VÁRZEA GRANDE
Moradores do Construmat e Alameda precisam fazer cadastro para regularização de imóveis
Publicado
23 de setembro de 2026
Moradores dos bairros Construmat e Alamenda, em Várzea Grande, que ainda não fizeram o cadastramento de seus dados e do imóvel para a Regularização Fundiária terão uma nova oportunidade na próxima semana.
A equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Regularização Fundiária e Habitação estará novamente nos bairros para concluir a etapa de cadastramento.
No Construmat o atendimento será realizado nesta sexta e sábado, dias 25 e 26 de setembro, no pátio da Igreja Católica São João Batista, localizada na rua Major João Vieira, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h.
No bairro Alameda, o cadastramento será na próxima semana de segunda a quarta-feira, dias 28, 29 e 30, na Comunidade Sagrado Coração de Jesus, localizada na Travessa Independência nº 55.
Para realizar o cadastro, os moradores devem apresentar um documento que comprove a posse ou aquisição do imóvel, como contrato de compra e venda, título de posse antigo ou IPTU, desde que constem a quadra e o lote. Também é necessário levar um comprovante de endereço da residência a ser regularizada.
Além disso, é obrigatória a apresentação dos documentos pessoais, conforme a situação civil:
Solteiros: certidão de nascimento, RG e CPF;
Casados: certidão de casamento, RG e CPF de ambos;
Divorciados: certidão de casamento com averbação do divórcio, RG e CPF do requerente e partilha de bens (se houver);
Viúvos: certidão de casamento, certidão de óbito do cônjuge, RG e CPF do requerente e partilha de bens (se houver);
União estável: escritura pública ou homologação judicial da união, certidão de nascimento, RG e CPF de ambos.
A Prefeitura reforça que todo o processo é gratuito. Não há cobrança de qualquer taxa durante a regularização fundiária, e os moradores devem ficar atentos para não cair em golpes. O programa é realizado em parceria entre a Prefeitura de Várzea Grande, Intermat, Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Consórcio Vale do Rio Cuiabá e Tribunal de Justiça de Mato Grosso por meio da Corregedoria Geral de Justiça.
Outras informações pelo telefone (65) 98444-1086 – Superintendência de Desenvolvimento Urbano ou no site www.varzeagrande.mt.gov.br
VÁRZEA GRANDE
Ação em Várzea Grande registra mais de 4,1 mil procedimentos e serviços em 26 unidades de saúde
Publicado
13 de outubro de 2026
A mobilização do Dia D do Outubro Rosa, realizada no último sábado (10), em Várzea Grande, contabilizou 4.151 procedimentos, solicitações de exames e outros registros de atendimento nas 26 Unidades de Saúde da Família participantes. A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde ampliou o acesso da população aos serviços de prevenção, diagnóstico precoce e cuidados com a saúde, com atenção especial à saúde da mulher.
Entre os principais resultados estão 693 consultas, 514 coletas de exame citopatológico do colo do útero (CCO), conhecido como preventivo, e 517 solicitações de mamografia. Também foram registradas 172 solicitações de ultrassonografia de mama e 208 de ultrassonografia transvaginal.
A programação incluiu ainda a realização de 900 testes rápidos em 225 pacientes, aplicação de 551 doses de vacinas, sendo 15 contra o HPV, além de 180 atendimentos odontológicos e 191 pesagens de beneficiários do Bolsa Família.
Para o secretário municipal de Saúde, Michael Alves, os resultados refletem o trabalho conjunto das equipes da Atenção Primária e a importância de aproximar os serviços de saúde da população.
“Esse balanço representa o empenho dos nossos profissionais e, principalmente, a oportunidade de levar prevenção e cuidado para mais perto das pessoas. O Outubro Rosa é um momento de intensificar a conscientização sobre a saúde da mulher, mas nosso compromisso é garantir que esse atendimento continue durante todo o ano. Queremos que as mulheres procurem nossas unidades, realizem seus exames e mantenham o acompanhamento da saúde em dia”, destacou o secretário.
E a abertura das unidades de saúde no sábado fez a diferença. Angélica Pedroso, moradora do Maringá I, disse que perdeu as contas do tempo que ficou sem fazer o CCO. Segundo ela, a rotina de trabalho e doméstica, com dois filhos pequenos, a fez adiar o cuidado próprio. Agora, gestante novamente, realizou o exame. “Acredito que se a unidade não estivesse aberta agora cedo, não estaria aqui e iria adiar novamente”.
A enfermeira Eura Oliveira, responsável pelo atendimento da equipe 3, da unidade do Parque do Lago, explica que o exame é simples, feito por profissionais capacitados. “Quem perdeu esse Dia D pode procurar uma unidade de saúde a qualquer momento, pois o CCO tem coleta inserida na rotina das unidades e muitas vezes, a mulher procura a unidade e consegue vaga para fazer na mesma hora. É um exame simples e poderoso”.
O cuidado com a saúde da mulher é tão negligenciado pelas próprias mulheres que o Dia D foi uma oportunidade de visitar o dentista. Na unidade do Parque do Lago, o cirurgião dentista Eduardo Machado, disse que as mulheres que procuraram a unidade foram convidadas a fazer limpeza/profilaxia dos dentes. “Entregamos ainda kits de higiene oral e aproveitamos para orientar sobre cuidados, como o auto exame para prevenção do câncer de boca”.
Deise Martins, também moradora da região da unidade do Parque do Lago, deu a luz há seis meses e foi fazer o exame preventivo. “Aproveitando a oportunidade para manter os cuidados em dia”.
PREVENÇÃO DURANTE TODO O ANO – Embora o Outubro Rosa seja tradicionalmente associado à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama, a mobilização também reforçou os cuidados com a saúde integral da mulher, incluindo o rastreamento do câncer do colo do útero, a atualização da vacinação e o acesso a consultas e exames.
A coleta do preventivo, por exemplo, permite identificar alterações nas células do colo do útero que podem indicar lesões precursoras do câncer, possibilitando o acompanhamento e o tratamento oportuno.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que os serviços de prevenção e acompanhamento continuam disponíveis nas unidades básicas de saúde ao longo do ano. A orientação é que as mulheres procurem a unidade de referência de seu bairro para obter informações sobre consultas, exames e os dias de atendimento.
Galeria de Fotos (19 fotos)
VÁRZEA GRANDE
Obras no Paiaguás ultrapassam 70% de execução e avançam para a conclusão
Publicado
13 de outubro de 2026
A Prefeitura de Várzea Grande avança com as obras de drenagem, pavimentação, recapeamento e instalação de rede adutora no bairro Paiaguás. Mais de 70% dos serviços já foram concluídos. As intervenções têm como objetivo melhorar as condições de tráfego, ampliar a segurança viária e proporcionar mais qualidade de vida aos moradores da região.
Os trabalhos contemplam diferentes etapas de infraestrutura, incluindo drenagem pluvial, recuperação da base e da terraplanagem, implantação de meio-fio e sarjetas, além da aplicação de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). O revestimento asfáltico oferece maior resistência e durabilidade, contribuindo para melhores condições de circulação e maior vida útil do pavimento. O conjunto de serviços também favorece o escoamento adequado das águas pluviais.
O secretário municipal de Viação e Obras, Celso Pereira, explicou que a recuperação da terraplanagem exigiu cuidados técnicos específicos devido às características do solo.
“Na etapa de recuperação da terraplanagem, foi necessária a remoção da estrutura anterior, pois foi levado em consideração o solo argiloso, que torna o serviço mais complexo, exigindo maior rigor técnico na execução”, relatou.
O secretário destacou ainda que a orientação da prefeita Flávia Moretti é priorizar a qualidade dos serviços e dos materiais utilizados, garantindo maior durabilidade às obras.
“A orientação da prefeita Flávia Moretti é para que os serviços executados e os materiais utilizados sejam da melhor qualidade, priorizando o rigor técnico e a durabilidade das obras, para garantir melhorias efetivas na infraestrutura viária e atender às necessidades da população”, afirmou.
As obras de drenagem e pavimentação contemplam 25 ruas do bairro Paiaguás, totalizando 5.864,67 metros de extensão de vias públicas.
As ruas contempladas com pavimentação são: Um, Três, Cinco, Demétrio, Gaspar de Souza, Goiás, Quinze, Doze, Quatro, Dois, Um Cont., Lucas, Sessenta e Quatro, Quarenta e Nove, Trinta e Um, Carmelita Fernandes, Antônio Teles da Silva, Quarenta e Seis, Quarenta e Três, Duzentos e Cinquenta, Lázaro, Duzentos e Cinquenta Cont., Vinte e Sete, Quarenta e Quarenta e Um.
Já as obras de recapeamento contemplam 52 ruas do bairro e também estão na fase de conclusão. Os serviços já foram executados em 45 vias, restando apenas sete ruas para receber as equipes.
Além das melhorias na infraestrutura viária, a rua Emília Jacinto, principal via do bairro, recebeu 1.300 metros de rede adutora, contribuindo para melhorar o abastecimento de água na região. Segundo o engenheiro da Secretaria Municipal de Viação e Obras, Vitor Hugo Costa Rodrigues, a intervenção incluiu a instalação de 640 metros de tubulação de 150 milímetros e 660 metros de tubos de 200 milímetros.
Com mais de 70% dos trabalhos executados, as obras avançam para a conclusão. As equipes da Secretaria Municipal de Viação e Obras seguem mobilizadas, sob a coordenação dos engenheiros responsáveis e o acompanhamento da gestão da pasta.
Galeria de Fotos (34 fotos)
Envie sua denúncia
Registro profissional de sanitaristas avança e Ministério da Saúde inicia emissão das carteiras
MP determina bloqueio de chamadas e mensagens abusivas
MME abre consulta pública para aprimorar a governança dos modelos computacionais do setor elétrico
Vagas disponíveis no Sine Municipal têm salários de até R$ 5,5 mil
Corpo de Bombeiros localiza corpo de vítima de afogamento no Rio Teles Pires
DIAMANTINO
Prefeitura realiza novo credenciamento do Programa “Prospera + Diamantino” para fornecedores de cestas básicas
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Administração, realiza na próxima segunda-feira (19.10), às 09h, uma nova...
Prefeito Chico Mendes recebe reitor do IFMT para apresentação de propostas de qualificação profissional e turismo em Diamantino
O prefeito de Diamantino, Chico Mendes, recebeu, na sexta-feira (09.10), o reitor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Julio...
AGIRF aplica R$ 1,79 milhão em multas à Águas de Diamantino por falhas na prestação dos serviços de água
A Agência Municipal de Regulação e Fiscalização (AGIRF) aplicou cinco multas à concessionária Águas de Diamantino, totalizando R$ 1.790.653,36 (Um...
POLÍTICA MT
Orçamento de Mato Grosso para 2027 prevê R$ 46,1 bilhões
O Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA-1144/2026) para o exercício financeiro de 2027, que estima receitas e fixa despesas do...
ALMT tem agenda intensa de reuniões e audiências públicas
Após o feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, na segunda-feira (12), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) retoma os...
Lei aprovada pela ALMT garante sessões de cinema adaptadas para crianças com autismo
O acesso ao lazer e à cultura também faz parte da inclusão de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro...
POLICIAL
Polícia Civil cumpre mandados contra investigados por homicídio em Campo Verde
A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira (13.10), a Operação Colaterais, para cumprimento de ordens judiciais contra dois irmãos,...
Polícia Civil prende suspeito por tráfico de drogas e apreende armas em Canarana
A Polícia Civil prendeu, na sexta-feira (9.10), no município de Canarana, um homem suspeito de tráfico ilícito de drogas e...
Polícia Civil prende jovem que vendeu conta para receber R$ 50 mil de golpe contra idoso
A Polícia Civil prendeu em flagrante, nesta terça-feira (09.10), em Várzea Grande, um jovem, de 19 anos, suspeito de vender...
MATO GROSSO
Corpo de Bombeiros localiza corpo de vítima de afogamento no Rio Teles Pires
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) localizou, na manhã desta terça-feira (13.10), o corpo de um homem...
Corpo de Bombeiros socorre duas pessoas envolvidas em acidente de trânsito em Poconé
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) socorreu, na noite desta segunda-feira (12.10), duas pessoas vítimas de acidente...
Ager autoriza cobrança de pedágio eletrônico nas MT-020 e MT-326 a partir desta quarta-feira (14)
A Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager-MT) autorizou o início, a partir desta...
POLÍTICA NACIONAL
MP determina bloqueio de chamadas e mensagens abusivas
Entrou em vigor a medida provisória destinada a combater fraudes e o uso abusivo de chamadas telefônicas e mensagens. Publicada...
Fim da 6×1: Senado pode concluir 1º turno da votação em mais duas sessões
A votação em primeiro turno da proposta de emenda à Constituição que põe fim à jornada de trabalho 6×1 pode...
Sessão especial homenageia associação católica que evangeliza pela TV e internet
Instituição católica que evangeliza pelos meios de comunicação, a Associação do Senhor Jesus foi homenageada nesta sexta-feira (9), no Plenário...
ESPORTES
Empate no 455º Gre-Nal: Grêmio e Internacional seguem na zona de rebaixamento
Grêmio e Internacional fizeram o 455º Gre-Nal da história neste domingo (11.10), e não saíram do empate por 1 a...
Galo vira nos acréscimos e derruba invencibilidade do Santos
O Atlético-MG precisou de apenas três minutos para transformar uma derrota em festa. Neste domingo, na Arena MRV, o Galo...
Flamengo vence o Fluminense e mantém a liderança no Brasileirão
O Flamengo venceu o clássico contra o Fluminense por 1 a 0 neste domingo (11.10), no Maracanã, em partida válida...
Mais Lidas da Semana
-
POLÍTICA NACIONAL6 de outubro de 2026PEC que acaba com escala 6×1 começa a tramitar no Plenário
-
MATO GROSSO6 de outubro de 2026Estão abertas as inscrições para a Corrida MPMT 2026
-
POLÍTICA MT6 de outubro de 2026Cobertura das Eleições 2026 mobiliza mais de 60 profissionais da ALMT
-
POLÍTICA MT6 de outubro de 2026Wilson Santos vê novo prazo do STF como avanço para destravar a Lei do Transporte Zero
-
BRASIL6 de outubro de 2026“Lista Suja” do trabalho análogo à escravidão é atualizada com 82 novos empregadores
-
DIAMANTINO7 de outubro de 2026Campanha de doação de sangue em Diamantino arrecada 147 bolsas
-
POLÍTICA MT8 de outubro de 2026Inscrições para o Troféu Parlamento terminam em 9 de novembro
-
EDUCAÇÃO7 de outubro de 2026Recomposição das Aprendizagens: municípios têm prazo até 30 de outubro

