Pesquisar
Close this search box.

Lucas do Rio Verde

Cantarte 2026 movimenta praça do Parque das Emas com música e novos talentos

Publicado

O fim de semana em Lucas do Rio Verde foi marcado por cultura, música e valorização de novos talentos. As finais do Festival de Música – Cantarte 2026 aconteceram no sábado (29) e domingo (30), na praça do bairro Parque das Emas – Dr. Nelson Tanoue Hasegawa, reunindo candidatos, familiares e moradores que prestigiaram as apresentações.

Além da programação musical, o espaço contou com praça de alimentação, exposição de artesanato, parque infantil e quadras esportivas, proporcionando uma programação de lazer para toda a família.

Em sua quinta edição, o Cantarte começou com cerca de 200 candidatos inscritos. Após as etapas de seleção, 66 participantes chegaram à grande final, divididos em nove categorias. As apresentações movimentaram a praça e mostraram a diversidade de estilos e talentos que participaram do festival, que teve premiação total superior a R$ 40 mil.
Realizado pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, com patrocínio do Sicredi, o festival tem como objetivo incentivar novos talentos, fortalecer a cultura e valorizar artistas do município e da região.

Para a secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, o envolvimento dos participantes em todas as etapas é um dos grandes destaques do projeto.

“Eu olho para esse projeto com tanta emoção e respeito por todas as pessoas, pelos mais de 200 inscritos nesta edição do Cantarte, que acreditaram no projeto, participaram de todas as fases e receberam orientações, críticas e apontamentos até chegarmos a essa final. Os 66 finalistas fazem uma entrega tão linda, com tanta emoção e arte, alegrando a nossa cidade e promovendo na região um importante festival que revela talentos não só para o estado de Mato Grosso, mas para todo o Brasil”, ressaltou.

Leia mais:  Prefeitura de Lucas do Rio Verde realizará a 3ª edição do Bazar Beneficente

Uma das novidades do Cantarte 2026 foi a ampliação da participação na categoria adulto, que passou a receber inscrições de candidatos residentes em municípios da região do Vale do Teles Pires. A seleção foi realizada por meio de edital, com avaliação técnica dos jurados, considerando diferentes critérios para a escolha dos finalistas.
Outra mudança nesta edição foi o local de realização do festival. Pela primeira vez, o Cantarte foi levado para a região do bairro Parque das Emas. Segundo Luciana Bauer, a proposta é fazer com que o evento circule por diferentes pontos de Lucas do Rio Verde nos próximos anos.

“Em reunião, entendemos que esse projeto pode ser circular e levar cada vez mais comunidades a se interessarem pela música. Então, todos os anos nós vamos surpreender Lucas do Rio Verde com um novo local para a realização do Cantarte, porque entendemos que a cultura tem que chegar a todos os lugares. Esse é o primeiro ano aqui e agradeço muito ao bairro pela acolhida. Tenho certeza de que, nos próximos anos, vamos ver esse projeto crescer cada vez mais”, destacou.

Quem acompanhou de perto as apresentações também destacou a qualidade dos candidatos. A jurada Dalva Lúcia, conhecida como Bapi Nascimento, parabenizou os participantes e a organização do festival.

“Eu dou os parabéns para todos e para a gestão, porque sei que esse evento é feito com recursos próprios. A secretária Luciana e todos estão de parabéns, e temos grandes talentos neste festival”, ressaltou.
Jurado nesta edição, o professor de música Anderson dos Santos veio do Paraná para participar da avaliação dos candidatos. Para ele, o nível das apresentações foi um dos pontos de destaque da competição.

Leia mais:  Desfile cívico em comemoração à Independência do Brasil será realizado na próxima segunda-feira (7)

“Eu estou avaliando e vendo um nível muito alto do pessoal que está cantando. Todo mundo está de parabéns. É preciso incentivar a cultura, principalmente as crianças, porque é muito bom vê-las começando a cantar. É uma forma de fazer cultura e contribuir para que elas possam produzir coisas boas no futuro. Na categoria adulto, o nível também está altíssimo, com muita qualidade”, avaliou.

Para quem esteve no palco, participar do Cantarte também foi uma oportunidade de superar desafios. A participante Adriana Quadros, que disputou pela primeira vez o festival na categoria Gospel, contou que já tinha experiência cantando na igreja, mas nunca havia participado de um concurso de música.

“Essa é a minha primeira vez participando. Eu canto na igreja, mas em concurso nunca tinha participado”, contou.

Adriana também destacou a importância de iniciativas que proporcionem espaço para os artistas se expressarem e compartilharem sua música com a comunidade.

“É uma ótima iniciativa, porque nós precisamos nos expressar. Para mim, que estou na categoria Gospel, também é uma forma de levar uma mensagem para as pessoas que estão aqui ouvindo. São crianças, jovens e adultos, e é um momento de compartilhar e de eles ouvirem uma boa música”, afirmou.

Confira os ganhadores do Cantarte 2026:

CATEGORIA ADULTO SERTANEJO

1º Bruna Deorr

2º Zé Luiz

3º Lorinei e Lorivan

4º Matheus e Fernando Cowboy

5ºJhonatan da Silva Costa

CATEGORIA ADULTO LIVRE

1º Larissa Pelissari

2º Vitor Marcelino

3º Pestana

4º Alisson Castro

5º Suzana Trindade

CATEGORIA ADULTO GOSPEL

1º Jhulyana e Kelly

2º Roni Mota e Janaina Mota

3º Abigail Lima – Posso clamar

4º Estevão Roberto

5º Alice Castro

Leia mais:  Lucas do Rio Verde celebra os 50 anos da BR-163 com solenidade e homenagem aos pioneiros

CATEGORIA INFANTIL SERTANEJO

1ª Isadora Lais

2ª Sara Heloisa

3ª Olívia Coronel

CATEGORIA INFANTIL LIVRE

1ª Laura Kanagawa

2ª Maria Luiza

3ª Isabella Lethicia

CATEGORIA INFANTIL GOSPEL

1ª Lorena Rafaelly e Anna Victoria

2ª Gabriella Oliveira

3ª 5º Sarah Stach

CATEGORIA JUVENIL SERTANEJO

1ª Gustavo Nothaft

2ª Isabella Gregório

3ª Maryna Alves

CATEGORIA JUVENIL LIVRE

1ª Thiago Valim

2ª João Victor Brinker

3ª Milena Camargo

CATEGORIA JUVENIL GOSPEL

1ª Jeliel da Silva Santos

2ª Hadassa Vitória

3ª Djulia Angelo

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
publicidade

Lucas do Rio Verde

Agricultores luverdenses participam de oficina para elaboração do Plano Municipal da Agricultura Familiar

Publicado

Agricultores familiares de diferentes comunidades, representantes do Sebrae, Empaer, Cooperativa Luverdense de Agricultores Familiares (Cooperlaf), Sicredi e demais instituições participaram, na manhã desta sexta-feira (4), da Oficina de Elaboração do Plano Municipal da Agricultura Familiar.

O encontro é uma das etapas para a construção do documento que irá estabelecer diretrizes e ações para o desenvolvimento da agricultura familiar em Lucas do Rio Verde. A elaboração do plano é precedida por um diagnóstico do setor no município e, nesta etapa, busca reunir produtores e demais atores para levantar demandas e propostas.

O prefeito Miguel Vaz participou da abertura da oficina e destacou a importância de ouvir os agricultores para definir os avanços que precisam ser colocados em prática.

“É um momento importante de colher as informações e as demandas. Já temos um diagnóstico de onde estamos e, agora, essa etapa é justamente para ouvir as demandas. Os cinco eixos vão colher essas informações, que depois serão avaliadas e encaminhadas para aprovação”, explicou.

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

O prefeito também ressaltou a necessidade de fortalecer a capacidade de geração de renda no campo, especialmente por meio da agregação de valor à produção.

“Como eu sempre costumo dizer, a agricultura familiar não pode só produzir; além de produzir, tem que ter rentabilidade. Uma das formas inteligentes é processar aquilo que é produzido lá, por meio da pequena agroindústria. Isso agrega valor à produção e fortalece a agricultura familiar”, ressaltou.

Cinco eixos

Durante a oficina, os participantes trabalharam cinco eixos que nortearão a elaboração do plano: Sustentabilidade; Agregação de Valor e Comercialização; Assistência Técnica e Extensão Rural; Regularização Ambiental e Fundiária; e Governança e Controle Social.

Leia mais:  Independência do Brasil: Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não haverá atendimento ao público nesta segunda-feira (7)

De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis, a participação dos agricultores é fundamental para que o documento seja construído de forma democrática e alinhada à realidade do município.

“Daqui vão sair ideias e propostas para que a gente possa compilar e trazer para dentro do plano e, claro, pensar na agricultura familiar nos próximos 10, 20 ou 30 anos aqui no município”, destacou.

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

Felipe também lembrou que a agricultura familiar vem ampliando sua participação na economia local. “O agricultor já deixou de ser um agricultor de subsistência. Hoje, a gente chama o produtor da agricultura familiar de um empresário do campo. Ele vende na merenda escolar, está no comércio atacadista e varejista, participa dos programas de aquisição de alimentos e está se organizando em associações e cooperativas”, observou.

Entre os temas que serão contemplados pelo plano estão a regularização fundiária das propriedades, a assistência técnica e extensão rural, a agroindustrialização, além de ações voltadas à comercialização e ao fortalecimento da produção.

A oficina foi conduzida pelo consultor do Sebrae, Carlos Eduardo Carvalho. Segundo o consultor, a participação dos agricultores é essencial para que o plano reflita as necessidades reais de quem está no campo.

“O objetivo é atender o produtor da melhor maneira possível, considerando os recursos disponibilizados pelos órgãos públicos. Esse levantamento envolve infraestrutura, logística, estradas, certificações, selos, agregação de valor e comercialização”, explicou.

Carlos avalia que o fortalecimento da agricultura familiar passa pelo equilíbrio entre os aspectos ambiental, econômico e social. “Tudo isso é feito para que essas famílias possam, de alguma maneira, ser sustentáveis no campo. A parte econômica também é um chamativo para a sucessão e a parte social é importante para que esses pequenos produtores possam permanecer no campo”, destacou.

Leia mais:  Seminário Municipal de Educação fortalece práticas de alfabetização na rede municipal de Lucas do Rio Verde

A elaboração do plano também atende a uma exigência do Estado relacionada ao Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), e tem como principal objetivo estabelecer diretrizes que atendam às necessidades dos agricultores familiares do município.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Lucas do Rio Verde

Alunos da rede municipal de Lucas do Rio Verde são premiados na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica 2026

Publicado

Os estudantes da rede municipal de ensino de Lucas do Rio Verde, mais uma vez, conquistam uma posição de destaque na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Na etapa estadual da 19ª edição da competição, realizada no dia 28 de agosto, em Cuiabá, a equipe Emma Tech conquistou a premiação de “Melhor Programação”, que reconhece os códigos de programação mais eficientes.

Participaram da competição 26 equipes das cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Sapezal, São José dos Quatro Marcos e Lucas do Rio Verde, formadas por alunos do ensino médio, técnico e técnico integrado de escolas públicas e particulares de Mato Grosso.

Para representar o município, a equipe Bute Forge também participou da olimpíada. Os alunos foram treinados e acompanhados pelos professores Marcelo Verardi, da Escola Marcelino Espindola Dutra, e Kátia Mundim, da Escola Vinícius de Moraes.

“A competição é um momento para os estudantes vivenciarem o aprendizado adquirido ao longo do ano, além de trocarem conhecimentos e boas práticas com as equipes de outras cidades. Apesar de a robótica ser uma ciência exata, não há apenas uma solução para o mesmo problema. Então, durante a OBR, surgem novas ideias que agregam conhecimento aos estudantes”, destacou o professor Marcelo Verardi.

“A premiação de melhor programação conquistada pela Emma Tech é fruto de anos de prática e participação em competições e demonstra a evolução dos alunos a partir do trabalho que realizamos em sala de aula, onde buscamos sempre desafiá-los”, completou.

A conquista dos alunos da rede municipal reforça o incentivo de Lucas do Rio Verde ao ensino da robótica educacional e ao desenvolvimento de habilidades como criatividade, raciocínio lógico, trabalho em equipe e resolução de problemas, essenciais para preparar os jovens para os desafios de um mundo cada vez mais tecnológico e competitivo.

Leia mais:  Independência do Brasil: Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não haverá atendimento ao público nesta segunda-feira (7)

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana