Pesquisar
Close this search box.

VÁRZEA GRANDE

Controladoria Geral de Várzea Grande estuda implantar Sistema de Controle Interno informatizado

Publicado

A Controladoria Geral do Município de Várzea Grande estuda adotar uma nova ferramenta de gestão, o Sistema de Controle Interno (SCI), com o objetivo de padronizar procedimentos, dar celeridade a processos, a relatórios, a planejamentos, controlar prazos e oferecer maior controle social dos dados públicos à sociedade. A informação é do controlador Geral do Município, Kleber Ferreira Ribeiro, que juntamente com sua equipe técnica já analisaram a viabilidade da ferramenta eletrônica desenvolvida por analistas da Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) e disponibilizada gratuitamente pela Controladoria Geral do Estado (CGE-MT).

“Sou um entusiasta do processo eletrônico. Esses avanços tecnológicos permitem mais celeridade para nós funcionários e principalmente mais transparência para a sociedade. Essa ferramenta eletrônica já é utilizada nas atividades de auditoria e controle preventivo da Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso (CGE-MT) e concentra as informações de todo o ciclo de auditoria, da abertura das ordens de serviços à elaboração dos relatórios, orientações técnicas, pareceres, etc. Portanto, além de celeridade e padronização aos trabalhos, teremos uma organização com metodologia de atuação já utilizada pela CGE-MT”, detalhou o controlador.

Ainda no mês de junho, os auditores internos de Várzea Grande participaram do treinamento oferecido pela CGE-MT, pela Associação de Auditores da CGE (Assae) e pela Associação de Auditores e pelos Controladores Internos dos Municípios de Mato Grosso (Audicom-MT) e segundo Kleber Ferreira Ribeiro, lhes foi assegurado o compartilhamento gratuito da plataforma com os municípios interessados, como parte da diretriz estratégica de apoio aos controles internos municipais. 

“O município não irá gastar com a aquisição ou manutenção do software, que trará aumento de produtividade, ganho em redução de custos, além do aumento da qualidade e da eficiência na atividade da Controladoria de Várzea Grande. É a reunião das melhores práticas e processos para que os nossos profissionais auditores sigam e tenham melhores resultados. É ainda indiscutível o uso da tecnologia para se chegar à eficiência na administração pública”, completou.

Leia mais:  Fiscais flagram bocas de lobo bloqueadas por moradores e alerta para riscos de alagamentos e erosões

O Controlador Geral também avalia que o cidadão está cada vez mais atento ao trabalho das gestões públicas, acompanhando e fiscalizando os gastos públicos. “O objetivo de implantarmos essa ferramenta, também é de ampliar a transparência da gestão pública e fortalecer a participação social, pois a nossa sociedade começa a perceber a importância do engajamento na fiscalização dos gastos e investimentos do Poder Executivo. E, a nossa missão como Controle Interno é a de fornecer aos gestores, à prefeita e secretários municipais, informações para a tomada de decisão, relatos que venham auxiliar no controle dos processos, com o objetivo de alcançar as metas estabelecidas, colaborando na definição de suas responsabilidades, fornecendo análises, recomendações, pareceres e acima de tudo, informações relativas às atividades examinadas, propiciando, assim, um controle efetivo das contas públicas. Com certeza a informatização agilizará os procedimentos internos e de transparência à sociedade”, enfatizou Kleber Ferreira Ribeiro.

Por: Rafaela Maximiano – Secom/VG

Comentários Facebook
publicidade

VÁRZEA GRANDE

População terá voz ativa no processo de concessão do DAE-VG, garante prefeita

Publicado

A mobilização servirá para ouvir os moradores buscando anseios, necessidades para auxiliar na definição do modelo mais eficiente de concessão dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário e colocar fim a esse problema de mais de 40 anos

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), reafirmou o compromisso da sua gestão com a transparência e a participação popular no processo que definirá o futuro do Departamento de Água e Esgoto (DAE).

No início de dezembro, o Município dará início a uma série de reuniões comunitárias, que integram o Plano de Mobilização Social previsto no Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), revisitado há cinco anos, e que marca a primeira etapa da modelagem da concessão pública dos serviços de água e esgoto.

A mobilização servirá para ouvir os moradores buscando anseios, necessidades, para auxiliar a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), contratada pela Prefeitura para desenvolver estudos técnicos e auxiliar na definição do modelo mais eficiente de concessão dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

“Faremos o plano de mobilização social, com reuniões em escolas de cada bairro, para que a população possa participar, falar e também conhecer o que a Fipe tem a apresentar. Serão cerca de cinco encontros e conto com a participação maciça da população para discutir as melhorias de cada região e contribuírem para a solução definitiva desse problema de mais de 40 anos”, destacou a prefeita.

O contrato com a Fipe prevê que a instituição conduza um estudo detalhado sobre o modelo mais eficiente de concessão para o sistema de abastecimento e esgotamento sanitário de Várzea Grande. O estudo de viabilidade do DAE será dividido em três fases: levantamento técnico, audiências públicas e leilão.

Leia mais:  Comitê de Enfrentamento aos Alagamentos de Várzea Grande monitora pontos críticos em tempo real durante as chuvas

De acordo com a prefeita, enquanto o processo de concessão não for finalizado, a prefeitura continuará investindo diretamente no DAE, sob a coordenação dela e do vice-prefeito Tião da Zaeli (PL).

INVESTIMENTOS NO DAE NÃO PARAM – Somente nos primeiros dez meses de gestão, a prefeitura está mobilizando cerca de R$ 41 milhões em investimentos voltados à melhoria da captação, produção e distribuição de água no Município. Os recursos serão aplicados em pelo menos dez frentes de trabalho, incluindo construção de adutoras, reservatórios, estações elevatórias e modernização da rede de distribuição. Segundo a prefeita Flávia Moretti, trata-se do maior projeto de infraestrutura hídrica já executado pela Prefeitura e pelo DAE.

A prefeita fez questão de explicar que as dificuldades enfrentadas pelo DAE decorrem de anos de falta de planejamento e de investimentos na rede de distribuição e captação, mesmo após a construção de várias Estações de Tratamento de Água (ETAs).

“O que adianta fazer ETAs se elas não estão interligadas aos bairros? Se não há reservatórios de reserva, bombas sobressalentes ou canalização adequada? Nossa gestão destravou um PAC de 2013 para construir cinco reservatórios e garantir que a água chegue às torneiras. Agora, estamos corrigindo o que não foi feito no passado”, frisou.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

VÁRZEA GRANDE

Filme realizado com apoio Prefeitura terá pré-estreia neste final de semana

Publicado

O curta-metragem nasceu do desejo de provocar reflexão sobre a violência contra a mulher, tema urgente e inadiável e que vai ao encontro das ações efetivadas pela atual gestão

O curta-metragem “Sobre omissão naquela quarta-feira” terá sua pré-estreia neste sábado, 8 de novembro em Cuiabá. A exibição integra a 31ª edição da tradicional Feira do Vinil e Criatividade. A produção foi viabilizada com recursos da Lei Paulo Gustavo, via Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande (SMECEL), que tem fomentado a produção audiovisual local.

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), destaca que a Lei Paulo Gustavo representa um fundamental ao fortalecimento da cultura, garantindo que artistas, produtores e todos os fazedores de cultura tenham acesso às oportunidades que impulsionam seus projetos e dão vida à identidade cultural de nossa comunidade.

De acordo com o superintendente de Cultura da SMECEL, Leandro Manduca, o compromisso com a cultura passou e ser lavado a sério em Várzea Grande. “Nosso município respeita, valoriza e apoia cada pessoa que dedica sua arte à transformação social e à perpetuação da nossa história e das nossas tradições. A Superintendência de Cultura vem trabalhando para fomentar, incentivar e ampliar as ações culturais, assegurando que a criatividade e o talento do nosso povo encontrem espaço para florescer” argumentou.

O FILME – Com direção de Anna Magalhães e roteiro de Everson Teodoro, o filme conta a história de Letícia, uma mulher que leva uma vida simples e previsível entre o trabalho, os amigos e as pequenas alegrias cotidianas. Ao conhecer Alexandre, um homem gentil e intenso, acredita ter finalmente encontrado estabilidade e o amor. Mas, em uma quarta-feira aparentemente comum, um jantar revela cicatrizes de um passado recente e nada é o que parece.

Leia mais:  Flavia Moretti sanciona lei que atualiza regime próprio de previdência

A diretora Anna Magalhães explica que o curta nasceu do desejo de provocar reflexão sobre a violência contra a mulher, tema que considera urgente e inadiável.

“Quando entrei no projeto, entendi que ele deveria impactar, causar sensações nas pessoas que não podem e não devem ficar adormecidas. Quero que o público se lembre que, apesar de ser uma ficção, sempre há uma saída. Que as mulheres sintam coragem de ser quem elas são e, se algo ou alguém as impedir, que lutem”, defendeu.

Sobre o processo de gravação, que envolveu direta e indiretamente cerca de 26 profissionais, a diretora lembra que o projeto foi marcado por emoção, dedicação e companheirismo.

“Muitas coisas me marcaram neste curta porque foi meu primeiro na ficção e eu estava com uma equipe de amigos super competentes. Sinto que esse projeto foi feito com atenção e dedicação de todos. Tivemos uma preparação de elenco muito intensa e essencial para lidar com o tema sensível e forte da história”, relembra.

O roteirista Everson Teodoro conta que a inspiração para o enredo veio de forma inesperada. “Estranhamente, foi num sonho enquanto eu tirava um cochilo da tarde. Após levar um susto com o desfecho do que sonhei, já saí correndo para escrever. O primeiro tratamento do roteiro foi finalizado naquela mesma noite”, revela.

Para ele, a história busca levantar questionamentos sobre empatia e omissão diante da dor alheia.

“Quantas pessoas deixamos de ajudar por falta de empatia, medo ou timidez? Quantas mulheres e mães sofrem violências ao nosso lado, enquanto estamos ocupados demais conosco mesmos? O filme tenta levantar essas perguntas sobre os limites do poder de ajuda”, explica.

Com classificação indicativa de 12 anos, “Omissão naquela quarta-feira” propõe uma reflexão sobre as aparências, as marcas do passado e os silêncios que moldam as relações humanas.

Leia mais:  Várzea Grande lança campanha Novembro Azul com mutirão de consultas e exames para homens

O ELENCO – O ator Wilson Soares interpreta Alexandre, um homem gentil e intenso que acredita ter finalmente encontrado estabilidade e amor.

A atriz Mariana Badan interpreta Letícia, uma mulher que leva uma vida simples e previsível entre o trabalho, os amigos e as pequenas alegrias cotidianas.

A atriz Débora Vecchi interpreta a vizinha desconfiada em algo no casal.

A pré-estreia ocorrerá no próximo sábado, 8, às 19h na Casa Cuiabana, na Av. General Vale, 181, bairro Bandeirantes em Cuiabá, com entrada gratuita/solidária (1 quilo de alimento não perecível ou 1 livro).

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana