Pesquisar
Close this search box.

BRASIL

MME recebe representantes do Congresso dos EUA para discutir cooperação em minerais críticos e estratégicos

Publicado

O Ministério de Minas e Energia (MME) recebeu, nesta terça-feira (26/5), representantes do Congresso dos Estados Unidos para a realização do evento “Brazil Program – Inter-American Dialogue”. O encontro teve como objetivo fortalecer o diálogo bilateral e ampliar as oportunidades de cooperação entre os dois países em temas estratégicos relacionados ao setor mineral e à transição energética.

A visita da comitiva norte-americana abordou questões econômicas e geopolíticas ligadas aos minerais críticos e estratégicos, com foco no aprofundamento do conhecimento sobre o funcionamento das instituições brasileiras e na identificação de oportunidades de cooperação bilateral em cadeias produtivas consideradas essenciais para a segurança energética e o desenvolvimento tecnológico.

Durante o encontro, a secretária Nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME, Ana Paula Bittencourt, destacou a importância do intercâmbio de conhecimentos e da construção de parcerias internacionais voltadas ao fortalecimento do setor mineral brasileiro.

“O fortalecimento do diálogo bilateral é essencial para ampliar oportunidades de cooperação, atrair investimentos e consolidar o Brasil como um fornecedor estratégico de minerais essenciais para a transição energética”, afirmou.

A iniciativa reforça o interesse do Brasil em ampliar a cooperação internacional e fomentar parcerias de longo prazo, fortalecendo o diálogo e o intercâmbio de conhecimentos em cadeias minerais estratégicas, fundamentais para a segurança energética, o desenvolvimento tecnológico e a transição para uma economia de baixo carbono.

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | Email: [email protected]


Instagram Twitter Facebook YouTube Flickr LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia

Comentários Facebook
Leia mais:  Minha Casa, Minha Vida terá 900 moradias em imóveis doados pela União
publicidade

BRASIL

Brasil tem mais de 20 mil pedidos judiciais internacionais em andamento, cíveis e penais

Publicado

Brasília, 27/05/2026 – O Brasil tem hoje em andamento mais de 20 mil pedidos judiciais internacionais relacionados às áreas cíveis e penais, incluindo pedidos de extradição e de transferência de pessoas condenadas, somando-se os emitidos pelo país com os recebidos de outras nações.

O número foi informado, nesta quarta-feira (27), pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César Lima e Silva, em audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados. “Tudo isso é um sinal de que o Brasil é ator relevante e demandado no Sistema Internacional de Justiça”, afirmou Lima.

Os pedidos são operados pela Secretaria Nacional de Justiça, sob comando da secretária Maria Rosa Guimarães Loula, especificamente pelo Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), em articulação permanente com a Polícia Federal, o Ministério das Relações Exteriores, a Advocacia-Geral da União, o Ministério Público e a Defensoria Pública, além do Poder Judiciário e de outros parceiros.

“Esse trabalho apoia-se numa ampla rede normativa de mais de 120 acordos multilaterais e bilaterais. Na área penal, o Brasil mantém acordo de assistência jurídica com mais de 20 países e participa das Convenções das Nações Unidas contra o Crime Organizado, a Corrupção e os Crimes Cibernéticos. Vamos somar ainda, a tudo isso, tratados de extradição com cerca de 30 países e acordos de transferência de pessoas condenadas com outros 17. Instrumentos que dão efetividade às decisões judiciais com respeito à soberania e aos direitos fundamentais”, informou o ministro.

Ele observou que decisões como a concessão de extradição ou a validação de atos internacionais são de competência do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça, conforme o caso, e que o Ministério só pode se manifestar publicamente sobre esses temas com base em comunicações formais e dentro dos limites legais, inclusive quanto à proteção de dados e ao sigilo de investigações e recursos.

Leia mais:  Minha Casa, Minha Vida terá 900 moradias em imóveis doados pela União

“O devido processo legal deve ser seguido em seu absoluto rigor. O esforço do Ministério da Justiça deve ser nessa direção, de manter um alto padrão de institucionalidade, que é o meu empenho”, assegurou Lima.

O ministro compareceu à Comissão para falar sobre a atuação internacional da Polícia Federal. Em sua exposição inicial, Wellington César Lima esclareceu que sua pasta não exerce função de direção da Polícia Federal, mas de supervisão finalística das atividades, sem interferência na condução técnica das investigações, atribuição exclusiva das autoridades policiais, conforme previsto na Constituição e na Lei nº 12.830/2013.

Desta forma, observou, não compete ao Ministério da Justiça determinar investigações, acelerar procedimentos ou acessar diligências sigilosas, sendo o controle da atividade policial exercido pelo Ministério Público e pelo Poder Judiciário. Também enfatizou que a autonomia técnica das investigações decorre da especialização institucional da Polícia Federal.

O ministro reiterou a disposição permanente da pasta em manter diálogo transparente com o Parlamento e incorporar contribuições legislativas ao debate sobre segurança pública como política de Estado.

Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública

Comentários Facebook
Continue lendo

BRASIL

Registro (SP) recebe investimentos para obras de mobilidade urbana e infraestrutura

Publicado

O Ministério das Cidades vai melhorar a qualidade de vida de moradores do município paulista de Registro, no Vale do Ribeira. O projeto apresentado pela Prefeitura foi selecionado dentro do Programa Avançar Cidades – Mobilidade Urbana (Pró-Transporte). Serão investidos R$ 28,5 milhões com recurso do FGTS, e mais R$ 1,5 milhão pelo município. 20 bairros vão ganhar asfalto novo, ciclovias, sistemas para evitar enchentes e sinalização de segurança.

O que será feito em Registro (SP):

  • Pavimentação asfáltica: execução de novas vias em diversos bairros, totalizando quase 8 km de extensão;
  • Ciclovia: implantação de vias em diversos bairros (5,7 km total);
  • Drenagem de águas pluviais: implantação de sistemas para escoamento e eliminação de pontos de alagamento;
  • Calçadas acessíveis: construção de passeios públicos (24 km total);
  • Instalação de sinalização vertical e horizontal para segurança do tráfego;
  • Construção de ponte: 22 m de extensão total.
  • Melhorias urbanas complementares: arborização e paisagismo.

A portaria da seleção foi assinada em Brasília, nesta quarta-feira (27), em evento com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o ministro das Cidades Vladimir Lima e o prefeito Samuel Moreira.

O cadastramento de propostas para o Programa Avançar Cidades – Mobilidade Urbana está disponível no site do Ministério das Cidades. Dúvidas e informações adicionais devem ser direcionadas ao e-mail: .

Acesse a Central de Conteúdos e as Redes Sociais do Ministério das Cidades

Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: [email protected]

Fonte: Ministério das Cidades

Comentários Facebook
Leia mais:  Ministro Wellington Lima defende integração nacional no combate ao crime organizado durante evento no RJ
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana