POLÍTICA MT
Deputados estaduais conhecem nova estrutura da Santa Casa
Publicado
18 de julho de 2019Foto: Ronaldo Mazza
A convite da Secretaria de Estado de Saúde (SES), a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa e demais deputados estaduais visitaram na tarde desta quarta-feira (17) as dependências do Hospital Estadual Santa Casa. A visita antecede o evento oficial de reabertura da unidade, que ocorrerá no dia 23 de julho e contará com a presença do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.
Estiveram presentes no local o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM), acompanhado dos deputados Paulo Araújo (PP), Dr. Gimenez (PV), Dr. Eugênio (PSB), Dr. João (MDB), Valdir Barranco (PT), Janaína Riva (MDB) e Xuxu Dal Molin (PSC).
Antes de dar início à visita, o secretário de estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, apresentou aos parlamentares as intervenções feitas na unidade. Segundo ele, todos os serviços oferecidos anteriormente pela Santa Casa de Misericórdia serão mantidos e passarão a ser ofertados 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“Antes o hospital atendia em média 60% da sua capacidade de pacientes do SUS e agora, sob gestão do Governo do Estado, os atendimentos passam a ser 100% pelo SUS. A unidade voltará a atender de forma gradativa e a expectativa é que em 30 dias já esteja com sua capacidade total em funcionamento”, anunciou.
Conforme Gilberto Figueiredo, foram realizadas intervenções como troca de piso, pintura, manutenção do telhado e da rede elétrica e revitalização das alas da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), da cozinha, do refeitório, da recepção e do setor administrativo. O secretário lembrou ainda que a gestão do hospital agora está sob responsabilidade do Governo do Estado e que a decisão foi tomada com o objetivo de assegurar os atendimentos de média e alta complexidade aos cidadãos que dependem do SUS.
O Hospital Estadual Santa Casa possui 242 leitos, sendo 30 de UTI (11 de UTI adulto, 10 de UTI pediátrica e 9 de UTI neonatal), 22 de Pronto Atendimento infantil, 61 de pediatria (clínica e cirúrgica) e 129 de internação adulta (clínica e cirúrgica). A unidade possui ainda centro cirúrgico com 10 salas de cirurgias e 10 leitos de recuperação pós anestésica (RPA).
Após a reabertura no dia 23, será necessário realizar procedimentos de desinfecção e só então o hospital iniciará parte de suas atividades, com atendimentos nas áreas de oncologia, nefrologia, UTI adulto, pediátrica e neonatal, pronto atendimento infantil, cirurgias pediátricas e cirurgia geral. Em uma segunda etapa, a unidade passará a atender também nas áreas de cardiologia, vascular, ortopedia pediátrica, neurocirurgia pediátrica e cirurgias gerais de média complexidade.
Custos – Estimativa realizada pela SES aponta que o Hospital Estadual Santa Casa custará aproximadamente R$ 15 milhões por mês. Deste total, R$ 10 milhões deverão ser aportados pelo Governo Federal e o restante pelo Governo do Estado.
Recursos da ALMT- Após publicação do decreto de requisição administrativa pelo Governo do Estado, a Assembleia Legislativa repassou R$ 3,5 milhões como contribuição para reabertura do hospital. Os recursos estão sendo utilizados para pagamento dos salários atrasados dos servidores da Santa Casa de Misericórdia, conforme o acordo firmado no Tribunal Regional de Trabalho 23ª Região (TRT-MT).
O presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (DEM), parabenizou o Governo do Estado pelos trabalhos realizados no local. “Desde o ano passado a Assembleia vem ajudando a Santa Casa. Esse ano quando ocorreu esse problema a Assembleia foi atrás do governo e da prefeitura para achar uma solução e a solução encontrada foi essa: fazer uma intervenção e trabalhar com qualidade. Hoje estamos aqui visitando in loco e vendo que os recursos da Casa estão bem aplicados”, ressaltou.
O presidente da Comissão de Saúde, deputado Paulo Araújo, destacou a importância da unidade para a saúde pública de Mato Grosso. “O hospital tem um perfil assistencial para alta complexidade, justamente aquilo que precisávamos na rede. Mato Grosso tem déficit de três mil leitos hospitalares e nós precisamos perseguir esses leitos. Então, com mais 242 leitos que integram a rede SUS, quem vai ganhar, sem dúvida, é a população”, afirmou.
Reunião Ordinária – Após a visita à Santa Casa, os deputados que integram a Comissão de Saúde participaram de reunião ordinária na Assembleia Legislativa, durante a qual discutiram e aprovaram pareceres favoráveis a 11 Projetos de Lei (631/19, 629/19, 631/19, 643/19, 650/19, 245/19, 595/19, 624/19, 488/17, 589/19 e 77/19).
POLÍTICA MT
Wilson Santos quer apoio aos municípios e rigor na aplicação da Lei Federal nº 15.326/2026 da educação infantil
Publicado
26 de junho de 2026
Após promover audiência pública para debater a aplicação da Lei Federal nº 15.326/2026, que reconhece os profissionais da educação infantil como integrantes do magistério público da educação básica, o deputado estadual Wilson Santos (PSD) apresentou, nesta quarta-feira (24), em sessão plenária, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 3/2026 com o objetivo de assegurar a efetivação dos direitos garantidos pela nova legislação em Mato Grosso.
A matéria proposta estabelece que os municípios deverão promover o devido enquadramento desses profissionais na carreira do magistério. Caso a legislação não seja cumprida, quando estiver em vigor, as contas anuais das prefeituras poderão ser reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT). “Uma luta de décadas e temos que reconhecer todos os profissionais, independente da denominação, mas que atuam como professores na educação infantil, que deverão ser enquadrados como professores da rede municipal. O município que não o fizer, o Tribunal de Contas do Estado deverá reprovar as contas do prefeito. Essa será uma das penalidades com o descumprimento da lei quando estiver em vigor”, explicou o parlamentar.
Além da PEC, o parlamentar apresentou ao Governo de Mato Grosso a Indicação nº 2.009/2026, propondo a criação do Programa Estadual de Apoio à Adequação dos Planos de Carreira da Educação Infantil. A iniciativa pretende oferecer suporte técnico aos municípios para a implementação da legislação federal, por meio de orientações, modelos normativos, capacitações e acompanhamento institucional, garantindo segurança jurídica e uniformidade na aplicação da norma.
Legislação – A Lei Federal nº 15.326/2026 alterou a Lei nº 11.738/2008, que institui o Piso Nacional do Magistério, e a Lei nº 9.394/1996, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), assegurando o reconhecimento dos profissionais da educação infantil como integrantes do magistério público da educação básica.
Com a mudança, passam a ser considerados profissionais do magistério aqueles que exercem atividades de docência ou de suporte pedagógico na educação infantil, desde que possuam formação em magistério ou curso superior e tenham ingressado por concurso público.
A legislação também beneficia trabalhadores que, em diversos municípios, ainda ocupam cargos com nomenclaturas como educador infantil, agente de desenvolvimento infantil, monitor, recreador e outras denominações equivalentes. Na prática, esses profissionais passam a ter direito ao enquadramento na carreira do magistério, ao piso salarial nacional, aos planos de carreira e às demais garantias previstas em lei.
Apesar da vigência da norma federal, a Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais do Estado de Mato Grosso (FESSPMEMT) alertou, durante a audiência pública realizada na Assembleia Legislativa, que diversos municípios mato-grossenses ainda resistem à adequação da legislação. Segundo a entidade, a demora na implementação tem provocado insegurança jurídica, divergências administrativas e prejuízos aos profissionais da educação infantil.
A expectativa de Wilson Santos é de que as medidas legislativas propostas acelerem a adequação dos municípios, assegurando o cumprimento da legislação federal e a valorização dos profissionais que atuam na educação infantil em Mato Grosso.
Fonte: ALMT – MT
POLÍTICA MT
ALMT homenageia colaboradores e voluntários da Arquidiocese de Cuiabá
Publicado
26 de junho de 2026
Sessão especial da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) entrega 78 moções de aplausos, e homenageia os colaboradores da Arquidiocese de Cuiabá em Nível Paroquial. A solenidade, requerida pelo deputado Paulo Araújo (Republicanos), foi realizada na manhã desta sexta-feira (26), no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour.
De acordo com o deputado Paulo Araújo, o momento é de reconhecer e homenagear o trabalho fundamental realizado pelos colaboradores e voluntários da Arquidiocese de Cuiabá. “A atuação desta instituição vai muito além das celebrações religiosas, abrangendo uma extensa e sólida rede de assistência social, educacional e de amparo às famílias em situação de vulnerabilidade em nosso Estado”, afirmou o parlamentar.
“São homens e mulheres que, movidos por sua espiritualidade, dedicação e atuação em favor do próximo, desempenham papel essencial na construção de uma sociedade mais justa, fraterna e solidária, promovendo valores de respeito, cuidado e convivência harmoniosa em nossa sociedade”, disse Paulo Araújo.
O parlamentar afirmou que a iniciativa também busca aproximar a comunidade católica do Poder Legislativo, valorizando o trabalho desenvolvido pela Igreja em Mato Grosso, no Brasil e no mundo. “É uma forma de reconhecer o trabalho da Igreja Católica e receber aqui os nossos irmãos católicos”, afirmou.
O padre James-Som Mercuri, da Paróquia Divino Espírito Santo, afirmou que a missão da Igreja Católica vai além da evangelização, alcançando também a promoção da vida comunitária e a preservação da cultura cuiabana.
Foto: ANGELO VARELA / ALMT
Segundo ele, a tradicional Festa do Divino Espírito Santo representa uma das mais importantes manifestações populares da capital mato-grossense, reunindo famílias e visitantes em uma celebração que mantém vivas as tradições, fortalece os laços comunitários e transmite os valores cristãos entre gerações.
“A paróquia busca renovar constantemente sua presença junto à comunidade, ampliando sua atuação para atender às necessidades da população. A evangelização também passa pela promoção integral da pessoa humana, contemplando não apenas a dimensão espiritual, mas também o cuidado com as questões sociais e materiais”, explicou o pároco.
Um dos homenageados com moção de aplausos, Everton Aparecido Gomes da Silva, integrante da comunidade Cristo Redentor, no bairro CPA III, em Cuiabá, destacou que a homenagem representa o reconhecimento de um trabalho voluntário voltado à evangelização e ao fortalecimento da comunidade católica.
Segundo ele, além da atuação junto às famílias, também contribui com a administração e manutenção da estrutura da comunidade, participa de reuniões em conjunto com a Paróquia Divino Espírito Santo, vinculada à Arquidiocese de Cuiabá, e considera a homenagem um incentivo para continuar servindo à Igreja e à população do bairro.
O padre João Victor, da Paróquia Sagrada Família, no bairro Carumbé, em Cuiabá, afirmou que recebeu com honra e gratidão a homenagem prestada pelo reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela Igreja Católica. Segundo ele, a missão da Igreja vai além da evangelização, alcançando também o compromisso de promover a dignidade humana, a valorização da vida e o serviço à sociedade.
De acordo com o sacerdote, a atuação da Igreja busca anunciar o Evangelho ao mesmo tempo em que acolhe e acompanha as pessoas em suas diferentes realidades. “A Igreja consegue permear todas as áreas da sociedade e ficamos agradecidos quando esse trabalho é reconhecido também por outras instituições”, destacou.
João Victor ressaltou que, além das atividades pastorais, a Paróquia Sagrada Família desenvolve diversas ações sociais, como a distribuição de cestas básicas, entrega de cobertores e assistência a pessoas enfermas. Segundo ele, essas iniciativas fortalecem o vínculo entre a comunidade e a Igreja, tornando a paróquia um espaço de acolhimento e solidariedade.
Para o padre, a Igreja desempenha um papel essencial na construção da vida comunitária. “A Igreja é uma extensão da casa das pessoas. Assim, participamos da vida das famílias e elas participam da vida da Igreja. É um sinal que nos lembra que ninguém vive sozinho e que precisamos uns dos outros. A vida comunitária é fundamental, e a Igreja busca ser esse sinal profético de esperança e fraternidade”, concluiu.
Os homenageados com as moções de aplausos:
ADEVANIR VIEIRA
ALINE MEZZOMO VASCONCELOS
ANA GLISSE RUAS DA SILVA
ANATALIA MARCIANA COLETO ALMEIDA
ANDRÉ RICARDO BARBOSA
ANGÉLICA FERREIRA MAGALHÃES
APARECIDA HIROCO IMADA
Foto: ANGELO VARELA / ALMT
BEATRIZ CONCEIÇÃO FERREIRA DIAS
BRENDA SILVA ESPÍRITO SANTO
BRUNA FERNANDA FERREIRA DE OLIVEIRA
CLAUDIA FERNANDA GALDINO DELGADO FIGUEIREDO
DALZIRA ALVES FÉLIX DO NASCIMENTO
DIANNA FERREIRA DOS SANTOS MARTINS
DIONIZIA DOS SANTOS
ELIACIR PEDROSA
ELIZABETH CAMARGO MENDES
ERENILCE NASCIMENTO JESUS MORENO
ERMÍNIA ROCHA ROMERA
EROTILDES JOSEFA DA CRUZ
EVERTON APARECIDO GOMES DA SILVA
GABRIELLY DE ALMEIDA BORGES
GERALDO ALEXANDRE DA SILVA
GIOVANA DE BRITO GOULART
GIOVANNA DA MATA GRACIOSO
GUSTAVO HENRICKE DA SILVA MOURA
HEDYMAURA BEZERRA ZANON
HELEN CRISTINA MOREIRA AGUIAR COSTA LEITE
INÊS LÚCIA DE MORAES TEIXEIRA
IVANILDE LEMES DE ALMEIDA
JANETE MARY DA SILVA
JEANINE STORCK FRANÇA
JERO PRADO
JOANA MARTINS
JOÃO DIAS
JOSEMAR DE ARRUDA BANDEIRA DUARTE
JOSÉ MAURÍCIO DA SILVA
JUCILÉIA RIBEIRO BATISTA DA SILVA
JULIANA NOGUEIRA FERREIRA SAGIN
KARINY PAES FREITAS ALEXANDRE
KELY LINO BARBOSA
LARYSSA TAKAGI MARTINS
LAURA APARECIDA ROCHA DE OLIVEIRA SILVA
LEONICE CRUZ SILVA COSTA
LUCAS OLÁRIO DA SILVA
LUCÉLIA THATIANA DA SILVA
LUCIANE SANCHES REBELLO
LUCINEIA ESPÍRITO SANTO DE PINHO
LUIZ ANTÔNIO MOURA
LUIZ ISSAMU IMADA
LUIZ POLIZEL
LUZIA BEZERRA ZANON
MARI CÉLIA LEITE BATISTA
MARIA DA GLÓRIA GARCIA SILVEIRA
MARIA ONICE DA SILVA
MARIA RITA DA TRINDADE
MARIANNA ALMEIDA PAES DE BARROS
MARLETE NEVES DA CRUZ
MÁRIO MARCIO MORAES BARBOSA
MAURO SÉRGIO DA SILVA CRUZ
NAIANE FRANCISCA RIBEIRO DE SIQUEIRA
ORIVALDO PINHEIRO DE QUEIROZ
OSMAIL MANOEL DAS NEVES
PAULO LEOVEOGILDO JARDIM
RAFAEL VIANA MOTA
RAFAELA BALDINO DA SILVA
REGINALDO MAGALHÃES TEIXEIRA
RITA KELLEN BEZERRA DA SILVA
ROSANGELA RUAS DOS SANTOS
SELMA MARIA DA SILVA
SILVANA DE SOUZA
SONIA REGINA BAICERE BARROS
VITOR MONTEIRO SILVA
WÂNIA GRÁCIA AMORIM LIMA
WENDER MARCELO DE MORAES
WESLEY HENRIQUE DE OLIVEIRA E SILVA
ZULEIDE DE SOUZA FILHO
VALDIRENE SANTOS DO NASCIMENTO
RONDIVELY LEMES DE MORAES
Fonte: ALMT – MT
Envie sua denúncia
Ministério da Saúde inaugura primeira UTI inteligente do SUS no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (RJ)
Conferência Municipal de Saúde começa nesta segunda-feira (29)
Servidores de Cuiabá concluem capacitação em gestão ambiental em Tangará da Serra
Prefeito acompanha finais do futsal e projeta mais investimentos no esporte escolar
Ex-ministro Aldo Rebelo é confirmado no Fórum Global do GAFFFF, em Sorriso
DIAMANTINO
Prefeito Chico Mendes assina convênios de mais de R$ 17 milhões para fortalecer a educação em Diamantino
O prefeito Chico Mendes assinou, durante o Encontro de Prefeitos do Alto Rio Paraguai, dois convênios que garantem R$17.343.652,59 em...
Prefeitura de Diamantino promove Seminário Municipal de Educação
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza no dia 03 de julho, o Seminário Municipal...
Diamantino participa de Seminário Nacional sobre Educação Especial Inclusiva
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Educação, participou nos dias 17 e 18 de junho do...
POLÍTICA MT
Wilson Santos quer apoio aos municípios e rigor na aplicação da Lei Federal nº 15.326/2026 da educação infantil
Após promover audiência pública para debater a aplicação da Lei Federal nº 15.326/2026, que reconhece os profissionais da educação infantil...
ALMT homenageia colaboradores e voluntários da Arquidiocese de Cuiabá
Sessão especial da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) entrega 78 moções de aplausos, e homenageia os colaboradores da Arquidiocese...
Relatório de Gestão destaca avanços e metas cumpridas em Mato Grosso
A Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária da Assembleia Legislativa, CFAEO, realizou audiência pública para apresentar o Relatório...
POLICIAL
Delegada-geral destaca fortalecimento da Polícia Civil e avanço no combate às facções criminosas em MT
A Polícia Civil de Mato Grosso recebeu investimentos expressivos ao longo dos últimos sete anos, garantindo melhores estruturas, mais valorização...
Polícia Civil prende mulher que recebeu transferência bancária feita durante roubo em Jangada
Uma mulher foi presa em flagrante pela Polícia Civil, na sexta-feira (26.6), durante ação conjunta entre a Delegacia de Polícia...
Mulher condenada por homicídido é presa pelas Polícias Civil e Militar em Rosário Oeste
Uma mulher foragida da Justiça por homicídio teve o mandado de prisão cumprido, nesta sexta-feira (26.6), em ação conjunta da...
MATO GROSSO
Delegada-geral destaca fortalecimento da Polícia Civil e avanço no combate às facções criminosas em MT
A Polícia Civil de Mato Grosso recebeu investimentos expressivos ao longo dos últimos sete anos, garantindo melhores estruturas, mais valorização...
Polícia Civil prende mulher que recebeu transferência bancária feita durante roubo em Jangada
Uma mulher foi presa em flagrante pela Polícia Civil, na sexta-feira (26.6), durante ação conjunta entre a Delegacia de Polícia...
Mulher é presa pela Polícia Militar após esfaquear o próprio irmão em Peixoto de Azevedo
Policiais militares do 15º Comando Regional prenderam em flagrante, na madrugada deste sábado (27.6), uma mulher de 34 anos, suspeita...
POLÍTICA NACIONAL
Comissão aprova proposta para regularização de terras ocupadas antes da criação de áreas protegidas
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2548/25, que...
Comissão aprova diretriz de mobilidade urbana para profissionais da educação básica e superior
A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que altera a Política Nacional de...
Papel do policial legislativo é reconhecido em sessão solene: ‘guardiões’
Celebrado em 23 de junho, o Dia do Policial Legislativo foi tema de sessão solene nesta sexta-feira (26) com a...
ESPORTES
Brasil avança como líder e define confronto contra o Japão no mata-mata da Copa
A Seleção Brasileira confirmou o favoritismo e carimbou a vaga para a segunda fase da Copa do Mundo na liderança...
Dembélé brilha com hat-trick histórico e França vence a Noruega
O atacante Ousmane Dembélé foi o grande protagonista da vitória da França sobre a Noruega nesta sexta-feira, em partida válida...
Copa do Mundo 2026: 18 seleções garantem vaga e primeiros duelos do mata-mata são definidos
A Copa do Mundo de 2026 atinge seu momento de maior tensão com o encerramento da fase de grupos e...
Mais Lidas da Semana
-
CUIABÁ20 de junho de 2026Prefeitura convida famílias para lançamento da campanha Craques da Natureza no Parque Tia Nair
-
TECNOLOGIA20 de junho de 2026Semiárido amplia a capacidade de pesquisa em energias renováveis
-
MATO GROSSO20 de junho de 2026Inscrições para seletivo de brigadistas temporários terminam neste sábado (20)
-
MATO GROSSO20 de junho de 2026Seduc inicia revisão do processo de atribuição com escuta de gestores e secretários escolares
-
SAÚDE20 de junho de 2026Ministério da Saúde inicia aplicação da vacina Pneumo 20 em todo o país
-
MATO GROSSO20 de junho de 2026Governo libera acesso gratuito à arquibancada de concreto na Stock Car neste sábado (20)
-
MATO GROSSO20 de junho de 2026Governo de MT e Prefeitura assinam convênios e dão ordem de serviço para asfaltamento do Sagrada Família
-
MATO GROSSO20 de junho de 2026Governo de MT e Rumo inauguram 1º trecho da Ferrovia Estadual: “Mato Grosso é um exemplo do que o Brasil pode fazer”, afirma governador

