Pesquisar
Close this search box.

VÁRZEA GRANDE

Educação reúne diretores para alinhar encerramento do ETA 2026 e planejar continuidade em 2027

Publicado

Planejar hoje para garantir que o atendimento continue chegando aos alunos no próximo ano. Com esse objetivo, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL) reuniu, na tarde desta quarta-feira (2), diretores das 42 escolas da rede municipal de Várzea Grande que participam do Programa ETA. O encontro foi realizado na Previvag, em Várzea Grande, e conduzido pela secretária municipal de Educação, Maria Fernanda de Figueiredo.

A reunião teve como foco o alinhamento das ações para a finalização do programa em 2026 e, principalmente, o planejamento para a continuidade do ETA em 2027. Entre os assuntos discutidos estiveram a prestação de contas, a regularidade dos cadastros dos alunos ativos e a necessidade de avaliar, com antecedência, a estrutura necessária para garantir a execução do programa no próximo ano.

Outro ponto apresentado durante o encontro foi a reformulação da legislação que garante o repasse de recursos às unidades escolares participantes do programa. A atualização da lei está entre as medidas que deverão contribuir para dar maior segurança e organização à continuidade do ETA.

Para a secretária Maria Fernanda, o planejamento antecipado é fundamental para evitar dificuldades na execução do programa e garantir que as escolas tenham condições adequadas para atender os estudantes.

“É necessário planejamento, porque, se não houver, no ano que vem a ponta sofre as consequências. Hoje estamos enfrentando algumas dificuldades justamente por falta de planejamento que deveria ter sido feito nas gestões anteriores. Por isso, precisamos nos antecipar e organizar tudo o que será necessário para 2027”, destacou.

Durante a reunião, a secretária reforçou ainda que o planejamento precisa considerar diversos fatores, como o número de escolas participantes, a quantidade de alunos que serão atendidos, a possibilidade de ampliar o programa para novas unidades e o impacto financeiro dessa expansão.

Leia mais:  Contribuintes podem negociar dívidas com o Fisco de Várzea Grande com até 80% de desconto

“Precisamos saber quantas escolas teremos, quantos alunos vamos atender, se teremos condições de aumentar esse número e, principalmente, quanto isso vai custar. São questões que precisam ser respondidas agora para que possamos construir um planejamento responsável para 2027”, explicou Maria Fernanda.

A regularidade dos cadastros dos estudantes também recebeu atenção especial. A Secretaria orientou os gestores sobre a importância de manter atualizadas as informações dos alunos efetivamente atendidos pelo programa, garantindo maior controle e transparência na aplicação dos recursos.

A prestação de contas foi outro ponto considerado essencial. Segundo a secretária, o acompanhamento correto dos recursos e o cumprimento das obrigações por parte das unidades são fundamentais para assegurar a continuidade das ações e evitar problemas futuros.

O encontro com os diretores faz parte do processo de organização da SMECEL para o encerramento do ETA 2026 e a construção das bases para sua execução em 2027. A proposta é que as decisões sejam tomadas a partir de dados concretos da rede, permitindo dimensionar as necessidades de cada unidade e garantir que o programa continue cumprindo seu papel junto aos estudantes.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Leia mais:  Prefeitura oferece curso gratuito de Inteligência Artificial em Várzea Grande

Comentários Facebook
publicidade

VÁRZEA GRANDE

Mutirão retira toneladas de lixo e entulhos e reforça limpeza na região do Engordador

Publicado

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana (SSPMU), realizou, na quinta-feira (03) e nesta sexta-feira (04.09), um grande mutirão de limpeza na região do Engordador, área localizada às margens do rio. A força-tarefa mobilizou mais de 100 trabalhadores e teve como objetivo retirar lixo e entulhos acumulados, realizar serviços de roçagem e promover a melhoria das condições ambientais e urbanas do local.

Durante os dois dias de trabalho, as equipes concentraram esforços na remoção de resíduos descartados de forma irregular, limpeza das áreas públicas e manutenção da vegetação. A ação integra o programa VG em Ação, que reúne serviços permanentes de zeladoria e manutenção realizados pela Prefeitura em diferentes regiões do município.

A intervenção busca não apenas melhorar o aspecto da região, mas também contribuir para a preservação de uma área próxima ao rio e reduzir riscos à saúde e à segurança dos moradores. A retirada de lixo e entulhos evita o acúmulo de água e a formação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, além de diminuir a presença de animais peçonhentos e outros vetores.

Para o secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Gerson Scarton, o trabalho de zeladoria tem como principal finalidade atender às necessidades da população e garantir espaços públicos mais adequados para todos.

“Estamos levando as equipes para onde a população mais precisa. Na região do Engordador, o trabalho foi concentrado na retirada de lixo e entulhos, na roçagem e na limpeza de uma área que fica às margens do rio. Mais do que deixar o local limpo, nossa preocupação é proporcionar mais segurança, saúde e qualidade de vida para os moradores. A zeladoria é um trabalho contínuo, e o maior beneficiado por essas ações é sempre a população”, destacou.

Leia mais:  VG em Ação leva serviços de limpeza e zeladoria a bairros de Várzea Grande

A Prefeitura reforça que a manutenção dos espaços públicos depende também da colaboração dos moradores. O descarte irregular de lixo e entulhos prejudica o meio ambiente, compromete a limpeza urbana e pode gerar riscos à saúde pública. Com ações como a realizada no Engordador, o Município busca manter a cidade mais limpa, organizada e saudável, ampliando a qualidade dos espaços utilizados pela população.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

VÁRZEA GRANDE

DAE-VG inicia na terça-feira (08) negociação de débitos com até 98% de desconto em juros e multas

Publicado

O Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE-VG) inicia, a partir da próxima terça-feira (8), o atendimento aos usuários interessados em regularizar débitos de água e esgoto. A medida segue as regras estabelecidas pela lei municipal sancionada em agosto e permite descontos de até 98% sobre juros e multas, além de condições especiais de parcelamento.

As negociações serão realizadas nos pontos comerciais de atendimento do DAE-VG, onde os usuários poderão consultar seus débitos e verificar as condições disponíveis para regularização.

Para quem optar pelo pagamento à vista, a legislação estabelece desconto de 98% sobre o valor da multa moratória e dos juros de mora. Também será possível parcelar os débitos em até 36 meses, com descontos que variam de 94% a 75% sobre juros e multas, conforme o número de parcelas. Nos acordos parcelados, é exigida entrada mínima de 10%.

A lei também prevê condições específicas para débitos decorrentes de multas por infração, desde que a irregularidade tenha sido sanada. Nesses casos, o desconto pode chegar a 80% para pagamento à vista, com possibilidade de parcelamento em até 12 meses.

A negociação poderá ser realizada até 31 de dezembro de 2026 e contempla débitos cujos fatos geradores tenham ocorrido até 31 de dezembro de 2025.

Para aderir ao benefício, o usuário deverá formalizar a transação junto ao DAE-VG, com confissão da dívida e renúncia ou desistência de eventuais meios de defesa ou impugnação administrativa ou judicial relacionados ao débito. O acordo somente será efetivado após o pagamento da primeira parcela.

A iniciativa busca facilitar a regularização dos débitos, ampliar a recuperação de créditos e fortalecer a capacidade financeira do DAE-VG, contribuindo para a melhoria dos serviços prestados à população.

Leia mais:  Prefeitura oferece curso gratuito de Inteligência Artificial em Várzea Grande

O DAE-VG orienta os usuários que possuem débitos a procurarem os pontos comerciais da autarquia a partir de terça-feira (8) para conhecer as condições disponíveis e realizar a negociação.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana