POLÍTICA MT
Assembleia Legislativa homenageia personalidades com comendas, medalhas e título de cidadania
Publicado
30 de abril de 2026
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou Sessão Especial, nesta quarta-feira (29), e homenageou 80 convidados. A iniciativa foi da deputada Janaína Riva (MDB), que agraciou 42 personalidades com o título de cidadão mato-grossense, 31 pessoas com medalha Lenine Póvoas, por meio de honra ao mérito cultural, 03 comendas Dante de Oliveira, 1 comenda desbravador migrante Norberto Schwantes, 02 comendas marechal Cândido Rondon e 1 comenda Fillinto Muller.
“Esta é uma oportunidade para que a Assembleia Legislativa reconheça o trabalho daqueles que dedicam suas vidas ao desenvolvimento do nosso estado. Em diversas áreas, como a de servidores públicos, juristas e magistrados, estamos honrando hoje também professores e profissionais do ensino superior. Destacamos, ainda, os escritores da Academia Mato-Grossense de Letras, cujas contribuições para a literatura e a educação serão lembradas pela Assembleia Legislativa”, explicou Janaína Riva.
Para a deputada, além de fiscalizar o Executivo e produzir leis, a Assembleia tem o importante dever de reconhecer o trabalho da população, especialmente daqueles que contribuem para o desenvolvimento social e econômico do estado, e que, muitas vezes, permanecem em segundo plano.
“Todos os homenageados são cidadãos mato-grossenses que prestaram relevantes serviços ao nosso estado e serão honrados por esta Casa Legislativa. Em nome dos 24 deputados, expresso o nosso reconhecimento a todos os cidadãos de Mato Grosso. Hoje, temos a oportunidade de inscrever esses nomes de brilhantes cidadãos na história de Mato Grosso, por meio desta iniciativa da Assembleia Legislativa”, lembrou ela.
Foto: Hideraldo Costa/ALMT
A historiadora Neila Barreto foi uma das homenageadas e recebeu a medalha Lenine Póvoas. De acordo com a historiadora é importante contribuir para história de Mato Grosso, com dedicação e impulsionando boa parte da vida auxiliando na educação.
“O Lenine Póvoas dedicou grande parte de seu trabalho à comunidade, e suas obras abordam a história e a geografia do estado. Essa homenagem expressa a honra e a importância de participar de um projeto que homenageia figuras históricas da cultura mato-grossense”, afirmou ela.
Ao receber a comenda Dante de Oliveira, o advogado Thiago França disse que foi um privilegio ser agraciado com a honraria. Para ele a comenda representa grande relevância, especialmente por sua ligação com a defesa da democracia.
“Primeiramente, é motivo de grande alegria receber a Comenda Dante de Oliveira, uma das mais significativas honrarias de nosso estado, e, em particular, recebê-la das mãos da deputada Janaína Riva, uma estimada amiga, por quem nutro grande apreço, carinho, respeito e admiração. Em segundo lugar, ressalto a importância da democracia, sobretudo no contexto do estado democrático de direito, no qual vivemos”, apontou o advogado.
Na opinião de França, ele entende que a democracia é o principal pilar e a base fundamental do Estado Democrático de Direito.
“O recebimento desta honraria representa, para mim, a consolidação de um trabalho desenvolvido ao longo dos anos na atividade jurídica e, acima de tudo, o reconhecimento de um serviço prestado durante minha atuação na vida pública”, falou ele.
A presidente da Comissão Nacional de Direito Bancário da Associação Brasileira de Advogados (ABA), Angélica Anaí Angulo, expressou sua gratidão ao receber a homenagem da deputada Janaína Riva.
Para a Dra. Angulo, o reconhecimento é especialmente significativo, considerando o trabalho desenvolvido pela comissão nos últimos cinco anos.
“É uma honra ter o trabalho da comissão reconhecido pela Assembleia Legislativa. Trabalhamos orientando e prevenindo contra os golpes e fraudes, as transações bancárias e os produtos e serviços financeiros. Essa homenagem, portanto, representa um reconhecimento e fortalecimento do trabalho da ABA, assim como da advocacia como um todo”, comentou ela.
Veja os homenageados:
Título de cidadão mato-grossense:
Adones de Souza Magalhães
Milton Lameu de Azevedo
Sebastião Moura da Silva
Rodrigo Pereira do Lago Bezerra
Mauro Carlesse
Antônio Gilvando de Souza
Gislaine Haddad Kurtz
Mara Rafaelle de Souza Menezes Rocha
Rosane Cominetti Piran
Francisco Golbery Albuquerque Costa
Daniel Gomes Soares de Sousa
Welder Queiroz dos Santos
Luciana Cendron Decesaro
José Alves Filho
Cleberson Lazarotto
Marcelo Santos
Dirce Cardoso da Silva
Haruki Matsunaga
Adelar Jose Tanssini
Marcos Antônio Bastos Chagas
Paulo Jailson Secchi de Avila
Leandro Zavodini
Guilherme Augusto Maculan
Alessandro Henrique Previde Campos
Jueine Paulo Mota (Paulo da Jumasa)
Venância Taíz de Camargo
Janice Vaz Ribeiro
Neli José de Oliveira Alves
Francisco Schertel Mendes
Guiomar Feitosa de Albuquerque Lima Mendes
Guilherme Carlos Kotovicz
Elizabeth Figueiredo de Sá
Fábio Bento Machado
Carlos Alberto da Costa
Melissa Cristina Carvalho Bisco
Hélio Vicente
José Luiz Lorenzi
Elisa Duarte
Neílton Gomes da Silva
Cleiton Benedito da Silva
Zilmar Santana de Assis
Iraci Ferreira de Souza
Medalha Lenine Póvoas:
Elizabeth Madureira Siqueira
João Batista de Almeida
Lindinalva Correia Rodrigues
Amini Haddad Campos
Pedro Rocha Jucá
Fabricio Carvalho
João Antônio Neto
João Carlos Vicente Ferreira
Luciene Carvalho
José Ferreira de Freitas (in memoriam)
Fernando Tadeu de Miranda Borges
Sueli Batista dos Santos
Valério de Oliveira Mazzuoli
Sebastião Carlos Gomes de Carvalho
Gonçalo Antunes de Barros Neto
Lucinda Nogueira Persona
Ubiratã Nascentes Alves
Divanize Carbonieri
Allan Kardec Pinto Acosta Benitez
Neila Maria de Souza Barreto
Moisés Mendes Martins Júnior
Nilza Queiroz Freire
Agnaldo Rodrigues da Silva
Olga Maria Castrillon Mendes
Benedito Pereira do Nascimento (in memoriam)
José Cidalino Carrara
Marta Helena Cocco
Antônio Ernani Pedroso Calhão
Maria Cristina de Aguiar Campos
Marli Terezinha Walker
Comenda Dante de Oliveira:
Thiago França Cabral
Márcia Regina Kappes
Ismaili de Oliveira Donassan
Comenda Marechal Rondon:
Poliana Panho Rudy
Fábio Arruda Góes Ferreira
Comenda desbravador migrante Norberto Schwantes:
Eugênio Rudy (in memoriam)
Comenda Filinto Muller:
Almino Afonso Fernandes
Fonte: ALMT – MT
POLÍTICA MT
ALMT inicia maio com agenda intensa de sessões, comissões e homenagens
Publicado
30 de abril de 2026
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) inicia o mês de maio com uma agenda movimentada, marcada por sessões ordinárias, reuniões de comissões permanentes, eventos institucionais e homenagens. Entre os dias 4 e 8 de maio, os trabalhos legislativos reforçam o compromisso da Casa com o debate de políticas públicas, a valorização de categorias profissionais e o diálogo com a sociedade.
Segunda-feira (4)
A programação começa na segunda-feira (4), às 19h, com sessão especial para entrega de moções de aplausos, proposta pela deputada Eliane Xunakalo (PT). O evento será realizado no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour, para homenagear lideranças indígenas e instituições parceiras que atuam no estado.
Terça-feira (5)
Na terça-feira (5), o destaque é a atuação das comissões permanentes, que se reúnem ao longo do dia para discutir e deliberar sobre matérias em tramitação. Às 10hs estão previstas reuniões das comissões de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Recursos Minerais e Direitos dos Animais Domésticos e a de Saúde, Previdência e Assistência Social. Às 14:30 de Constituição, Justiça e Redação e às 16hs a de Trabalho, Administração e Serviço Público. As reuniões ocorrem nas salas “Deputado Oscar Soares” e “Deputada Sarita Baracat”.
Ainda na terça-feira, às 19h, será realizada sessão especial de homenagens aos servidores da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), por iniciativa do deputado Paulo Araújo (Republicanos), também no plenário principal da Casa.
Quarta-feira (6)
A quarta-feira (6) será dedicada às sessões ordinárias, com reuniões presenciais e remotas, incluindo votação de matérias constantes na Ordem do Dia. Com dispensa de pauta, os deputados devem apreciar o projeto que busca dar respaldo legal para Mato Grosso atuar junto à União em ações emergenciais no setor de combustíveis, garantindo mais segurança no abastecimento e tentando minimizar impactos econômicos para a população.
É o Projeto de Lei 491/2026, da Mensagem 76/2026, que autoriza o Poder Executivo a aderir à cooperação financeira com a União, nos termos da Medida Provisória nº 1.349, de 7 de abril de 2026, que institui o Regime Emergencial de Abastecimento Interno de Combustíveis, nas condições que especifica, estende a vigência de tratamento previsto na Lei nº 7.263, de 27 de março de 2000, e dá outras providências.
Também no dia 6, às 18h, o deputado Max Russi (Pode) realiza sessão especial para entrega de honrarias a personalidades e instituições.
Quinta-feira (7)
Na quinta-feira (7), às 15h, o deputado Dr. João (MDB) promove evento de entrega de moções de aplausos aos oftalmologistas, reconhecendo a atuação desses profissionais na área da saúde. À noite, às 19h, o deputado Fábio Tardin (Pode) realiza sessão especial com entrega de honrarias e moções de aplausos. Os dois eventos serão no plenário.
Sexta-feira (8)
Encerrando a semana, dia 8, às 19h, o deputado Valmir Moretto (Republicanos) conduz sessão especial, no plenário da ALMT, para entrega de moções de aplausos.
As atividades definidas na agenda podem sofrer alterações durante a semana.
Fonte: ALMT – MT
POLÍTICA MT
Mato Grosso aplica R$ 5,6 bilhões na saúde e supera mínimo constitucional
Publicado
30 de abril de 2026
O balancete financeiro e orçamentário do 3º quadrimestre de 2025 da Secretaria de Estado de Saúde (SES) revela que Mato Grosso destinou R$ 5,669 bilhões à área, com 16% do orçamento aplicado acima do mínimo constitucional de 12%. Apresentado nesta quinta-feira (30), em audiência pública, à Comissão de Saúde, Previdência, Assistência Social da Assembleia Legislativa, o relatório destaca investimentos de R$ 891,4 milhões em obras e infraestrutura, mas também expõe desafios na qualidade do atendimento, como a falta de leitos de UTI neonatal e pediátrica em regiões como o Araguaia.
A apresentação do relatório foi feita pela chefe do Núcleo de Gestão da Secretaria de Estado de Saúde, Claudete de Souza Maria. De acordo com ela, o documento evidencia um esforço acima do mínimo constitucional na aplicação de recursos. Apesar de não representar um crescimento expressivo em relação aos últimos anos, Claudete afirmou que os investimentos já vinham sendo elevados desde 2023, consolidando uma tendência de priorização da área.
“O desempenho coloca Mato Grosso em posição de destaque na região Centro-Oeste em termos proporcionais de investimento em saúde. Nosso orçamento para a saúde foi de 16%, o que é relevante para o estado”, pontuou. Ela ressaltou ainda que a maior parte dos recursos é destinada às despesas correntes, como manutenção da estrutura e pagamento de pessoal, consideradas essenciais para o funcionamento da rede pública.
O relatório também aponta que a aplicação de R$ 891 milhões foi destinada à conclusão de unidades hospitalares e melhorias na infraestrutura da secretaria. Entre as ações, estão obras em hospitais estratégicos, como o Hospital Central, além da inauguração da nova sede da pasta no fim do ano. Para Claudete, os aportes reforçam o compromisso com a ampliação e qualificação da rede de atendimento.
Foto: ANGELO VARELA / ALMT
O presidente da Comissão de Saúde, deputado Dr. Eugênio (Republicamos), destacou que a exposição teve caráter técnico, centrado em números, sem espaço para debate mais aprofundado sobre a evolução da saúde pública em Mato Grosso. Segundo ele, apesar dos avanços significativos na infraestrutura com a entrega e conclusão de hospitais em diversas regiões, como o Hospital Central, ainda persistem problemas no atendimento à população.
O parlamentar afirmou que reconhece o esforço do governo em estruturar a rede física de saúde, mas ponderou que o próximo desafio é garantir que esses investimentos se traduzam em melhorias efetivas na assistência, levando serviços de qualidade à população.
Durante a audiência pública, ele questionou três pontos que foram poucos explorados pelo governo, como o baixo investimento em UTIs, que segundo ele, nos 34 municípios que compõem a região do Araguaia não há nenhum leito de UTI neonatal e de UTI pediátrica. Além do baixo investimento no combate a hanseníase e a saúde bucal indígena em Mato Grosso.
Segundo o parlamentar, muitas UTIs foram criadas, mas não foram regulamentadas. “Então essa é uma briga nossa para que nós possamos preencher esses vazios, principalmente da UTI neonatal e pediátrica. Outro número que chamou bastante atenção foi o investimento. Temos um vazio de 100% da questão envolvendo UTI pediátrico e neonatal no Araguaia”, disse Dr. Eugênio.
Outro ponto questionado pelo parlamentar foi a pouca atenção que o governo dá à saúde bucal às 46 etnias dos povos originários mato-grossenses. “O atendimento primário à saúde indígena é feito pelos municípios e acaba atingindo de uma certa forma, mas o secundário e o terciário não é feito nada, absolutamente nada “, disse o parlamentar.
Na avaliação do deputado Dr. Eugênio, Mato Grosso enfrenta um paradoxo: embora lidere a produção de commodities, também apresenta altos índices de hanseníase, problema que, segundo ele, ainda é negligenciado. O parlamentar destacou que, enquanto países como o Chile conseguiram erradicar a doença, o estado permanece entre os que mais registram casos no país.
Para ele, o enfrentamento da hanseníase precisa ser tratado como prioridade de saúde pública, com atuação conjunta entre municípios e governo estadual. Embora a execução das ações seja municipalizada, Dr. Eugênio defende que o Estado assuma protagonismo na coordenação e ampliação de políticas, especialmente por meio de educação continuada, como estratégia essencial para reduzir e, eventualmente, eliminar a doença.
Fonte: ALMT – MT
Envie sua denúncia
ALMT inicia maio com agenda intensa de sessões, comissões e homenagens
Várzea Grande celebra 159 anos com programação histórica e foco no futuro
Ministério das Mulheres e UFRRJ firmam acordo para fortalecer ações de enfrentamento à violência
Ministério da Saúde inicia entrega de 3,3 mil veículos para transporte de pacientes do SUS em todo o país
Plano de saúde deve custear laserterapia indicada após início de home care
DIAMANTINO
Prefeitura de Diamantino entrega novos uniformes ao Grupo de Idosos Viver Legal
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, realizou na segunda-feira (27.04) a...
Projeto Rio Limpo promove visita técnica e reforça conscientização ambiental em Diamantino
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Universidade do...
Conheça as candidatas à Rainha da ExpoDiamantino 2026
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, apresentou oficialmente as candidatas à Rainha da ExpoDiamantino...
POLÍTICA MT
ALMT inicia maio com agenda intensa de sessões, comissões e homenagens
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) inicia o mês de maio com uma agenda movimentada, marcada por sessões ordinárias,...
Mato Grosso aplica R$ 5,6 bilhões na saúde e supera mínimo constitucional
O balancete financeiro e orçamentário do 3º quadrimestre de 2025 da Secretaria de Estado de Saúde (SES) revela que Mato...
Botelho destaca avanço na educação infantil e reforça parceria para ampliar creches em MT
Durante a Sessão Ordinária desta quarta-feira (29), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o deputado Eduardo Botelho (MDB) destacou...
POLICIAL
Polícia Civil deflagra ação e cumpre 43 mandados em nove cidades do sul de MT
A Polícia Civil de Mato Grosso realizou, durante os últimos 30 dias, a Operação Regional Rondonópolis Segura, em que foram...
Polícia Civil incinera 40 quilos de entorpecentes em Campinápolis
Em mais uma ação de combate ao tráfico de drogas, a Polícia Civil incinerou, na manhã desta quinta-feira (30.4), mais...
Polícia Civil desarticula rede descentralizada de distribuição de drogas na Capital
A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quinta-feira (30.4), a Operação Rede Difusa para cumprimento de ordens judiciais com o...
MATO GROSSO
Plano de saúde deve custear laserterapia indicada após início de home care
Resumo: Plano de saúde foi obrigado a custear laserterapia incluída posteriormente no tratamento domiciliar de paciente idoso com quadro grave....
Corregedoria mobiliza ações em maio para adoção e proteção de crianças e adolescentes
Maio é conhecido como o Mês da Adoção e, neste ano, a programação da Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso...
Corpo de Bombeiros localiza corpo de vítima de afogamento em lago em Lucas do Rio Verde
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) resgatou, na manhã desta quinta-feira (30.4), o corpo de uma vítima...
POLÍTICA NACIONAL
Davi retira trechos de veto à dosimetria de penas; decisão divide parlamentares
O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre, anunciou nesta quinta-feira (30), durante sessão conjunta do Congresso Nacional, a retirada...
Medida Provisória libera R$ 330 milhões para subsidiar desconto no gás de cozinha
A Medida Provisória (MP) 1351/26 prevê subvenção econômica de R$ 330 milhões para empresas importadoras de Gás Liquefeito de Petróleo...
Comissão promove seminário sobre transporte rodoviário de cargas na quarta-feira
A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados promove, na próxima quarta-feira (6), o 25º Seminário Brasileiro do...
ESPORTES
Grêmio desperdiça três pênaltis e empata com o Palestino pela Sul-Americana
O Grêmio voltou a campo na noite desta quarta-feira e, apesar de criar boas chances e até balançar as redes...
Flamengo empata com Estudiantes e mantém liderança do Grupo A da Libertadores
O Flamengo voltou a campo pela Copa Libertadores na noite desta quarta‑feira e, após um duelo equilibrado em La Plata,...
Palmeiras empata com Cerro Porteño no Paraguai e perde a liderança no grupo
Em uma partida repleta de alternâncias, bolas na trave, substituições e chances claras de gol, Palmeiras e Cerro Porteño empataram...
Mais Lidas da Semana
-
BRASIL23 de abril de 2026Senatran fiscaliza implementação da CNH do Brasil no Detran-SP com apoio da CGU
-
BRASIL24 de abril de 2026Ministério das Mulheres divulga resultado final de empresas certificadas com o selo Pró-Equidade de Gênero e Raça – 7ª Edição
-
ESPORTES25 de abril de 2026Inter empata com Botafogo em duelo movimentado no Beira‑Rio
-
MATO GROSSO25 de abril de 2026Empregos MT conecta trabalhadores e empresas com apoio de inteligência artificial em Mato Grosso
-
MATO GROSSO24 de abril de 2026Sesp intensifica combate às facções criminosas com a Operação Território Livre
-
CUIABÁ24 de abril de 2026Programação em Cuiabá marca o Dia Nacional da Libras com debates sobre políticas públicas
-
EDUCAÇÃO23 de abril de 2026MEC destaca debate sobre valor de patentes públicas
-
BRASIL24 de abril de 2026Adolescente é apreendido pela Polícia Federal com R$ 3 mil em notas falsas

