Pesquisar
Close this search box.

VÁRZEA GRANDE

Várzea Grande recebe capacitação para fortalecer diagnóstico e tratamento da hanseníase na Baixada Cuiabana

Publicado

Várzea Grande será sede, entre os dias 21 e 25 de setembro, da primeira turma da Região de Saúde da Baixada Cuiabana do curso de Capacitação Teórica e Prática: Diagnóstico e Manejo Clínico da Hanseníase. A formação é realizada pela Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESP-MT), terá 40 horas de duração e contará com certificação da instituição.

A capacitação reúne profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde e na Vigilância em Saúde e busca fortalecer a identificação dos sinais da hanseníase, o diagnóstico precoce e o manejo adequado dos casos.

Além de Várzea Grande, participam profissionais de Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé e Santo Antônio do Leverger.

Ao todo, foram disponibilizadas 40 vagas para os municípios da Baixada Cuiabana, sendo 20 destinadas a profissionais de Várzea Grande e duas para cada um dos demais municípios.

Teoria e prática

A programação foi organizada para unir conhecimento teórico e experiência prática. Na segunda-feira (21), no período da manhã, os profissionais participam das atividades teóricas. Já na segunda-feira à tarde começam as atividades práticas, que seguem até a manhã de sexta-feira (25).

As práticas serão realizadas nas Unidades de Saúde Parque do Lago e Maringá, permitindo que os profissionais tenham contato direto com situações relacionadas ao diagnóstico e acompanhamento da hanseníase.

Na sexta-feira à tarde, a programação será encerrada com discussão de casos e fechamento da capacitação.

A parte teórica será realizada na Unifacc, localizada na Avenida Dom Orlando Chaves, bairro Cohab Dom Bosco, ao lado da Univag.

Para a coordenadora do Programa de Hanseníase de Várzea Grande, Adriana Matos, a capacitação é uma oportunidade para fortalecer o trabalho das equipes que estão na linha de frente do atendimento à população.

Leia mais:  Produção de maxixe chega a mais de 1 tonelada em uma semana no Sadia III

A capacitação também está alinhada a um novo modelo de cofinanciamento do Ministério da Saúde, que prevê a transferência de recursos financeiros aos municípios mediante o alcance de indicadores pactuados, sendo a qualificação das equipes uma estratégia fundamental para o fortalecimento da assistência e o cumprimento das metas estabelecidas.

Atenção aos sinais

A hanseníase é uma doença infecciosa que pode atingir a pele e os nervos periféricos. Um dos principais sinais é o aparecimento de manchas na pele com alteração ou perda de sensibilidade. Também podem ocorrer dormência, formigamento ou perda de força em algumas regiões do corpo.

A orientação é que, ao perceber alguma alteração suspeita, a pessoa procure uma unidade de saúde para avaliação. O diagnóstico e o tratamento são realizados pela rede de saúde, e o acompanhamento adequado ajuda a evitar complicações e incapacidades.

A capacitação realizada em Várzea Grande faz parte da estratégia de Educação Permanente em Saúde e busca ampliar a preparação dos profissionais para o diagnóstico e manejo clínico da hanseníase, fortalecendo as ações de enfrentamento da doença em toda a Baixada Cuiabana.

SERVIÇO

Capacitação Teórica e Prática: Diagnóstico e Manejo Clínico da Hanseníase
???? 21 a 25 de setembro de 2026
?? Carga horária: 40 horas
???? Certificação: Escola de Saúde Pública de Mato Grosso
???? Teoria: Unifacc – Avenida Dom Orlando Chaves, Cohab Dom Bosco, ao lado da Univag
???? Práticas: Unidades de Saúde Parque do Lago e Maringá
????????‍?? Público: profissionais da Atenção Primária à Saúde e Vigilância em Saúde dos municípios da Baixada Cuiabana

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Leia mais:  CAPS TM III promove palestra sobre saúde mental e reforça importância da escuta e do acolhimento

Comentários Facebook
publicidade

VÁRZEA GRANDE

Piquenique Literário une leitura e natureza para estimular aprendizado em Várzea Grande

Publicado

A EMEB Ana Rosa da Silva, em Várzea Grande, transformou o ambiente escolar em um espaço de leitura, natureza e imaginação nesta segunda-feira (21), com a realização do Piquenique Literário. A atividade aproveitou a área verde da unidade e a proximidade do Dia da Árvore para unir literatura, conscientização ambiental e momentos de convivência entre os estudantes.

A iniciativa envolveu toda a equipe escolar na preparação de um ambiente especial para receber as crianças, com espaços organizados para estimular o contato com os livros de maneira leve e prazerosa.

A diretora da unidade, Rosimeire Ferreira Pereira, explicou que a ideia surgiu justamente da união entre a valorização da natureza e o incentivo à leitura.

“Nós fizemos um projeto aproveitando o Dia da Árvore, já que a nossa escola tem muitas árvores aqui dentro. Aproveitamos também esse espaço de ambiência que a escola tem e juntamos essa data importante de conscientização ao Dia da Árvore com a leitura. Então, fizemos um Piquenique Literário”, contou.

Segundo a diretora, a receptividade dos estudantes foi positiva. A equipe escolar preparou um ambiente agradável e atrativo para tornar a experiência ainda mais especial para as crianças.

“O projeto está lindo. A coordenadora, juntamente com todas as professoras e funcionárias, montou esse ambiente lindo, agradável e atrativo. Está sendo lindo ver as crianças. Hoje de manhã já foi um dia incrível e, agora à tarde, não está sendo diferente”, destacou Rosimeire.

A unidade atende 314 estudantes nos diferentes períodos. Durante a tarde, a programação envolveu 154 crianças, com faixa etária a partir dos quatro anos, contemplando a Educação Infantil e estudantes até o segundo ano.

Para a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo, atividades como essa fortalecem o processo de aprendizagem ao apresentar conteúdos de forma lúdica e aproximar os estudantes da escola.

Leia mais:  Produção de maxixe chega a mais de 1 tonelada em uma semana no Sadia III

“Quando a escola cria momentos como o Piquenique Literário, ela mostra que aprender também pode acontecer de forma leve, criativa e afetiva. A leitura, quando apresentada de maneira prazerosa, desperta a imaginação, amplia o conhecimento e ajuda a formar novos leitores. É muito importante que nossas escolas promovam experiências que envolvam as crianças e façam com que elas tenham prazer em aprender.”

Além da leitura, a atividade também reforçou a importância da preservação da natureza, aproveitando as características da própria escola para proporcionar aos alunos uma experiência educativa ao ar livre.

A proposta demonstra como ações desenvolvidas com criatividade pela comunidade escolar podem transformar espaços cotidianos em ambientes de aprendizagem, aproximando os estudantes dos livros e fortalecendo o vínculo com a escola.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

VÁRZEA GRANDE

São Gonçalo, Costa Verde e Cristo Rei recebem ações do VG em Ação

Publicado

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana (SSPMU), realiza nesta terça-feira (22.09) mais uma etapa do programa VG em Ação, com equipes mobilizadas em diferentes regiões do município para executar serviços de zeladoria, manutenção e mobilidade urbana.

As ações incluem capina, roçagem, poda de árvores, retirada de entulhos, revitalização de espaços públicos e pintura de meio-fio, contribuindo para manter os bairros mais limpos, organizados e conservados.

O cronograma também contempla serviços voltados à mobilidade urbana e à segurança viária, como reforço da sinalização, implantação de quebra-molas e melhorias na iluminação pública. As intervenções beneficiam motoristas, ciclistas e pedestres, contribuindo para melhorar as condições de circulação e a segurança nas vias.

Nesta terça-feira, as equipes estarão mobilizadas nos seguintes locais:

  • Rotatória da Ponte Sérgio Motta;

  • Avenida Ary Paes Barreto;

  • Avenida Mário Andreazza;

  • Avenida Prefeito Murilo Domingos;

  • Bairro Costa Verde;

  • Bairro Cristo Rei;

  • Bairro São Gonçalo;

  • Cohab Clóvis Vetorato;

  • Parque do Lago – Praça;

  • Orla da Alameda – Casa Cultural;

  • Parque Tanque do Fancho;

  • Ginásio Fiotão;

  • Orla da Alameda;

  • Bairro da Manga.

As ações integram o cronograma permanente de zeladoria da Prefeitura de Várzea Grande e são executadas conforme as necessidades identificadas nas diferentes regiões do município.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana