador de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal de Saúde, Sérgio Freitas, a iniciativa representa uma mudança na forma de utilizar os dados produzidos diariamente pelas unidades.

“Temos uma quantidade muito grande de informações sendo geradas todos os dias. O nosso desafio é transformar esses dados em informação útil para quem está na ponta e também para quem está tomando as decisões. A tecnologia pode ajudar o profissional a encontrar aquilo que realmente precisa de atenção e, ao mesmo tempo, permitir que o gestor acompanhe o funcionamento da rede de maneira muito mais rápida e precisa”, afirmou.

Leia mais:  Obras de reforma e ampliação do CMEI Eleuza Maria avançam no Parque do Lago

A modernização também busca fortalecer a atualização permanente dos cadastros dos usuários. A plataforma poderá identificar informações desatualizadas, possíveis duplicidades, dados divergentes e pacientes que precisam ser chamados pelas equipes para atualização ou continuidade do acompanhamento.

Com isso, a proposta é criar um ciclo mais completo de cuidado: o sistema reúne o histórico do paciente, identifica necessidades, apresenta alertas ao profissional, auxilia no acompanhamento e transforma os dados gerados nas unidades em indicadores para a gestão.

O treinamento dos superintendentes faz parte desse processo de preparação das equipes para a utilização das novas ferramentas. A expectativa é que cada área possa compreender como os recursos tecnológicos poderão ser aplicados à sua rotina e contribuir para uma gestão cada vez mais integrada.

“Quando conseguimos reunir informação, tecnologia e conhecimento das equipes, conseguimos melhorar o planejamento e também a resposta ao cidadão. A nossa meta é que o sistema não seja apenas um lugar onde o profissional registra o que já aconteceu, mas que também ajude a mostrar o que precisa ser feito a partir daquele momento”, explicou Sérgio.

A iniciativa integra o processo de transformação digital da Secretaria Municipal de Saúde e busca fortalecer uma Atenção Básica mais eficiente, preventiva e baseada em evidências, utilizando a tecnologia para apoiar tanto os profissionais que estão nas unidades quanto os gestores responsáveis pelo planejamento das ações de saúde do município.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
publicidade

VÁRZEA GRANDE

Alunos da EMEB Alino Ferreira de Magalhães emocionam com espetáculo musical na Semana dos Migrantes e Refugiados

Publicado

A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Alino Ferreira de Magalhães e as unidades da região Leste promoveram, nesta quinta-feira (27), a segunda etapa da Semana dos Migrantes e Refugiados. A iniciativa valoriza a diversidade cultural e promove o respeito, o acolhimento e a integração entre estudantes de diferentes nacionalidades.

A programação contou com uma exposição de artesanatos de países latino-americanos, proporcionando aos alunos e à comunidade escolar um momento de aprendizado, troca de experiências e valorização das tradições e costumes de diferentes povos. O ponto alto do evento, no entanto, foi o espetáculo de musicalidade apresentado pelos alunos que participam do Programa Escola em Tempo Ampliado (ETA).

O cenário da apresentação foi marcado pela presença de um navio, que abriu as portas para a chegada de um grupo de italianos que, assim como outros migrantes, escolheram o Brasil como sua segunda casa.

Com muita alegria e entusiasmo, os alunos mostraram que a música também é uma poderosa ferramenta de aprendizagem e integração. A apresentação contou com coreografias marcadas por sentimentos e emoção, evidenciando o potencial artístico dos estudantes.

“Com muita alegria e entusiasmo, os alunos mostraram que a música também é uma poderosa ferramenta de aprendizagem e integração. Eles apresentaram uma coreografia marcada de sentimentos e emoção, mostrando o potencial artístico dos estudantes”, destacou a professora Zilda Braga, integrante do Núcleo de Programas e Projetos.

A diretora da unidade escolar, Queila Feitosa, ressaltou que a iniciativa reforça o compromisso da EMEB Alino Ferreira com uma educação inclusiva e acolhedora, que reconhece as diferenças culturais como oportunidades de aprendizado e contribui para a construção de uma sociedade mais respeitosa, solidária e livre de preconceitos.

“Esse evento vem ao encontro das teorias desenvolvidas em sala de aula, nas disciplinas de História, Geografia e Artes, que culminaram com essa grande apresentação. Todos os envolvidos neste processo estão de parabéns”, afirmou.

Leia mais:  Guarda Municipal prende dois homens em moto com placa adulterada; condutor estava embriagado

Maria Barbosa da Conceição, que tem duas filhas matriculadas na escola, disse ter ficado encantada com o desenvolvimento das alunas durante a apresentação.

“Minhas filhas eram tímidas e, a partir do momento em que começaram a participar das oficinas de dança, ficaram mais desinibidas. A escola também tem ajudado na questão do comportamento”, comentou.

Nesta sexta-feira (28), será realizada, na EMEB Abdala José de Almeida, a cerimônia de encerramento da Semana dos Migrantes e Refugiados. O evento, intitulado “Semeando o Futuro”, contará também com um ato ecológico: o plantio de um ipê, que simbolizará o legado do projeto pedagógico e o compromisso com um futuro sustentável para a comunidade.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

VÁRZEA GRANDE

Várzea Grande inicia reforma do Parque Berneck com investimento de R$ 580 mil

Publicado

O Parque Berneck, em Várzea Grande, vai ganhar uma nova estrutura para receber moradores e famílias que utilizam o espaço para lazer, convivência e atividades ao ar livre. Na tarde desta quarta-feira (26), a Prefeitura de Várzea Grande assinou a ordem de serviço para a reforma do parque, que terá investimento de aproximadamente R$ 580 mil.

Os trabalhos começam já na próxima segunda-feira (31) e serão realizados de forma setorizada, permitindo que o parque continue funcionando durante a execução da obra. A medida garante que a população siga utilizando a pista, as áreas abertas, os espaços gramados e a região em frente à concha acústica.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Amorim, a estratégia foi planejada para reduzir os impactos da obra na rotina dos frequentadores. “Vamos fechar apenas os locais onde os trabalhos estarão acontecendo. O parque continuará aberto, com a pista, os espaços de convivência, as áreas gramadas e a frente da concha acústica funcionando normalmente”, explicou.

A reforma contempla a revitalização da sede, pintura, reforma dos banheiros, reforma da concha acústica e substituição de todo o telhado da sede. A previsão é de que os serviços sejam concluídos entre 60 e 90 dias corridos, deixando o espaço revitalizado ainda neste ano.

Para o secretário, a intervenção representa um importante primeiro passo dentro de um projeto mais amplo de melhorias para o Parque Berneck. A Prefeitura também trabalha para viabilizar um investimento de aproximadamente R$ 3 milhões destinado a uma segunda etapa de obras.

De acordo com Ricardo Amorim, a proposta é ampliar a estrutura na parte posterior do parque, com a implantação de estacionamento e melhorias de acessibilidade. A intervenção também deverá criar uma entrada pelos fundos, facilitando o acesso dos moradores do bairro Santa Isabel.

Leia mais:  Vovô Zeid recebe Van Rosa e promove roda de conversa sobre enfrentamento à violência contra a mulher

“A gente vai ampliar a parte do fundo, construir estacionamento e melhorar a acessibilidade, permitindo que os moradores do bairro Santa Isabel tenham uma entrada pelos fundos do parque, sem precisar fazer todo o contorno pela Avenida Júlio Campos. Essa primeira reforma é um passo muito interessante e grande, porque o parque já vai ficar com uma cara nova”, destacou.

A revitalização atende a uma demanda da comunidade e reforça a proposta da gestão municipal de investir na recuperação e valorização dos espaços públicos destinados ao lazer e à convivência.

Moradora da região do Santa Bárbara, Priscila Melo frequenta o parque com a família e comemorou a realização da obra. “É muito bom. É um parque familiar. A gente costuma vir com a família e os filhos, então essa reforma e essa melhoria são muito importantes para nós”, contou.

Para Priscila, o parque já oferece uma estrutura importante para os moradores, mas as melhorias devem ampliar ainda mais as possibilidades de utilização do espaço.

O evento de assinatura contou com a presença do presidente do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE), José Carlos Miranda de Andrade; do sargento Galibert, representando a Câmara Municipal de Várzea Grande; do representante da Secretaria de Governo, Jomar José Tavares; da secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Fabyane Nagazawa; da deputada federal Gisela Simona, além de outras autoridades e representantes da comunidade.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana