VÁRZEA GRANDE
Várzea Grande amplia vacinação contra influenza para toda a população
Publicado
12 de agosto de 2026
Várzea Grande amplia, a partir desta quarta-feira (12), a vacinação contra a influenza para a população em geral. A medida foi autorizada após alinhamento entre a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (COSEMS-MT), durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-MT), realizada na semana passada.
A estratégia adotada pela Secretaria Municipal de Saúde considera o estoque disponível na rede e busca ampliar a proteção da população contra a influenza sem comprometer a vacinação dos grupos prioritários definidos pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Desde o início da vacinação dos públicos prioritários, em abril deste ano, o município recebeu do Ministério da Saúde mais de 65 mil doses do imunizante. Desse total, mais de 30 mil doses já foram distribuídas em toda a rede municipal de saúde.
A vacinação para a população em geral será realizada nas Unidades de Saúde da Família (USFs), sempre com a garantia de atendimento aos grupos prioritários, entre eles crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e pessoas com 60 anos ou mais, além dos demais públicos definidos pelo Ministério da Saúde.
A secretária municipal de Saúde, Valéria Nogueira, destaca que a ampliação representa uma oportunidade para aumentar a proteção da população, mas precisa ser realizada de forma planejada, sem comprometer o atendimento dos públicos que já possuem prioridade na vacinação.
“Estamos ampliando a possibilidade de proteção contra a influenza, mas essa ampliação precisa acontecer de forma responsável. Nossa prioridade é garantir que crianças, gestantes, idosos e os demais grupos definidos pelo Ministério da Saúde continuem tendo acesso à vacina. A equipe técnica fará o acompanhamento permanente do estoque e da demanda para que a estratégia seja segura e organizada”, afirmou.
Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, José Carlos Valadares, o acompanhamento do estoque e da aplicação das doses será permanente durante o período de ampliação.
“A equipe de Vigilância em Saúde vai acompanhar diariamente a movimentação das doses, considerando o estoque e a procura da população. A orientação é que os moradores procurem a unidade de saúde mais próxima e aproveitem essa oportunidade para atualizar também as demais vacinas que eventualmente estejam pendentes”, destacou.
Dia D
Valadares também reforça a mobilização prevista para o Dia D Nacional de Vacinação, que será realizado no dia 22 de agosto, das 8h às 16h45. Todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) estarão preparadas para ampliar a cobertura da influenza e oferecer os demais imunizantes disponíveis na rede municipal.
Conforme dados registrados no InformeSUS, entre abril e julho deste ano, 24.695 pessoas dos grupos prioritários foram vacinadas, o que representa 36,22% de cobertura vacinal. O índice ainda está abaixo da meta preconizada pelo Ministério da Saúde.
“Nossa equipe tem feito busca ativa extramuros em escolas, empresas, firmas, colégios, faculdades e unidades hospitalares, além de participar de ações sociais, com o intuito de imunizar a população. No entanto, temos percebido que, neste ano, a procura tem sido menor”, explica Nathalya Rondon, superintendente da Atenção Primária à Saúde.
Atualmente, Várzea Grande conta com aproximadamente 35 mil doses disponíveis em estoque. Com a ampliação da vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde pretende aumentar significativamente o número de moradores protegidos contra a doença.
“Quando realizamos ações nas escolas, percebemos resistência de alguns pais em autorizar que os filhos sejam imunizados, alegando diversas justificativas. Recentemente, a prefeita publicou o Decreto nº 75, de 29 de julho de 2026, que visa fortalecer a integração entre as Secretarias Municipais de Saúde e Educação para ampliar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes da educação infantil e do ensino fundamental”, afirmou Nathalya.
A vacina contra a influenza integra a rotina de vacinação durante todo o ano para crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e pessoas com 60 anos ou mais, sem prejuízo da vacinação dos demais grupos prioritários.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta os moradores a procurarem a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima para receber a vacina contra a influenza e manter a caderneta de vacinação atualizada.
Galeria de Fotos (52 fotos)
VÁRZEA GRANDE
Cinema imersivo leva história de Várzea Grande a alunos da rede municipal
Publicado
13 de agosto de 2026
Os alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Honorato Pedroso de Barros participaram, nesta quinta-feira (13), de uma sessão especial de cinema imersivo que teve como tema central o desenvolvimento e a história de Várzea Grande. A iniciativa faz parte do projeto “Planetário e Cinema Imersivo na Escola”, que utiliza projeções em 360 graus, som tridimensional e efeitos sensoriais para colocar o espectador no centro dos acontecimentos.
De acordo com a coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel), Leyze Grecco, o projeto será desenvolvido no município até o dia 25 de setembro e contemplará quatro escolas da rede pública, beneficiando cerca de 2 mil estudantes.
“Essa atividade diferenciada proporciona a muitos estudantes o acesso à cultura e à tecnologia, uma vez que muitos ainda não tiveram a experiência de assistir a um filme de cinema, muito menos com essa tecnologia. Esse projeto vai transformar o olhar que as crianças têm sobre o universo em que vivem, desenvolvendo o sentimento de pertencimento, além de estimular a autonomia, o interesse científico e o reconhecimento de seu papel como cidadãos”, destacou.
Segundo o organizador da iniciativa, Umberto Magalhães, o formato itinerante busca aproximar a ciência e a tecnologia da rotina dos estudantes de maneira interativa.
“O projeto foi criado para integrar essa experiência ao contexto pedagógico e ampliar o acesso dos estudantes à ciência, à cultura e à tecnologia. Quando o aluno deixa de apenas ouvir uma explicação e passa a vivenciar o conteúdo em 360 graus, o aprendizado se torna mais significativo”, explicou.
Ele ressalta ainda que a proposta contribui para descentralizar o acesso a equipamentos culturais e científicos na região.
“Nem todos os estudantes têm a oportunidade de visitar um planetário, um museu ou um centro de divulgação científica. Com o projeto, é o planetário que vai até a escola e oferece gratuitamente uma experiência educativa de alto impacto”, completou.
A aluna do 3º ano, Ariely Stefanie Santos, participou da sessão de cinema imersivo e destacou como uma das partes mais interessantes do documentário o momento em que foram retratadas as igrejas de Várzea Grande.
“Não conhecia a história das igrejas e fiquei surpresa ao ver como elas eram no passado”, contou.
Já o aluno Lorenzo Pereira, também do 3º ano, disse que gostou especialmente do período que marcou o início da fundação de Várzea Grande e a relação com a Guerra do Paraguai.
Após a sessão, os alunos participaram de uma roda de conversa para compartilhar as experiências proporcionadas pelo cinema imersivo e comentar os fatos que mais chamaram a atenção durante a apresentação do documentário.
O cinema
A estrutura do cinema é composta por um domo inflável com projeção imersiva e equipamentos de som surround, transformando o espaço escolar em uma sala de cinema digital.
O projeto é realizado pelo Infinitte Planetário e Imersão, por meio do Sistema Nacional de Cultura e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), via Edital “Chão de Arte”, com apoio da Prefeitura de Várzea Grande e do Ministério da Cultura.
Criado em Várzea Grande em 2013, o Infinitte Planetário iniciou suas atividades públicas em 2014. Desde então, o projeto já alcançou mais de 150 mil pessoas em Mato Grosso, passando por escolas, centros comunitários e eventos culturais.
Agenda de apresentações
18 de agosto (terça-feira) – EMEB Aristides Pompeo de Campos
Endereço: Rua E, Quadra 22, s/n – Bairro Cidade de Deus.
18 de setembro (sexta-feira) – EMEB Júlio Corrêa
Endereço: Rua Afrânio Amaral, s/n – Bairro Residencial São Mateus.
25 de setembro (sexta-feira) – EMEB Professor Alino Ferreira de Magalhães
Endereço: Avenida Verdão, 1067 – Bairro Jardim Maringá.
Galeria de Fotos (11 fotos)
VÁRZEA GRANDE
Sérgio Ricardo defende união de forças para resolver crise de água em Várzea Grande
Publicado
13 de agosto de 2026
Presidente do TCE-MT destacou diagnóstico da Fipe sobre o saneamento e defendeu investimentos bilionários para solucionar problemas históricos de abastecimento de água e esgotamento sanitário
O abastecimento de água e o esgotamento sanitário em Várzea Grande foram o centro das atenções na noite desta quarta-feira (12), durante audiência pública para discutir a atualização do Plano Municipal de Saneamento Básico. O conselheiro e presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), Sérgio Ricardo, foi categórico ao resumir a importância do evento.
“O que está sendo discutido hoje aqui é o futuro da cidade. É muito importante. É se vai ter água ou se vai continuar sem água”, afirmou o presidente do TCE-MT ao ser questionado pela imprensa sobre a relevância do debate.
O presidente do órgão fiscalizador pontuou o diagnóstico elaborado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), responsável pelos estudos e levantamentos técnicos sobre o saneamento do município.
“O relatório da Fipe descreve que Várzea Grande vive um verdadeiro caos, provocado diretamente pela omissão e pelas falhas de gestões passadas. A consequência disso é que hoje a cidade não tem água nem rede de esgoto”, declarou.
Sérgio Ricardo afirmou que teve acesso ao levantamento apresentado pela Fipe, que projeta diretrizes e metas de longo prazo, abrangendo o período atual até 2060. Segundo ele, paralelamente, o TCE-MT trabalha na estruturação de um plano de metas e ações para os municípios da Baixada Cuiabana, com horizonte até 2050. Para que as soluções sejam efetivamente implementadas, entretanto, serão necessários investimentos.
“Várzea Grande é uma cidade pobre, assim como Cuiabá e os 13 municípios da Baixada Cuiabana, que formam um bolsão de pobreza. Qualquer governo que vier tem que promover um ataque de todas as forças políticas estaduais e nacionais para tirar esses municípios dessa situação. É preciso uma força de dinheiro nacional e até internacional. A resolução desses problemas só virá com bilhões”, enfatizou Sérgio Ricardo.
Reforçando o papel do órgão de controle externo na fiscalização e no apoio técnico, o presidente do TCE-MT delimitou o escopo de atuação do tribunal e destacou que o problema enfrentado pelo município é estrutural e histórico.
“Nós temos um problema de séculos em Várzea Grande. O Tribunal de Contas e todos os conselheiros vão acompanhar e contribuir. E o que o TCE pode fazer é solicitar os números, orientar e participar. É exatamente isso o que estou fazendo aqui”, afirmou.
Galeria de Fotos (6 fotos)
Envie sua denúncia
MEC abre inscrições para instrutores de práticas restaurativas
Agentes indígenas de saneamento recebem qualificação para uso de plataforma de vigilância ambiental
Prefeito assina concessão de 30 anos para área do Shopping Popular em Cuiabá
“A proteína animal é a que menos impacta o meio ambiente”, afirma Edipo Araujo, ao discursar no Seminário do Plano Safra em Santa Catarina
Sessão destaca avanços e desafios após 20 anos da Lei Maria da Penha
DIAMANTINO
IFMT Campus Diamantino oferece 140 vagas para cursos técnicos integrados
O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) – Campus Diamantino está com inscrições abertas para o processo seletivo de cursos...
Prefeitura de Diamantino inicia curso profissionalizante de Maquiagem Profissional em parceria com a Seciteci
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, iniciou na segunda-feira (10.08) o...
Curso de Informática Básica e Impressão 3D oferece capacitação gratuita para adolescentes em Diamantino
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, em parceria com a Cyber...
POLÍTICA MT
ALMT e TRE lançam campanha para combater desinformação nas eleições de 2026
Em um período marcado pela rápida circulação de conteúdos nas redes sociais e aplicativos de mensagens, identificar informações falsas, manipuladas...
CPI da Saúde convoca ex-secretário para prestar depoimento no dia 26
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) definiu, nesta quarta-feira (12), o...
Assembleia Legislativa retoma sessões com aprovação de 28 projetos em plenário
Com quatro pedidos de vista, um projeto de lei retirado da pauta, um arquivado e 28 projetos aprovados, as duas...
POLICIAL
Governo de MT suspende notícias institucionais do Portal em cumprimento às normas eleitorais
Em cumprimento à legislação eleitoral, o Governo de Mato Grosso suspende, a partir deste sábado (4.7), a exibição das notícias...
Polícia Civil prende foragido por roubo em Poconé
A Polícia Civil de Mato Grosso prendeu, nesta segunda-feira (20.7), um homem de 36 anos, em cumprimento a mandado de...
Polícia Civil prende cinco suspeitos de envolvimento em crimes de tortura, sequestro, cárcere privado e organização criminosa em Pedra Preta
A Polícia Civil de Mato Grosso prendeu cinco pessoas, na noite de sábado (18.7), em Pedra Preta, suspeitas de tortura,...
MATO GROSSO
MPMT acompanha audiência pública sobre Plano de Saneamento de VG
O Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) participou, na noite de terça-feira (12), da audiência pública promovida pela...
Curso do MPMT reforça diretriz nacional sobre perspectiva de gênero
No mesmo dia em que o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) lançou o Protocolo e a Cartilha “Atuação com...
Promotor do MPMT palestra em curso de Inteligência da PMMT
O promotor de Justiça Renée do Ó Souza, titular da 26ª Promotoria de Justiça de Cuiabá e assessor da Procuradoria-Geral...
POLÍTICA NACIONAL
Sessão destaca avanços e desafios após 20 anos da Lei Maria da Penha
O Senado fez nesta quinta-feira (13) sessão especial para celebrar o Agosto Lilás, campanha de conscientização e enfrentamento à violência...
Debate aponta problemas enfrentados por pacientes com insuficiência adrenal
Dificuldade no diagnóstico precoce, limitações ao acesso a exames, escassez de hidrocortisona e de kits de urgência nas redes de...
Medida libera R$ 3,5 bi extras para habitação e crédito a microempresas
A Presidência da República editou uma medida provisória que abre crédito extraordinário de R$ 3,5 bilhões no Orçamento para programa de habitação popular...
ESPORTES
Flamengo reage no segundo tempo e empata com o Cruzeiro pela Libertadores
Flamengo e Cruzeiro empataram por 1 a 1 nesta quarta-feira, no Mineirão, em Belo Horizonte, pelo duelo de ida das...
Atlético-MG vence o Bragantino fora de casa e abre vantagem nas oitavas da Sul-Americana
O Atlético-MG largou na frente nas oitavas de final da Copa Sul-Americana. Jogando fora de casa, o time mineiro venceu...
Palmeiras cede empate ao Cerro Porteño no fim e deixa decisão das quartas da Libertadores em aberto
O Palmeiras empatou por 1 a 1 com o Cerro Porteño-PAR na noite desta quarta-feira, no Nubank Parque, em São...
Mais Lidas da Semana
-
EDUCAÇÃO11 de agosto de 2026Confira como acessar os resultados do Ideb por escola
-
CUIABÁ7 de agosto de 2026Mato Grosso AgroFestival tem início nesta sexta-feira e reúne shows nacionais, rodeio e cultura
-
POLÍTICA NACIONAL7 de agosto de 2026Senado faz semana de esforço concentrado a partir de segunda-feira
-
AGRONEGÓCIOS8 de agosto de 2026Fenasucro espera movimentar R$ 11 bilhões em negócios em Sertãozinho
-
POLÍTICA NACIONAL7 de agosto de 2026Lei aumenta penas para crimes sexuais contra crianças na internet
-
ENTRETENIMENTO7 de agosto de 2026Luma Cesar deixa maternidade com o filho Arthur nos braços: ‘Maior amor do mundo’
-
MATO GROSSO7 de agosto de 2026Lei Maria da Penha chega aos 20 anos fortalecendo a proteção às mulheres
-
MATO GROSSO7 de agosto de 2026MP aponta riscos e pede interdição da Rodoviária do Coxipó

