Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO

Corregedoria de Mato Grosso tem melhor desempenho do Brasil e recebe prêmio do CNJ

Publicado

A Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso foi a mais bem avaliada na categoria desempenho do segmento Justiça Estadual e recebeu o Prêmio “Corregedoria Ética”, edição 2025. A premiação ocorreu durante o 11º Fórum Nacional das Corregedorias (Fonacor), realizado nesta quarta-feira (29), em Brasília (DF).
O troféu foi entregue ao corregedor-geral do TJMT, desembargador José Luiz Leite Lindote, pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques. Também participaram do evento os juízes auxiliares Jorge Alexandre Martins Ferreira e João Filho de Almeida Portela.
O Fórum Nacional das Corregedorias reúne representantes das corregedorias do Poder Judiciário de todo o país e apresenta ações, diretrizes e programas da Corregedoria Nacional de Justiça para o biênio 2024 a 2026.
O Prêmio “Corregedoria Ética” é concedido pelo Conselho Nacional de Justiça e avalia o desempenho das corregedorias dos 27 tribunais estaduais com base em diretrizes estratégicas nacionais.
Entre os critérios analisados estão ações voltadas ao acesso à Justiça, responsabilidade social e efetividade da prestação jurisdicional. As diretrizes priorizam iniciativas para ampliar o atendimento a populações vulneráveis, fortalecer políticas de inclusão, incentivar soluções consensuais de conflitos e aprimorar a gestão processual.
A premiação considerou o cumprimento dessas diretrizes ao longo de 2025, incluindo medidas de enfrentamento à litigância abusiva, uso de tecnologia na gestão judicial, estímulo à cooperação entre magistrados e ações de sustentabilidade no Judiciário.
O desembargador José Lindote destacou que o resultado alcançado por Mato Grosso é coletivo. “Esse reconhecimento é fruto do trabalho conjunto de toda a equipe. Corregedor, juízes auxiliares, diretores, coordenadores, assessores e servidores que atuaram de forma integrada para alcançar esse resultado. É um esforço institucional voltado à melhoria dos serviços prestados à população”, afirmou.
Com o resultado, a Corregedoria de Mato Grosso alcança a primeira colocação no segmento da Justiça Estadual, consolidando o desempenho institucional no cenário nacional.
Leia mais sobre o assunto

Autor: Alcione dos Anjos

Leia mais:  "Essa oficina é mais que capacitação, é mudança real na vida dessas mulheres", diz diretora de penitenciária feminina

Fotografo:

Departamento: Assessoria de Comunicação da CGJ-TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

MATO GROSSO

Estoque do MT Hemocentro está crítico e você pode ajudar doando qualquer tipo sanguíneo

Publicado

Cartaz vertical da campanha Junho Vermelho, com o slogan "Salvar vidas é uma decisão urgente e irrecorrível!". A arte tem tons predominantemente vermelho, dourado e branco, contém a imagem do mapa de Mato Grosso marcado com várias gotinhas de sangue.A campanha “Junho Vermelho – Juizados Especiais Mobilizando Vidas” segue firme incentivando magistrados (as), servidores (as), estagiários (as), credenciados (as), colaboradores (as) do Poder Judiciário de Mato Grosso e toda a sociedade a doarem sangue e contribuírem para o abastecimento do MT Hemocentro – único banco de sangue público do Estado e que enfrenta situação crítica dos estoques.

A ação é coordenada pela Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Mato Grosso, por meio do Departamento de Apoio aos Juizados Especiais (DAJE), em conjunto com o Departamento de Saúde do Tribunal de Justiça de Mato Grosso e o MT Hemocentro. A mobilização, que segue até o dia 30 de maio de 2026, propõe uma competição solidária entre as unidades dos Juizados Especiais.

Nos dias 23 e 24 de abril, houve coleta de sangue no ambulatório do Tribunal de Justiça. As próximas datas de coleta previstas são:

– 11 e 12 de maio, das 13h às 17h, no Fórum de Cuiabá

– 13 e 20 de maio, das 13h às 17h, no Fórum de Várzea Grande

– 14 e 15 de maio, das 13h às 17h, no Complexo dos Juizados, em Cuiabá

– 21 de maio, das 13h às 17h, no Tribunal de Justiça

As datas de coleta no local de trabalho visam facilitar o acesso aos doadores. No entanto, quem for direto aos postos de coleta do MT Hemocentro também pode participar da “gincana do bem”. Para isso, basta se dirigir à unidade, informar que faz parte da campanha “Junho Vermelho” e indicar o Juizado para o qual quer marcar ponto. “Se você não tem um Juizado Especial para chamar de seu, você pode fazer parte dessa campanha doando como sendo da unidade CGJ/TJMT, que estará participando da campanha institucional”, afirma a diretora do Daje e idealizadora da campanha, Shusiene Tassinari Machado. Confira relação de postos de coleta no interior do estado.

Leia mais:  Vídeo: para onde vão os resíduos produzidos no Judiciário?

O resultado do Junho Vermelho será revelado durante a III Semana Nacional dos Juizados Especiais (SNJE), que ocorrerá de 15 a 19 de junho.

Etapas da doação – No local da doação, primeiro é feito um cadastro. Em seguida, a pessoa passa pela triagem em duas etapas – com teste rápido de anemia, aferição de pressão arterial, verificação de peso e depois entrevista de questionário. Caso a pessoa seja aprovada na triagem, vai para o momento da coleta de sangue, que dura em média 20 minutos e, por último, o (a) doador (a) faz um lanchinho para repor as energias antes de deixar o local com aquele sentimento de amor ao próximo renovado.

Orientações básicas – O doador precisa ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar acima de 50 quilos, apresentar documento com foto e estar saudável. Basicamente, é recomendado que a pessoa tenha tido uma boa noite de sono, se alimentado bem, seja no café da manhã ou no almoço, tendo evitado alimentos gordurosos, como frituras, salgadinhos, manteiga, entre outros. Além disso, não pode ter ingerido bebida alcóolica no dia anterior.

Em caso de sintomas de gripe, resfriado ou quadro de febre, a orientação é esperar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas. Algumas vacinas também requerem algum tempo de espera para poder doar. No caso da vacina da gripe, é preciso aguardar 48 horas. As demais condições de saúde são verificadas durante a entrevista.

Em entrevista recente à Rádio TJ, a captadora de doadores do MT Hemocentro, Magda Matos abordou as condições de doação para pessoas que fizeram micropigmentação de sobrancelhas e lábios ou uso de canetas emagrecedoras, por exemplo. Confira a entrevista no Spotify da Rádio TJ.

Leia mais:  Polícia Civil cumpre mandados contra empresário investigado por transporte ilegal de combustível para garimpos

MAIS INFORMAÇÕES

Banco de sangue: MT – Hemocentro

Horário de funcionamento: De segunda a sexta: das 7h30 às 18h

Endereço: Rua 13 de junho, 1.055 – Centro Sul – Cuiabá/MT

WhatsApp: (65) 98433-0624

Site: mthemocentro.saude.mt.gov.br/


Leia também:

Blitz percorre setores da Corregedoria e convida para doação de sangue nesta quinta (23)

Entrevista na Rádio TJ destaca campanha de doação de sangue e faz alerta sobre estoque crítico

Autor: Celly Silva

Fotografo:

Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

MATO GROSSO

Polícia Civil localiza corpo de vítima e prende autores de execução em Sorriso

Publicado

A Polícia Civil de Mato Grosso esclareceu, nesta quarta-feira (29.4), um homicídio e ocultação de cadáver de David Fernandes de Sousa, de 21 anos, com a identificação e prisão de três envolvidos nos crimes, em Sorriso. A morte da vítima está relacionada à possível rixa entre facções criminosas.

As investigações da Delegacia de Sorriso apontaram que os três criminosos eram amigos da vítima e passaram a desconfiar que o amigo pertencia a uma facção rival, fato que teria motivado o crime. Eles responderão pelos crimes de homicídio qualificado, ocultação de cadáver e organização criminosa.

Com o esclarecimento do crime, Sorriso apresenta índice de 100% dos homicídios elucidados, com a identificação e a prisão dos autores no município.

David Fernandes de Sousa era considerado desaparecido desde o dia 5 de abril, quando sua mãe procurou a Polícia Civil para registrar o boletim de ocorrência. Segundo informações, há 15 dias, o jovem estava dividindo aluguel com um amigo e, após esse período, não teve mais notícias.

Com base nas informações repassadas, os policiais da Delegacia de Sorriso iniciaram as investigações e conseguiram identificar um dos suspeitos, de 22 anos, integrante de facção criminosa, com envolvimento no desaparecimento e morte de David.

Em continuidade às diligências, os policiais conseguiram localizar e prender o suspeito, que confessou a participação no homicídio e na ocultação de cadáver do jovem, bem como revelou a localização do corpo e o envolvimento de outros integrantes no grupo.

Com a possível localização do corpo, os policiais foram até o local e, após escavarem, conseguiram encontrar o corpo enterrado em uma cova rasa, em uma região de mata do município.

Os outros dois suspeitos já haviam sido presos na semana passada por envolvimento com tráfico de drogas. Os três suspeitos foram autuados em flagrante por ocultação de cadáver e organização criminosa e responderão, em inquérito policial, pelo homicídio.

Leia mais:  2ª Corrida da Justiça e Cidadania de Rondonópolis está com inscrições abertas

Segundo o delegado Bruno França, responsável pelas investigações, os suspeitos eram amigos da vítima, porém, após desconfiarem que ele integrava uma facção criminosa rival, decidiram executá-lo.

“A vítima foi morta estrangulada com o cadarço do próprio sapato e, posteriormente, teve o corpo ocultado, em uma evidente situação de rixa entre grupos criminosos”, disse o delegado.

As investigações seguem em andamento para identificar outros possíveis envolvidos no crime.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana