Pesquisar
Close this search box.

Rondonópolis

Procuradoria da Mulher e Escola do Legislativo se reúnem com empresários para reforçar campanha “Não É Não” no Carnaval

Publicado

Procuradoria da Mulher e Escola do Legislativo se reúnem com empresários para reforçar campanha “Não É Não” no Carnaval. A Procuradoria da Mulher e da Família e a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Rondonópolis realizaram, na tarde desta quinta-feira (12), uma reunião com empresários de estabelecimentos noturnos para reforçar a campanha “Não É Não” durante o Carnaval. O encontro teve como objetivo conscientizar o comércio, especialmente o setor noturno, sobre a importância da prevenção à importunação sexual e à violência contra a mulher neste período de maior movimentação na cidade. A presidente da Procuradoria da Mulher e da Família, vereadora Kalynka Meirelles, destacou a importância da adesão dos empresários. “É muito importante a participação de todo o comércio, principalmente o noturno. Nosso objetivo é promover essa conscientização de forma geral, para combater a violência em todas as suas formas, desde a importunação sexual até situações de violência doméstica. Os empresários orientam seus funcionários, que também podem ajudar a observar situações de risco e acionar a Polícia Militar ou os canais de denúncia”, afirmou a parlamentar. A vereadora Mariúva da Saúde, que é vice-presidente da Procuradoria da Mulher e da Família, também reforçou a importância da denúncia. “Gostaria de deixar um recado especial para as mulheres de Rondonópolis: denunciem qualquer situação que vocês não queiram para o seu corpo. Durante o Carnaval, infelizmente, esses casos aumentam, e precisamos estar atentas”, disse Mariuva. Representando a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o líder de núcleo Marcos Daniel ressaltou o compromisso dos estabelecimentos. “Nós, desde o ano passado, que já teve um outro protocolo, nós participamos. A Brasel toda vez participa para poder dar segurança para a mulher sair à noite. Ela pode ir para os nossos bares e pode ter certeza que ela vai ser acolhida devido a algum constrangimento, alguma violência que possa ocorrer,” pontuou Marcos. Nesta sexta-feira (13), a partir das 18h, será realizada ação orientativa com visitas a bares e restaurantes da cidade, com distribuição de material informativo e reforço das orientações da campanha “Não é Não”.

Leia mais:  Câmara aprova licença de dois vereadores e convoca suplentes

Fonte: Câmara de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
publicidade

Rondonópolis

Câmara de Rondonópolis corrigirá vício formal em projeto de lei após decisão do TJMT para garantir reajuste de emendas impositivas

Publicado

Câmara de Rondonópolis corrigirá vício formal em projeto de lei após decisão do TJMT para garantir reajuste de emendas impositivas. O Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) declarou, em sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (13), em Cuiabá, a inconstitucionalidade da Emenda à Lei Orgânica número 66/2025, aprovada pela Câmara Municipal de Rondonópolis que previa o reajuste do percentual das emendas parlamentares impositivas. A Casa de Leis rondonopolitana, contudo, já informou que atuará de forma imediata para sanar as inconsistências técnicas e reprotocolar a matéria. O julgamento do TJMT fundamentou-se em um vício formal de tramitação provocado por uma limitação no sistema eletrônico do Legislativo municipal. Embora a proposta tenha contado com o voto favorável de todos os 21 vereadores, a plataforma registrou formalmente apenas a assinatura eletrônica dos dois primeiros parlamentares a acessarem o sistema. Como a legislação exige a subscrição mínima de um terço dos membros do Poder Legislativo para a apresentação da proposta, a ausência do registro eletrônico completo levou os magistrados a declararem a inconstitucionalidade da norma por descumprimento de requisito regimental. A Câmara Municipal de Rondonópolis anunciou que promoverá as correções necessárias nos próximos dias, para sanar a falha do sistema e reapresentar o projeto dentro do rito exigido pela Justiça. O objetivo do Parlamento municipal é resguardar a prerrogativa constitucional dos vereadores quanto à destinação das emendas parlamentares impositivas, garantia assegurada tanto pela Constituição do Estado de Mato Grosso quanto pela Constituição Federal. Além da adequação interna, o Legislativo rondonopolitano acompanha o julgamento pautado no Supremo Tribunal Federal (STF) para o próximo dia 20. A Suprema Corte apreciará uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) voltada a regulamentar nacionalmente os percentuais das emendas impositivas. A discussão central aborda o teto global de 2%, atualmente distribuído em 1,55% para a Câmara dos Deputados e 0,45% para o Senado Federal. A Câmara de Rondonópolis informou que alinhará o texto final do projeto municipal aos parâmetros que forem consolidados pelo STF.

Leia mais:  Câmara aprova licença de dois vereadores e convoca suplentes

Fonte: Câmara de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Câmara aprova licença de dois vereadores e convoca suplentes

Publicado

Câmara aprova licença de dois vereadores e convoca suplentes. Durante a sessão desta quarta-feira (12), a Câmara Municipal de Rondonópolis aprovou os pedidos de licença, sem remuneração, dos vereadores Kalynka Meirelles e Júnior Mendonça, pelo período de 121 dias. Os dois vereadores explicaram que o afastamento permitirá que tenham mais tempo para se dedicar ao pleito eleitoral. Durante o período de licença, eles não receberão subsídios, não gerando custos aos cofres públicos. Com a licença de Kalynka Meirelles, a partir do dia 15 de agosto, deverá assumir o primeiro suplente, Reydner Souza. Já a licença de Júnior Mendonça começa em 16 de agosto. Para ocupar a vaga durante o afastamento, será convocado o suplente, o ex-vereador Mauro Campos. A convocação dos suplentes seguirá as regras do Regimento Interno da Câmara e a legislação eleitoral.

Fonte: Câmara de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Câmara de Rondonópolis corrigirá vício formal em projeto de lei após decisão do TJMT para garantir reajuste de emendas impositivas
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana