Pesquisar
Close this search box.

CUIABÁ

Desfile de 7 de Setembro terá programação noturna e estrutura para receber famílias em Cuiabá

Publicado

Cuiabá terá uma programação especial para o Desfile Cívico de 7 de Setembro, em comemoração aos 204 anos da Independência do Brasil. A concentração das instituições está marcada para as 18h30, na Rua Batista das Neves, entre a Rua Cândido Mariano e a Avenida Getúlio Vargas. A realização no período noturno foi pensada pelo prefeito Abilio Brunini diante das altas temperaturas e do tempo seco registrados na Capital, com o objetivo de proporcionar mais conforto e bem-estar aos estudantes, familiares e ao público que acompanhará a programação.

“Estamos preocupados com as nossas crianças e também com toda a população que vai acompanhar o desfile. Cuiabá está enfrentando dias de muito calor e tempo seco, e queremos que todos possam participar de um evento mais confortável, adequado às famílias e, principalmente, com atenção ao bem-estar dos nossos estudantes”, afirmou o prefeito Abilio Brunini.

Além da programação no período noturno, a estrutura do evento contará com pontos de hidratação e espaços de descanso ao longo do percurso, como medida de cuidado com o público e os participantes. Os pontos de água estarão sinalizados e equipes de apoio também estarão posicionadas em locais estratégicos para orientar a população.

Realizado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), o desfile terá concentração a partir das 18h30. O trajeto começa na Rua Batista das Neves e segue pela Avenida Getúlio Vargas, em direção à Avenida Tenente-Coronel Duarte, a Prainha.

O palanque das autoridades será instalado na Rua Joaquim Murtinho, nos fundos da Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus. A dispersão dos pedestres e participantes ocorrerá na Praça da República, com acesso pela Rua 13 de Junho.

Leia mais:  Rua do bairro Santa Cruz recebe drenos laterais antes de nova pavimentação asfáltica

Cinco unidades educacionais da rede municipal de ensino de Cuiabá participarão do desfile. Ao todo, mais de 300 estudantes estarão envolvidos na programação, que contará também com apresentações de bandas de fanfarra.

Na reta final dos preparativos, os estudantes intensificaram os ensaios para garantir um bom desempenho durante a apresentação. Para muitos deles, esta será a primeira participação em um desfile cívico, o que aumenta a expectativa e a ansiedade.

“Estou treinando bastante, mas o coração está a mil”, contou Bryan Lee Belizaine Charles, estudante da Emebc Nova Esperança.

A Emeb Ana Teresa Arcos Krause participará com aproximadamente 100 integrantes. A escola comparecerá com a banda de fanfarra, repetindo a trajetória do ano passado e de outros espetáculos. Este ano, os integrantes participaram da programação de aniversário do município de Santo Antônio de Leverger, como convidados. Para o 7 de Setembro, os ensaios se intensificaram, com atividades às quartas-feiras, das 17h às 18h.

Já a Emebc Nova Esperança levará 60 estudantes para a avenida, acompanhados pela Banda Marcial da escola. O grupo reúne instrumentos como trompete, trombone, bombardino, lira, escaleta, bumbo, caixa e prato. Os ensaios são organizados por grupos de instrumentos e, às quartas-feiras, das 15h às 17h, os alunos participam do ensaio geral para trabalhar a harmonia da apresentação.

“Na verdade, estamos trabalhando desde o início do ano”, explicou o professor de música, Luender Bruno.

A Emeb Professora Francisca Martins Figueiredo será representada por 50 estudantes. Os ensaios acontecem às quintas-feiras, das 13h30 às 15h, com os últimos ajustes para a apresentação.

Também com 50 integrantes, a Emeb Deputado Ulisses Guimarães retorna ao desfile após anos sem participar da programação. Para os gestores da unidade, a apresentação marca também a estreia à frente da escola em um desfile cívico.

Leia mais:  Leis que ampliam ações de proteção e bem-estar animal são sancionadas em Cuiabá

A Emeb Professor Firmo José Rodrigues participará com 45 estudantes. Os ensaios são realizados às quartas e sextas-feiras, das 17h às 19h.

Segundo o secretário municipal de Educação, Reginaldo Teixeira, com a participação das cinco unidades, a rede municipal de ensino se integra à programação cívica em homenagem à Independência do Brasil, levando para a Avenida Getúlio Vargas estudantes, educadores e músicos que vêm se preparando ao longo dos últimos meses para a apresentação.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Saiba o que é o ISS, imposto que pode ser regularizado no Mutirão Fiscal de Cuiabá

Publicado

Com o novo prazo de adesão ao Mutirão Fiscal de Cuiabá, contribuintes terão uma nova oportunidade para regularizar débitos municipais, entre eles os relacionados ao Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), conforme o Decreto nº 12.354, publicado em 19 de agosto de 2026.

O prazo de adesão está aberto e segue até 25 de setembro de 2026.

No Mutirão Fiscal, pessoas físicas e jurídicas poderão buscar a regularização de débitos municipais, incluindo aqueles relativos ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), ao ISSQN e aos demais créditos tributários e não tributários abrangidos pela legislação do programa.

No caso dos créditos tributários, o programa abrange aqueles com fatos geradores ocorridos até 31 de dezembro de 2025, inscritos ou não em dívida ativa, observadas as demais condições previstas na legislação.

O que é o ISSQN?

O ISSQN é um imposto de competência dos municípios e do Distrito Federal que incide sobre a prestação dos serviços previstos na legislação aplicável.

Na prática, o imposto alcança diversas atividades, como serviços de construção civil, manutenção, consultoria, tecnologia, saúde, educação e contabilidade, entre outras previstas na lista de serviços estabelecida pela legislação.

Em regra, o contribuinte do ISSQN é o prestador do serviço. A legislação, contudo, prevê situações específicas em que terceiros, inclusive o tomador do serviço, podem ser responsáveis pela retenção e pelo recolhimento do imposto.

Em Cuiabá, o ISSQN integra a arrecadação própria do Município e está entre os créditos tributários que podem ser regularizados durante o Mutirão Fiscal, desde que atendidos os requisitos e limites estabelecidos pela legislação do programa.

Dessa forma, contribuintes que possuem débitos relacionados ao imposto poderão consultar sua situação e verificar as condições disponíveis para regularização durante o período de adesão.

Leia mais:  Prefeitura reforça fiscalização para garantir calçadas livres aos pedestres na Carmindo de Campos

Qual a diferença entre ISSQN e IPTU?

Embora ambos sejam impostos municipais, o ISSQN e o IPTU possuem fatos geradores distintos.

Enquanto o ISSQN está relacionado à prestação de serviços previstos na legislação, o IPTU incide sobre a propriedade, o domínio útil ou a posse de imóveis urbanos, observadas as disposições da legislação tributária.

Com a reabertura do prazo de adesão ao Mutirão Fiscal, pessoas físicas e jurídicas que possuam débitos abrangidos pelo programa terão uma nova oportunidade para regularizar sua situação perante o Município.

Para explicar a importância da regularização e orientar os contribuintes sobre o alcance da medida, o Procurador-Geral do Município de Cuiabá, Luiz Antônio Araújo Júnior, destaca que o Mutirão Fiscal amplia as possibilidades de regularização de débitos dentro dos critérios definidos pela legislação.

“O Mutirão Fiscal é mais uma oportunidade para que os contribuintes regularizem sua situação fiscal, ao mesmo tempo em que contribui para a recuperação de créditos públicos e para o fortalecimento da gestão fiscal do município”, destacou.

Como aderir

A adesão poderá ser realizada de forma virtual, por meio do Portal de Serviços da Prefeitura de Cuiabá e do Portal Refis Online.

Também haverá atendimento presencial na Procuradoria Fiscal do Município, podendo os acordos ser formalizados por meio de acordo extrajudicial, conforme as condições estabelecidas pela legislação do Mutirão Fiscal.

O novo prazo do Mutirão Fiscal, conforme ressaltado pelo Procurador-Chefe Fiscal, Ricardo Alves dos Santos Júnior, “permitirá que contribuintes regularizem seus débitos municipais por meio das condições previstas na legislação, reduzindo pendências e facilitando a negociação com o município”.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Prefeitura e Estado lançam videomonitoramento simultâneo no Parque das Águas

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá e o Governo de Mato Grosso lançaram, na noite desta sexta-feira (28), o novo sistema de videomonitoramento do Parque das Águas. A iniciativa amplia a integração entre município e Estado na prevenção de ocorrências e reforça a segurança de moradores, famílias e turistas que frequentam um dos principais espaços de lazer e turismo da capital.

O lançamento contou com a presença do prefeito Abilio Brunini e da representante do Governo de Mato Grosso, coronel Susane Tamanho, que apresentaram o funcionamento integrado do sistema. As imagens captadas pelas câmeras poderão ser acompanhadas simultaneamente pelos órgãos de segurança, ampliando a capacidade de resposta diante de eventuais ocorrências.

O Parque das Águas passa a contar com 34 câmeras de alta resolução, integradas ao programa Vigia Mais Mato Grosso e ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). A estrutura também estará conectada à Central de Monitoramento da Prefeitura, permitindo o acompanhamento da movimentação no espaço.

Segundo o prefeito Abilio Brunini, a implantação do sistema faz parte de uma estratégia para ampliar o videomonitoramento nos parques e em outras regiões de Cuiabá. A meta da gestão é chegar a 4,3 mil câmeras instaladas no município, por meio de parcerias com o Governo do Estado e também com a iniciativa privada.

“Esse instrumento que a gente quer colocar em todos os nossos parques. A nossa meta é chegar a 4.300 câmeras instaladas apenas no município de Cuiabá. Isso é uma extensão do programa Vigia Mais MT, que está abrangendo o Estado todo. Cuiabá nunca teve uma cobertura de monitoramento como está tendo agora”, afirmou.

O prefeito destacou ainda que o sistema poderá contribuir para a proteção das famílias, dos frequentadores e também dos animais silvestres que vivem no parque. A gestão municipal também prevê a instalação de um botão de emergência em pontos estratégicos, permitindo que usuários acionem o atendimento em situações de risco.

Leia mais:  Prefeitura faz balanço de metas e cobra avanço nas ações planejadas

Para a coronel Susane Tamanho, a iniciativa fortalece a sensação de segurança e a atuação integrada entre os órgãos públicos. “Muitas famílias passam por aqui, muitas pessoas, todo tipo de público. Nós, que somos mulheres, também pensamos na segurança. É muito importante ter esse policiamento, esse cuidado e essa atenção, porque as famílias se sentem mais seguras e conseguem aproveitar mais o local”, destacou.

O secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento, Fellipe Corrêa, ressaltou a importância da parceria para garantir mais tranquilidade aos frequentadores. “São câmeras que estão ligadas ao Ciosp e à Central de Monitoramento da Prefeitura para garantir a segurança das famílias que frequentam o parque e também dos animais silvestres que aqui estão. A parceria do Governo do Estado com o município está dando mais segurança à população”, afirmou.

Além do prefeito, da coronel Susane Tamanho e do secretário Fellipe Corrêa, participaram do lançamento outros secretários municipais e representantes das forças de segurança e dos órgãos envolvidos na implantação do sistema.

A Prefeitura também trabalha para ampliar o monitoramento para outros parques da capital. A proposta é utilizar a tecnologia como ferramenta de prevenção, proteção e resposta rápida, fortalecendo a segurança nos espaços públicos e contribuindo para que a população possa utilizar os locais de lazer com mais tranquilidade.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana