VÁRZEA GRANDE
EMEB João Ponce de Arruda conquista 1º lugar no projeto Adote um Espaço
Publicado
2 de junho de 2026
A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) João Ponce de Arruda, localizada no distrito de Passagem da Conceição, foi a grande vencedora do projeto Adote um Espaço, promovido pela Prefeitura de Várzea Grande em parceria com o Ministério Público de Mato Grosso.
O projeto premiado envolveu alunos do 4º e 5º anos durante o ano de 2025. Como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, a unidade escolar recebeu um prêmio de R$ 30 mil e um notebook.
“É com muita satisfação que estamos aqui para receber esse prêmio. Nossos alunos atuaram de forma surpreendente e responsável nesse projeto, que também foi acolhido por toda a comunidade escolar e por uma empresa parceira. Agradeço a todos que contribuíram para essa conquista. Essa premiação vai ajudar muito. Como gestora, tenho a responsabilidade de dar continuidade a essa iniciativa”, destacou a diretora Adnair Pacheco.
A orientadora do projeto, Michele Aparecida Correia, explicou que o Adote um Espaço teve início em 2025 e, ao longo de vários meses, os estudantes realizaram o plantio de mudas, a recuperação de mata ciliar e a identificação das árvores plantadas, aliando a prática à educação ambiental e ao monitoramento contínuo das atividades.
“A população não apenas abraçou o projeto, como participou ativamente das ações promovidas nesse período. Foi um trabalho dedicado ao meio ambiente. A partir do Adote um Espaço surgiu também um projeto de sustentabilidade que vem sendo desenvolvido na unidade. É importante alinhar a ação prática à educação ambiental e manter o monitoramento de forma contínua”, ressaltou.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Rural e Sustentável, Ricardo Costa Amorim, destacou a importância da iniciativa e o envolvimento das escolas, empresas e instituições parceiras na promoção da consciência ambiental.
“Estamos encerrando hoje esta primeira etapa com a premiação dos finalistas. O projeto tem como propósito criar um sentimento de pertencimento. Quando você adota um espaço, trabalha e cuida dele como se fosse seu. Foi exatamente isso que vimos entre os participantes, que se engajaram e colocaram as ações em prática. Também agradeço às empresas que aceitaram esse desafio e apoiaram as escolas na execução dos trabalhos”, afirmou.
Segundo o secretário, a educação ambiental desenvolvida junto aos estudantes contribuirá para a formação de futuras gerações mais conscientes.
“Essa identidade ambiental construída hoje mostrará às futuras gerações a importância de cuidar do planeta. Não é apenas o espaço adotado que fará a diferença, mas as ações realizadas diariamente em prol do meio ambiente”, completou.
A secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo, comemorou a conquista da EMEB João Ponce de Arruda e reforçou o compromisso da gestão municipal com a educação ambiental.
“O meio ambiente é um tema essencial para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a sustentabilidade. Essa prática transforma estudantes em agentes de mudança, desenvolvendo valores éticos e responsabilidade social. Estou muito feliz em saber que duas escolas da rede municipal conquistaram premiações”, destacou.
Também foram premiadas a Escola Estadual José Leite de Moraes, em 2º lugar; a Escola Estadual Adalgisa de Barros, em 3º; a Escola Municipal de Educação Básica Honorato Pedroso de Barros, em 4º; e a Escola Meta, em 5º lugar.
A cerimônia de premiação foi realizada na manhã desta terça-feira (2), no auditório do Ministério Público, com a presença de alunos, professores, diretores e demais representantes das instituições participantes.
Galeria de Fotos (10 fotos)
VÁRZEA GRANDE
Bairro Joaquim Curvo recebe manutenção asfáltica e operação tapa-buracos
Publicado
27 de junho de 2026
A Prefeitura de Várzea Grande intensificou, nessa sexta-feira (26.06), os trabalhos de manutenção da malha viária no bairro Joaquim Curvo. As equipes da Secretaria Municipal de Viação, Obras e Urbanismo executam serviços de tapa-buracos, recuperação do pavimento e troca de solo em pontos que apresentavam desgaste.
As frentes de trabalho estão concentradas na Avenida Brasil e na Rua Estados Unidos, locais que recebem intervenções para melhorar as condições de tráfego e proporcionar mais segurança para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.
Antes da recuperação do asfalto, o bairro também foi contemplado com a limpeza de bocas de lobo, ação que contribui para o escoamento das águas pluviais e ajuda a preservar a pavimentação.
Morador do Joaquim Curvo há 10 anos, o borracheiro José Souza afirmou que a comunidade aguardava pelas melhorias. “É importante a realização deste serviço, pois estávamos tendo muito problema com as vias esburacadas. Estou acompanhando e estou vendo que o serviço tem sido bem feito aqui na região”, destacou.
Gabriel Pin, que trabalha em uma distribuidora de bebidas no bairro e também já foi morador da região, comemorou a chegada das equipes. “Fico feliz em ver nosso bairro recebendo os serviços. Estávamos precisando muito de tapa-buracos e melhorias na região”, disse.
O morador Wilson Dejavitte ressaltou a importância da manutenção para garantir a durabilidade das vias. “No passado, fizeram um asfalto muito frágil, que deteriorou rapidamente. Esses serviços são fundamentais para garantir a segurança no trânsito”, afirmou.
Galeria de Fotos (15 fotos)
VÁRZEA GRANDE
Copinha reúne alunos da zona rural em dia de esporte, integração e aprendizado
Publicado
27 de junho de 2026
Os alunos da Escola Municipal de Educação Básica Bianka Lorena da Rocha Capilé, localizada no Assentamento Sadia III, na zona rural, participaram de uma programação especial inspirada na Copa do Mundo. Ao longo do mês, os estudantes desenvolveram pesquisas sobre países participantes do torneio, abordando aspectos como cultura, costumes, gastronomia e curiosidades. Nesta sexta-feira (27), as atividades foram encerradas com a realização da primeira “Copinha” da escola, reunindo todas as turmas em um momento de integração por meio do esporte.
A diretora da unidade, Eunice da Silva Araújo, comemorou o sucesso da iniciativa e destacou o envolvimento dos estudantes e da comunidade escolar.
“Hoje realizamos a nossa primeira Copinha, e todos os alunos participaram da recreação, que contou com jogos entre as turmas de todas as séries. Foi um momento de descontração, integração e comemoração. Ficamos muito felizes também com a presença dos servidores da Secretaria Municipal de Educação, que vieram prestigiar o nosso evento”, afirmou.
Segundo a diretora, apesar de estar localizada na zona rural, a escola desenvolve todos os projetos pedagógicos propostos pela Secretaria Municipal de Educação, assim como as demais unidades da rede.
“Os nossos alunos pesquisaram sobre os países participantes da Copa do Mundo, suas culturas, costumes e culinária. Depois, promovemos um dia de apresentação dos trabalhos e, por fim, realizamos a Copinha, que era o momento mais esperado por eles”, ressaltou.
Representando a secretária municipal de Educação, Maria Fernanda Figueiredo, que cumpria outra agenda, a professora Benedita Ponce, responsável pelo setor de Mediação, levou uma mensagem aos participantes.
“Trago o abraço da nossa secretária e o reconhecimento pelo excelente trabalho desenvolvido por esta escola. Essa programação é a culminância de todas as atividades realizadas durante o mês. Mesmo distante da área urbana, a unidade executa com dedicação todos os projetos propostos, e esse momento esportivo é tão importante para a formação dos alunos quanto os conteúdos trabalhados em sala de aula”, destacou.
O superintendente de Esporte, Admilson Piranha, também ressaltou a importância da prática esportiva na formação dos estudantes.
“O esporte é uma ferramenta poderosa para promover valores como respeito, ética, disciplina e inclusão. Nossos alunos aprendem desde cedo que cuidar do corpo e praticar atividades físicas é fundamental para uma vida saudável”, afirmou.
Ele anunciou ainda que a Secretaria estuda ampliar as ações esportivas na unidade escolar.
“Estamos alinhando com a direção da escola a criação de uma programação semanal para que nossos professores de Educação Física desenvolvam modalidades como voleibol, futebol e corrida com os estudantes, fortalecendo ainda mais o esporte na comunidade escolar”, concluiu.
Envie sua denúncia
Bairro Joaquim Curvo recebe manutenção asfáltica e operação tapa-buracos
Equipes de São Paulo e Santa Catarina são campeãs do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma
Condenado por Tragédia do Baldo é preso em ação integrada entre Polícias Civis de MT e RN
Condenado por Tragédia do Baldo é preso em ação integrada entre Polícias Civis de MT e RN
Corpo de Bombeiros coordena curso voltado ao atendimento de mulheres em situação de violência
DIAMANTINO
Prefeito Chico Mendes assina convênios de mais de R$ 17 milhões para fortalecer a educação em Diamantino
O prefeito Chico Mendes assinou, durante o Encontro de Prefeitos do Alto Rio Paraguai, dois convênios que garantem R$17.343.652,59 em...
Prefeitura de Diamantino promove Seminário Municipal de Educação
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza no dia 03 de julho, o Seminário Municipal...
Diamantino participa de Seminário Nacional sobre Educação Especial Inclusiva
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Educação, participou nos dias 17 e 18 de junho do...
POLÍTICA MT
Wilson Santos quer apoio aos municípios e rigor na aplicação da Lei Federal nº 15.326/2026 da educação infantil
Após promover audiência pública para debater a aplicação da Lei Federal nº 15.326/2026, que reconhece os profissionais da educação infantil...
ALMT homenageia colaboradores e voluntários da Arquidiocese de Cuiabá
Sessão especial da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) entrega 78 moções de aplausos, e homenageia os colaboradores da Arquidiocese...
Relatório de Gestão destaca avanços e metas cumpridas em Mato Grosso
A Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária da Assembleia Legislativa, CFAEO, realizou audiência pública para apresentar o Relatório...
POLICIAL
Condenado por Tragédia do Baldo é preso em ação integrada entre Polícias Civis de MT e RN
Uma investigação conjunta entre a Polícia Civil do Rio Grande do Norte e a Polícia Civil de Mato Grosso resultou...
Delegada-geral destaca fortalecimento da Polícia Civil e avanço no combate às facções criminosas em MT
A Polícia Civil de Mato Grosso recebeu investimentos expressivos ao longo dos últimos sete anos, garantindo melhores estruturas, mais valorização...
Polícia Civil prende mulher que recebeu transferência bancária feita durante roubo em Jangada
Uma mulher foi presa em flagrante pela Polícia Civil, na sexta-feira (26.6), durante ação conjunta entre a Delegacia de Polícia...
MATO GROSSO
Equipes de São Paulo e Santa Catarina são campeãs do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma
O Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, uma das principais atrações do 2º Congresso Nacional de Emergência e Segurança...
Condenado por Tragédia do Baldo é preso em ação integrada entre Polícias Civis de MT e RN
Uma investigação conjunta entre a Polícia Civil do Rio Grande do Norte e a Polícia Civil de Mato Grosso resultou...
Corpo de Bombeiros coordena curso voltado ao atendimento de mulheres em situação de violência
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) coordenou, ao longo desta semana, o Curso de Atendimento à Mulher...
POLÍTICA NACIONAL
Comissão aprova proposta para regularização de terras ocupadas antes da criação de áreas protegidas
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2548/25, que...
Comissão aprova diretriz de mobilidade urbana para profissionais da educação básica e superior
A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que altera a Política Nacional de...
Papel do policial legislativo é reconhecido em sessão solene: ‘guardiões’
Celebrado em 23 de junho, o Dia do Policial Legislativo foi tema de sessão solene nesta sexta-feira (26) com a...
ESPORTES
Brasil avança como líder e define confronto contra o Japão no mata-mata da Copa
A Seleção Brasileira confirmou o favoritismo e carimbou a vaga para a segunda fase da Copa do Mundo na liderança...
Dembélé brilha com hat-trick histórico e França vence a Noruega
O atacante Ousmane Dembélé foi o grande protagonista da vitória da França sobre a Noruega nesta sexta-feira, em partida válida...
Copa do Mundo 2026: 18 seleções garantem vaga e primeiros duelos do mata-mata são definidos
A Copa do Mundo de 2026 atinge seu momento de maior tensão com o encerramento da fase de grupos e...
Mais Lidas da Semana
-
CULINÁRIA21 de junho de 2026Sinop volta a sediar Jogos Escolares e Estudantis e reúne mais de 1,3 mil atletas de 15 municípios
-
CUIABÁ21 de junho de 2026Marcha para Jesus reúne milhares de fiéis e celebra reconhecimento em Cuiabá
-
Lucas do Rio Verde20 de junho de 2026Museu do Cerrado recebe atividades de educação ambiental em parceria com a Polícia Ambiental
-
AGRONEGÓCIOS20 de junho de 2026Maceió é palco das discussões sobre o futuro da pesca e aquicultura
-
POLICIAL23 de junho de 2026Polícia Civil deflagra operação e prende empresário e gestora em flagrante por “gato” em energia elétrica
-
AGRONEGÓCIOS21 de junho de 2026Goiânia sedia fórum nacional de infraestrutura rodoviária
-
MATO GROSSO21 de junho de 2026Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma simulará ocorrências reais atendidas por equipes de resgate
-
POLÍTICA NACIONAL22 de junho de 2026Fissura labiopalatina exige intervenção precoce e multidisciplinar, aponta debate

