Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO

MP apoia projeto de segurança digital para estudantes da rede pública

Publicado

A 1ª Promotoria de Justiça Cível de Chapada dos Guimarães, por meio do Banco de Projetos e Entidades (Bapre), apoia o projeto “Por Trás da Tela”, iniciativa voltada à conscientização de jovens sobre segurança digital e uso responsável da internet. Desenvolvido pela plataforma educacional New School, o curso integra o projeto Jovens Conectados e busca ampliar a proteção de crianças e adolescentes no ambiente virtual.A formação aborda temas como proteção de dados, golpes virtuais, desinformação, cyberbullying, inteligência artificial e convivência segura nas redes sociais. Ao longo de seis módulos, os participantes são incentivados a desenvolver o senso crítico e a adotar comportamentos mais seguros no ambiente digital.Segundo o promotor de Justiça Leandro Volochko, a iniciativa aproxima os jovens de situações presentes em seu cotidiano.“Nossa preocupação é levar orientações sobre situações que os estudantes enfrentam diariamente no ambiente digital, para que possam usar a tecnologia com consciência e segurança”, destacou.Parceira do projeto, a New School produz conteúdos educacionais voltados principalmente a estudantes da rede pública e de comunidades em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é ampliar o acesso à informação de qualidade e contribuir para a formação cidadã dos jovens.Além de alertar sobre os perigos do ambiente digital, o projeto estimula a reflexão sobre o comportamento on-line, o respeito ao próximo e a responsabilidade no uso da tecnologia. De acordo com os organizadores, a receptividade dos estudantes demonstra que a linguagem adotada e o formato das atividades estão alinhados à realidade dos jovens, favorecendo a aprendizagem e a conscientização.A iniciativa alcança estudantes do ensino fundamental e médio em Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Nova Brasilândia e Planalto da Serra. Ao todo, 13 escolas participam das ações de orientação e prevenção voltadas à promoção de uma cultura digital mais segura entre crianças e adolescentes.Os jovens também podem participar gratuitamente do curso por meio da plataforma on-line da New School.
Acesso à plataforma: Curso Por Trás da Tela

Leia mais:  Educação inclusiva passa pela garantia da comunicação

Fonte: Ministério Público MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

MATO GROSSO

MPMT debate violência política de gênero e alerta sobre punições

Publicado

Comentários Facebook
Leia mais:  Lideranças do MPMT são capacitadas para prevenir riscos psicossociais
Continue lendo

MATO GROSSO

Prefeita de Pedra Preta denuncia vereador por violência política de gênero e pede cassação de mandato

Publicado

Representação apresentada por Iraci Ferreira de Souza acusa parlamentar de ataques pessoais, quebra de decoro e uso do mandato para desqualificar a gestora

A prefeita de Pedra Preta, Iraci Ferreira de Souza, apresentou uma representação disciplinar contra o vereador Carlos Fernando Pereira de Oliveira, o “Fernando do Galvileiro”, sob acusação de violência política de gênero e quebra de decoro parlamentar.

A denúncia foi encaminhada à Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal e, posteriormente, remetida à Presidência do Legislativo para análise e adoção das providências cabíveis. No documento de encaminhamento, a própria Procuradoria ressalta que não possui natureza investigativa ou poder para aplicar sanções, cabendo aos órgãos competentes da Câmara analisar o caso.

Segundo a representação, os episódios teriam ocorrido durante fiscalizações e manifestações públicas realizadas pelo vereador nos meses de junho, julho e agosto de 2026. A prefeita sustenta que as críticas ultrapassaram o debate administrativo e passaram a conter ataques pessoais e expressões consideradas ofensivas.

Entre os episódios citados está uma fiscalização realizada no Distrito Industrial, em junho, quando o parlamentar fez críticas à administração municipal. Outro fato apontado ocorreu às margens da Rodovia 459, em julho. A representação também relata um episódio ocorrido em 11 de agosto, na Farmácia Municipal, quando o vereador realizou uma transmissão ao vivo e questionou a falta de medicamentos. A defesa da prefeita afirma que, durante essas manifestações, foram utilizadas expressões como “incompetente”, “omissa” e “mentirosa”.

Na representação, Iraci argumenta que não pretende impedir a fiscalização do Legislativo ou críticas à administração, mas sustenta que houve uma sequência de manifestações direcionadas à sua pessoa e à sua condição de mulher ocupante do cargo de chefe do Executivo.

Leia mais:  Lideranças do MPMT são capacitadas para prevenir riscos psicossociais

O documento fundamenta a denúncia na legislação que trata da violência política contra a mulher e também defende que a imunidade parlamentar não serviria para proteger eventuais ofensas pessoais sem relação direta com o exercício legítimo do mandato.

Ao final, a prefeita solicita o recebimento da representação, a análise preliminar dos fatos e o encaminhamento do caso à Mesa Diretora e à Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Pedra Preta. Entre as medidas requeridas está a abertura de processo disciplinar que poderá, caso as acusações sejam comprovadas e observados o contraditório e a ampla defesa, resultar inclusive na cassação do mandato do vereador.

Iraci também pede o envio de cópia dos autos ao Ministério Público de Mato Grosso, para análise de eventuais ilícitos funcionais e crimes contra a honra. A representação foi protocolada na Câmara Municipal de Pedra Preta no dia 20 de agosto de 2026.

Até esta etapa, trata-se de uma representação com acusações formuladas pela prefeita, e não de uma decisão definitiva contra o parlamentar. Caberá aos órgãos competentes da Câmara avaliar o prosseguimento do caso e assegurar ao vereador o direito de defesa.

Veja a Representação

Fonte: Política

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana