Pesquisar
Close this search box.

VÁRZEA GRANDE

Estudantes de Várzea Grande preparam encerramento do projeto ‘Círculo da Paz’ com exposição no Fórum

Publicado

Alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Joaquim da Cruz Coelho, em Várzea Grande, estão na fase final dos preparativos para o encerramento do projeto Círculo da Paz. A iniciativa, desenvolvida pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), promove reflexão, diálogo e integração no ambiente escolar.

A culminância das atividades ocorrerá no dia 29 de setembro, com uma programação realizada no ambiente escolar. Já no dia 23 de outubro, os estudantes participarão de uma visita ao Fórum de Várzea Grande, onde farão uma exposição das obras de arte produzidas ao longo do projeto.

De acordo com a pedagoga Marlene Silva Rodrigues, que coordena o Círculo da Construção de Paz na unidade, o projeto desenvolve ações voltadas ao trabalho com valores e relações humanas no cotidiano escolar, além de proporcionar formação continuada aos alunos. Segundo ela, a iniciativa tem gerado impactos positivos em toda a comunidade escolar.

“Os alunos têm se dedicado muito às atividades propostas e o resultado tem surpreendido a todos. Muitos talentos foram descobertos. Eles estão ansiosos pela culminância do projeto”, afirmou a pedagoga.

As oficinas de artes foram um dos destaques da iniciativa. A professora Maria Eliza Pompeu explica que o processo exigiu concentração e dedicação dos participantes.

“A pintura exige muita concentração e a técnica é algo que se aprende com o tempo. Os alunos desta unidade assimilaram rapidamente os ensinamentos e, mesmo sem experiência anterior com arte e desenho, surpreenderam pela qualidade dos trabalhos finalizados”, avaliou.

Para os estudantes, a experiência trouxe novas perspectivas e contribuiu para o desenvolvimento de habilidades. É o caso de Yasmin Sofia de Almeida Porto, aluna do 8º ano e participante do projeto. Embora sempre tenha gostado de desenhar, ela conta que descobriu sua afinidade com a pintura durante as aulas na escola.

Leia mais:  DAE-VG inicia renegociação de débitos com descontos de até 98% em juros e multas

“Com a orientação da professora, passei a prestar mais atenção aos traços e às cores. A partir daí, comecei a me soltar e, hoje, consigo criar os desenhos e utilizar as cores com muito mais precisão”, relatou a estudante.

A diretora da unidade escolar, Rosalina, também destacou a importância da iniciativa para os alunos.

“O Círculo da Paz é um momento importante para nossos alunos, porque permite que eles expressem o que sentem, desenvolvam a criatividade e compreendam que o respeito e o diálogo são fundamentais para uma boa convivência. Iniciativas como essa contribuem para tornar a escola um espaço cada vez mais acolhedor e favorável ao diálogo. Estamos muito felizes com o envolvimento dos estudantes, que compreenderam a proposta do projeto e têm se dedicado durante as atividades”, comemorou.

Além da EMEB Joaquim da Cruz Coelho, o projeto Círculo da Paz vem sendo adotado por instituições públicas, organizações sociais e municípios que, assim como Várzea Grande, incorporam a proposta como política pública permanente.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
publicidade

VÁRZEA GRANDE

Flávia Moretti vistoria obras de cinco reservatórios que ampliarão segurança no abastecimento de água

Publicado

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, realizou, nessa quarta-feira (23.09), uma vistoria na obra do reservatório do Costa Verde, uma das cinco estruturas que reforçarão o sistema de abastecimento de água do município.

Conforme a prefeita, o Município está investindo R$ 16.391.900,00 na construção dos reservatórios. As estruturas terão capacidade conjunta para armazenar cerca de 11,5 milhões de litros de água, contribuindo para ampliar a capacidade de reserva e proporcionar maior segurança no abastecimento da população.

“Os sistemas de armazenamento terão capacidade conjunta para armazenar cerca de 11,5 milhões de litros de água, contribuindo para ampliar a capacidade de reserva e dar maior segurança no abastecimento de água para nossa população”, afirmou Flávia Moretti.

Segundo a Secretaria Municipal de Viação e Obras, três reservatórios estão com as obras em andamento. O reservatório do bairro Imigrantes está com 85% de conclusão; o do Costa Verde, com 70%; e o de São Mateus, com 10%.

Posteriormente, também serão construídos reservatórios nos bairros Parque do Lago e Florais.

“Destravamos essa obra no começo do ano. É uma obra gigantesca que vai colaborar muito com o sistema de abastecimento. Fico feliz em participar de uma obra como essa, que vai ficar marcada na história da nossa cidade”, finalizou Flávia Moretti.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  CAPS TM III promove palestra sobre saúde mental e reforça importância da escuta e do acolhimento
Continue lendo

VÁRZEA GRANDE

Várzea Grande garante prioridade de matrícula a estudantes com TEA na rede municipal

Publicado

A Prefeitura de Várzea Grande assegura prioridade na matrícula, rematrícula e transferência de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na rede municipal de ensino. A medida está prevista na Lei nº 5.575/2026, sancionada pela prefeita Flávia Moretti nesta quarta-feira (23.09), com o objetivo de fortalecer as políticas de inclusão e facilitar o acesso à educação para estudantes autistas.

A lei é de autoria do vereador Charles da Educação. Conforme a legislação, a vaga deverá ser oferecida, preferencialmente, em unidade escolar próxima à residência da mãe, do pai ou do responsável legal. A preferência também poderá considerar o local de trabalho do responsável, quando comprovada a necessidade.

Em situações de mudança de residência ou de local de trabalho que exijam a transferência imediata do estudante, a legislação prevê a garantia de transferência emergencial, independentemente do calendário regular de matrículas.

Além da prioridade de acesso à rede municipal, a legislação determina que as unidades escolares ofereçam o apoio necessário à adaptação e à inclusão dos estudantes com TEA. Entre as medidas estão o atendimento educacional especializado, a disponibilização de profissional de apoio escolar, quando houver necessidade comprovada por avaliação técnica, e a realização de adequações razoáveis no ambiente e nas rotinas escolares.

A lei também estabelece a proteção e o sigilo dos dados pessoais dos estudantes e de suas famílias, reforçando o cuidado com as informações relacionadas à condição do aluno.

Para a comprovação do diagnóstico de TEA, poderão ser apresentados laudo médico, relatório psicológico ou multiprofissional, declaração de acompanhamento por profissional habilitado ou a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), quando existente.

Conforme a nova legislação, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer poderá ainda firmar parcerias com órgãos da saúde, da assistência social e entidades especializadas em autismo para oferecer suporte técnico, formação continuada e assessoramento às unidades escolares.

Leia mais:  Região do Cristo Rei e Costa Verde recebem limpeza e zeladoria nesta quinta-feira (24)

A Secretaria Municipal de Educação terá prazo de até 60 dias para regulamentar a legislação e definir os fluxos administrativos, os documentos necessários e os critérios complementares para sua implementação.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana