Pesquisar
Close this search box.

CUIABÁ

Centro Amar de Cuiabá recebe prefeito de Canoas e pode ser replicado em outro estado

Publicado

O Centro de Atendimento Multidisciplinar de Apoio em Rede (Centro Amar), vinculado à Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá, tem se consolidado como modelo de atendimento especializado a crianças com transtorno do espectro autista (TEA) e outras neurodivergências. Nesta terça-feira (28), a unidade recebeu a visita do prefeito de Canoas (RS), Airton Souza, que veio conhecer de perto o funcionamento do espaço e buscar referências para implantar projeto semelhante em seu município.

A primeira-dama de Cuiabá, Samantha Iris acompanhou a visita. Durante o encontro, Samantha afirmou que o Centro Amar vem recebendo prefeitos, vereadores e deputados interessados em saber como implantar o modelo em suas cidades.

“Hoje recebemos a visita do prefeito Airton, de Canoas, que veio conhecer, entender como funciona e saber como implementar um Centro Amar em sua cidade. É um modelo que pode ser reproduzido em qualquer cidade do Brasil”, afirmou a primeira-dama.

O prefeito Airton Souza ressaltou a importância da visita técnica ao espaço, que conta com equipe formada por psicóloga, psicopedagoga, psicomotricista e fonoaudióloga. “Hoje estamos aqui em Cuiabá conhecendo o Centro Amar, que atende a uma demanda muito grande de crianças atípicas que precisam desse acompanhamento especializado. A nossa rede escolar, em Canoas, também enfrenta essa necessidade. Estamos prestes a iniciar a licitação da obra da Casa do Autista e, por isso, estamos buscando experiências e casos de sucesso. Parabenizo pelo belo trabalho realizado aqui em Cuiabá, um exemplo que vamos levar para a nossa cidade”, declarou o prefeito.

Na unidade, os atendimentos são individualizados e realizados após estudo de caso, com devolutiva para a família e para a unidade escolar. O espaço também conta com sala neurossensorial e área externa com parquinho.

Leia mais:  Prefeito sanciona pacote de leis voltadas à saúde, inclusão e transparência

Ana Carolina, mãe da pequena Luísa, de 4 anos, aluna da EMEB Gláucia Maria, relatou que o encaminhamento para avaliação da filha ocorreu após diálogo entre a família e a escola. Segundo ela, a adaptação da filha no início da vida escolar foi desafiadora, e tanto os pais quanto a equipe pedagógica perceberam a necessidade de avaliação especializada. “Foi tudo muito rápido e tranquilo. No mesmo dia em que entraram em contato comigo, já conseguiram vaga para avaliação. Fomos muito bem recebidas, desde a portaria até os profissionais. Achei a equipe muito preparada em todos os sentidos”, afirmou Ana.

Durante a visita, a diretora do Centro Amar, Claudiane Branco, explicou que a unidade realiza avaliações multidisciplinares de estudantes da Rede Municipal de Ensino. O projeto piloto começou em outubro de 2025, e a inauguração oficial ocorreu em 2 de fevereiro de 2026. Ao todo, 65 unidades escolares já encaminharam estudantes para o Centro Amar, e mais de 1.200 atendimentos já foram realizados.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Cuiabá realiza captação de órgãos no HMC e beneficia pacientes de três estados

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou nesta segunda-feira (27), por volta das 12h, um procedimento de captação de órgãos no Hospital Municipal de Cuiabá – HMC (Dr. Leony Palma de Carvalho). A ação mobilizou equipes especializadas de diferentes regiões do país e resultou na doação de fígado e rins, destinados a pacientes que aguardavam na fila por transplante.

O caso envolveu uma paciente com diagnóstico confirmado de morte encefálica, seguindo rigorosamente todos os protocolos clínicos e legais exigidos. Após a confirmação, a família autorizou a doação de órgãos, permitindo que o gesto de solidariedade se transformasse em oportunidade de vida para outras pessoas.

O fígado foi destinado a um paciente em Manaus, enquanto os rins foram encaminhados para São Paulo (rim direito) e Brasília (rim esquerdo). As equipes de captação vieram desses estados especialmente para realizar os procedimentos, reforçando a integração nacional do sistema de transplantes.

A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, destacou a importância da estrutura e da qualificação das equipes envolvidas no processo. “O Hospital Municipal de Cuiabá está preparado para realizar o diagnóstico de morte encefálica com agilidade e segurança, seguindo todos os critérios técnicos. Esse trabalho permite que a doação aconteça dentro do tempo adequado, salvando vidas em diferentes partes do país”, afirmou.

A diretora-geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, Kelluby Oliveira, ressaltou o papel da equipe multiprofissional no sucesso da captação. “Todo o processo exige organização, sensibilidade e preparo técnico. Desde a confirmação do diagnóstico até a logística para a retirada e transporte dos órgãos, há um esforço conjunto para garantir que tudo ocorra de forma eficiente e respeitosa”, pontuou.

Leia mais:  Alunos da rede municipal são contemplados com aulas de libras após parceria da Prefeitura de Cuiabá com a UFMT

O procedimento contou com a atuação integrada da equipe do HMC, da Organização de Procura de Órgãos (OPO) e das equipes de transplante dos estados envolvidos. A destinação dos órgãos segue critérios do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), que considera compatibilidade e gravidade dos pacientes na fila. A Prefeitura reforça a importância de conversar com a família sobre a doação de órgãos. A autorização familiar é indispensável para que o processo ocorra e possa transformar perdas em esperança para outras vidas.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Jogos Estudantis Cuiabanos 2026 começam em maio e devem ampliar participação de alunos

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá realiza, entre os dias 23 de maio e 30 de junho, a 49º edição dos Jogos Estudantis Cuiabanos (JECs) em 2026, uma das principais iniciativas de incentivo ao esporte escolar no município. A cerimônia de abertura está marcada para o dia 23, às 18h, no Ginásio Dom Aquino, enquanto as competições têm início no dia 26 de maio.

Organizados pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, os jogos devem reunir estudantes de escolas públicas e privadas em disputas que abrangem modalidades coletivas e individuais, como futsal, voleibol, basquetebol, handebol, vôlei de praia, atletismo, natação, judô, ginástica artística, xadrez, badminton, tênis de mesa, taekwondo, karatê e wrestling.

De acordo com o secretário municipal adjunto de Esporte e Lazer, Pablo Queiroz, a proposta da 49º edição dos JECs vai além da competição esportiva. “A principal proposta não é apenas realizar uma competição, mas inaugurar uma nova mentalidade esportiva na cidade. Queremos mostrar que o esporte é um caminho de disciplina, identidade e transformação social”, afirmou.

Ele reforça ainda o papel formativo do projeto: “No incentivo ao estudante-atleta, a proposta vai além da competição, é despertar valores como disciplina, foco, superação, o trabalho em equipe e responsabilidade. O jovem que aprende a treinar, competir e evoluir. O jovem que veste a camisa da escola e de uma equipe aprende a honrar compromissos que perduram para toda a vida”.

Segundo ele, a expectativa é ampliar o alcance da iniciativa. Em 2025, os jogos reuniram mais de 2 mil atletas, distribuídos em 85 escolas, com a realização de 291 partidas e dezenas de provas individuais. Para este ano, a meta é superar esse número em pelo menos 20%, com participação aberta a todas as unidades de ensino da capital. “Ainda não há um número fechado de participantes, porque todos estão convidados. Esperamos uma adesão maior do que no ano passado, acompanhando o calendário estadual e nacional dos jogos escolares”, destacou o secretário.

Leia mais:  Cuiabá imuniza mais de 11 mil pessoas contra a influenza neste sábado

Além da ampliação do público, a organização aposta em melhorias estruturais e operacionais. Entre os pontos citados estão o reforço na segurança, a presença de equipe médica, o cumprimento rigoroso dos horários e a preparação dos espaços esportivos. “Nosso maior diferencial será a organização, com foco em oferecer um ambiente seguro e adequado para atletas e público”, explicou.

A inclusão também é apontada como eixo central dos jogos. A proposta é garantir que estudantes de diferentes realidades tenham acesso à competição. “Queremos abrir portas para todos, independentemente de origem ou condição. O talento não escolhe bairro nem classe social, e é papel do poder público criar oportunidades”, afirmou Queiroz.

Ao longo das edições, os JECs têm servido também como etapa de formação esportiva e seletiva para competições maiores. Em 2025, por exemplo, atletas classificados nas modalidades avançaram para os Jogos Escolares Estaduais, representando Cuiabá em nível regional.

Para o secretário municipal de Esporte e Lazer, Jefferson Neves, os Jogos Estudantis Cuiabanos representam um investimento estratégico no futuro da cidade. “Estamos fortalecendo uma política pública que valoriza o esporte como ferramenta de inclusão, educação e desenvolvimento humano. Ao ampliar a participação e qualificar a estrutura dos jogos, criamos oportunidades reais para que nossos jovens descubram seu potencial e construam trajetórias positivas dentro e fora das quadras”, destacou.

Para o secretário, o impacto do projeto está diretamente ligado à formação dos jovens. “O objetivo vai além de medalhas. Queremos formar caráter, incentivar a disciplina e oferecer alternativas positivas, contribuindo para afastar os jovens de situações de risco e fortalecer a saúde física e mental”, disse.

Os Jogos Estudantis Cuiabanos são um dos principais eventos do calendário esportivo educacional da capital. Com duração de pouco mais de um mês, o evento mobiliza escolas, famílias e profissionais do esporte em toda Cuiabá.

Leia mais:  Cuiabá inaugura CAPS Adolescer para atendimento de crianças e adolescentes no dia 7 de maio

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana