Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO

Parceria entre Bombeiros e Samu ampliou cobertura de atendimentos para mais 8 municípios no Estado

Publicado

A parceria entre o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), firmada por meio da implantação do Sistema Estadual de Atendimento Pré-Hospitalar, em junho de 2025, ampliou a área de atendimentos pré-hospitalares regulados em Mato Grosso.

Antes, apenas 35 municípios do Estado contavam com atendimento de urgência regulado. Em menos de um ano após a cooperação, o serviço já foi expandido para mais oito municípios, chegando a 43 cidades. Os dados foram apresentados pelo secretário de Saúde do Estado (SES), Juliano Melo, na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (22.4).

A regulação do serviço significa que o atendimento é organizado por centrais médicas, otimizando o envio de equipes, garantindo o encaminhamento adequado e reduzindo o tempo de espera pelo socorro.

Conforme o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Flávio Gledson Bezerra, a expansão possibilita o atendimento a mais de 3 milhões de pessoas em todo o Estado.

De acordo com a SES, a previsão é que, até 2027, a cobertura seja ampliada ainda mais e alcance 63 municípios.

Mais equipes nas ruas

Com a expansão da área de cobertura, a parceria entre Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também gerou maior capacidade operacional, ou seja, mais equipes nas ruas.

Levantamento da SES aponta que, em 2025, havia 64 equipes disponíveis para atendimento pré-hospitalar em todo Mato Grosso, entre bombeiros militares e profissionais contratados para atuar no Samu. Já em 2026 este número subiu para 89 equipes, um incremento de cerca de 40%.

Em um recorte para a região metropolitana de Cuiabá, onde Bombeiros e Samu atuam em parceria, o número de equipes de urgência cresceu 108%, indo de 12 equipes para 25.

Leia mais:  Corpo de Bombeiros combate incêndio em silo de grãos em Pontes e Lacerda

“Os dados demonstram o fortalecimento da rede de urgência, sobretudo na região metropolitana, garantindo uma resposta mais rápida nas emergências e mais eficiência para a população”, ressalta o secretário de Saúde do Estado, Juliano Melo.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

MATO GROSSO

Curso sobre proteção de dados e golpes digitais começa nesta quinta-feira

Publicado

O cenário digital exige atenção constante e a oportunidade de se preparar começa amanhã (23 de abril).

O curso “Engenharia Social – Proteção de Dados Pessoais e Profissionais” tem início nesta quinta-feira, na Escola dos Servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso e ainda há tempo para garantir sua participação.

Durante a capacitação, os participantes terão contato com situações reais de ataques, aprenderão a identificar vulnerabilidades e desenvolverão estratégias práticas para proteger informações no ambiente institucional e pessoal.

Com carga horária de 12 horas, o curso é voltado a servidores(as) de Cuiabá, Várzea Grande e Tribunal de Justiça, com condução do instrutor André Valdevino.

Autor: Talita Ormond

Fotografo:

Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Corpo de Bombeiros e Energisa alinham ações para reforçar prevenção a incêndios florestais
Continue lendo

MATO GROSSO

Polícia Militar apreende 151 porções de drogas com motociclista em Tesouro

Publicado

Policiais militares do 5º Batalhão prenderam, nesta terça-feira (21.4), um homem, de 21 anos, suspeito por direção perigosa e tráfico ilícito de drogas, no município de Tesouro (374 km de Cuiabá). As equipes apreenderam 151 porções de entorpecentes, entre maconha e cocaína, além de uma motocicleta.

Os militares realizavam patrulhamento pela MT-110, durante desdobramento da Operação Tolerância Zero, quando flagrou o suspeito conduzindo uma motocicleta de forma irregular, deitado sobre o veículo. Diante da situação, os policiais tentaram abordagem, momento em que o piloto fugiu em alta velocidade, dando início a uma perseguição policial.

Ao ser detido, os militares identificaram um volume na cintura do suspeito e sentiram odor de entorpecentes. Com ele, foram encontradas 102 porções de substância análoga à maconha e 49 porções de substância semelhante à cocaína, todas já embaladas para comercialização, pesando aproximadamente pouco mais de um quilo de entorpecentes.

O suspeito apresentou diversas informações controversas a respeito da origem e destino dos materiais ilícitos, bem como seria o proprietário da droga e que teria investido dinheiro do seguro desemprego na compra dos entorpecentes. Ele foi conduzido à delegacia para registro do boletim de ocorrência.


Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Corpo de Bombeiros e Energisa alinham ações para reforçar prevenção a incêndios florestais
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana