Pesquisar
Close this search box.

Lucas do Rio Verde

Mais de duas toneladas de ração são arrecadadas durante a Corrida de Inverno

Publicado

A solidariedade também marcou presença na Corrida de Inverno, última etapa do Circuito Municipal de Corridas de Rua de Lucas do Rio Verde. Por meio das inscrições para a competição, a Secretaria de Esporte e Lazer arrecadou mais de duas toneladas de ração para cães e gatos, que agora estão sendo destinadas a instituições e projetos que atuam na proteção e no cuidado de animais em situação de abandono.

Na última semana, a equipe da Secretaria realizou o repasse dos donativos para instituições do município, entre elas a SOS Animais, associação formada por voluntários que tem como principal objetivo resgatar e preservar a vida de cães e gatos em situação de abandono, além de oferecer cuidados e buscar novos caminhos para esses animais.

A iniciativa demonstra que o esporte pode ir além da promoção da saúde e da qualidade de vida. Ao participar da Corrida de Inverno, os atletas também tiveram a oportunidade de contribuir diretamente com uma causa social, entregando a ração no momento da retirada do kit da prova.

(Foto: Ascom Prefeitura/Wesley Nuguli)

Para o coordenador de Eventos da Secretaria de Esporte e Lazer, Luciano Bauer, a mobilização da população representa um importante exemplo de união entre esporte e solidariedade.

“É um momento de felicidade ver a população contribuindo com uma causa tão nobre. Além da promoção da saúde por meio da prática esportiva, os participantes também se somaram à campanha, contribuindo com a entrega da ração na retirada do kit da corrida”, destacou.
O resultado da arrecadação ganha ainda mais importância diante dos desafios enfrentados diariamente por voluntários e instituições que trabalham com o resgate e acolhimento de animais.

Para Doroteia Jubel Lopes, uma das responsáveis pelo projeto SOS Animais, cada doação representa um reforço importante para a continuidade do trabalho desenvolvido no município.
“Esse é um momento muito importante. Sabemos das dificuldades que enfrentamos nos resgates desses animais, e cada quilo de ração vem somar e fazer a diferença na vida de quem precisa de cuidados”, ressaltou.

Leia mais:  1ª Conferência da Semana da Mulher na Política em Lucas do Rio Verde será nesta quinta-feira (27)

(Foto: Ascom Prefeitura/Wesley Nuguli)

Trabalho que vai além dos resgates

A atuação da SOS Animais não se limita ao resgate de cães e gatos. A associação também desenvolve ações para arrecadar recursos e garantir a manutenção do projeto, promovendo doações, bazares e eventos, além de mobilizar voluntários e a comunidade em torno da causa animal.
A destinação das mais de duas toneladas de ração reforça a importância da participação da sociedade em iniciativas que contribuem para o bem-estar animal e fortalecem o trabalho realizado pelas entidades locais.

A Secretaria de Esporte e Lazer destaca que ações como essa fortalecem o caráter social do esporte e mostram que cada participante pode contribuir para transformar realidades. A Corrida de Inverno, além de reunir atletas e incentivar hábitos mais saudáveis, deixou como legado uma importante contribuição para os animais que dependem do trabalho de voluntários e instituições.

Quem quiser conhecer o trabalho da SOS Animais ou colaborar com as ações desenvolvidas pela associação pode acompanhar as iniciativas e entrar em contato por meio do Instagram @sosanimais.lrv.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
publicidade

Lucas do Rio Verde

Fortalecimento da agroindústria: Prefeitura de Lucas apoia certificação de frigorífico de ovinos

Publicado

O trabalho de inspeção e acompanhamento realizado pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, contribuiu para que um frigorífico de ovinos do município avançasse no processo de certificação e conquistasse autorização para comercializar seus produtos em todo o território nacional.

O selo do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SSBI – POA foi recebido nesta quinta-feira (27), em Cuiabá, representando um importante avanço para o estabelecimento e para o fortalecimento da cadeia produtiva de ovinos no município e na região.

De acordo com a médica veterinária Silvia Krause, servidora da Prefeitura e responsável pela fiscalização do abate, o Município acompanha o frigorífico desde o início do processo de inspeção. Inicialmente, o estabelecimento contava com a Inspeção Municipal e, posteriormente, passou a integrar o Serviço de Inspeção via Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental Alto Teles Pires (SIM/CIDESA).

“A gente acompanha desde o início, em toda a certificação. Como fiscal do município, acompanho principalmente a parte de inspeção no abate”, explicou Silvia.

A atuação da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente envolve o acompanhamento das condições sanitárias e dos procedimentos realizados durante o abate, garantindo o cumprimento das exigências de inspeção e contribuindo para que o estabelecimento avance nos processos de regularização e certificação.

Com a obtenção do selo, o frigorífico amplia seu mercado consumidor e passa a comercializar seus produtos para outros estados brasileiros. Para o Município, a conquista reforça a importância do trabalho de inspeção realizado pelas equipes técnicas e o apoio às atividades que fortalecem a produção e a agroindústria local.

A conquista também está alinhada às políticas públicas desenvolvidas pelo Município para incentivar a agroindustrialização e agregar valor à produção local. Por meio do trabalho de orientação, inspeção e acompanhamento técnico, a Prefeitura busca fortalecer os empreendimentos ligados à produção agropecuária, contribuindo para a geração de novas oportunidades de mercado e para o desenvolvimento das cadeias produtivas em Lucas do Rio Verde.

Leia mais:  Lucas do Rio Verde reúne mais de 200 mulheres na 1ª Conferência da Semana da Mulher na Política

Carne de cordeiro também chega à alimentação escolar

Além do incentivo à produção e à agroindustrialização, o Município também atua na valorização do consumo da carne de cordeiro. O alimento está sendo inserido gradualmente no cardápio da alimentação escolar da rede municipal, oferecendo aos estudantes uma nova opção de proteína e contribuindo para a valorização da produção de ovinos.

A iniciativa aproxima ainda mais a produção local das políticas públicas municipais, criando oportunidades para que alimentos produzidos e processados no município possam chegar a diferentes mercados e também à mesa dos estudantes.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde reúne mais de 200 mulheres na 1ª Conferência da Semana da Mulher na Política

Publicado

Mais de 200 mulheres lotaram o Auditório dos Pioneiros, em Lucas do Rio Verde, nesta quinta-feira (27), durante a 1ª Conferência da Semana da Mulher na Política. O evento, promovido pela Secretaria de Assistência Social e Habitação, por iniciativa da primeira-dama e secretária, Janice Ribeiro, reuniu estudantes, universitárias, profissionais, representantes da sociedade e mulheres que atuam ou já atuaram na vida pública.

Ao longo do dia, o público acompanhou palestras e rodas de conversa com mulheres de diferentes áreas e trajetórias. Os temas passaram pela presença feminina na política, liderança, direitos, representatividade, democracia, cidadania e participação da sociedade.

Na abertura, o prefeito Miguel Vaz destacou a importância da iniciativa e da presença cada vez maior das mulheres nos espaços de decisão. “É um evento muito importante, porque precisamos fortalecer a participação das mulheres nos espaços de decisão. Quando criamos oportunidades para conversar, trocar experiências e ouvir quem já está na política, também incentivamos outras mulheres a participarem. Esse é um debate que precisa continuar e envolver toda a sociedade”, afirmou Miguel Vaz.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, idealizadora da conferência, falou sobre a importância das mulheres acreditarem em si mesmas e apoiarem umas às outras. “Nós mulheres precisamos acreditar mais em nós mesmas e apoiar umas às outras. A participação da mulher não é uma disputa com os homens. Queremos homens e mulheres juntos, trabalhando e construindo uma sociedade mais justa. Cada uma precisa fazer a sua parte, porque quem ganha é a nossa sociedade”, destacou Janice.

A programação deu abertura com o tema Mulheres em cargos de liderança na política, apresentado por Reginalva Borges Mascarenhas, estudante de Direito da Faculdade Unifama, e pela professora especialista Luana Alves, do curso de Direito da instituição.

Leia mais:  Lucas do Rio Verde dá novo passo na prevenção às drogas com o lançamento do Projeto Educando da Guarda Civil Municipal

Na sequência, a primeira roda de conversa trouxe o tema Experiências na Vida Política. O debate reuniu Cleci Nunes, ex-primeira-dama de Lucas do Rio Verde; Sandra Barzotto, ex-vereadora e primeira mulher a ocupar o cargo de prefeita do município; e Solimara Lígia Moura, ex-secretária de Educação e atual secretária-executiva do Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires. A mediação foi feita pela primeira-dama Janice Ribeiro.

A manhã também contou com micro-palestras sobre diferentes temas. Danusa Oneda, presidente da 21ª Subseção da OAB de Lucas do Rio Verde, falou sobre Os Obstáculos e a Representatividade Feminina. A defensora pública Carolina Giordano abordou o tema Defesa da Democracia e da Cidadania. Já a comunicadora e especialista comercial de rádio Simone Flores falou sobre O Papel da Comunicação no Meio Político.

A mediação foi feita pela Vereadora Nadir Santana.

No período da tarde, a programação continuou com a participação da delegada Mariell Antonini, chefe do Gabinete Estadual de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, que apresentou o tema Evolução dos Direitos da Mulher na Política. “A mulher foi, por muito tempo, colocada no papel de cuidar da casa e dos filhos. Esse processo histórico ainda persiste e, quando ela decide ocupar espaços de poder, enfrenta julgamentos e desconfiança”, destacou Mariell Antonini.

A primeira roda de conversa da tarde foi dedicada aos jovens, com o tema Jovens que participam, políticas públicas que transformam. Participaram Fernanda Teixeira dos Santos, gerente de Unidade do Sesc Lucas do Rio Verde; Nathalia Lamim, especialista de negócios do Sebrae; Raissa Santos Rodrigues, estudante de Psicologia da Unilasalle; e Karina Marvejol, do Green Future Hub, como mediadora.

Um dos momentos de destaque da tarde foi a palestra da prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, com o tema Participação Política e Poder: Realidade Atual. A partir da própria trajetória, ela falou sobre sua chegada à política e os desafios de estar à frente de uma prefeitura.

“É muito importante um evento como esse falar de mulheres, porque precisamos cada vez mais consolidar e unir as mulheres para que elas estejam na política. Eu vim falar também de como me consolidei, de como me tornei prefeita e dos desafios que vêm no dia a dia da Prefeitura”, destacou Flávia Moretti.

Encerrando a programação, a segunda roda de conversa teve como tema Sociedade Civil e Políticas Públicas: diálogo, participação e transformação.

Participaram Simone Botan, da Agroligadas; Heloísa Helena Hamester Merten, presidente da Associação Casa da Amizade; Adriane Dantas, do Grupo Vidas; Maria Dalva, da Associação de Mulheres em Busca de Cidadania; e Débora Carneiro, vereadora.

Leia mais:  Programa Viva Lucas entrega novos kimonos e amplia estrutura do Judô em Lucas do Rio Verde

Além das palestrantes e representantes da sociedade, a conferência contou com a presença de alunos das redes pública e privada, que acompanharam as atividades ao longo do dia.

A 1ª Conferência da Semana da Mulher na Política foi uma das ações do Agosto Lilás em Lucas do Rio Verde e reuniu, pela primeira vez, diferentes grupos em torno de um mesmo tema.

Ao final, a primeira-dama Janice Ribeiro agradeceu a presença das palestrantes, estudantes, autoridades, profissionais e de todas as mulheres que participaram do encontro.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana