Pesquisar
Close this search box.

Sorriso

Alunos do Primeiros Passos e Escola Caravagio participam de ação sobre prevenção de incêndios

Publicado

A prevenção de incêndios é fundamental para garantir a segurança das pessoas e preservar vidas e patrimônios. Ações simples, como evitar o uso inadequado de materiais inflamáveis, não brincar com fogo e conhecer os procedimentos de emergência, podem ajudar a evitar acidentes. Trabalhar esse tema com as crianças desde cedo contribui para a formação de cidadãos mais preparados para agir com responsabilidade diante de situações de risco.

É assim que o projeto “Bombeiros nas Escolas”, desenvolvido pela 10.ª Companhia Independente de Bombeiro Militar Alves Daroit, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, leva orientações e conscientização às crianças sobre prevenção de incêndios e segurança.

Uma das ações aconteceu nesta terça-feira (09), no Cemeis Primeiros Passos, para as crianças do Maternal II C, Maternal II D e Maternal II E, do período vespertino. Durante a atividade, os bombeiros conversaram com os alunos sobre os perigos do fogo e os malefícios que a fumaça pode causar à saúde. De forma lúdica, também explicaram quais são os procedimentos adotados em situações de incêndio, bem como apresentaram alguns dos equipamentos e instrumentos utilizados no combate às chamas.

Já nesta quarta-feira (10), foi a vez da Escola Municipal Caravágio receber a visita do Corpo de Bombeiros em mais uma ação educativa voltada à prevenção de incêndios e à conscientização sobre segurança. Durante a atividade, os estudantes aprenderam sobre os principais cuidados para evitar acidentes envolvendo fogo e ampliaram seus conhecimentos sobre atitudes preventivas no dia a dia.

Além das orientações, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer de perto parte da rotina dos bombeiros, observando os equipamentos utilizados nas ocorrências e entendendo como esses profissionais atuam na proteção da vida, do patrimônio e na segurança da população em situações de emergência. A experiência também permitiu aproximar os alunos do trabalho desempenhado pela corporação, despertando o interesse e o respeito pelos profissionais que atuam na proteção e na segurança da população.

Leia mais:  Prefeitura reforça atuação para estimular o ingresso no mercado de trabalho da forma correta

Para a diretora da Escola Municipal Caravágio, Aldria Maria Fragoso, a presença do Corpo de Bombeiros na escola representa uma oportunidade de despertar nas crianças valores como responsabilidade, solidariedade e cuidado com o próximo.

“Quando os alunos têm a oportunidade de conhecer de perto esses profissionais e entender como eles atuam para proteger a população, passam a enxergar que a prevenção começa com pequenas atitudes do dia a dia e que cada pessoa pode contribuir para construir um ambiente mais seguro. É uma vivência que fortalece a consciência cidadã e deixa ensinamentos que certamente serão levados para dentro de casa e para toda a vida”, afirmou.

Para tornar a experiência ainda mais marcante, os militares realizaram uma demonstração com a água do caminhão e acionaram a sirene da viatura, proporcionando um momento de muita animação entre as crianças. Entre sorrisos, brincadeiras e muita curiosidade, os pequenos puderam vivenciar um pouco da rotina da corporação, conhecer o funcionamento dos equipamentos utilizados nas ocorrências e ainda aproveitar para se refrescar com um banho de mangueira, uma tradição simbólica que marca momentos importantes para as corporações.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
publicidade

Sorriso

Sorriso conhece modelo educacional referência em ensino bilíngue

Publicado

Objetivo é avaliar a implantação de um projeto piloto para ser desenvolvido no Município

A secretária Municipal de Educação, Adriana Reichert, e a professora Sandra Terezinha Grando participaram do Systemic Immersive Tour, realizado nesta terça-feira (09), no município de Pilar (AL), com o objetivo de conhecer de perto o modelo de escola pública bilíngue que se tornou referência nacional no ensino da língua inglesa na rede pública. A visita técnica busca ampliar o conhecimento sobre a experiência desenvolvida no município alagoano e avaliar a viabilidade de implantação de um projeto piloto na rede municipal de ensino de Sorriso.

Durante a visita, as representantes de Sorriso conheceram o funcionamento da unidade escolar e a metodologia adotada com os estudantes a partir do 3º ano do Ensino Fundamental, que têm 15 horas semanais de aulas em inglês, incluindo disciplinas convencionais ministradas no idioma estrangeiro. Reconhecida como um exemplo de inovação na educação pública brasileira, a experiência de Pilar demonstra o potencial da educação bilíngue como ferramenta para ampliar oportunidades e promover uma formação mais completa para os estudantes.

O modelo, que reúne ensino em tempo integral, metodologia específica e acompanhamento pedagógico voltado ao desenvolvimento da fluência na língua inglesa, chamou a atenção da secretária municipal de Educação de Sorriso, Adriana Reichert. Segundo ela, a visita técnica proporcionou uma visão prática sobre o funcionamento da unidade, reforçando o interesse em desenvolver um projeto semelhante para os alunos sorrisenses.

“Viemos fazer uma imersão para conhecer de perto a experiência da escola pública bilíngue em Alagoas, e entender como esse modelo funciona na prática. As crianças têm 15 horas semanais de aulas em inglês, com disciplinas do currículo regular sendo ministradas no idioma. O resultado é impressionante: percebemos estudantes com grande desenvoltura e fluência na língua inglesa e a nossa intenção é também proporcionar esse conhecimento aos nossos alunos sorrisenses, seja em uma escola ou em uma turma de período integral”, afirmou.

Leia mais:  Enfermeiros participam de capacitação sobre TEA

Adriana Reichert ressaltou que a visita representa uma importante oportunidade para a troca de experiências, metodologias e boas práticas educacionais, fortalecendo a cooperação entre as redes municipais de ensino e abrindo caminhos para o contínuo da qualidade da educação em ambos os municípios.

“Aproveitamos a oportunidade para destacar o trabalho desenvolvido pela educação de Sorriso e compartilhar experiências exitosas que têm contribuído para elevar cada vez mais o nível de aprendizagem dos nossos estudantes, fortalecendo ainda mais a educação de ambos os municípios. Também agradecemos a recepção calorosa dos pilarenses, que não mediram esforços para tornar essa conexão tão enriquecedora e significativa para todos nós”, finaliza.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Sorriso

Experiência da Escola Geni contribui para debate sobre equidade em Encontro Nacional de educação integral

Publicado

A Escola Municipal Geni Terezinha Forgiarini está representando o município de Sorriso no Encontro Nacional de Experiências Inspiradoras de Educação Integral. O evento que aconteceu ontem (09) e segue nesta quarta-feira (10), reúne iniciativas de diferentes regiões do país para promover a troca de conhecimentos e fortalecer políticas voltadas à educação em tempo integral.

A participação ocorre em razão de uma experiência desenvolvida pela própria unidade escolar, que foi selecionada no ano passado para integrar o Mapa Nacional de Experiências Inspiradoras de Educação Integral. O trabalho, intitulado “Educação em Tempo Integral: Combate à Desigualdade e Promoção da Equidade”, destaca ações voltadas ao fortalecimento da equidade e da inclusão no ambiente escolar.

Representando a Escola Municipal Geni Terezinha Forgiarini no encontro estão a professora Kátia Cilene, o coordenador das escolas em tempo integral da Secretaria Municipal de Educação, Rodrigo Hahn, e o diretor da Escola Municipal em Tempo Integral Papa João Paulo II, Willian Bordin. Juntos, eles apresentam a experiência selecionada e participam de momentos de troca de conhecimentos com educadores e gestores de diversas regiões do país.

Segundo o Rodrigo Hahn, a experiência apresentada no encontro é resultado de um trabalho construído coletivamente pela comunidade escolar da Escola Municipal Geni Terezinha Forgiarini e representa o compromisso da unidade com uma educação mais inclusiva e equitativa.

“Este encontro é uma oportunidade para compartilhar experiências e conhecer práticas inspiradoras desenvolvidas por escolas de todo o país. A professora Kátia está representando a Escola Geni e apresentando uma iniciativa que evidencia o trabalho coletivo realizado pela comunidade escolar em prol da promoção da equidade”, ressalta..

Para a professora Kátia, a participação no encontro nacional representa o reconhecimento de um trabalho construído diariamente dentro da escola, com foco na promoção da equidade e na formação integral dos estudantes.

Leia mais:  Sorriso recebe coordenadora estadual do Programa Artesanato Brasileiro para agenda técnica e encontro com artesãos

“Ver uma experiência da nossa escola ganhar visibilidade em um cenário nacional é motivo de orgulho e reforça que iniciativas desenvolvidas no cotidiano da sala de aula podem gerar impactos significativos. Esse reconhecimento valoriza o empenho de toda a equipe e incentiva a continuidade de práticas que colocam o estudante no centro do processo de aprendizagem”, afirmou.

A presença da Escola Geni no evento evidencia o protagonismo da educação municipal de Sorriso na construção de práticas pedagógicas inovadoras e reafirma o compromisso da rede com uma educação pública de qualidade, inclusiva e comprometida com o desenvolvimento integral dos estudantes.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana