EDUCAÇÃO
MEC visita Fundação Biblioteca Nacional no RJ
Publicado
17 de abril de 2026
O ministro da Educação, Leonardo Barchini, visitou, nesta sexta-feira, 17 de abril, a Fundação Biblioteca Nacional (FBN), no Rio de Janeiro, e acompanhou o processo de digitalização do acervo da instituição. A FBN disponibiliza a integração de 253 obras literárias em domínio público de seu acervo à plataforma MEC Livros, incluindo a Biblioteca Nacional Digital (BN Digital). A parceria, firmada em 2025, permite que o aplicativo desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) não se limite apenas a obras contemporâneas licenciadas, mas ofereça um catálogo robusto de clássicos nacionais, contribuindo para a difusão e conservação do patrimônio literário brasileiro.
O ministro da Educação, Leonardo Barchini, comentou a importância do acordo e ressaltou a importância da leitura, das bibliotecas e do livro físico para aumentar o hábito da leitura no Brasil. “Fundada em 1810, a FBN é a maior biblioteca do país e mais antiga instituição cultural brasileira. O acervo que nós estamos incorporando à plataforma é fundamental para continuarmos fomentando o hábito de leitura e valorização da cultura. Apesar de ser um aplicativo, é importante também ressaltar que o MEC Livros não foi criado para substituir os exemplares físicos, mas sim para democratizar o acesso a obras literárias”, finalizou.
Apesar de ser um aplicativo, o MEC Livros não foi criado para substituir os exemplares físicos, mas sim para democratizar o acesso à obra literárias”. Leonardo Barchini, ministro da Educação.
Além da incorporação das obras, o acordo também prevê a inserção de link e integração visual da BN Digital ao MEC Livros e a produção de dez conteúdos editoriais de apoio, entre biografias e introduções, que serão criados a partir de padrões e modelos pré-estabelecidos, adaptados ao mundo digital. Atualmente, a plataforma do MEC conta com 500 mil usuários ativos e cerca de 215 mil obras alugadas.
MEC Livros – A plataforma foi criada com o intuito de fomentar o hábito de leitura, promover a inclusão de tecnologias na educação, auxiliar as práticas pedagógicas, democratizar o acesso às obras e preservar o patrimônio literário. Por meio do MEC Livros, toda a população brasileira pode ter acesso gratuito a aproximadamente oito mil obras literárias nacionais e internacionais.
A plataforma foi organizada a partir de critérios técnicos que valorizam a diversidade literária, cultural e linguística e conta com uma série de ferramentas voltadas para facilitar a navegação, com a divisão por editorias, o uso de notificações automatizas, a personalização da leitura, recursos de acessibilidade e agente de IA para tirar dúvidas e dar sugestões de leitura.
Passo a passo – Para ter acesso às obras, basta acessar o site ou o aplicativo do MEC Livros e fazer o login com a conta do Gov.br. Na primeira página, já aparece uma lista de livros disponíveis, organizados por categorias. Ao clicar na capa da obra que deseja pegar emprestado, há a opção de ler o resumo sobre a obra no botão “Mais informações”. Realizada esta etapa, será aberta uma nova página onde você poderá confirmar o aluguel e começar a obra selecionada.
No modelo atual, a devolução das obras ocorre ao final do prazo de 14 dias, quando o usuário pode optar pela renovação do empréstimo pelo mesmo período ou pela devolução do título. Está em andamento a implementação de melhorias que permitirão a devolução a qualquer tempo, além da possibilidade de habilitar essa função a partir de 90% da leitura, ampliando a autonomia do usuário na gestão dos empréstimos.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria Executiva (SE)
Fonte: Ministério da Educação
EDUCAÇÃO
Jordânia é o 75º país a aderir ao Programa de Estudantes-Convênio
Publicado
17 de abril de 2026
O Ministério da Educação (MEC) recebeu, na quinta-feira, 16 de abril, a visita do embaixador da Jordânia no Brasil, Maen Masadeh em um encontro que formalizou a intenção do país em participar do Programa de Estudantes-Convênio (PEC) e expandir a parceria bilateral nas áreas de educação e no desenvolvimento científico com o Brasil.
Com o pedido, a Jordânia passa a ser 75º país a aderir ao programa de intercâmbio, um dos mais antigos e importantes instrumentos de política externa e de apoio à internacionalização das instituições de educação superior brasileiras. Agora, o MEC irá adequar seus sistemas para permitir o cadastro desses alunos.
A medida aconteceu no âmbito do Acordo de Cooperação em Educação entre os dois países, vigente desde 2008, e possibilita o acesso de estudantes jordanianos às vagas gratuitas em cursos de graduação e pós-graduação brasileiros.
O aumento do intercâmbio acadêmico entre os dois países poderá estimular novas parcerias entre universidades, a exemplo do Memorando de Entendimento existente entre a Universidade de Brasília (UnB) e a Yarmouk University (YU), que prevê a mobilidade de estudantes e professores e a realização de projetos conjuntos.
A representação jordaniana destacou ainda o interesse em promover iniciativas educacionais conjuntas nos temas de mudanças climáticas, ciências da saúde, inteligência artificial e agricultura para regiões áridas e semiáridas, nas quais o Brasil possui reconhecida expertise.
Programa de Estudantes-Convênio – O programa, que completou 60 anos de sua modalidade para a graduação (PEC-G), também contempla alunos de pós-graduação (PEC-PG) e de português como língua estrangeira (PEC-PLE). A iniciativa facilita o acesso das instituições participantes a candidatos estrangeiros ao oferecer a rede de postos do MRE no exterior como ponto de divulgação, de contato e de coleta da documentação dos estudantes interessados. A Portaria Interministerial nº 7/2024 modernizou o programa, a fim de atrair mais estudantes estrangeiros para o Brasil.
O programa teve quase 20 mil alunos beneficiados nos últimos 25 anos. Entre os ex-alunos de maior notoriedade, está o atual presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, que estudou administração na Fundação Getúlio Vargas (FGV) nos anos 1980. As inscrições para a edição de 2027 do PEC-G e do PEC-PLE, que selecionará até 1,4 mil candidatos, estão abertas até 9 de maio.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Assessoria de Assuntos Internacionais (AI)
Fonte: Ministério da Educação
Em 19 de abril, Dia dos Povos Indígenas, celebra-se a diversidade cultural, linguística e histórica dessas populações. De acordo com o Censo Demográfico de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país abriga 1.654.876 indígenas, pertencentes a 391 povos e falantes de 295 línguas. Essas comunidades são atendidas, segundo o Censo Escolar de 2025, por 3.746 escolas indígenas de educação básica, com 28.163 professores e 290.798 estudantes.
Com políticas voltadas à formação de professores, apoio financeiro às escolas, ampliação do acesso ao ensino superior e investimentos em infraestrutura, o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), atua para fortalecer a educação escolar indígena em todo o país. As ações buscam garantir que o direito à educação seja exercido de forma alinhada às culturas, línguas e modos de vida dos povos indígenas, valorizando seus conhecimentos e contribuindo para a construção de um sistema educacional mais diverso e inclusivo.
A pasta também atua para promover a inclusão das histórias e culturas indígenas nos currículos escolares destinados a todos os estudantes brasileiros, conforme estabelece a Lei nº 11.645/2008, reconhecendo que conhecimentos indígenas possuem papel central na construção de respostas para desafios contemporâneos, como a crise climática, e tendo, nas ciências e epistemologias produzidas pelos povos originários, uma fonte para o ensino e a aprendizagem.
Política nacional – Em 2025, a Política Nacional de Educação Escolar Indígena nos Territórios Etnoeducacionais (PNEEI-TEE), criada pela Portaria nº 539/2025, organizou a oferta da educação para esses povos a partir dos territórios etnoeducacionais, respeitando suas especificidades culturais e territoriais.
Entre os objetivos da política estão a implementação de uma governança da educação escolar indígena nos territórios, a ampliação da formação de professores indígenas, o incentivo à produção de materiais didáticos específicos, o fortalecimento da infraestrutura das escolas e a promoção do acesso e permanência de estudantes indígenas na educação básica e no ensino superior.
A rede de governança da política conta com 1.092 bolsistas distribuídos em 52 territórios etnoeducacionais. Cada território possui uma comissão gestora responsável por formular, monitorar e acompanhar a execução de planos de ação voltados ao desenvolvimento da educação escolar indígena.
A iniciativa concretiza deliberações da 1ª Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena, realizada em 2009, que estabeleceu a importância da organização da educação a partir das territorialidades indígenas e com participação direta das comunidades na gestão das políticas educacionais.
Investimentos – As políticas do MEC também incluem investimentos em infraestrutura. Como parte do Novo PAC Indígena, foram destinados R$ 35 milhões para a construção de oito escolas na Terra Indígena Yanomami, a maior do Brasil, onde vivem cerca de 30 mil pessoas.
As unidades serão construídas em comunidades localizadas nos estados do Amazonas e de Roraima, com previsão inicial de atendimento de 1.505 estudantes. Os projetos arquitetônicos foram planejados para respeitar as características do território amazônico e as necessidades culturais das comunidades.
A iniciativa busca responder a demandas históricas por melhores condições de ensino nas aldeias, fortalecendo a oferta de uma educação escolar indígena específica, diferenciada, intercultural e bilíngue ou multilíngue.
O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) em suas modalidades Campo e Água, Sala de Recursos Multifuncional e Territórios Etnoeducacionais destinou R$ 24,5 milhões a escolas indígenas.
Outra iniciativa é o Programa de Apoio à Formação Superior e Licenciaturas Indígenas (Prolind), que financia projetos de formação inicial de professores indígenas em cursos de licenciatura específicos para atuação nas escolas indígenas. Em 2025, foram empenhados R$ 13 milhões para a oferta de 3.033 vagas.
Também voltada à qualificação docente, a Ação Saberes Indígenas na Escola apoia projetos de formação continuada de professores e a produção de materiais didáticos específicos e multilíngues. No último ciclo, foram investidos R$ 14 milhões em projetos desenvolvidos por 51 instituições de ensino superior, com 8.975 vagas ofertadas.
Universidade federal indígena – Outro marco na ampliação do acesso ao ensino superior foi o anúncio da criação da Universidade Federal Indígena (Unind), uma instituição multicampi voltada à formação superior de povos indígenas de todas as regiões do país.
Com sede em Brasília e vinculada aos Ministérios da Educação e dos Povos Indígenas, a universidade terá processos seletivos próprios e um projeto pedagógico orientado pela interculturalidade, pela valorização das línguas indígenas e pelo diálogo entre conhecimentos tradicionais e científicos.
A instituição deverá iniciar suas atividades com dez cursos de graduação e previsão de expansão para até 48, atendendo cerca de 2,8 mil estudantes indígenas nos primeiros quatro anos. As áreas de formação incluem gestão ambiental e territorial, políticas públicas, sustentabilidade socioambiental, saúde, direito, agroecologia, engenharias e formação de professores.
A proposta foi construída a partir de consultas a lideranças e organizações indígenas e de seminários regionais realizados em todo o país, consolidando uma demanda histórica por uma universidade voltada às realidades e necessidades dos povos originários.
Apoio à pesquisa – O fortalecimento da presença indígena também avança na pós-graduação. Em abril de 2026, o MEC, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), instituiu o Programa de Desenvolvimento Acadêmico Indígena (PDAI).
A iniciativa prevê bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado em instituições de ensino superior e centros de pesquisa, além de apoio à publicação, tradução e organização de repositórios digitais para divulgar produções científicas relacionadas aos conhecimentos indígenas.
O programa também incentiva a formação de professores e pesquisadores indígenas que desejam atuar na pós-graduação, ampliando a participação desses estudantes na produção científica nacional.
Legislação – A Constituição Federal de 1988 consolidou importantes avanços no reconhecimento dos direitos indígenas, incluindo o direito à educação escolar indígena com características próprias. Esse modelo educacional deve ser intercultural, específico, comunitário e bilíngue ou multilíngue, respeitando as línguas, memórias históricas e formas de organização social de cada povo.
Esses princípios foram reafirmados em marcos legais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena na Educação Básica. As normas orientam a organização de políticas públicas voltadas à valorização das identidades étnicas e ao fortalecimento das culturas indígenas no ambiente escolar.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi)
Fonte: Ministério da Educação
Envie sua denúncia
Planejamento Estratégico 2027-2032: o futuro com escolhas conscientes e participação coletiva
Da ciência ao cuidado: Ministério da Saúde debate estratégias para acelerar o acesso à inovação nos serviços do SUS
Registre-se encerra atendimentos em Mato Grosso no Centro de Ressocialização Ahmenon em VG
Justiça suspende despejo de famílias em Cuiabá após agravo da Prefeitura
Curso da Senasp no Acre fortalece combate à lavagem de dinheiro com uso de tecnologia
DIAMANTINO
Prefeitura de Diamantino realiza 1º Campeonato Municipal de Xadrez Rápido com inscrições gratuitas
A Prefeitura Municipal de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, em parceria com o Instituto Federal...
Copa dos Poderes de Vôlei tem nova data e premiação de R$ 20 mil em Diamantino
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, em parceria com a Câmara Municipal de...
Parceria entre Prefeitura e SEBRAE fortalece estratégias para o turismo em Diamantino
A Prefeitura de Diamantino, por meio da secretaria municipal de Cultura e Turismo em parceria com o Serviço Brasileiro de...
POLÍTICA MT
TJMT suspende desocupação em condomínios após pedido da ALMT
Em resposta ao pedido encaminhado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) nesta sexta-feira (17), a Corregedoria-Geral da Justiça do...
Semana na ALMT tem debate sobre demissões no SAMU e homenagens oficiais
A agenda da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) para a próxima semana será marcada por feriado nacional, discussões na...
Grupo de Trabalho reforça combate aos maus-tratos durante o Abril Laranja
O grupo de trabalho da causa animal realizou uma reunião, na última quinta-feira (16), com foco no fortalecimento de políticas...
POLICIAL
Policiais civis de MT participam do curso básico de segurança de autoridades
Quinze policiais civis de Mato Grosso participaram do Curso Básico de Segurança de Autoridades, ministrado pela Coordenadoria de Operações e...
Polícia Civil prende autores de furto em loja no centro de Várzea Grande
Dois criminosos, envolvidos em um crime de furto qualificado ocorrido em uma loja na região central de Várzea Grande, foram...
Governo de MT firma pacto com TJ, MP, AL, TCE e Defensoria em defesa das mulheres
O Governo de Mato Grosso lançou, nesta sexta-feira (17.4), um pacote de medidas estratégicas para combater a violência contra a...
MATO GROSSO
Planejamento Estratégico 2027-2032: o futuro com escolhas conscientes e participação coletiva
Você sabe a diferença entre estratégia e planejamento estratégico? A estratégia define a direção e o escopo de longo prazo...
Registre-se encerra atendimentos em Mato Grosso no Centro de Ressocialização Ahmenon em VG
“Hoje recebi um presente maravilhoso, finalmente tenho minha certidão com o meu nome feminino. Agora posso chegar aos lugares sem...
Do silêncio à representatividade: trajetória de educadora sensibiliza no TJMT Inclusivo
Dona de uma sinceridade cativante e de um bom humor genuíno, a professora Thaís Augusta de Paula promoveu, ao longo...
POLÍTICA NACIONAL
Comissão da Câmara aprova piso salarial de R$ 5,5 mil para assistentes sociais; texto pode ir ao Senado
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou proposta que fixa o piso...
Davi lamenta morte de Oscar Schmidt, ‘ícone do basquete brasileiro’
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, divulgou uma nota de pesar pelo falecimento do ex-jogador de basquete Oscar Schmidt. O...
Comissão aprova porte de arma para agentes de fiscalização ambiental
A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que autoriza o porte de arma de...
ESPORTES
Flamengo goleia Independiente Medellín e mantém 100% na Libertadores
O Flamengo dominou o Independiente Medellín, da Colômbia, com placar de 4 a 1 nesta quinta-feira (17.04), pela segunda rodada...
Atlético-MG bate Juventud de virada e conquista primeira vitória na Sul-Americana
O Atlético-MG estreou em casa com vitória na Copa Sul-Americana ao superar o Juventud-URU por 2 a 1 nesta quinta-feira...
Palmeiras vence Sporting Cristal e lidera o Grupo F da Libertadores
O Palmeiras venceu o Sporting Cristal-PER por 2 a 1 nesta quinta-feira (16.04), pela segunda rodada do Grupo F, no...
Mais Lidas da Semana
-
ESPORTES11 de abril de 2026Santos vence Atlético-MG na Vila Belmiro e reage no Brasileirão
-
BRASIL13 de abril de 2026Ministério das Mulheres divulga resultado parcial de empresas certificadas pelo selo Pró-Equidade
-
Lucas do Rio Verde12 de abril de 2026Primeira edição do Desafio dos Bravos reúne aproximadamente 200 participantes
-
CUIABÁ11 de abril de 2026Artistas e público exaltam lambadão no último dia de festa dos 307 anos de Cuiabá
-
AGRONEGÓCIOS11 de abril de 2026Safra de laranja cresce, mas greening e seca causam prejuízos
-
MATO GROSSO11 de abril de 2026Corpo de Bombeiros combate princípio de incêndio em usina fotovoltaica
-
BRASIL11 de abril de 2026Luiz Marinho prestigia alunos formandos da Escola do Trabalhador 4.0 em SP
-
MATO GROSSO11 de abril de 2026Bombeiros socorrem homem após crise convulsiva em via pública

