Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO

Gerência do Serra Azul inicia ciclo de palestras para prevenir acidentes e garantir segurança de visitantes

Publicado

A Gerência do Parque Estadual Serra Azul, unidade localizada no município de Barra do Garças, iniciou, nesta terça-feira (5.5), um ciclo de palestras sobre “Saúde e segurança no Parque”. A proposta é abordar, em cada encontro, aspectos relacionados à prevenção e à segurança nas visitas aos principais atrativos da unidade de conservação.

Nesta primeira edição, guias e condutores em turismo, além de estudantes e comunidade em geral, receberam orientações sobre os cuidados que devem ser tomados na subida e descida da “Escadaria da Fé”, que dá acesso ao mirante do Cristo Redentor.

Com 1.204 degraus, aproximadamente 720 metros lineares de extensão e acesso a uma área com cerca de 640 metros de altitude, a escadaria representa um percurso de esforço físico significativo.

A gerente do parque, Cristiane Schnepfleitner, destaca que o local já foi palco de diversas situações de emergência, especialmente casos de males súbitos e lesões musculares ou ortopédicas, reforçando a necessidade de ações educativas permanentes.

“A Escadaria da Fé é um dos pontos mais visitados do Parque Estadual Serra Azul e, ao mesmo tempo, um local que exige atenção especial quanto à saúde, ao preparo físico e à conduta preventiva dos visitantes”, ressaltou a gerente.

A palestra contou com a participação de médicos e do Corpo de Bombeiros Militar, reunindo diferentes áreas de conhecimento para orientar a população de forma integrada.

Foram abordados temas como saúde cardíaca, saúde ortopédica, riscos ambientais envolvendo animais peçonhentos, parasitas e outros fatores naturais, além de primeiros socorros e ações preventivas em emergências.

“Com essa iniciativa, reforçamos o compromisso com a proteção da vida, a educação ambiental e o uso público responsável. Mais do que orientar sobre os riscos, a proposta é preparar visitantes, profissionais do turismo, servidores, parceiros institucionais e a comunidade em geral para reconhecer sinais de alerta, adotar condutas seguras e saber como agir diante de situações de emergência em ambientes naturais”, afirmou a gerente.

Leia mais:  Sedec orienta setor e amplia adesão ao registro online de hóspedes em Mato Grosso

Como continuidade das ações educativas previstas, o próximo tema do ciclo de palestras será “Saúde e Segurança no Parque: Trilha das Cachoeiras”, voltado à orientação preventiva para esse importante atrativo natural da unidade de conservação.

A proposta é ampliar o diálogo com a comunidade e fortalecer os cuidados relacionados à visitação em trilhas, ambientes aquáticos, áreas de mata, riscos ambientais, preparo físico, conduta segura e resposta adequada em situações de emergência.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

MATO GROSSO

Ações da Sema contra pesca ilegal apreendem mais de 60 kg de pescado

Publicado

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), com o apoio da Polícia Militar, apreendeu mais de 60 quilos de pescado durante duas operações de fiscalização realizadas no último fim de semana. As ações ocorreram em patrulhamentos terrestres na rodovia MT-370 e na estrada de acesso à comunidade Croará, em Barão de Melgaço.

Na operação realizada na MT-370, na Estrada do Porto Cercado, a equipe da Coordenadoria de Fiscalização de Fauna da Sema, com apoio da guarnição da Polícia Militar, abordou um veículo suspeito transportando aproximadamente 35 quilos de pescado em desacordo com a legislação ambiental vigente em Mato Grosso.

Foram apreendidas 54 unidades de pacupeva, 15 de piranha, duas de pacu, uma de piaviçu, 12 de sardinhas, além de 15 quilos de pescado descaracterizado. Como penalidade, o condutor do veículo, que não possuía carteira de pesca, foi encaminhado à delegacia para registro do boletim de ocorrência.

Já na operação realizada na estrada de acesso à comunidade Croará, em Barão de Melgaço, a Sema contou com o apoio do 10º Batalhão de Polícia Militar (10º BPM) e apreendeu 26,8 kg de pescado durante a abordagem de um veículo suspeito.

Na ocasião, foram apreendidas 110 unidades de pacupeva, duas de piau e quatro de piranha. O condutor foi autuado por transportar pescado sem autorização, com aplicação de multa no valor de R$7,6 mil. Os pescados apreendidos foram doados à instituição Lar de Aconchego, em Santo Antônio de Leverger.

Denúncia

A pesca ilegal e outros crimes ambientais devem ser denunciados à Ouvidoria Setorial da Secretaria de Estado de Meio Ambiente pelo número 3613-7398 e 98153-0255 (por telefone ou whatsapp), pelo email [email protected], ou em uma das regionais da Sema.

Leia mais:  Quando ninguém vê

Quem se deparar com um crime ambiental também pode denunciar à Polícia Militar, pelo 190.

*Texto sob supervisão de Renata Prata

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

MATO GROSSO

Corregedoria de Mato Grosso participa de encontro nacional em Goiás e leva experiências do Estado

Publicado

O corregedor-geral da Justiça de Mato Grosso, desembargador José Luiz Leite Lindote, participa do 97º Encontro Nacional de Corregedoras e Corregedores-Gerais da Justiça (ENCOGE) e do 9º Fórum Fundiário Nacional, realizados de 6 a 8 de maio, em Goiânia (GO).

A agenda reúne representantes das corregedorias de todo o país para discutir a melhoria da prestação jurisdicional, com foco na troca de experiências e na uniformização de procedimentos judiciais e administrativos.

Também acompanham a programação os juízes auxiliares da Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso, Jorge Alexandre Martins Ferreira, Myrian Pavan Schenkel e Anna Paula Gomes de Freitas Sansão. O objetivo é fortalecer o intercâmbio de boas práticas e contribuir para o aprimoramento das atividades correicionais no Estado.

Organizado pelo Colégio de Corregedoras e Corregedores da Justiça do Brasil (CCOGE), o encontro aborda temas relacionados à gestão do Judiciário, inovação e eficiência. A programação inclui painéis sobre prevenção ao assédio institucional, diálogo entre registros de imóveis e corregedorias e uso de tecnologias na atividade correicional.

O evento também conta com oficinas temáticas voltadas ao foro judicial e extrajudicial, com discussões sobre inteligência artificial, correição judicial, vitaliciamento de magistrados e procedimentos administrativos.

No âmbito do 9º Fórum Fundiário Nacional, anexo ao ENCOGE, estão previstas atividades específicas sobre governança fundiária, regularização de imóveis e integração de sistemas. A programação inclui painéis sobre governança policêntrica e projetos voltados à gestão territorial, além de oficinas sobre cadastro multifinalitário, registro de águas e regularização fundiária.

A participação da Corregedoria de Mato Grosso no encontro nacional busca alinhar práticas institucionais às diretrizes discutidas no âmbito nacional e ampliar a eficiência dos serviços prestados à população.

Veja a programação completa do evento.

Autor: Alcione dos Anjos

Leia mais:  Sine-MT disponibiliza mais de 1,9 mil vagas de emprego nesta semana

Fotografo:

Departamento: Assessoria de Comunicação da CGJ-TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana