Pesquisar
Close this search box.

POLICIAL

Governo de MT sanciona lei que determina escolas estaduais a abordarem prevenção à violência doméstica e lança site

Publicado

O Governo de Mato Grosso lançou, nesta quarta-feira (1º.7), o site Mulher MT, um espaço virtual que agrega orientações, dados, materiais educativos e informações sobre a Rede Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. Também foi sancionada a lei que torna obrigatória a abordagem pedagógica de prevenção à violência contra as mulheres nos currículos das escolas da rede estadual de ensino.

O site Mulher MT foi desenvolvido de forma integrada pelo Gabinete de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, Casa Civil e Secretarias de Estado de Planejamento e Gestão, Segurança Pública e Comunicação. Nele, estão endereços e contatos de locais onde as vítimas de violência podem ser acolhidas, vídeos dando respostas aos questionamentos frequentes, indicadores, além de serviços, como a abertura de ocorrências para denúncias. Para acessar, o endereço é fácil: mulher.mt.gov.br.

“Estamos atuando em várias frentes com muito rigor no combate à violência contra mulher, pois precisamos avançar cada dia mais para mudarmos essa realidade que aflige todo o Brasil. Aqui em Mato Grosso, estaremos com rigor nas ruas, com nossas forças de segurança; e nas políticas públicas, com o Gabinete de Enfrentamento, para conseguirmos evoluir e ver essa realidade começar a mudar no Estado”, destacou o governador Otaviano Pivetta.


Foto: Jana Pessôa/Secom-MT

A chefe do Gabinete de Enfrentamento, Mariell Antonini, explicou que o site reúne informações de combate à violência contra a mulher em um só lugar e para vários públicos: vítimas, formadores de opinião e formadores de políticas públicas.

“Esse é um trabalho que foi realizado já dentro do programa Mato Grosso em Defesa das Mulheres, que lançamos em abril. Nosso objetivo era ter um espaço com todas as informações reunidas para complementar nossa luta contra esse fenômeno complexo que temos em todo o Brasil, que é a violência contra a mulher”, disse.

Leia mais:  Polícia Civil prende envolvidos em roubo contra idosa em Várzea Grande


Foto: Jana Pessôa/Secom-MT

Durante o evento, o governador sancionou a lei que determina que o tema seja abordado de forma interdisciplinar em toda a rede estadual de ensino. Ele pontuou que a violência contra as mulheres tem raízes profundas na sociedade brasileira e que somente aprendendo desde jovens a identificar o que é violência, esse mal poderá ser combatido e “extirpado da sociedade”.

“Na prática, os estudantes vão aprender matemática, por exemplo, com os dados do tema no Estado, e Português, aprendendo a identificar e não usar a linguagem violenta. Os professores já estão sendo preparados desde o começo do ano não só para atuar dessa forma, mas para também identificar as situações de violência e acolher quem precisar”, explicou a secretária de Estado de Educação, Flávia Soares.

Participaram da cerimônia os secretários Basílio Bezerra (Planejamento), Mayran Beckman (Desenvolvimento Econômico), Andreia Fujioka (Agricultura Familiar), Juliano Melo (Saúde); a delegada-geral da Polícia Judiciária Civil, Daniela Maidel; o comandante-geral da PM, cel. Fernando Tinoco; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, cel. Glêdson Vieira; o diretor-geral da Politec, Jaime Trevisan; as vereadoras de Cuiabá, Maysa Leão e Baixinha Giraldeli, entre outras autoridades.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

POLICIAL

Polícias Civil e Militar prendem dois jovens e apreendem drogas em São José dos Quatro Marcos

Publicado

Dois jovens, de 18 e 24 anos, foram presos em flagrante nesta terça-feira (6), em São José dos Quatro Marcos, por suspeita de tráfico de drogas. // A ocorrência foi atendida pela Polícia Civil e pela Polícia Militar, que localizaram porções de maconha e cocaína, além de materiais relacionados ao comércio de entorpecentes. // A Polícia Civil comunicou as prisões ao Poder Judiciário e solicitou a conversão para prisão preventiva.

A ocorrência foi registrada por volta das 18h15, nas proximidades do Hospital Municipal. O imóvel vinha sendo monitorado após denúncias sobre movimentação de usuários e possível utilização do local para armazenamento e distribuição de drogas.

Durante as diligências, os policiais visualizaram a chegada de um dos suspeitos e a saída de outro. Ao perceber a presença das equipes, um deles tentou mudar de direção. Na abordagem, foram encontradas porções de maconha prontas para comercialização.

Um dos abordados indicou o imóvel como sua residência. Durante as buscas, as equipes localizaram tabletes e centenas de porções de drogas já embaladas para venda, parte delas armazenada em um guarda-roupas e em outros cômodos.

Foram apreendidas 129 porções e aproximadamente um quilo de maconha, além de 75 porções de cloridrato de cocaína e cerca de um quilo de pasta base de cocaína. Também foram apreendidos uma balança de precisão, uma bicicleta elétrica e dois aparelhos celulares.

Os dois jovens foram conduzidos à Delegacia de São José dos Quatro Marcos, juntamente com as drogas e os demais materiais apreendidos.

Após análise da ocorrência, o delegado Kairo Ribeiro ratificou a prisão em flagrante dos dois suspeitos por tráfico de drogas e representou pela conversão das prisões em preventivas. Eles permanecem à disposição da Justiça.

Leia mais:  Polícia Civil prende suspeito e recupera 24 aparelhos de ar-condicionado furtados da administração municipal

Fonte: Policia Civil MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

POLICIAL

Polícia Civil prende suspeito e localiza corpo de vítima de homicídio em Lucas do Rio Verde

Publicado

Um integrante de facção criminosa, envolvido no desaparecimento, homicídio e ocultação de cadáver de um jovem em Lucas do Rio Verde foi preso em flagrante pela Polícia Civil, nesta quarta-feira (7.10), após investigações conduzidas pelos policiais da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) do município.

O suspeito, de 23 anos, é apontado como um dos envolvidos diretamente na execução da vítima. Ele foi autuado em flagrante por ocultação de cadáver e responderá em inquérito policial por homicídio qualificado e integrar organização criminosa.

A vítima, de 23 anos, estava desaparecida desde o dia 10 de setembro, quando teve alta do hospital São Lucas e não deu mais notícias. As investigações apontam que o homem teria sido sequestrado por integrantes de uma facção criminosa e foi executado após determinação de lideranças do grupo.

A prisão do suspeito e a localização do cadáver ocorreram durante diligências realizadas pela equipe da Derf de Lucas do Rio Verde para esclarecer o homicídio e identificar os envolvidos no crime.

Segundo as investigações, no dia dos fatos o suspeito aguardou outros integrantes do grupo em uma área de mata, auxiliado no manuseio da vítima, que estava amarrada, e efetuado disparos de arma de fogo contra a vítima e posteriormente também participou da ocultação do cadáver. As informações foram corroboradas por reconhecimento fotográfico e declarações colhidas durante a investigação.

Durante a abordagem realizada nesta quarta-feira (7), o suspeito quebrou o aparelho celular que portava ao perceber a aproximação dos policiais, possivelmente para evitar a descoberta de novas provas. Questionado, ele confessou os fatos e levou a equipe policial até o local onde indicou que o corpo da vítima havia sido ocultado.

Leia mais:  Polícia Civil prende envolvidos em roubo contra idosa em Várzea Grande

No ponto indicado, os policiais localizaram o cadáver carbonizado e em avançado estado de decomposição. Para ocultação do corpo, a vítima foi colocada entre pneus e posteriormente incendiada, provocando também a queima de parte da vegetação existente nas proximidades.

Após a localização, os policiais adotaram as providências necessárias para preservação do local, sendo acionada a equipe da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) para realização dos procedimentos periciais.

Diante dos fatos, o suspeito foi conduzido à Derf de Lucas do Rio Verde, onde após ser interrogado foi autuado em flagrante pela ocultação de cadáver, sendo posteriormente colocado à disposição da Justiça. As investigações seguem em andamento para esclarecimentos dos fatos, identificação e responsabilização de todos os envolvidos.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana