Pesquisar
Close this search box.

VÁRZEA GRANDE

Emeb Abdala José de Almeida encerra Semana dos Migrantes e Refugiados com apresentação de danças e ato ecológico

Publicado

A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Abdala José de Almeida – reuniu nesta sexta-feira (28) as unidades das regiões Leste e Oeste, para o encerramento da 1ª Semana do Imigrante e do Refugiado de Várzea Grande. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Educação Cultura, Esporte e Lazer (Smcel) – por meio do núcleo de programas e projetos – teve por objetivo debater e fortalecer as práticas pedagógicas de acolhimento e valorização da diversidade cultural nas escolas.

A titular da pasta, Maria Fernanda Figueiredo participou do evento e destacou a importância desses movimentos que só as escolas sabem promover, e o quanto isso transforma a vida das crianças, da comunidade e da sociedade. “Sob o tema “Semeando o Futuro” este evento coroou uma semana repleta de reflexões, atividades realizadas em sala de aula, exposições de trabalhos e apresentações culturais desenvolvidas pelos estudantes, e isso tudo é muito relevante porque nós precisamos entender que não temos divisões no mundo, ele é um só e de todos que habitam nele. Então todos os migrantes e refugiados compõem o mesmo espaço do nosso planeta, e é exatamente isso que a escola defende”, ressaltou.

A gestora destacou ainda que a secretaria de Educação, atende atualmente, cerca de 700 alunos de família de migrantes e que todos têm os mesmos direitos assegurados pelos brasileiros natos. “E é por isso que estamos aqui para dizer a vocês que são o futuro do país, que possam viver na prática, combatendo a desigualdade, lutando pelos seus direitos e entendendo que todas as pessoas têm direito ao mesmo céu, o mesmo sol e a mesma lua. Que o acolhimento de hoje seja com certeza a finalização de um trabalho desenvolvido em sala de aula do conteúdo, do planejamento e que hoje está culminando nessas apresentações”.

Leia mais:  Educação reúne diretores para alinhar encerramento do ETA 2026 e planejar continuidade em 2027

A coordenadora pedagógica Marilene Silva disse que esse movimento realizado pelas unidades escolares surpreendeu pela qualidade dos trabalhos desenvolvidos durante as apresentações. “Foram três dias de intensas programações. A escola Eunice César abriu o evento na quarta-feira, com apresentações de danças, poesia e artes, ontem os alunos da escola Alino Ferreira apresentaram a chegada dos migrantes no Brasil e hoje os alunos da escola Abdala apresentaram uma coreografia de danças e ato ecológico, com o plantio de mudas. Todos os eventos surpreenderam pela qualidade do enredo e pelo entusiasmo das crianças, todos estão de parabéns”.

Já a professora Zilda Braga, que integra o Núcleo de Programas e Projetos, destacou a participação de todas as unidades escolares envolvidas nessa programação. “A comunidade escolar se uniu para celebrar a riqueza que o intercâmbio de vivências traz para as salas de aula, reforçando o compromisso do município com uma educação inclusiva, humanizada e garantidora de direitos humanos”.

A diretora da Escola Abdala José de Almeida, Helena Fernandes, agradeceu a participação de toda a comunidade escolar e disse que a todas as unidades envolvidas na programação, se dedicaram para a realização do evento na promoção da cultura de paz, fortalecendo ações voltadas ao respeito, à inclusão e ao acolhimento.

Símbolo de resiliência

Assim como o ipê suporta o inverno rigoroso, a seca extrema e o solo muitas vezes árido para depois florescer com uma força que impressiona, o migrante enfrenta a saudade, a distância e as barreiras culturais sem perder a sua essência. E para marcar o evento “Semeando o Futuro”, a comunidade escolar realizou um ato ecológico com o plantio de três mudas de ipê, representando o legado do projeto pedagógico e o compromisso com o futuro sustentável para a comunidade.

A secretária de Educação, Maria Fernanda Figueiredo, fez o plantio de uma muda e destacou que tanto o ipê quanto o migrante guardam suas raízes profundas na terra de origem, mas têm a capacidade extraordinária de se adaptar e embelezar qualquer solo onde decidem recomeçar. “Quando tudo parece seco e difícil, o ipê e o migrante mostram que a verdadeira força vem de dentro, transformando o recomeço em uma explosão de cores, vida e esperança”, completou.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
publicidade

VÁRZEA GRANDE

Vacinação em Várzea Grande chega a autarquia e empresas privadas em mutirão de sexta-feira

Publicado

As equipes de vacinação das unidades básicas de saúde e o corpo técnico da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande realizaram, na sexta-feira (4), um mutirão de imunização em três frentes. As ações aconteceram no Departamento de Água e Esgoto (DAE-VG) e em duas empresas privadas: a Kalt Refrigeração e a concessionária Domani.

No DAE, as equipes da Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Aurília Curvo atenderam os funcionários durante a manhã, na sede do órgão, e, à tarde, levaram a vacinação ao centro comercial da região. Ao todo, foram aplicadas 80 doses da vacina contra a influenza. Os trabalhos contaram com o apoio de alunos do 4º semestre do curso técnico de enfermagem do ICET, sob supervisão da professora Renata Schubert.

O diretor-presidente do DAE, José Carlos de Andrade, destacou a importância da parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e da iniciativa de levar a vacinação para dentro do ambiente de trabalho.

“Essa parceria é muito importante porque facilita o acesso dos nossos servidores à vacinação sem que eles precisem se deslocar até uma unidade de saúde. É uma forma de cuidar de quem está todos os dias trabalhando pelo município e também de contribuir para a prevenção de doenças”, ressaltou o diretor.

Na Kalt Refrigeração, a ação ficou por conta da equipe da unidade do bairro Santa Isabel, que administrou 138 doses, sendo 39 de influenza, 27 de tríplice viral, 23 de febre amarela e 24 de dupla adulto (difteria e tétano). A própria empresa auxiliou na logística.

Já na concessionária Domani, as equipes da unidade do bairro Maringá e da Secretaria Municipal de Saúde aplicaram 290 doses, contemplando vacinas contra influenza, febre amarela, hepatite B, tétano e tríplice viral.

Leia mais:  Prefeitura mantém apoio à agricultura familiar com entrega de insumos e logística

Somadas as três ações, foram mais de 500 doses aplicadas ao longo do dia, reforçando a importância da vacinação no ambiente de trabalho e ampliando a cobertura vacinal da população varzeagrandense.

Para a gerente de Recursos Humanos da concessionária Domani, Edna Laranja, a presença da equipe da Secretaria Municipal de Saúde na empresa facilitou o acesso dos funcionários à imunização e reforçou o compromisso da empresa com a saúde e o bem-estar dos colaboradores.

“Para nós, é muito importante proporcionar esse momento aos nossos colaboradores, porque sabemos que, na correria do dia a dia, muitas vezes eles acabam não conseguindo ir até uma unidade de saúde. Trazer a vacinação para dentro da empresa facilita o acesso e demonstra que estamos preocupados não só com o trabalho, mas também com a saúde e o bem-estar de cada um”, destacou Edna Laranja.

Conforme a coordenadora de Vacinas da Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, Cléo Chagas, desenvolver atividades extramuros é uma forma de contribuir diretamente com a saúde do município.

“É o nosso papel contribuir com a saúde dos munícipes. Atender ao pedido das empresas e órgãos públicos é exercer a nossa função de agente multiplicador de saúde, levando até a ponta imunização e cuidado”, explicou.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

VÁRZEA GRANDE

Prefeitura mantém apoio à agricultura familiar com entrega de insumos e logística

Publicado

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, reforçou nesta semana o apoio aos produtores da agricultura familiar com ações de logística, transporte de insumos e equipamentos, além da entrega de suplementação alimentar para animais durante o período de estiagem.

Entre as ações, foram transportadas 10 toneladas de calcário dolomítico para a Associação Aprovar, na comunidade do Formigueiro. O insumo será utilizado na correção e preparação do solo para o cultivo de melancia, mandioca, pimenta-de-cheiro, jiló e berinjela, produtos destinados ao atendimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Segundo o coordenador de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Leandro Silva, o suporte logístico é uma forma de facilitar o trabalho dos pequenos produtores e contribuir para o aumento da produção.

“Nosso trabalho é dar esse suporte ao produtor, garantindo o transporte dos insumos e também a disponibilidade dos equipamentos necessários para o preparo do solo e o desenvolvimento da produção”, explicou.

A equipe também realizou o transporte e a rotação de equipamentos entre diferentes comunidades, incluindo trator, arado e caminhão, permitindo que as máquinas sejam utilizadas por mais produtores conforme a necessidade de cada localidade.

Outra ação realizada nesta semana foi a entrega de casquinha de soja para suplementação alimentar de animais. Quatro produtores da região do Sadia 3 foram atendidos. A casquinha de soja é um subproduto do processamento da soja e possui valor nutricional, sendo utilizada na alimentação dos animais, especialmente durante o período de estiagem, quando há redução na oferta de pastagem.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim, as ações fazem parte de uma política de apoio contínuo à agricultura familiar.

Leia mais:  Prefeitura recupera rua Ariquemes com patrolamento e cascalhamento no bairro Marajoara

“A logística é fundamental para o pequeno produtor. Muitas vezes, ele tem o insumo ou precisa utilizar um equipamento, mas não possui condições de fazer o transporte. A Prefeitura entra justamente para garantir esse suporte e fortalecer a produção rural de Várzea Grande”, afirmou.

As atividades contam ainda com a participação dos técnicos do escritório local da Empaer, que acompanham e prestam assistência técnica aos produtores.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana