Os benefícios da troca de experiências e a importância das parcerias estão se evidenciando na caravana “Fluxo”, que é realizada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
De segunda a sexta-feira (10 a 14.3), equipes das áreas de cultura, de esporte e lazer, e da administração sistêmica percorrem municípios das regiões Norte e Centro-norte de Mato Grosso na primeira rota do projeto.
Já no primeiro dia de visitas, as equipes se reuniram com gestores municipais e trabalhadores do setor em Nova Mutum, Santa Rita do Trivelato e Boa Esperança do Norte, o município mais novo do Brasil.
“Sejam bem-vindos e que vocês tenham sucesso nessa jornada. As portas dos nossos municípios estão sempre abertas. Nosso desejo é manter e ampliar essa parceria bem encaminhada com o Estado para continuarmos fazendo esse trabalho de união entre as partes”, saudou o prefeito de Boa Esperança do Norte, Calebe Francio.
Para o secretário municipal de Esporte, Lazer e Cultura de Nova Mutum, Toshio Takagui, a interação beneficia as áreas de esporte e cultura na região.
“Essa visita é importantíssima porque é uma forma de entender as necessidades e características específicas da região. É uma troca de experiências e de informações, uma aproximação que fortalece a cultura e o esporte em todo o Estado”, enfatiza Toshio.
Além de visitas a espaços culturais e esportivos nos municípios, a comitiva realiza reuniões para dialogar sobre variados temas relacionados a esses setores. Participam também das agendas representantes dos demais municípios da região.
Entre os assuntos tratados estão a Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), editais do Governo de Mato Grosso, projetos em andamento, desenvolvimento da economia criativa, patrimônio histórico, convênios, obras, e ações de estímulo às práticas esportivas e de incentivo a atletas, como o projeto OlimpusMT.
Também fazem parte da caravana “Fluxo” membros do Conselho Estadual de Cultura de Mato Grosso, que levam informações sobre o papel da participação social.
Presente na visita aos municípios de Santa Rita do Trivelato e Boa Esperança do Norte, o secretário da Secel, David Moura, expressou entusiasmo por iniciar essa jornada focada em cultura e esporte, destacando a importância da iniciativa para todos os envolvidos.
“Nosso time se dedica a esse projeto. E estão todos receptivos para ouvir e aprender, com o objetivo principal de transformar as informações e aprendizados em ações concretas e eficientes, que atendam às necessidades do Estado nesse momento especial de grandes possibilidades”, conclui David Moura.
Confira toda a programação da caravana Fluxo:
Segunda (10) Nova Mutum, Santa Rita do Trivelato e Boa Esperança do Norte
Terça (11) Sorriso: durante a manhã Sinop: reunião na Casa do Artesão, às 16h5
Quarta (12) Peixoto de Azevedo: reunião no Centro Cultural, às 14h30
Quinta (13) Guarantã do Norte: reunião na Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, às 8h Alta Floresta: reunião no TEAF, às 17h
Sexta (14) Lucas do Rio Verde: reunião no Auditório da Prefeitura Municipal, às 15h
O serviço de telemedicina, contratado pela Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) para assistência médica e psicológica a pessoas privadas de liberdade, realizou 641 atendimentos nos últimos quatro meses. O contrato foi firmado em outubro do ano passado e os atendimentos iniciaram em novembro. De acordo com a equipe da Coordenadoria de Saúde Penitenciária, o serviço mais procurado é o de psiquiatria.
O secretário de Estado de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato, explicou que a contratação oferta maior cobertura dos serviços nas unidades prisionais do Estado.
“Com esse serviço, conseguimos atender diversas especialidades médicas. Muitas vezes, não encontramos profissionais possíveis para essa demanda na saúde pública, além de ser um projeto inovador no sistema penitenciário nacional”, destacou o gestor.
A implantação da telemedicina começou pelas unidades prisionais do interior, onde havia mais escassez de profissionais de saúde, e foi finalizada no final de janeiro de 2025.
Os gestores das unidades receberam capacitação para usar os serviços e realizar os agendamentos. O atendimento é realizado em todos os dias úteis da semana. A própria unidade agenda as consultas, com antecedência de 48 a 72h, conforme a especialidade.
O serviço tem especialidades como clínica médica, ortopedia, cardiologia, urologia, pneumologia, endocrinologia, psiquiatria, dermatologia, gastroenterologia, infectologia, ginecologia, reumatologia, oftalmologia e neurologia, além de teleconsultas com profissional de psicologia.
A coordenadora de Saúde Penitenciária, Olga Santana, explica que algumas unidades prisionais já possuem agenda fixa semanal para atendimentos na plataforma.
“A implantação da telemedicina nas unidades demonstra um olhar cauteloso da gestão com a população privada de liberdade, servidores e população em geral, uma vez que o atendimento é realizado dentro da unidade, reduzindo escoltas para atendimentos eletivos e diminuindo a espera por especialistas na regulação estadual e municipal”, destacou a profissional.
O serviço de telemedicina ganhou projeção em todo o país no período de pós-pandemia e, na avaliação da equipe de saúde penitenciária, o uso da tecnologia vem para ampliar a oferta à saúde para a população privada de liberdade.
“E se mostra como um recurso complementar à assistência em saúde presencial já prestada por profissionais do quadro da Secretaria de Justiça, e daqueles credenciados pela pactuação entre estado e secretarias municipais de saúde”, avaliou a superintendente de Políticas Penitenciárias, Gleidiane Assis.
Bombeiros militares localizaram, na tarde de sábado (22.3), o corpo de um homem que estava desaparecido há quatro dias no rio Araguaia, na divisa entre Barra do Garças (MT) e Aragarças (GO). A localização foi possível graças à operação de busca realizada de forma conjunta pelas equipes dos Corpos de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) e de Goiás (CBMGO).
De acordo com as informações, a vítima se afogou na noite de terça-feira (18.3), enquanto tentava resgatar outra pessoa do rio. Após submergir, ela não foi mais vista. Na mesma noite, a equipe da 1ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (1ª CIBM) de Barra do Garças foi acionada para o resgate e solicitou imediatamente o apoio do CBMGO.
Desde o início das buscas, as equipes se dividiram em embarcações distintas, realizando operações de busca tanto em superfície quanto subaquáticas, em áreas diferentes, para aumentar as chances de êxito.
A equipe do CBMMT focou na área mais próxima à cidade de Barra do Garças, enquanto a equipe do CBMGO concentrou os esforços na parte mais baixa do rio.
Após intensos dias de busca, o corpo foi localizado a cerca de 31 km do ponto indicado de afogamento, nas proximidades do Balneário Água Santa, em Aragarças. A equipe do CBMGO resgatou o corpo e o encaminhou aos órgãos competentes do estado.