Pesquisar
Close this search box.

VÁRZEA GRANDE

Parceria amplia acesso à Atenção Primária com mutirão de saúde na Manga e Ponte Nova

Publicado

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) do bairro Manga, na região do Ponte Nova, realizou um grande mutirão de atendimento aos moradores da comunidade. A ação itinerante, promovida no último domingo, ampliou e facilitou o acesso da população aos serviços básicos da Atenção Primária durante toda a manhã.

Os atendimentos ocorreram nas dependências da própria instituição religiosa, com o objetivo de descentralizar os serviços de saúde e atualizar o cartão de vacinação da população local.

Durante o mutirão, uma equipe técnica de imunização da rede municipal aplicou vacinas e atualizou os cartões vacinais de crianças, adultos e idosos.

Além da vacinação, a estrutura montada em parceria com a comunidade ofereceu orientações preventivas e avaliações básicas de saúde.

De acordo com a enfermeira responsável pela Unidade Básica de Saúde (UBS) da Manga “Binoca Maria da Costa”, Jéssica Alves, a iniciativa busca aproximar os serviços de saúde das famílias que enfrentam dificuldades para se deslocar até a unidade durante a semana.

“Essas parcerias nos permitem alcançar moradores que, muitas vezes, por causa da rotina de trabalho, adiam os cuidados preventivos. Estar no bairro Manga reforça o nosso compromisso com a saúde de toda a família”, destacou a enfermeira.

A secretária municipal de Saúde, Valéria Nogueira, ressaltou que a pasta está sempre aberta a parcerias que ampliem o acesso da população aos serviços oferecidos pela Atenção Primária.

“Nossa rede de Atenção Primária tem como objetivo ampliar o atendimento à população. Quando conseguimos levar esses serviços também aos finais de semana, alcançamos ainda mais pessoas e fortalecemos a prevenção e o cuidado com a saúde”, afirmou.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
publicidade

VÁRZEA GRANDE

Live interativa destaca o protagonismo da mulher negra latino-americana e caribenha

Publicado

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer convida a comunidade escolar para participar, nesta quinta-feira (23), da live “Empoderamento e Protagonismo Feminino”, em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e ao Dia Nacional de Tereza de Benguela, celebrados em 25 de julho. A data representa uma das mais importantes celebrações da resistência, da identidade, da igualdade de gênero e do enfrentamento a todas as formas de opressão.

A live reunirá profissionais de diferentes áreas de atuação para debater temas relacionados ao empoderamento feminino, à representatividade e à promoção da igualdade racial e de gênero. A transmissão será realizada pelo YouTube, das 18h às 20h. Para participar, basta acessar o link: https://youtube.com/live/lyjo2TDFbqc?feature=share

A secretária Maria Fernanda Figueiredo destacou a importância do debate sobre os desafios enfrentados pelas mulheres negras, que vão desde a garantia do acesso a uma educação mais equitativa até o combate à violência e a ampliação da representatividade nos espaços de poder.

“Esse encontro é necessário para que tenhamos mais espaços de escuta atenta, acolhimento e, acima de tudo, de articulação, para que as vozes das mulheres negras continuem ecoando. Empoderar as mulheres latino-americanas e caribenhas significa fortalecer as bases de toda a nossa comunidade”, afirmou.

A DATA

O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha foi instituído a partir do 1º Encontro de Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas, realizado em 1992, em Santo Domingo, na República Dominicana. Durante o evento, foram debatidos temas como racismo, machismo e estratégias de enfrentamento às desigualdades.

Na ocasião, foi criada a Rede de Mulheres Afro-Latino-Americanas, Afro-Caribenhas e da Diáspora, que, em articulação com a Organização das Nações Unidas (ONU), contribuiu para o reconhecimento do 25 de julho como uma data internacional de valorização e fortalecimento da luta das mulheres negras.

Leia mais:  Ouro Verde, Serra Dourada e Ouro Branco recebem mutirão de limpeza e manutenção nesta terça-feira (21)

A partir dessa mobilização, diversos países das Américas passaram a desenvolver políticas públicas e acordos voltados à promoção da participação das mulheres negras em todas as esferas da sociedade.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

VÁRZEA GRANDE

VG em Ação leva limpeza, manutenção e serviços de zeladoria a bairros e avenidas nesta quarta-feira (22)

Publicado

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, realiza, nesta quarta-feira (22), mais uma etapa do programa VG em Ação, intensificando os serviços de zeladoria, manutenção e mobilidade urbana em bairros e importantes vias do município.

As equipes executam serviços de capina, roçagem, poda de árvores, retirada de entulhos, revitalização de espaços públicos e pintura de meio-fio, promovendo mais limpeza, organização e conservação dos espaços públicos. As ações contribuem para a valorização dos bairros, o bem-estar da população e a melhoria da qualidade de vida dos várzea-grandenses.

O cronograma também contempla intervenções voltadas à mobilidade urbana, como reforço da sinalização viária, implantação de quebra-molas e modernização da iluminação pública, ampliando a segurança de motoristas, ciclistas e pedestres.

O VG em Ação integra o planejamento permanente da gestão municipal, que mantém equipes atuando diariamente em diferentes regiões da cidade para garantir uma Várzea Grande mais limpa, organizada, segura e com infraestrutura cada vez melhor para a população.

Locais atendidos nesta quarta-feira (22), em ordem alfabética:

  • Avenida Ary Paes Barreto
  • Avenida Prefeito Murilo Domingos
  • Bairro Alameda
  • Bairro Aurília Curvo
  • Bairro Imperial
  • Bairro Jardim Glória I
  • Bairro Ouro Verde
  • Bairro Parque do Lago
  • Bairro Santa Isabel
  • Bairro Serra Dourada
  • Bairro Vila Arthur
  • Cohab Santa Fé
  • Orla da Alameda
  • Parque Tanque do Fancho
  • Região Central do Cristo Rei

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana