Pesquisar
Close this search box.

CUIABÁ

Programa Lutadoras segue com inscrições abertas para aulas gratuitas de defesa pessoal

Publicado

As mulheres cuiabanas interessadas em participar do Programa Lutadoras têm até 31 de julho para garantir a inscrição nas aulas gratuitas de defesa pessoal promovidas pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal da Mulher.

Consolidado como uma política pública permanente de fortalecimento, proteção e promoção da autonomia feminina, o programa oferece atividades em diversas modalidades esportivas distribuídas pelas quatro regiões da capital. Entre as modalidades oferecidas estão Jiu-Jitsu, Capoeira, Judô, Karatê, Taekwondo e Muay Thai, com aulas nas regiões Sul, Norte, Leste e Oeste de Cuiabá. As vagas são limitadas.

De acordo com a secretária municipal da Mulher, tenente-coronel Hadassah Suzannah, o projeto vai além do ensino de técnicas de defesa pessoal. A iniciativa fortalece a autoestima, a disciplina e a autoconfiança das participantes, além de promover a criação de uma rede de apoio entre mulheres.

O cronograma foi organizado para atender diferentes rotinas. A Turma 1 terá aulas às segundas e quartas-feiras, enquanto a Turma 2 será realizada às terças e quintas-feiras. As inscrições podem ser feitas por meio do formulário eletrônico disponível em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScirvMsubET3ezSNXi-KOaVLpe0Iwsxbzh0EcSQVv8sFRyx9A/viewform. O link pode ser acessado também na página principal da Prefeitura de Cuiabá no https://www.cuiaba.mt.gov.br. Após o preenchimento, o pré-cadastro será analisado e validado pela equipe técnica da Secretaria Municipal da Mulher.

Desde a criação do Programa Lutadoras Fortalecendo a Mulher Cuiabana, as atividades contaram com a atuação de professores voluntários. Com recursos provenientes de emendas parlamentares destinadas pelo vereador Dilemário Alencar e pela vereadora Samantha Iris, uma entidade passou a contratar os profissionais previstos no Plano de Trabalho. Com isso, o programa passa a funcionar em modelo híbrido, reunindo professores voluntários e profissionais contratados, ampliando a capacidade de atendimento e fortalecendo a oferta das atividades.

Leia mais:  Nova Canaã e Osmar Cabral estão entre bairros com maior risco de infestação pelo Aedes aegypti

Confira abaixo os locais e as modalidades:

Região Sul

Complexo do Passaredo: Judô (segunda e quarta, das 18h20 às 19h40); Capoeira (terça e quinta, das 18h20 às 19h40).
CRAS Osmar Cabral: Karatê (segunda e quarta, das 18h20 às 19h40); Capoeira (terça e quinta, das 18h20 às 19h40).
Centro Comunitário Tijucal: Taekwondo (segunda e quarta, das 16h às 17h20); Capoeira (terça e quinta, das 16h às 17h20).
Centro Comunitário Pedra 90: Capoeira (segunda e quarta, das 16h às 17h20); Capoeira (terça e quinta, das 16h às 17h20).

Região Norte

CRAS Dr. Fábio: Karatê (segunda e quarta, das 18h20 às 19h40); Capoeira (terça e quinta, das 18h20 às 19h40).
Centro Comunitário Florianópolis: Karatê (segunda e quarta, das 16h às 17h20); Muay Thai (terça e quinta, das 16h às 17h20).
CRAS CPA: Muay Thai (segunda e quarta, das 17h às 18h20); Capoeira (terça e quinta, das 17h às 18h20).
Secretaria Municipal da Mulher: Judô (segunda e quarta, das 18h às 19h20); Jiu-Jitsu (terça e quinta, das 17h às 18h20); Turma Avançada de Jiu-Jitsu (segunda e quarta, das 18h às 19h20).

Região Leste

Creche Dom Aquino: Capoeira (segunda e quarta, das 18h20 às 19h40); Jiu-Jitsu (terça e quinta, das 18h20 às 19h40).
CRAS Pedregal: Capoeira (segunda e quarta, das 18h20 às 19h40); Jiu-Jitsu (terça e quinta, das 18h20 às 19h40).
Beira Rio: Jiu-Jitsu (segunda e quarta, das 16h às 17h20); Jiu-Jitsu (terça e quinta, das 16h às 17h20).
CRAS Planalto: Capoeira (segunda e quarta, das 19h às 20h20); Karatê (terça e quinta, das 17h às 18h20).

Região Oeste

CRAS Novo Colorado: Capoeira (segunda e quarta, das 18h20 às 19h40); Jiu-Jitsu (terça e quinta, das 18h20 às 19h40).
Centro Comunitário Santa Isabel: Capoeira (segunda e quarta, das 16h às 17h20); Capoeira (terça e quinta, das 16h às 17h20).
Centro de Referência da Mulher (temporariamente com aulas na Secretaria Municipal da Mulher devido à reforma): Jiu-Jitsu (segunda e quarta, das 16h às 17h20); Jiu-Jitsu (terça e quinta, das 16h às 17h20).
CRAS Jardim Araçá: Jiu-Jitsu (segunda e quarta, das 18h20 às 19h40); Jiu-Jitsu (terça e quinta, das 18h20 às 19h40).

Leia mais:  Câmara aprova por unanimidade projeto da Prefeitura que garante área do Shopping Popular

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Cuiabá convoca mais de 170 profissionais para reforçar rede municipal de Saúde

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), convocou, nesta sexta-feira (14), mais de 170 profissionais aprovados em processos seletivos simplificados para contratação temporária e formação de cadastro reserva. As convocações foram publicadas na edição suplementar da Gazeta Municipal de Cuiabá.

Entre os profissionais convocados estão técnicos de enfermagem, vigilantes, médicos clínicos gerais plantonistas, médico regulador, eletricistas, pedreiros, maqueiros, serventes e motoristas categoria AB.

As convocações abrangem diferentes processos seletivos realizados pela Secretaria Municipal de Saúde. Entre eles estão os processos nº 003/2026/SMS, nº 001/2025/SMS e nº 003/2025/SMS, com candidatos chamados conforme a ordem de classificação e a necessidade da rede municipal.

No processo seletivo de 2026, foram convocados profissionais para as funções de agente operacional de saúde nas áreas de eletricista, pedreiro, maqueiro, servente e motorista, além de médico regulador.

Também foram realizadas novas convocações de técnicos de enfermagem e vigilantes, ampliando o chamamento de candidatos classificados no cadastro de reserva do processo seletivo de 2025.

A SMS também convocou médicos clínicos gerais plantonistas, classificados no processo seletivo nº 003/2025/SMS, para apresentação da documentação necessária à contratação temporária.

Os convocados têm prazo de 15 dias, a contar da publicação do edital, para apresentar a documentação exigida presencialmente ou por meio do Protocolo Virtual SIGED da Secretaria Municipal de Saúde. O não cumprimento do prazo resulta na eliminação do certame, permitindo a convocação dos candidatos subsequentes, conforme a necessidade do serviço público.

Após a entrega e validação da documentação, os profissionais deverão se apresentar na unidade designada pela SMS para início das atividades no prazo máximo de 48 horas após o recebimento da carta de apresentação.

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá investe mais de R$ 27 milhões em infraestrutura no primeiro semestre

A convocação faz parte das medidas adotadas pela Prefeitura de Cuiabá para recompor e fortalecer o quadro de profissionais da rede municipal de saúde, garantindo a continuidade dos serviços prestados à população.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Limpurb retira lixo e vegetação de córrego no bairro Araés

Publicado

A Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) realiza uma ação de limpeza no córrego do bairro Araés para retirar resíduos sólidos, cortar a vegetação alta e preservar os pontos de escoamento da água. O serviço também contribui para reduzir os riscos de alagamentos e proteger a Área de Preservação Permanente (APP) existente no entorno do curso d’água.

Durante três dias de trabalho, nove trabalhadores, coordenados pela encarregada Cleide Crispim da Silva, percorreram o trecho que começa na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, a Avenida do CPA, nos fundos da Decorlis, e segue pelas proximidades da Praça Tufic Affi, do supermercado Comper e da Avenida São Sebastião, conhecida como Paulista. A previsão é concluir a ação até sábado, podendo haver antecipação.

O trabalho começou com a roçagem do mato alto, necessária para dar visibilidade ao terreno e permitir o acesso seguro da equipe. Em seguida, os trabalhadores passaram a recolher os resíduos encontrados nas laterais e em toda a extensão do córrego, acondicionando o material em sacos e bags para a destinação adequada.

Entre os itens descartados irregularmente estavam sacos de lixo, móveis, sofás e até geladeiras. Segundo Cleide, a vegetação natural não é o principal problema do local. “O que mais preocupa é a falta de conscientização de parte da população, que continua descartando lixo e objetos no córrego, mesmo com a coleta regular realizada na cidade”, afirmou.

O diretor técnico de Resíduos Sólidos da Limpurb, Guilherme Vinhal, explicou que o município mantém uma equipe exclusiva, formada por cerca de 21 a 22 trabalhadores, para a limpeza e a manutenção dos córregos de Cuiabá. Os serviços são realizados durante todo o ano e incluem desobstrução de galerias pluviais, capina, roçagem e retirada de materiais que possam comprometer o fluxo da água.

Leia mais:  Câmara aprova por unanimidade projeto da Prefeitura que garante área do Shopping Popular

“A limpeza no Araés é uma ação de prevenção a alagamentos, porque retira resíduos, vegetação e outros materiais que podem prejudicar o escoamento. O bairro possui vários córregos, especialmente na região próxima à Praça Tufic Affi, e precisa desse acompanhamento permanente”, destacou Guilherme. A seleção dos pontos atendidos é feita em conjunto com a Defesa Civil, considerando áreas com possibilidade de danos críticos.

Além de manter livre o curso d’água, a limpeza ajuda a preservar as ruas próximas e a área verde no entorno do córrego, inclusive com a identificação de árvores secas ou mortas que possam cair e causar obstruções. A Limpurb orienta os moradores a não descartarem lixo, móveis, eletrodomésticos ou outros objetos nesses locais, pois a colaboração da população é necessária para conservar o meio ambiente, evitar entupimentos e reduzir os riscos de alagamentos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana