Pesquisar
Close this search box.

EDUCAÇÃO

MEC inaugura estruturas no Hospital Universitário da Ufal

Publicado

O Ministério da Educação (MEC) inaugurou, nesta quinta-feira, 25 de junho, a UTI Pediátrica e a reforma da UTI Adulta do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Foram investidos R$ 7,4 milhões em recursos de emendas parlamentares e da Rede HU Brasil – Hospitais Universitários Federais, empresa vinculada ao MEC. Além disso, por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), a pasta investe outros R$ 36,8 milhões na universidade, sendo R$ 11,8 milhões para melhorias estruturais no hospital e R$ 25 milhões para ações de expansão e consolidação. 

O ministro da Educação, Leonardo Barchini, foi representado pelo presidente da HU Brasil, Arthur Chioro, que destacou o papel dos investimentos na qualificação da assistência prestada à população e na superação de desafios históricos enfrentados pelo hospital. “Hoje, vivemos uma gestão que pensa a saúde e a educação não como gasto, mas como investimento para o desenvolvimento do país e para a melhoria na qualidade de vida da população. Essa ampliação que inauguramos aqui hoje, não só aumenta a capacidade da unidade de atender a casos de alta complexidade, como também vai auxiliar na diminuição das filas para episódios mais simples, como os períodos de doenças sazonais”, disse. 

O reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, ressaltou que o HU-Ufal é parte integrante do crescimento da universidade e que os investimentos feitos pelo governo federal têm contribuído para o aprimoramento das entregas à população. “Além da nova UTI Pediátrica, que vem para fechar uma lacuna histórica do estado, os recursos repassados à Ufal foram convertidos, de maneira efetiva, em melhorias nos cursos de graduação, nos programas de pós-graduação, na produção de conhecimento e, principalmente, no atendimento geral à população. Junto às inaugurações de hoje, a Ufal também terá mais três empreendimentos, possibilitados pelo Novo PAC. Isso é importante porque o futuro não é só um lugar para o qual estamos indo, mas um ponto que construímos todos os dias”, finalizou. 

Leia mais:  Ministérios discutem instrumentos para implementação da PNIPI

25/06/2026 - Inauguração da UTI Pediátrica e Entrega da UTI Adulto do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes da Universidade Federal de Alagoas (HUPAA-UFAL).

O superintendente do Hospital Universitário da Ufal, Célio Fernando de Sousa, comentou sobre o papel da unidade para a saúde no estado e sobre os novos médicos e enfermeiros que vão trabalhar no local. “O hospital atende a 640 mil pessoas por ano, por meio do Serviço Único de Saúde (SUS), nos 102 municípios alagoanos. Em todo o estado, apenas nós oferecemos ressonância e tomografia com contraste, consultas de genética médica e, agora, serviços de UTI Pediátrica. Então, essa nova unidade, que será composta por 87 profissionais intensivistas pediátricos especialistas, vem para assegurar atendimentos melhores à população, oferecendo serviços que antes não eram acessíveis na rede pública do estado, como nefropediatria, cardiopediatria e neuropediatria”, concluiu.  

A abertura das duas áreas amplia o acesso à terapia intensiva infantil em Alagoas e fortalece a rede pública de saúde, além de consolidar o hospital como referência em ensino, assistência e pesquisa. A nova UTI Pediátrica conta com 10 leitos destinados ao atendimento de crianças de 29 dias a 14 anos e foi concebida para suprir uma demanda antiga no estado, já que o hospital não possuía UTI Pediátrica e, em Alagoas, existe uma demanda crescente por leitos de UTI via Sistema Único de Saúde (SUS). As obras no local estavam paralisadas desde 2022, com execução inferior a 20%, mas foram retomadas em outubro de 2024, após complemento de R$ 2 milhões da HU Brasil. 

A inauguração da UTI Pediátrica transforma a oferta assistencial no HUPAA, assegurando cuidado pediátrico integral, desde a enfermaria até a terapia intensiva. Isso permite que bebês e crianças sejam tratados sem a necessidade de transferências externas, o que garante maior continuidade do cuidado e melhores resultados futuros. A unidade também atuará como retaguarda estratégica para pacientes críticos, com comorbidades graves e situações de aumento sazonal de doenças respiratórias. 

Leia mais:  MEC abre inscrições para edital de economia solidária

A UTI Adulto já funcionava no hospital, mas estava restrita a sete leitos por necessidade de adequação estrutural. Com a reforma, além da revitalização do ambiente, a UTI voltou a funcionar com 10 leitos, de maneira a ampliar o atendimento e qualificar a assistência. Além disso, as ações fortalecem as atividades acadêmicas do hospital, expandindo os cenários de prática para graduação, pós-graduação, residências médicas e multiprofissionais. Com a inauguração, a UTI deve atender em média de 50 a 100 pessoas mês, a depender do tempo de permanência de internação. 

Ufal – A Universidade Federal de Alagoas foi fundada em 1961, após a fusão entre as Faculdades de Direito, Medicina, Filosofia, Economia, Engenharia e Odontologia. A instituição é composta pelas unidades Sertão, em Delmiro Golveia; Agreste, em Arapiraca; e por dois campi em Maceió: Engenharia e Ciências Agrárias (CECA), bem como o Aristóteles Calazans Simões (AC Simões). Atualmente, cerca de 27 mil estudantes estão divididos nos 100 cursos de graduação e 51 programas de pós-graduação ofertados pela Ufal. 

Novo PAC – No Campus AC Simões, o MEC está investindo R$ 4 milhões para ampliação do restaurante universitário, por meio do Novo PAC. Já o Campus Penedo ganhará novas estruturas acadêmicas, no valor de R$ 7 milhões; o Campus CECA receberá R$ 5 milhões para a construção das salas de aula; e o Campus Arapiraca também terá novas estruturas acadêmicas, com investimento de R$ 9 milhões. 

Resumo | Mais educação para Alagoas 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da HU Brasil 

Fonte: Ministério da Educação

Comentários Facebook
publicidade

EDUCAÇÃO

Brasil fortalece cooperação educacional com a França

Publicado

O Ministério da Educação (MEC) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) participaram, nos dias 22 e 23 de junho, em Manaus (AM), de reuniões do Centro Franco Brasileiro de Biodiversidade Amazônica (CFBBA), realizadas no Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa). A iniciativa reúne instituições do Brasil e da França para a promoção da cooperação em ciência, tecnologia, inovação e desenvolvimento sustentável na região amazônica. 

Entre as atividades realizadas pelo CFBBA, destacou-se a chamada para apoio de projetos de pesquisa, resultado de uma parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a CAPES e o Institut de Recherche pour le Développement (IRD), da França. 

Serão apoiados projetos conjuntos de pesquisa entre equipes brasileiras e francesas que envolvam conservação, documentação, contribuições dos povos indígenas e comunidades locais, cobertura florestal, observação da terra, mudanças ambientais, sustentabilidade, bioeconomia e sistemas de alimentação saudável, com financiamento total de até R$ 1,4 milhão em bolsas da Capes/MEC; R$ 1,4 milhão, via CNPq, para itens de custeio; e até 400 mil euros do IRD. 

O encontro, que incluiu o Comitê Científico e o Conselho Binacional do Centro, reuniu representantes de ministérios, de agências de fomento e da comunidade científica para avaliar as atividades realizadas pelo CFBBA no último ano e planejar as ações prioritárias para o próximo período. 

Integram o Conselho os ministérios da Educação, da Ciência e Tecnologia, e das Relações Exteriores. Fazem parte também a Capes, o CNPq e o Governo do Estado do Amapá. Durante as reuniões, os membros dos dois países trataram ainda de ações de governança e estratégias de comunicação conjunta. 

Ao final dos trabalhos, os participantes apresentaram uma agenda conjunta de prioridades para os próximos anos, reforçando o compromisso para a ampliação das pesquisas colaborativas, para o compartilhamento de infraestrutura científica e para a formação de novas gerações de pesquisadores comprometidos com o futuro da Amazônia. 

Parceria histórica – Brasil e França possuem um longo histórico de cooperação educacional, uma vez que o país europeu é um dos principais destinos de alunos brasileiros que buscam estudar no exterior. Além disso, as universidades brasileiras e francesas dispõe de uma ampla cooperação universitária e centenas de acordos conjuntos. O aumento da mobilidade estudantil entre os dois países faz parte do Novo Plano de Ação da Parceria Estratégica Brasil-França, assinado pelos presidentes da República de ambas as nações em 2024. 

Leia mais:  Sisu+ 2026 preenche 99,5% das vagas na chamada regular

No contexto amazônico, a cooperação entre os dois países fortalece a produção científica e a formulação de políticas públicas voltadas à preservação ambiental, à inovação tecnológica e ao desenvolvimento sustentável da região. A parceria ganha ainda mais relevância devido à fronteira terrestre de mais de 700 quilômetros entre a Guiana Francesa, departamento ultramarino da França, e o estado do Amapá, o que amplia as oportunidades de intercâmbio acadêmico, pesquisas conjuntas e desenvolvimento de soluções para desafios comuns.   

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da AI

Fonte: Ministério da Educação

Comentários Facebook
Continue lendo

EDUCAÇÃO

MEC visita obras do Campus Fortaleza – São Gerardo do IFCE

Publicado

O ministro da Educação, Leonardo Barchini, visitou, nesta quinta-feira, 25 de junho, as obras do Campus Fortaleza – São Gerardo, do Instituto Federal do Ceará (IFCE), na capital cearense. O empreendimento recebe investimento de R$ 26,9 milhões, sendo R$ 25 milhões provenientes do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). Ao todo, o IFCE recebe R$ 234,2 milhões do Ministério da Educação (MEC), por meio do Novo PAC, para obras de expansão e consolidação da infraestrutura de unidades já existentes. 

A agenda também contou com a presença do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli; e do reitor do IFCE, José Wally Mendonça. 

“Neste século, passamos pela maior expansão da educação profissional e tecnológica já vista no Brasil, com 622 novas unidades neste período”, disse Barchini. “Nós seguiremos trabalhando para consolidar e expandir ainda mais a Rede Federal, com o objetivo de chegar a mil institutos até 2030, sempre com qualidade e efetividade. Para isso, faremos mais 200 novas escolas, contemplando todos os estados brasileiros”. 

Nós seguiremos trabalhando para consolidar e expandir ainda mais a Rede Federal, com o objetivo de chegar a mil institutos até 2030, sempre com qualidade e efetividade”. Leonardo Barchini, ministro da Educação

Segundo o reitor do IFCE, o Campus Fortaleza – São Gerardo é um espaço muito aguardado pela população da região. “É uma oportunidade muito grande para uma comunidade que anseia há anos por essa escola, com cursos de ensino médio e de educação superior. É uma população que enfrenta condições precárias e que terão acesso a uma educação de qualidade que muitas outras não tiveram”, completou Mendonça. 

O campus está sendo reformado e ampliado, uma vez que funcionava no local a Secretaria de Segurança Pública do Ceará. A futura unidade, doada pelo governo do Estado ao IFCE, contará com blocos de sala de aula e administrativo, laboratórios, restaurante estudantil, dentre outras estruturas. A nova unidade terá uma área total construída de 5.736 metros quadrados, dividida em guarita e quatro blocos: 

  • Bloco A: terá área construída de 1.154,45 metros quadrados, distribuída em dois pavimentos, concebidos para abrigar o setor administrativo; 
  • Bloco B: também com dois pavimentos, o local possuirá área construída de 1.207,07 metros quadrados, destinados aos setores administrativos e de convivência; 
  • Bloco C: o espaço foi construído com dois pavimentos que ocupam 1.754,93 metros quadrados e será composto por laboratórios, auditório e biblioteca; 
  • Bloco D: destinado às salas de aula, a unidade conta com 1.595,55 metros quadrados de área construída e dois pavimentos. 
Leia mais:  Ministérios discutem instrumentos para implementação da PNIPI

A nova unidade também ganhará um restaurante estudantil e um bloco de laboratórios, com um valor de R$ 4 milhões. A obra conta com um refeitório com área construída de 349,52 metros quadrados no pavimento térreo e laboratórios com o mesmo tamanho no segundo pavimento.  

25/06/2026 - Ministro visita Futuras Instalações do IFCE Campus Fortaleza São Geraldo. Fotos Luís FortesMEC

IFCE – O Instituto Federal do Ceará possui 34 unidades em funcionamento, sendo 33 campi e um polo de inovação. Cerca de 57 mil alunos estão matriculados nos 473 cursos oferecidos, incluindo qualificação profissional, e aproximadamente 23,8 mil vagas são disponibilizadas todos os anos para ingressar no instituto. 

Consolidação e Expansão – O Novo PAC também prevê recursos para a consolidação dos institutos federais, com investimento de R$ 1,6 bilhão. Essa ação tem como foco os campi que ainda não possuem infraestrutura completa. Durante a consolidação, as prioridades para investimento são a construção de restaurantes estudantis, bibliotecas, blocos de salas de aula e laboratórios, quadras poliesportivas e unidades em instalações definitivas. Para o IFCE, os investimentos na ação de consolidação somam R$ 67,1 milhões. No período de 2023 a maio de 2026, foram repassados R$ 52,7 milhões, com aditivos. Ainda estão previstos mais R$ 17 milhões.  

Já para a expansão dos institutos federais, o governo federal está implantando mais de 100 novas unidades em todo o país, também com recursos do Novo PAC, totalizando R$ 2,7 bilhões. A previsão é criar mais de 155 mil novas vagas de educação profissional e tecnológica, principalmente de cursos técnicos integrados ao ensino médio. Cada campus recebe investimento médio de R$ 25 milhões e terá capacidade de atender, em média, 1.400 estudantes. No IFCE, estão sendo investidos R$ 167,1 milhões para a construção de seis novos campi: Fortaleza – São Gerardo; Fortaleza – Messejana; Cascavel; Mauriti; Campos Sales; e Mangabeira. 

Resumo | Mais educação para o Ceará 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) 

Fonte: Ministério da Educação

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana