Pesquisar
Close this search box.

BRASIL

Dia D da Operação Virtude reforça combate à violência contra idosos em todo o País

Publicado

Brasília, 26/6/2026 – A Diretoria de Operações Integradas (Diopi), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), promoveu na quinta-feira (25) o Dia D da Operação Virtude 2026. Iniciada em 15 de junho, a mobilização nacional é voltada ao enfrentamento da violência contra a pessoa idosa e ocorre simultaneamente nas 27 unidades da Federação.

A ação tem como objetivo prevenir, reprimir e conscientizar a sociedade sobre os diferentes tipos de violência praticados contra pessoas idosas. A iniciativa conta com a atuação integrada das forças de segurança dos estados e do Distrito Federal. Entre 15 e 25 de junho, a operação mobilizou 432 policiais e 825 viaturas em 417 municípios.

No âmbito das ações cartorárias e investigativas, foram registrados 798 boletins de ocorrência e instaurados 415 inquéritos policiais. Ao todo, 218 investigações com autoria identificada foram concluídas. Também houve a representação de 43 medidas cautelares e a solicitação de 154 medidas protetivas. Além disso, foram lavrados 140 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs).

Ações preventivas

Na frente preventiva, foram realizadas 779 ações educativas, que impactaram diretamente 76.110 pessoas por meio de palestras, orientações e campanhas de conscientização sobre os direitos da pessoa idosa. A importância da denúncia de casos de violência, negligência e abandono esteve entre os principais temas abordados.

Ações repressivas

Nas ações repressivas, a mobilização resultou em 51 prisões, sendo 46 em flagrante e cinco em cumprimento de mandados de prisão. As diligências realizadas pelas equipes permitiram a apuração de 767 denúncias, a partir de 637 contatos recebidos, além do cumprimento de dez mandados de busca e apreensão (MBAs). Ao todo, 1.469 vítimas receberam atendimento e acolhimento das forças de segurança e da rede de proteção.

Leia mais:  MJSP anuncia mais de R$ 130 milhões para ampliar acesso a direitos da população em situação de rua

Operação Virtude

A Operação Virtude reforça a atuação integrada das instituições de segurança pública na defesa dos direitos da pessoa idosa. A iniciativa busca responsabilizar autores de violência, ampliar a proteção às vítimas e fortalecer a rede de apoio para garantir um envelhecimento com dignidade, respeito e segurança. As ações seguem em andamento em todo o Brasil, com atividades de fiscalização, investigação, atendimento às vítimas e conscientização da população.

Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública

Comentários Facebook
publicidade

BRASIL

MJSP investe mais de R$ 6,4 milhões no fortalecimento da Cavalaria da Polícia Militar do Rio Grande do Norte

Publicado

Macaíba, 26/6/2026 – O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) destinou mais de R$ 6,4 milhões do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) para a construção do novo Regimento de Polícia Montada da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, em Macaíba (RN). A estrutura foi inaugurada nesta sexta-feira (26), com a participação do secretário nacional de Segurança Pública, Chico Lucas.

Além da construção do regimento, o Governo Federal investiu cerca de R$ 1 milhão na aquisição de um caminhão de transporte animal de última geração. O veículo tem capacidade para transportar simultaneamente até dez animais e dez operadores, ampliando a capacidade logística da unidade e garantindo maior eficiência no emprego da tropa montada em operações de segurança pública.

Durante a cerimônia, Chico Lucas disse que o Rio Grande do Norte tem se sobressaído pela boa gestão dos recursos federais destinados à segurança pública.

“O estado é um dos destaques na atuação com o uso dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública. A inauguração da Cavalaria é uma demonstração de como o trabalho em parceria da União pode ser muito efetivo no fortalecimento das forças de segurança pública”, afirmou.

Os investimentos integram a política do Ministério da Justiça e Segurança Pública de fortalecimento das instituições de segurança por meio do Fundo Nacional de Segurança Pública, que financia ações de modernização da infraestrutura, aquisição de equipamentos, valorização dos profissionais e ampliação da capacidade operacional das forças policiais em todo o País.

Com a entrega da nova estrutura e do veículo especializado, a Polícia Militar do Rio Grande do Norte passa a contar com melhores condições para empregar a Cavalaria em ações de policiamento ostensivo, controle de distúrbios civis, grandes eventos, patrulhamento em áreas urbanas e rurais e operações de apoio às demais unidades da corporação.

Leia mais:  MJSP anuncia mais de R$ 130 milhões para ampliar acesso a direitos da população em situação de rua

A iniciativa reforça o compromisso do Governo Federal com a cooperação entre União e estados para ampliar a capacidade de resposta das forças de segurança e promover mais proteção à população.

Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública

Comentários Facebook
Continue lendo

BRASIL

Encontro Nacional de Catadoras reforça compromisso com a inclusão produtiva de mulheres

Publicado

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), por meio da Secretaria de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria (SEV), participou nesta semana, em Curitiba (PR), do 1º Encontro Nacional das Mulheres Catadoras de Materiais Recicláveis: Racismo Ambiental e Saúde no Trabalho.

O evento reuniu mulheres de diferentes regiões do país para debater políticas públicas voltadas à inclusão produtiva, à saúde, à proteção social e à promoção da autonomia econômica das catadoras.

Durante o encontro, a secretária da SEV, Julia Cruz, reforçou o compromisso do MDIC com o fortalecimento da economia circular e com a valorização das mulheres que atuam na cadeia da reciclagem, reconhecendo o papel estratégico das catadoras para a transição do Brasil para um modelo de desenvolvimento mais sustentável.

“Encontros como este reconhecem o protagonismo das mulheres catadoras, que desempenham um papel essencial na cadeia da reciclagem e na construção de um modelo de desenvolvimento mais sustentável, e aproximam o poder público de quem vive, na prática, a realidade da economia circular”, afirmou a secretária Julia Cruz.

A participação do MDIC integra as ações desenvolvidas pela Estratégia Nacional de Economia Circular (ENEC), coordenada pela SEV, que busca ampliar a competitividade da indústria brasileira por meio do uso mais eficiente dos recursos, da geração de valor e da inclusão produtiva.

Um dos destaques é o Grupo Elas na Economia Circular, criado pelo Departamento de Novas Economias (DNOVA/SEV) com apoio da Secretaria-Executiva do MDIC. A iniciativa reúne mulheres de diferentes segmentos da cadeia da economia circular para incorporar a perspectiva de gênero na formulação e implementação das políticas públicas do setor.

O grupo atua para garantir que as políticas de economia circular reflitam os desafios enfrentados pelas mulheres, especialmente aquelas que trabalham em cooperativas de reciclagem, sistemas de triagem e na indústria da reciclagem.

Leia mais:  ECA Digital impulsiona debate sobre credenciais verificáveis para proteção on-line de crianças e adolescentes

Desde 2023, o MDIC mantém diálogo permanente com mulheres catadoras e representantes de cooperativas em todo o país. As participações desse processo contribuíram para a construção do Plano Nacional de Economia Circular, lançado pelo ministério, e vêm subsidiando iniciativas voltadas ao fortalecimento das cadeias produtivas da reciclagem, à rastreabilidade de materiais, à agregação de valor aos resíduos e ao fortalecimento das cooperativas.

No encontro em Curitiba, representantes do Grupo Elas na Economia Circular participaram dos debates sobre inclusão socioeconômica, equidade de gênero e protagonismo das mulheres na transição para uma economia de baixo carbono.

Encontro nacional

Realizado entre os dias 23 e 25 de junho, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), o encontro foi promovido pelo Ministério das Mulheres, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pela UFPR. A programação incluiu debates sobre racismo ambiental, mudanças climáticas, saúde no trabalho, cartografia social e políticas públicas para as mulheres catadoras, além da realização da 3ª Reunião do Fórum Nacional para Promoção da Autonomia e Inclusão Socioeconômica de Mulheres Catadoras de Materiais Recicláveis.

O evento também contou com atividades culturais, exposição fotográfica, exibição de documentário e feira de artesanato organizada pelas participantes, valorizando suas trajetórias e fortalecendo sua visibilidade social e econômica.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana