Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO

Encontro destaca papel dos Consegs na segurança pública

Publicado

Representantes dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) de dez municípios participaram do 1º Encontro das Regionais de Cáceres e Pontes e Lacerda, na terça-feira (16). A iniciativa teve como objetivo fortalecer a participação comunitária na segurança pública, promover a integração entre os conselhos e ampliar o conhecimento dos participantes sobre o papel dessas instituições na construção de soluções para as demandas locais.
O evento foi realizado em parceria pelo Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública de Mato Grosso (Feconseg-MT), Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT).
A programação incluiu palestras sobre formação jurídica dos Consegs, integração comunitária, projetos sociais, parcerias institucionais e corresponsabilidade da sociedade na promoção da segurança pública. Participaram representantes de Cáceres, Pontes e Lacerda, Mirassol d’Oeste, Porto Esperidião, Glória d’Oeste, Salto do Céu, Araputanga, Comodoro, São José dos Quatro Marcos e Campos de Júlio.
Durante o encontro, autoridades e especialistas destacaram a importância dos conselhos comunitários como instrumentos de aproximação entre a população e os órgãos de segurança.
Reconhecimento – A programação encerrou com a realização da 1ª Cerimônia de Entrega da Moeda Honorífica Guardiões da Fronteira MT. A iniciativa do MPMT e TJMT, em parceria com a Feconseg-MT e o Conseg de Pontes e Lacerda, foi criada para reconhecer pessoas e instituições que contribuem para o fortalecimento da segurança pública, da cidadania, da justiça e da cultura de paz em Mato Grosso.
A honraria homenageou personalidades e organizações que se destacam pelos serviços prestados à sociedade, especialmente em ações voltadas ao desenvolvimento e à proteção da região de fronteira. A moeda representa o reconhecimento ao compromisso e à dedicação daqueles que atuam em benefício do interesse público e da coletividade.
A primeira edição da homenagem marca o início de uma iniciativa voltada à valorização de cidadãos e instituições que contribuem para o fortalecimento das políticas de segurança e para a integração entre poder público e sociedade.

Leia mais:  Lei Seca resulta na prisão de 17 condutores por embriaguez ao volante em Cuiabá e Rondonópolis

Fonte: Ministério Público MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

MATO GROSSO

Polícia Militar conduz dois faccionados com arma de fogo e drogas

Publicado

Policiais militares do 6º Comando Regional prenderam um homem, de 22 anos, e apreenderam um adolescente, de 17 anos, por tráfico ilícito de drogas e porte ilegal de arma, nesta quinta-feira (18.6), em Cáceres. Com a dupla, que pertence a uma facção criminosa, foram apreendidas uma arma de fogo e porções de drogas.

Conforme o boletim de ocorrência, durante patrulhamento pela Operação Território Livre, as equipes policiais receberam denúncias de que um adolescente teria entregue uma arma de fogo para um homem, no bairro Espírito Santo, sob ordens de uma facção criminosa.

A denúncia também afirmava que o menor fazia o tráfico de drogas, em outro bairro da cidade, para onde os militares seguiram e encontraram o menor. Na abordagem a ele, os policiais encontraram três porções de pasta base de cocaína e deram voz de prisão ao suspeito.

Ele também foi questionado sobre a suposta entrega de arma de fogo e confirmou o fato, informando o endereço onde havia deixado o objeto. A PM foi ao local e encontrou o segundo suspeito.

Ao ser perguntado sobre o recebimento da arma, ele levou os policiais até o cômodo onde havia deixado o objeto. Nas buscas, foi encontrada uma pistola de calibre .9mm sem munições.

Ainda na ocorrência, o menor levou os militares até outro endereço, onde foram apreendidas mais porções de substâncias análogas a maconha e pasta base de cocaína, balança de precisão e mais de R$ 100,00 em dinheiro.

Os dois suspeitos foram conduzidos para a delegacia de Cáceres para registro da ocorrência e demais providências que o caso requer.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Juizados Especiais debatem atuação em grandes eventos e impactos da inteligência artificial
Continue lendo

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros combate incêndio em caminhão na BR-163

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu, na quinta-feira (18.6), um incêndio em um caminhão na BR-163, o município de Nova Mutum (a 239 km de Cuiabá) sentido Lucas do Rio Verde.

A equipe da 5ª Companhia Independente Bombeiro Militar (5ª CIBM) foi acionada via telefone e, ao chegarem no local, os bombeiros constataram que o cavalo mecânico estava em chamas. O motorista conseguiu desacoplar a carreta antes que o fogo se propagasse. As chamas estavam concentradas principalmente nos pneus e no tanque de combustível.

O combate inicial foi realizado pela equipe da concessionária responsável pela rodovia. Em seguida, a equipe imediatamente montou uma linha de combate e deu continuidade na extinção do fogo.

Como o foco principal do incêndio atingia o tanque de óleo diesel, os militares atuaram para promover o resfriamento e o abafamento das chamas. Durante a ocorrência, o fogo também se alastrou para a cabine do caminhão, mas foi rapidamente controlado e extinto pelos bombeiros.

Após o controle total do incêndio, os bombeiros realizaram o trabalho de rescaldo para eliminar possíveis focos remanescentes e garantir a segurança da área.

Ao todo, foram utilizados aproximadamente 4 mil litros de água durante o combate. Não houve registro de vítimas.

*Sob supervisão da SD Karine Miranda

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Corpo de Bombeiros extingue incêndio em indústria de etanol em Sinop
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana