O Governo de Mato Grosso avança na inovação tecnológica com o lançamento do Centro de Excelência em Inteligência Artificial de Mato Grosso (ceIA.MT), realizado nesta quarta-feira (17.9), no Salão Nobre Cloves Vettorato, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá. Sob a coordenação da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) e a Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI), o evento contou com a apresentação dos pilares e do cronograma de ações, bem como ocorreram palestras sobre as aplicações e os impactos da Inteligência Artificial (IA).
Segundo o secretário de Planejamento e Gestão de Mato Grosso, Basílio Bezerra, o Centro tem como missão preparar a gestão pública estadual para o uso estratégico, ético e inovador da Inteligência Artificial. “Por meio das ações do Centro de Excelência em Inteligência Artificial, buscamos promover soluções capazes de aprimorar os serviços oferecidos à população. Além disso, ele contribuirá para estabelecer Mato Grosso como referência em inovação governamental”, ressalta o secretário.
O ceIA.MT funcionará de forma vinculada ao Laboratório de Inovação da Seplag-MT, com foco em capacitação, consultoria, apoio a projetos, produção de conhecimento e disseminação de boas práticas. No que diz respeito às capacitações, atuará em três níveis: básico, para despertar a consciência digital; intermediário, transformando conhecimento em prática, e avançado, criando soluções que mudam o futuro. Ademais, o Centro de Excelência em IA busca estruturar uma rede de colaboração que una órgãos estaduais, setor privado, Academia e sociedade civil, estimulando a troca de experiências e o desenvolvimento de iniciativas conjuntas.
De acordo com o secretário adjunto de Planejamento e Governo Digital da Seplag, Sandro Brandão, há pelo menos 16 projetos sendo desenvolvidos que usam do potencial da inteligência artificial. Ele acrescenta que o ceIA.MT é mais do que uma entrega do Governo de Mato Grosso.
“Ele é um convite para enxergarmos o futuro com coragem e responsabilidade. Ao inaugurarmos o ceIA.MT, afirmamos que a tecnologia não é fim em si mesma, mas meio para transformar a vida das pessoas. Queremos que nossos servidores dominem a Inteligência Artificial não apenas como ferramenta técnica, mas como linguagem de inovação, colaboração e serviço público. O mundo vive a era dos algoritmos, mas nós acreditamos que o valor maior está no humano que dá direção a essa potência. Por isso, fazemos questão de que cada passo seja guiado por ética, transparência e foco no cidadão”, salienta o adjunto.
O ceIA.MT atua nos seguintes eixos: formação e qualificação de servidores públicos em diferentes níveis de conhecimento em IA; apoio a órgãos e entidades estaduais no desenvolvimento e implementação de projetos de Inteligência Artificial; criação de uma rede de colaboração para fomentar inovação e troca de experiências; alinhamento do uso da IA a princípios éticos, de transparência e foco no cidadão; e realização de eventos, divulgação de cases de sucesso e integração com diversos setores.
Segundo o presidente da MTI, Cleberson Gomes, o lançamento do Centro de Excelência em Inteligência Artificial foi um momento histórico para Mato Grosso.
“A MTI, como empresa de tecnologia do Estado, tem muito orgulho de fazer parte dessa iniciativa, que coloca a inovação a serviço da gestão pública e da população. Este é um passo estratégico e inovador, alinhado com a visão de futuro do nosso governador Mauro Mendes, que sempre nos impulsiona a buscar a modernização e a eficiência. O uso ético e estratégico da IA vai nos permitir aprimorar os serviços públicos, tornando-os mais ágeis, eficientes e personalizados para o cidadão mato-grossense”, destaca o presidente da MTI.
O Governo de Mato Grosso entrega, nesta terça-feira (30.6), às 8 horas, 47 novas viaturas para reforçar a Patrulha Maria da Penha.
Participam do ato o governador Otaviano Pivetta e a secretária de Estado de Segurança Pública, coronel PM Susane Tamanho, e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Fernando Tinoco.
Na oportunidade, também será realizada a abertura da capacitação tecnológica estratégica em defesa das mulheres e de uma homenagem os profissionais que prestaram relevantes serviços na Segurança Pública.
Serviço Entrega de 47 novas viaturas para reforçar a Patrulha Maria da Penha Data: Terça-feira (30.6) Horário: 8h Local: Salão Cloves Vettorato, Palácio Paiaguás, Cuiabá
Quarto lugar nos Jogos Olímpicos de Paris de 2024, a skatista Dora Varella subiu no lugar mais alto do pódio da quarta etapa do STU National 2026, uma das principais competições do esporte no país. A etapa foi disputada em Cuiabá, no Skatepark do Parque Novo Mato, entre os dias 26 e 28 de junho, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).
Após três anos em jejum, Dora foi campeã com nota 80,59 e teceu elogios à nova estrutura do skate mato-grossense.
“É raro no Brasil ter uma estrutura desse porte, desse tamanho, com todo o nível de pista de skate, desde para a galera que está começando até nível olímpico”, avaliou Dora, dividindo o pódio com Fernanda Galdino (78,17), segunda colocada, e Manuela Tomitake (77,00), que terminou em terceiro lugar.
A alegria estava estampada no rosto de Dora Varella após a final feminina. Ela estava em êxtase por, enfim, ter sentido o gosto de entrar na pista numa final e ouvir nos autofalantes que era a hora da “Golden Run”, a volta do título, o que jamais tinha acontecido na sua vida de skatista.
“Até me arrepiei quando ouvi que era a Golden Run, quando você é a última a dropar, mas já como campeã da etapa. Era meu sonho fazer uma volta do título e tive essa oportunidade aqui e fui com tudo. Começou a tocar minha música e fui. Pena que não acertei, mas estou muito feliz porque dei check em todas as minhas manobras. E ainda tenho outras na manga que venho treinando”, disse Dora.
Ela elogiou a realização do STU em Mato Grosso, na região Centro Oeste do país.
“O skate tem que ser mostrado pra mais pessoas, não só no eixo Sul e Sudeste. Então acho muito legal o STU vir pra um lugar novo, onde nunca tinha rolado uma competição desse porte. Vai ter uma sementinha que vai ser plantada aqui pra várias crianças, várias pessoas que assistiram e que vão querer começar a praticar o esporte. E agora eles têm esse complexo aqui irado pra começar a andar de skate com qualidade, com a estrutura necessária”, avaliou.
Uma das crianças que assistiam à competição ao lado do pai era Tainá Vicente Antunes, de 11 anos. Enquanto segurava o skate, ela disse que achou o esporte legal e começou a praticar aos nove anos.
“É um esporte inspirador e isso ajuda as pessoas”. Como não poderia deixar de ser, o sonho dela é atingir o nível da atual estrela do esporte no país e no mundo, Rayssa Leal. “Meu sonho é ser igual ela”, revelou. Além de andar de skate, ela joga futsal na função de pivô.
O paraskate também foi disputado. O bicampeão catarinense sub-16, Rogério Bento, percorre o Brasil inteiro pelo STU com o pai, Fábio Bento, e, em Cuiabá, alcançou a décima colocação.
“O Rogério começou brincando com o skate aos 11 anos e nunca imaginamos que um síndrome down ia andar na elite brasileira de alto rendimento”, frisa o pai.
Segundo Fábio, o filho foi levado para a escolhinha. “Começou a parte de inclusão, socialização e hoje ele está totalmente incluído no esporte, na democracia do skate”, disse. Segundo ele, eventos de skate fora do eixo Rio-São Paulo atraem mais competidores e dão mais visibilidade ao esporte.
Principal incentivador da prática de Skate em Mato Grosso, Bob Paron, presidente da Federação Mato-grossense de Skate, esteve no último ano no mundial em São Paulo, onde articulou a realização do STU em Cuiabá.
“É mais do que um sonho pra nós. Toda hora o feedback da galera dizendo ‘Bob, estou vendo os skatistas, meus ídolos, aqui em Cuiabá, Mato Grosso’. Isso é mais do que um sonho. Nunca imaginávamos isso. A pista está fenomenal e eu acredito que com essa pista, futuramente, nós podemos estar trazendo, ano que vem, uma etapa do mundial”, avaliou.
Street
Dois gaúchos se destacaram na modalidade Street neste domingo (28). Enquanto no feminino Maria Lúcia, natural de Canoas, manteve a liderança do ranking com seu terceiro título seguido na temporada, no masculino, Bruno Melão, de Porto Alegre, sagrou-se campeão de uma etapa do STU pela primeira vez.
Maria Lúcia vive sua melhor fase no Skate. Depois de um terceiro lugar na etapa de abertura do STU National 2026, em Porto Alegre (RS), ela acaba de emendar uma sequência que impressiona, com títulos em Criciúma (SC), Florianópolis (SC) e, agora, em Cuiabá (MT). Porém, teve que superar um novo nome que chega com força na cena, finalista em sua segunda etapa de STU: Bianca Godoi, de apenas 14 anos, que por muito pouco não se sagrou campeã.
Bia, natural de Assis (SP), mas que representa o skate de Florianópolis (SC), tinha a maior nota da final, um 82,90. Mas ainda faltava a terceira e última volta para Maria Lúcia, que até ali aparecia em segundo, com a nota 82,52. E a boa fase da líder do ranking falou mais alto: uma linha sem erros, seguida de uma Bomb Trick perfeita, com a nota total 86,01 e mais um título, deixando-a bem próxima de se tornar campeã do circuito na última etapa, em Salvador (BA), na próxima semana. O terceiro lugar ficou com Isabelly Ávila, com 77,69.
“A pressão ali na última volta foi muito grande. Estava bem acelerada. Mas coloquei a cabeça no lugar e fiz o que treinei pra fazer. Vivo uma fase bem legal e especial e só tenho a agradecer a Deus, ao meu staff, meu pai e minha mãe. Não sei como estaria agora se não fossem eles me apoiando. Entro na pista para andar de Skate e entregar tudo o que sei. E já são três títulos seguidos. Demais!”, comemorou Maria Lúcia, mostrando os três dedos da mão enaltecendo seu feito.
Já na final masculina, um feito não menos especial. Afinal, Bruno Melão, enfim, conquistou seu primeiro título na história do STU National, depois de subir ao pódio na última etapa, em Florianópolis (SC), em terceiro lugar. E foi um resultado expressivo, visto que desbancou nomes que vivem grande momento, como Sebastian Simonetto, até então líder do ranking, Gabryel Aguilar (2º – 81,26), atual campeão do circuito STU, e Wallace Gabriel (3º – 79,78), que acaba de chegar à final da Copa do Mundo de Roma.
“Não sei nem o que falar, é uma sensação muito boa. Só eu sei o quanto trabalhei para chegar até aqui e conquistar esse título. Sabia que esse momento chegaria uma hora ou outra, tenho me dedicado bastante. Consegui acertar minha linha porque acho que sempre tento algo novo para fazer na pista, observar de um jeito diferente. E hoje deu tudo certo. Costumo conversar muito com Deus, eu o busco sempre e, ultimamente, eu me sinto ainda mais próximo Dele. Só faço o que tenho que fazer e deixo o resto nas mãos Dele”, declarou Melão.
A etapa de Cuiabá do STU National foi viabilizada pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Homologada pela Confederação Brasileira de Skateboarding, teve como sede o Estado de Mato Grosso. O apoio foi da Federação Mato-Grossense de Skateboard, da Associação Brasileira de Paraskateboard e da Drop Dead.