Pesquisar
Close this search box.

CUIABÁ

Antiga escola no Goiabeiras será nova sede do CEIC José Nicolau Pinto

Publicado

A antiga escola Pe. Agostinho Colli, localizada na Rua Manoel Cavalcante Proença, s/nº, no bairro Goiabeiras, que acomodava a Casa dos Conselhos da Educação, passará a sediar o CEIC José Nicolau Pinto, que atualmente ocupa um prédio alugado, na Rua Barão de Melgaço, no Porto. Com sede em prédio próprio, a unidade recebe adequações estruturais que irão atender as crianças de forma permanente. Na manhã desta segunda-feira (17), o secretário municipal de Educação, Reginaldo Teixeira, vistoriou o andamento das obras e acompanhou de perto os serviços que estão sendo executados.

Durante a visita, o secretário reforçou a necessidade de dar celeridade às adequações, para que a transferência das crianças possa ser efetivada até o início de setembro. As obras consistem na instalação de uma cozinha, já que nas dependências há apenas uma copa, na adequação dos banheiros para crianças e na retirada de algumas divisórias das salas, para torná-las mais amplas. Atualmente, o CEIC José Nicolau Pinto atende 95 crianças, com idades entre 1 e 3 anos.

Segundo o secretário, a visita teve a finalidade de verificar o cumprimento do cronograma e alinhar as providências necessárias para a conclusão dos serviços, considerando a urgência de oferecer um espaço melhor para as crianças e a comunidade escolar, além de atender a uma determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), que acompanha a situação.

As intervenções em andamento no novo espaço contemplam os ajustes necessários para assegurar condições apropriadas para o acolhimento das crianças da primeira infância, bem como da equipe responsável pelo funcionamento das atividades.

PRÉDIOS PRÓPRIOS

A Casa dos Conselhos da Educação retorna para seu endereço de origem, ao lado da Secretaria Municipal de Educação, no bairro Bandeirantes, que também foi totalmente reformado. Com a mudança, o CEIC José Nicolau Pinto passa a funcionar em prédio próprio, situação que não era contemplada desde sua criação, em 2008.

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá promove workshop para fortalecer liderança e gestão entre servidores

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Dia D de Multivacinação terá 72 unidades abertas em Cuiabá; confira os endereços por região

Publicado

A população de Cuiabá terá 72 Unidades de Saúde da Família (USFs) mobilizadas no Dia D da Multivacinação, marcado para o próximo sábado (22). A ação integra a Campanha Nacional de Multivacinação 2026 e será uma oportunidade para crianças, adolescentes, adultos e idosos conferirem a caderneta e colocarem as vacinas em dia.

Para facilitar o acesso da população, as unidades estão distribuídas pelas regiões Leste, Norte, Oeste e Sul, além da zona rural de Cuiabá. Também haverá atendimento itinerante pelo Projeto AMOR.

A orientação é que os moradores procurem a unidade mais próxima de casa e levem documento com foto, Cartão SUS e caderneta de vacinação, para que a equipe de saúde possa verificar quais doses estão pendentes.

CONFIRA OS ENDEREÇOS

LESTE
• USF Dr. Fábio: Rua Sapezal
• USF Planalto: Rua Neblina
• USF Grande Terceiro: Av. Rio Pirain, 780
• USF Areão: Av. Des. Antônio Quirino de Araújo
• USF Pico do Amor: Rua Capitão Ipora
• USF Campo Velho: Av. Presidente Médici, nº 515
• USF Pedregal 1 e 2: Rua Taiamã
• USF Jardim Imperial: Rua Goiaba
• USF Ana Poupina: Rua Carmindo de Campos
• USF Terra Nova: Av. Senegal
• USF Altos da Serra: Rua Rui Barbosa
• USF Eldorado: Rua Um
• USF Baú/Lixeira: Rua Professor João Félix
• USF Bela Vista/Carumbé: Av. Átomo Canavarros
• USF Leblon: Rua Militar
• USF Novo Horizonte: Av. Brasília
• USF Novo Mato Grosso: Rua Andradina
• USF Praeiro: Rua Piraim, 780
• USF Dom Aquino: Rua Irma Elvira Paris
• USF Renascer: Rua Rosário Oeste

NORTE
• USF Jardim Vitória 1: Av. Padre Ten Cate
• USF Umuarama/Altos da Glória: Rua 29
• USF Três Barras: Rua 29
• USF Clínica da Família CPA 1: Rua Óbidos
• USF Paiaguás: Avenida A
• USF Ouro Fino/Serra Dourada: Av. A1, 609
• USF Jardim Vitória 3: Av. Padre José Sem Cate
• USF Novo Paraíso I: Rua D, 46
• USF Novo Paraíso II: Rua Dante de Oliveira
• USF Jardim União/Florianópolis: Rua 19
• USF Ilza Terezinha Picolli: Rua K
• USF CPA 4: Av. Curió
• USF CPA III: Av. Ema, 245
• USF João Bosco Pinheiro: Av. Principal
• USF 1º de Março: Av. Maria Auxiliadora Grissolia Mendes

Leia mais:  Prefeitura libera mais de R$ 2,4 milhões para manutenção das unidades educacionais de Cuiabá

OESTE
• USF Novo Terceiro: Av. Tapuã
• USF Despraiado: Av. Osvaldo da Silva Corrêa
• USF Cidade Verde: Rua Santa Luzia
• USF Santa Amália: Av. Tangará
• USF Ribeirão da Ponte: Rua Epitácio Amâncio da Fonseca
• USF Ribeirão do Lipa: Rua Orivaldo M. de Souza
• USF Jardim Independência: Av. São Sebastião
• USF Santa Isabel: Av. Agrícola Paes de Barros
• USF Jardim Araçá: Av. Tangará
• USF Quilombo: Rua Américo Salgado
• USF Cidade Alta: Av. Jornalista Alves de Oliveira
• USF Sucuri: Rua Mizael Rocha
• USF Novo Colorado 1: Rua Joaquim Louzada
• USF Alvorada: Rua Piratininga

SUL
• USF Jockey Club 1 e 2: Rua Notável
• USF Pedra 90 IV, V e VI: Av. Newton Rabello de Castro
• USF Jardim Industriário: Rua 20
• USF Osmar Cabral/Liberdade: Rua 1
• USF Parque Cuiabá: Rua D 04
• USF Santa Terezinha: Av. C
• USF Jardim Passaredo: Av. D
• USF Pedra 90 I, II e III: Av. Integração III
• USF CAIC: Av. Newton Rabello de Castro
• USF Cohab São Gonçalo: Av. B
• USF Nico Baracat: Avenida Principal
• UDF Parque Atalaia: Rua K, 32
• USF Nova Esperança: Trav. Petrônio José de Castro
• UBS Parque Ohara: Rua João de Barro, nº 04
• USF Residencial Coxipó I: Av. D
• USF Residencial Coxipó III: Rua Bakairi
• USF Tijucal: Av. Espigão
• USF Santa Laura: Rua F12
• USF Novo Millenium: Rua 02

ZONA RURAL
• USF Aguaçu: KM 55, Estrada da Guia
• USF Coxipó do Ouro: Linha 2
• USF Guia: Rua Vicente Figueiredo, 313
• USF Rio dos Peixes: Rodovia Emanuel Pinheiro, KM 23
• Projeto AMOR: atendimento itinerante

Leia mais:  Ação amplia vacinação antirrábica neste sábado

Durante o Dia D, serão disponibilizados os imunizantes previstos no Calendário Nacional de Vacinação, de acordo com a faixa etária e a situação vacinal de cada pessoa. A equipe de saúde fará a conferência da caderneta e indicará as doses necessárias.

A campanha nacional segue até 1º de setembro, mas o Dia D do próximo sábado concentra a mobilização nas unidades de saúde para ampliar o acesso da população à vacinação.

A ação ocorre ainda durante o Agosto Dourado, período dedicado à promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. As unidades também desenvolvem atividades de orientação para gestantes, mães, puérperas e familiares sobre a importância da amamentação.

A Prefeitura reforça a orientação para que os cuiabanos não deixem a atualização da vacinação para depois e aproveitem o sábado para verificar a situação da caderneta de toda a família.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Defesa Civil alerta para calor de até 40°C e umidade abaixo de 20% em Cuiabá

Publicado

A Defesa Civil de Cuiabá alerta para a previsão de temperaturas próximas de 40°C e umidade relativa do ar abaixo de 20%. A orientação é reforçar a hidratação e evitar a exposição ao sol. O alerta de baixa umidade é válido até as 19h de terça-feira (18).

“Temos uma previsão para esta semana de temperaturas próximas de 40°C e umidade abaixo de 20%, variando entre 12% e 20%. É fundamental aumentar a hidratação e evitar a exposição ao sol”, alertou o secretário municipal de Defesa Civil, coronel BM Alessandro Borges.

A previsão para Cuiabá indica temperatura de 39°C entre o meio-dia e as 15h, com possibilidade de atingir 40°C por volta das 13h e 14h. O tempo deve permanecer ensolarado e sem previsão de chuva.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém alerta laranja de baixa umidade para Mato Grosso. Os índices podem variar entre 12% e 20%, condição que aumenta os riscos à saúde e favorece a ocorrência de incêndios florestais e urbanos. O alerta divulgado pela Defesa Civil Estadual é válido até as 19h desta terça-feira (18).

Durante esse período, a orientação é beber água com frequência, mesmo sem sentir sede, e manter os ambientes umidificados. Bacias com água, panos molhados ou aparelhos umidificadores podem ajudar a reduzir os efeitos do ar seco.

A Defesa Civil Municipal recomenda evitar atividades físicas e exposição direta ao sol entre as 10h e as 17h. Quando for necessário sair, a população deve utilizar proteção contra os raios ultravioleta e proteger a pele da exposição direta.

Crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias precisam de atenção especial. Em caso de mal-estar ou necessidade de atendimento médico, a orientação é procurar uma unidade de saúde. Situações de emergência devem ser comunicadas à Defesa Civil, pelo telefone 199, ou ao Corpo de Bombeiros, pelo 193.

Leia mais:  Escorpiões respondem por 60% dos acidentes com animais peçonhentos em Cuiabá

PREVENÇÃO CONTRA QUEIMADAS

O coronel Alessandro Borges também chamou a atenção para o risco de propagação do fogo neste período. “É importante evitar qualquer tipo de queimada urbana. Não se deve queimar lixo nem vegetação. Com as altas temperaturas, a baixa umidade e os ventos mais fortes, a vegetação seca pega fogo com facilidade, e as chamas podem se alastrar rapidamente e se tornar difíceis de controlar”, explicou.

A queima de lixo ou vegetação é proibida durante todo o ano e pode configurar crime ambiental. A recomendação é manter os terrenos limpos, descartar os resíduos corretamente e comunicar imediatamente qualquer foco de incêndio aos órgãos de emergência.

SERVIÇO

Alerta de baixa umidade e altas temperaturas
Validade: até as 19h de terça-feira (18)
Defesa Civil: 199
Corpo de Bombeiros: 193

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana