Pesquisar
Close this search box.

CULINÁRIA

Prefeitura de Sinop leva atendimentos semanais do CRAS ao Alto da Glória e região

Publicado

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Assistência Social, passou a levar semanalmente serviços do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para moradores do Alto da Glória e bairros da região. Os atendimentos são realizados todas as quartas-feiras, das 14h às 16h, no pavilhão da Igreja Católica do bairro.

A iniciativa tem como objetivo aproximar os serviços da população e facilitar o acesso de moradores que enfrentam dificuldades de deslocamento até a unidade do CRAS Menino Jesus, responsável pelo atendimento do território.

A coordenadora da Proteção Social Básica, Vanda Saltareli, explicou que a ação atende ao anseio da atual gestão, em levar os serviços da Prefeitura mais próximos da comunidade. “Está dentro do Plano Municipal trazer o CRAS na comunidade, para a comunidade, fazer o CRAS estar perto, cuidar das pessoas. Então, todas as quartas-feiras, das 14h às 16h, nós vamos estar aqui no Alto da Glória, no pavilhão da Igreja Católica”, explicou.

Entre os serviços disponibilizados estão atendimento com assistente social e psicólogo, orientações relacionadas ao Cadastro Único e aos Benefícios Eventuais, além de atividades como artesanato e pilates. O Cadastro Único também terá atendimento no local uma vez por mês. “Para atingir todos os benefícios eventuais, o primeiro passo é o Cadastro Único do Governo Federal, que uma vez por mês vai estar aqui. Dependendo da continuidade da procura da população, a gente vai voltar com mais vezes o Cadastro aqui”, destacou Vanda.

A partir do Cadastro Único, os moradores podem ser orientados sobre diferentes benefícios e serviços socioassistenciais, como benefícios eventuais de alimentação e natalidade, Carteira da Pessoa Idosa e Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.

Leia mais:  Sinop conquista segundo título consecutivo no estadual de futsal feminino adulto

Segundo a coordenadora, a descentralização dos atendimentos considera as dificuldades de deslocamento enfrentadas por parte dos moradores e a grande extensão do território atendido pelo CRAS Menino Jesus. “O território do Alto da Glória pertence para o CRAS Menino Jesus. Então, aqui depende de ônibus. Às vezes você não tem condições de pegar o ônibus e ir até lá. Para favorecer e para melhorar o atendimento à população do Alto da Glória e região, de cinco bairros aqui das proximidades, nós viemos para cá”, afirmou.

Aproximação com a comunidade

A chegada dos atendimentos foi recebida de forma positiva pela comunidade. Para a presidente do bairro Alto da Glória, Vitória Moreira, a iniciativa atende a uma demanda antiga dos moradores da região. “A gente ficou muito feliz, muito grato por esse atendimento estar iniciando hoje aqui no Alto da Glória. Era uma grande necessidade aqui da região, porque tem o Alto da Glória, Jardim Viena, Cidade Alta, uma grande população para ser atendida aqui”, afirmou.

Vitória também reforçou o convite para que os moradores aproveitem os serviços oferecidos pela Assistência Social no próprio bairro. “Nós convidamos a população para estar usufruindo desse atendimento que vai ter aqui todas as semanas, porque era uma necessidade da nossa região. A gente vinha há muito tempo pedindo, cobrando, então agora a gente tem que marcar a presença aqui e participar junto com o pessoal da Assistência Social”, disse.

Moradora do bairro há mais de uma década, Violeta Ferreira aprovou a iniciativa e os atendimentos ofertados. “Eu moro aqui há 12 anos e estou achando bom, porque a gente aqui no Alto da Glória é meio distante. Esse pessoal vindo aqui hoje eu estou achando bastante bom, porque tem muita coisa que a gente não vai na cidade para resolver e eles vindo aqui até nós, fica mais fácil para nós”, relatou.

Leia mais:  Prefeito e vereadores vistoriam o andamento das obras da Avenida André Maggi

Violeta aproveitou para convocar mais moradores do bairro a participar. “Tem mães que têm dificuldade para locomover até o CRAS e, se tem os atendimentos aqui, então venham! As pessoas dos bairros vizinhos, que venham. Lá perto onde eu moro, tem bastante pessoas também que poderia estar aqui e não está. Mães com crianças, idosos, que venham todos”, concluiu.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Weslley Mtchaell

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
publicidade

CULINÁRIA

IV Sinop Sustentável inicia com programação de feiras, seminários, oficinas e diversas atividades

Publicado

Iniciou na manhã desta sexta-feira (21) o IV Sinop Sustentável, promovido pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer-MT), em parceria com a Prefeitura de Sinop. O evento gratuito segue até sábado (22), na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Sinop, com feira de iniciativas sustentáveis, agricultura familiar agroecológica e orgânica, seminários técnicos, oficinas práticas, atividades educativas para crianças, exposições e apresentações culturais. A realização também conta com a parceria do Sebrae, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepen).

A programação reúne a IV Feira de Iniciativas Sustentáveis e Políticas Públicas, a IV Feira da Agricultura Familiar Agroecológica e Orgânica, exposição do Museu da Amazônia Meridional da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), exposição de ervas medicinais e mostra geológica e mineral da Amazônia. O público também tem acesso a palestras, oficinas, mesas-redondas, seminários e outras atividades voltadas à sustentabilidade.

O evento também conta com o Espaço EcoKids, com gincanas sobre sustentabilidade e oficinas para confecção de pipas e pulseiras de macramê. A programação busca aproximar o tema de diferentes públicos e promover a troca de experiências entre produtores rurais, estudantes, pesquisadores, empresas, entidades, poder público e comunidade.

A Prefeitura de Sinop participa da programação por meio do projeto Meio Ambiente Itinerante, com ações voltadas à educação ambiental. O coordenador de Educação Ambiental do município, Sérgio Corbelino, falou sobre os resultados alcançados pelo projeto. “Nós estamos praticamente desde o início do Sinop Sustentável, com a implantação do Projeto Meio Ambiente Itinerante, que age com a educação ambiental. Nós estamos com todos os nossos parceiros como Inpasa, Sinop Energia, Recicla Pneus, UFMT e outros, sempre enfatizando a questão da educação ambiental. O nosso projeto já recebeu quatro moções de aplausos, duas municipais, uma estadual e uma federal, porque nós temos atingido com esses parceiros mais de 125 mil crianças atendidas. Convidamos que todos venham conhecer um pouco do que Sinop faz para a educação ambiental, para ser sustentável, porque isso é um bem para a população”, disse.

Leia mais:  Prefeitura promove vacinação no Shopping Sinop neste sábado (22) e domingo (23)

O vereador Célio Garcia destacou a participação do poder público e das instituições parceiras na realização do evento. “O prefeito Roberto Dorner e o vice Paulinho estão preocupados com a sustentabilidade do nosso município. Quero desde já enaltecer todas as entidades porque o Executivo e o Legislativo têm buscado esta parceria. Ficamos muito felizes em ter este evento pela quarta vez e a Prefeitura, através de suas pastas, não mede esforços para ajudar, auxiliar, para que nós possamos, desta forma, trocar experiências, criar conexões com muitas outras pessoas e mostrar o que o município de Sinop está falando ou fazendo através dessa temática”, afirmou.

O extensionista rural da Empaer, Rogério Leschewitz, explicou que o evento reúne iniciativas de diferentes áreas relacionadas à sustentabilidade. “É um evento que envolve mais de 140 parceiros, iniciativas aqui no município que trabalham sobre sustentabilidade em qualquer um dos aspectos, econômico, social, ambiental, cultural. É um evento que contempla exposição do Museu da Amazônia, feira de iniciativas sustentáveis, feira de agricultura familiar, possui também oficinas práticas, tem um espaço Kids para as crianças. Além também das palestras técnicas, é um evento para toda a família, é um evento para difundir a sustentabilidade em todos os aspectos”, explicou.

A bióloga Cristiane Diel pontuou sobre a participação de diferentes instituições e áreas de conhecimento na programação. “Esse é o 4º Sinop Sustentável e é um evento muito importante porque está voltado para ações de pesquisa, sustentabilidade, agricultura familiar, palestras, exposições, feirantes, então é muito importante para o município de Sinop. É um momento único, ímpar, porque são várias entidades, seja de esfera municipal, estadual, federal e tem essa troca de experiências para compartilhar todas as experiências de cada entidade focada nessa parte de sustentabilidade mesmo, de agricultura familiar, das universidades, ações de pesquisa”, afirmou.

Leia mais:  Prefeito e vereadores vistoriam o andamento das obras da Avenida André Maggi

O analista técnico do Sebrae, Vinícius Dal’Bianco, destacou a importância da iniciativa para apresentar ações e projetos relacionados à sustentabilidade. “Hoje um dos pilares do Sebrae é a sustentabilidade e o evento nos proporciona mostrar as ações que o Sebrae faz na área de sustentabilidade. Aproveitamos para convidar todos da sociedade para vir ao evento conhecer as iniciativas, aproveitar as palestras, as oficinas e a mostra que está tendo durante a programação do Sinop Sustentável”, disse.

O IV Sinop Sustentável segue nesta sexta-feira (21) e sábado (22), na sede do Sebrae de Sinop, localizada na Avenida Bruno Martini, esquina com a Avenida José Teobaldo Anschau, no bairro Nossa Senhora Aparecida. A programação é gratuita e reúne atividades para diferentes públicos, com ações voltadas à sustentabilidade, educação ambiental, agricultura familiar, pesquisa e desenvolvimento local. A programação completa está disponível na página oficial do evento, pelo link: https://www.instagram.com/sinopsustentavel/.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

CULINÁRIA

Sinop sedia 4º ciclo de formação do Selo Unicef sobre equidade étnico-racial

Publicado

A Prefeitura de Sinop sedia, nesta sexta-feira (21), o 4º ciclo de formação do Selo Unicef 2025-2028, com o tema “Resultado Sistêmico 6: Equidade Étnico-Racial nas políticas públicas”. A formação é realizada no auditório da Unifasipe Florença e reúne representantes de 21 municípios da região Norte de Mato Grosso que aderiram à iniciativa.

O encontro tem como objetivo fortalecer a capacidade dos municípios para desenvolver e implementar políticas públicas que considerem as diferentes realidades étnico-raciais e garantam direitos de forma equitativa para crianças e adolescentes.

De acordo com a especialista do Unicef, Aylla Silveira, Sinop é o segundo polo de formação no estado e foi escolhido para reunir os municípios da região Norte. Ela destaca que a discussão sobre equidade étnico-racial é fundamental para que as políticas públicas considerem as diferentes infâncias.

“Essa temática é muito importante porque é quando a gente trata das diferentes diversidades, é quando a gente trata das diferentes infâncias. Tratar de direito pleno para o pleno desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes é preciso identificar que elas são diferentes”, afirmou.

Aylla também ressaltou a necessidade de considerar diferentes grupos na elaboração e execução das políticas públicas. “É preciso considerar a população indígena, o povo negro, de terreiro, cigano e todas as outras manifestações presentes nesses municípios para que a gente possa, de fato, prover direitos iguais para que elas cresçam em pleno desenvolvimento”.

A programação é dividida em diferentes etapas, começando pela sensibilização dos participantes, com estudos de casos relacionados a crianças e adolescentes de diferentes idades. No período da tarde, a formação segue com uma etapa técnica de construção conjunta com os servidores, abordando políticas públicas que podem ser implementadas pelos municípios e as formas de apoio oferecidas pelo Unicef. “À tarde, a gente tem um espaço mais técnico de co-construção com esses servidores, onde a gente vai entender as diferentes políticas que os municípios podem estar implementando e como que o Unicef apoia esses municípios com apoio técnico, formação, entre outras coisas”, explicou Aylla.

Leia mais:  Festeja Sinop: Wesley & Conrado anunciam mais uma participação para gravação de DVD no Gigante do Norte

Sinop como polo regional

Para a secretária de Assistência Social de Sinop, Sinéia Abreu, a realização da formação no município reforça a experiência local com o Selo Unicef e amplia a discussão sobre temas relacionados à proteção e à inclusão social. “Sinop tem o know-how já do Selo Unicef há bastante tempo e a gente faz de tudo. E para sediar agora uma etapa, incluindo vários municípios aqui da região Norte, todos são bem-vindos a essa etapa”, destacou.

Segundo a secretária, a discussão sobre discriminação racial já faz parte das ações desenvolvidas pela Assistência Social. “A assistência social é preocupada com isso”, afirmou, ao defender a ampliação das políticas de inclusão e proteção para garantir atendimento sem discriminação.

A coordenadora de Promoção da Igualdade Racial, Marilene Pereira, destacou que Sinop aderiu ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) e vem estruturando ações específicas para a promoção da igualdade racial no município. “O município de Sinop, desde a primeira gestão do prefeito Roberto Dorner, fez adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial. O município também foi contemplado com um veículo e todo um equipamento para que pudesse desenvolver políticas públicas de promoção da igualdade racial”, explicou.

Combate ao racismo desde a infância

Representando o Instituto de Negros e Afros (Inegrafros), Zeneide Pereira destacou a importância de levar a discussão sobre igualdade racial para as diferentes etapas da formação de crianças e adolescentes. “Eu acho de suma importância que o Selo Unicef tenha escolhido Sinop como palco para sediar uma temática de tão importância como é a promoção da igualdade racial, trabalhar o racismo e trabalhar o racismo de forma efetiva nas bases, na educação, nas comunidades”, afirmou.

Para Zeneide, o trabalho desde a infância é fundamental para fortalecer o combate ao racismo. “Nós precisamos desse fortalecimento, nós precisamos combater o racismo. O racismo não acabou no nosso país e não acabou no mundo”, concluiu.

Leia mais:  Encantos da Gastronomia abre inscrições para escolher o prato típico de Sinop

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Weslley Mtchaell

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana