VÁRZEA GRANDE
Mulheres de Várzea Grande transformam agricultura familiar em geração de renda e inclusão social
Publicado
6 de julho de 2026
Da produção artesanal de conservas ao reaproveitamento de materiais para confecção de bolsas e peças de artesanato, mulheres de Várzea Grande mostraram que a agricultura familiar vai muito além da produção de alimentos. Durante a 1ª Exposição da Agricultura Familiar da Baixada Cuiabana – Terezinha Rios, realizada na Praça Sarita Baracat, elas apresentaram iniciativas que unem empreendedorismo, sustentabilidade e transformação social.
Entre os destaques esteve Claudia Bissi, moradora de Várzea Grande há 40 anos e empreendedora há pouco mais de um ano. Participante da Feira da Família há cinco meses, ela decidiu investir na produção artesanal de conservas após buscar capacitação em cursos presenciais e on-line.
Hoje, Claudia produz uma grande variedade de alimentos sem conservantes, como picles, ovos de codorna, cebolas, pimentas, pimentão, beterraba, além de doces, geleias e licores de uva, abacaxi e maracujá.
“Resolvi empreender em Várzea Grande e comecei a fazer cursos para aperfeiçoar meu trabalho. Tudo o que produzo é 100% natural, sem conservantes. Graças a Deus, hoje já tenho clientes fixos e isso mostra que valeu a pena acreditar nesse sonho”, contou.
Outra representante do município foi Miguelina Maria da Rosa, que levou para a exposição seus doces artesanais e peças de artesanato, demonstrando a diversidade da produção desenvolvida pelas famílias rurais de Várzea Grande.
A feira também deu visibilidade ao trabalho do Coletivo de Mulheres Essência, representado por Evanilda Maria Ramos, conhecida como Tina. O grupo atua em diversos bairros de Várzea Grande promovendo a autonomia econômica de mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Na exposição, Tina comercializou bolsas produzidas com tecidos reaproveitados de guarda-chuvas, peças confeccionadas com retalhos, máscaras para dormir, mudas de plantas e outros produtos desenvolvidos pelas integrantes do coletivo.
Mais do que gerar renda, o projeto oferece cursos, palestras e oficinas de capacitação, ensinando costura, artesanato, implantação de canteiros, segurança alimentar, preservação de sementes e outras atividades que permitem às mulheres produzir e empreender dentro de suas próprias casas.
“A participação dessas expositoras e outras reforça o protagonismo feminino na agricultura familiar e na economia solidária, mostrando que iniciativas lideradas por mulheres geram emprego, fortalecem comunidades e contribuem para o desenvolvimento sustentável de Várzea Grande’, pontuou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim.
Galeria de Fotos (17 fotos)
VÁRZEA GRANDE
Gestão municipal quer ampliar renda da agricultura familiar em Várzea Grande
Publicado
7 de julho de 2026
Pequenos produtores rurais de Várzea Grande participaram, na manhã desta terça-feira (07), de uma reunião para conhecer o programa MT Produtivo, iniciativa do Governo de Mato Grosso, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que busca fortalecer a agricultura familiar e incentivar novas cadeias produtivas no campo. O encontro foi realizado no auditório do Parque Bernardo Berneck e contou com apoio da Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento rural Sustentável, e da Cooperativa Cooplider.
Durante a reunião, produtores das comunidades rurais de Limpo Grande, Sadia I, Sadia III e Dorcelina Folador, receberam informações do representante da Cooplider, João Paulo Mattos Moura, sobre o funcionamento do programa, que busca fortalecer cadeias produtivas já existentes e incentivar a implantação de novas culturas, como a produção de café, ampliando as oportunidades de geração de renda para as famílias do campo.
O secretário municipal de Agricultura, Ricardo Costa Amorim, destaca que o município tem trabalhado para ampliar as oportunidades dos pequenos produtores por meio de assistência técnica, acesso a insumos e equipamentos agrícolas, além de programas de incentivo e diversificação da produção.
“Nosso objetivo é criar condições para que o agricultor familiar produza mais, diversifique sua produção e aumente sua renda. A Prefeitura é parceira desse processo, oferecendo apoio técnico e aproximando os produtores de programas que trazem desenvolvimento para o campo”, afirmou.
O coordenador de Desenvolvimento Rural, Leandro Silva, ressalta que incentivar novas culturas é uma estratégia importante para fortalecer a economia rural e reduzir a dependência de uma única atividade produtiva.
“Quando o produtor diversifica sua produção, ele amplia as oportunidades de comercialização e fortalece a renda da família. O papel do poder público é justamente oferecer orientação, assistência e buscar parcerias para que esses projetos cheguem até quem produz”, destacou.
A reunião marcou o início de uma série de encontros que serão realizados com agricultores familiares de Várzea Grande para ampliar a participação no MT Produtivo. “A expectativa é que mais cooperativas e associações tenham acesso aos investimentos, contribuindo para o fortalecimento da produção rural e o desenvolvimento econômico das comunidades agrícolas do município”, pontuou Ricardo Amorim.
Galeria de Fotos (13 fotos)
VÁRZEA GRANDE
Prefeitura intensifica manutenção no Parque Flor do Ipê para prevenir incêndios e garantir segurança dos visitantes
Publicado
7 de julho de 2026
A Prefeitura de Várzea Grande realiza, ao longo desta semana, serviços de limpeza e manutenção no Parque Municipal Flor do Ipê, localizado na região do Grande Cristo Rei. Os trabalhos começaram na segunda-feira (6) e seguem até sexta-feira (10), com o objetivo de garantir mais segurança aos visitantes e reforçar a preservação da unidade de conservação ambiental.
Entre os serviços executados está a retirada de galhos, folhas secas e outros materiais orgânicos produzidos pela própria natureza, que, durante o período de estiagem, podem servir de combustível e favorecer a ocorrência de incêndios florestais.
Além da limpeza, as equipes realizam a manutenção da passarela elevada que percorre parte do parque. Algumas tábuas estão sendo substituídas por madeira de itaúba, conhecida pela alta resistência às intempéries e maior durabilidade, proporcionando mais segurança aos frequentadores.
O fiscal ambiental responsável pelos parques municipais, Edmilson Pinheiro, que coordena os serviços, destaca que as ações são preventivas e fazem parte do cronograma permanente de conservação dos espaços públicos.
“A limpeza é fundamental para reduzir o acúmulo de material vegetal seco, principalmente no período de estiagem, quando o risco de incêndios aumenta. Paralelamente, estamos substituindo tábuas da passarela por madeira de itaúba, que oferece maior resistência e amplia a vida útil da estrutura, garantindo mais segurança aos visitantes”, afirmou Edmilson Pinheiro.
O Parque Municipal Flor do Ipê possui aproximadamente 19 hectares de área, dos quais cerca de quatro hectares correspondem à área de preservação ambiental com trilhas suspensas, construídas devido às características alagadiças do terreno. Ao todo, são cerca de 750 metros de passarelas elevadas, que permitem a visitação ecológica com baixo impacto ambiental.
A estrutura do parque também conta com parque infantil, quadra esportiva, bancos e mesas destinadas à prática de jogos como xadrez e dama. O espaço é voltado à contemplação da natureza, permitindo aos visitantes observar diversas espécies de plantas nativas da antiga várzea, além da fauna silvestre, composta por diferentes espécies de aves e pequenos mamíferos, como macacos, esquilos e tamanduás-mirins.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim, reforça que a conservação da unidade depende tanto da manutenção realizada pelo município quanto da colaboração dos visitantes.
“O Parque Flor do Ipê é uma importante unidade de conservação ambiental de Várzea Grande. As ações de manutenção garantem a segurança da população e contribuem para a preservação desse patrimônio natural. Também contamos com a conscientização dos visitantes para que respeitem as normas de uso e ajudem a conservar esse espaço para as futuras gerações”, destacou o secretário.
Ricardo Amorim lembra que o horário de funcionamento do parque foi definido para garantir a proteção da fauna silvestre.
“O parque funciona diariamente, das 5h às 18h, e essa limitação de horário é necessária para preservar os hábitos da fauna que vive na unidade de conservação, reduzindo os impactos sobre os animais e assegurando o equilíbrio ambiental”, explicou.
A administração municipal reforça ainda que não é permitida a circulação de bicicletas nas pistas de caminhada nem a entrada de animais domésticos no parque. A visitação é gratuita e ocorre diariamente, inclusive aos finais de semana e feriados, das 5h às 18h.
Galeria de Fotos (10 fotos)
Envie sua denúncia
Vicaricídio passa a ter punição específica e muda resposta da Justiça à violência contra mulheres
Justiça Comunitária realiza atendimentos oftalmológicos em comunidade rural de Chapada dos Guimarães
CCJ vai avaliar novas regras para regularização fundiária urbana
Plenário confirma autorizações para contratação de crédito externo
Plínio Valério pede votação da PEC que inclui o Pix na Constituição
DIAMANTINO
Festas Juninas mobilizam unidades escolares da rede municipal e fortalecem o aprendizado por meio da cultura em Diamantino
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu, entre os dias 30 de junho e 2...
Festas Juninas mobilizam unidades escolares da rede municipal e fortalecem o aprendizado por meio da cultura
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu, entre os dias 30 de junho e 2...
Secretaria de Assistência Social realiza entrega de 240 cobertores do Programa SER Família Aconchego em Diamantino
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, através do Centro de Referência...
POLÍTICA MT
Proposta antirracista tem parecer favorável da Comissão de Direitos Humanos
A Comissão de Direitos Humanos, Defesa dos Direitos da Mulher, Amparo à Criança, ao Idoso e à Pessoa com Deficiência,...
Mesa Diretora estabelece regras para atividades da ALMT durante o período eleitoral
A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) publicou no Diário Oficial desta sexta-feira (3) o Ato nº...
Assembleia sedia reunião da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e reforça atuação integrada
A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (PEM-ALMT) sediou, nesta sexta-feira (3), reunião da...
POLICIAL
Operação da Polícia Civil apura homicídio ocorrido em Mirassol D’Oeste
A Polícia Civil deflagrou, nesta terça-feira (7.7), a Operação Japuíra, para cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão e...
Polícia Civil apreende três veículos, joias e cerca de R$ 53 mil em dinheiro durante operação
A Polícia Civil apreendeu três veículos, joias e cerca de R$ 53 mil em dinheiro durante o cumprimento de quatro...
Polícia Civil deflagra operação para identificar quem ajudou alvos de investigação em Cuiabá
A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira (7.7), a Operação Backchannel, destinada a apurar o vazamento de informações sobre...
MATO GROSSO
Vicaricídio passa a ter punição específica e muda resposta da Justiça à violência contra mulheres
O ordenamento jurídico brasileiro passou a reconhecer o vicaricídio como crime autônomo em abril deste ano. A Lei nº 15.384/2026...
Justiça Comunitária realiza atendimentos oftalmológicos em comunidade rural de Chapada dos Guimarães
A Justiça Comunitária do Poder Judiciário de Mato Grosso é parceira da Prefeitura de Chapada dos Guimarães (65 km de...
Inventário acompanha crescimento de árvores e captura de carbono em área do Fórum de Várzea Grande
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) segue com o inventário florestal do Projeto CompensaJud, implantado no Fórum de...
POLÍTICA NACIONAL
CCJ vai avaliar novas regras para regularização fundiária urbana
A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) aprovou nesta terça-feira (7) um projeto de lei que altera as regras...
Plenário confirma autorizações para contratação de crédito externo
O Plenário do Senado autorizou, nesta terça-feira (7), a contratação de crédito externo entre o Brasil e a Agência Francesa...
Plínio Valério pede votação da PEC que inclui o Pix na Constituição
O senador Plínio Valério (PSDB-AM) cobrou, nesta terça-feira (7), a votação da PEC 65/2023, que amplia a autonomia do Banco...
ESPORTES
Argentina vira contra o Egito nos acréscimos e se classifica às quartas de final da Copa do Mundo
Numa partida dramática disputada no Mercedes-Benz Stadium, a seleção argentina confirmou sua classificação às quartas de final da Copa do...
Bélgica atropela Estados Unidos por 4 a 1, avança às quartas de final na Copa do Mundo
Com uma exibição ofensiva contundente, a seleção belga confirmou sua vaga nas quartas de final da Copa do Mundo da...
Espanha elimina Portugal de Cristiano Ronaldo com gol nos acréscimos
A seleção espanhola garantiu nesta segunda-feira sua presença nas quartas de final da Copa do Mundo ao derrotar Portugal por...
Mais Lidas da Semana
-
ESPORTES1 de julho de 2026Noruega vence Costa do Marfim com brilho de Haaland e encara o Brasil nas oitavas
-
BRASIL30 de junho de 2026Campanha Educativa: o resíduo que você separa vira renda nas mãos de quem recebe
-
POLÍTICA NACIONAL1 de julho de 2026Senado promove amplo debate sobre fim da escala de trabalho 6×1
-
BRASIL1 de julho de 2026Ministério dos Transportes libera tráfego na passagem inferior de viaduto em Formosa (GO)
-
POLÍTICA MT30 de junho de 2026Comissão da ALMT aprova projetos ambientais e discute regularização fundiária em Rio da Casca
-
POLÍTICA NACIONAL30 de junho de 2026Davi diz que Senado atuará para defender prerrogativas de todos os senadores
-
POLICIAL30 de junho de 2026Suspeito de perseguição e descumprimento de medida protetiva em Cuiabá é preso pela Polícia Civil em Maringá
-
ENTRETENIMENTO1 de julho de 2026Camila Queiroz celebra 33 anos de vida ao lado da família: ‘Grata, abençoada e amada’

