CULINÁRIA
Sinop registra o maior Desfile Cívico da história da cidade neste Festeja Sinop 2026
Publicado
8 de setembro de 2026
A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Educação e em parceria com as Forças de Segurança, registrou o maior Desfile Cívico da história da cidade. Além do número expressivo de 82 pelotões, a expectativa de 4 mil participantes foi superada, entre participantes do desfile e público espectador.
O tradicional desfile foi realizado no final da tarde de ontem (7), na Avenida Dom Henrique Froehlich, no trecho compreendido entre a Avenida dos Ingás e a Avenida dos Guarantãs, com dispersão no sentido da Avenida André Maggi. Além das arquibancadas lotadas, a população sinopense compareceu em peso e preencheu o canteiro central da Avenida Dom Henrique Froehlich e os espaços existentes entre as arquibancadas.
A programação reuniu escolas municipais, estaduais e particulares, entidades, instituições e representantes das Forças de Segurança, em uma celebração marcada pelo civismo e também pelas comemorações dos 52 anos de Sinop, dentro da programação do Festeja Sinop 2026.
Para o prefeito Roberto Dorner, a participação da população demonstra a importância da data e reforça o compromisso do Município com as comemorações do aniversário de Sinop. “Eu fico muito feliz porque é um dia cívico, 7 de setembro, então todo o Brasil comemora essa data e faz esse desfile cívico. Nós temos mais um motivo: o aniversário da cidade. A gente fica muito feliz porque o povo participa, por isso estamos trabalhando sempre para que cada vez melhore mais o festejo da cidade, junto com esse desfile maravilhoso”, destacou.
Dorner também ressaltou a participação das diferentes instituições no desfile e classificou o momento como uma oportunidade de demonstrar patriotismo e união. “É muito importante as escolas do município estarem participando, as escolas do Estado, particulares e as autoridades. Para nós, isso aqui é uma alegria muito grande. Vamos dar a nossa contribuição como patriotas, fazendo esse desfile e honrando todas as pessoas que estão fazendo esse desfile maravilhoso”, completou.
A secretária de Educação, Salete Rodrigues, destacou a grande adesão da população à programação do Festeja Sinop e ao Desfile Cívico. “A população está em peso no 7 de setembro e tem acompanhado em peso o Festeja Sinop. Então, hoje a gente promete aqui um grande evento, como têm sido todos os eventos da Prefeitura de Sinop. Temos aqui todas as escolas municipais, escolas estaduais, as entidades e as Forças de Segurança, prometendo trazer o melhor para o nosso desfile”, afirmou.
O secretário de Governo e Planejamento Estratégico, Klayton Gonçalves, agradeceu a parceria das Forças de Segurança e destacou a participação da população nas atividades do aniversário de Sinop. “Quero aqui, em nome do nosso prefeito Roberto Dorner e do nosso vice-prefeito Paulinho Abreu, cumprimentar todas as Forças de Segurança, que têm sido parceiras em todos os aspectos do Festeja, todas as autoridades que se fazem presentes aqui, mas principalmente a população, que tem atendido ao chamado e tem vindo festejar conosco”, disse.
Participação desde a infância
Entre os participantes do desfile estavam crianças da educação infantil. A diretora da EMEI Gente Feliz, Ester Peruzzo, explicou que a instituição aproveitou a oportunidade para trabalhar desde cedo conceitos relacionados ao civismo e ao respeito à pátria. “A nossa instituição é de 0 a 3 anos e a gente já traz para eles essa vivência, trabalhando os momentos cívicos. É importante que eles desenvolvam, desde cedo, o respeito e o comprometimento com a pátria. As famílias aceitaram nosso convite e tivemos uma adesão muito boa. Graças a Deus, as famílias estão aqui, prestigiando e esperando os filhos”, explicou.
APAE abre o desfile
A abertura do desfile também teve um significado especial para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Sinop. De acordo com a diretora da instituição, Regina Gonzalez, a entidade participa do evento há 42 anos e, nesta edição, levou uma homenagem a pessoas que contribuíram para a história da APAE no município.
“Para nós é uma alegria muito grande participarmos do Festeja Sinop, pois há 42 anos a APAE participa deste evento. E hoje nós estamos com nossos assistidos, fazendo uma homenagem ao primeiro presidente, Irineu Machado, à primeira diretora, Bernadete Laurindo, e à idealizadora da APAE da época, Nelsa Dal Maso”, destacou.
Regina também ressaltou a importância de a instituição ter a oportunidade de abrir o desfile e representar seus assistidos neste momento de celebração. “É uma alegria muito grande abrir o desfile. É uma honra para todos os nossos assistidos e para nós, profissionais, podermos participar deste momento tão importante para nossa Sinop”, concluiu.
Festeja Sinop
O Festeja Sinop 2026 é realizado pela Prefeitura de Sinop, com apoio da Câmara Municipal de Sinop e patrocínio do Grupo Sinop, Shopping Sinop, Sicoob Norte MT e Keeta, em celebração aos 52 anos de fundação do município.
Confira as próximas agendas do Festeja Sinop 2026:
12 de setembro (sábado)
8h – Festival de Praia – Praia do Cortado.
13h – Show nacional com Júnior Marra – Praia do Cortado.
15h – Show nacional com Nilson Neto – Praia do Cortado.
13 de setembro (domingo)
8h – Festival de Praia – Praia do Cortado.
14h – Show nacional com Xanddy Harmonia – Praia do Cortado.
21h – Baile da Cidade com a Banda Acqua – DMD Centro de Eventos.
14 de setembro (segunda-feira – feriado municipal)
18h – Gravação de DVD de Wesley & Conrado com Jefferson Moraes, Pedro Paulo & Alex, Zezé Di Camargo, Hugo & Guilherme, Ícaro & Gilmar, Traia Véia e outros artistas nacionais – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
CULINÁRIA
Grupo de Cuiabá visita atrativos de Sinop pelo Circuito da Longevidade
Publicado
9 de setembro de 2026
O Circuito Mato-grossense da Longevidade é um roteiro turístico criado para pessoas com mais de 60 anos, com experiências adaptadas às necessidades dessa faixa etária. O projeto foi idealizado por meio do Programa dos Agentes de Roteiros Turísticos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com apoio da Prefeitura de Sinop, e reúne atividades de cultura, gastronomia, lazer, natureza e convivência.
A diretora de Turismo da Prefeitura de Sinop destacou a importância da visita para a promoção do município como destino turístico. “É uma grande satisfação para Sinop receber o grupo do Circuito da Longevidade e poder apresentar um pouco das experiências e dos atrativos que o nosso município tem a oferecer. Essa visita é muito importante porque mostra, na prática, que Sinop tem potencial para receber diferentes perfis de turistas, com experiências que vão muito além dos nossos eventos. O turismo de natureza, o turismo rural, a gastronomia e o contato com a nossa cultura também fazem parte desse processo de construção do destino Sinop”, afirmou.
A diretora também ressaltou o trabalho de estruturação dos atrativos locais. “Um exemplo muito especial é a Chácara Recanto da Lagoa, que tem uma importância ainda maior por ser o primeiro atrativo turístico rural cadastrado junto à Prefeitura de Sinop. A propriedade recebe acompanhamento, apoio e consultoria gratuita por meio de uma parceria entre a Diretoria de Turismo e o Programa Agentes do Sebrae, com contribuição para a organização e o fortalecimento da atividade turística no espaço”, explicou.
Segundo ela, a presença do grupo reforça o trabalho de promoção turística de Sinop. “Esse trabalho é justamente o que queremos estimular: identificar os potenciais que já existem no município, apoiar os empreendedores e ajudar a transformar essas experiências em produtos turísticos preparados para receber visitantes. A presença do Circuito da Longevidade aqui em Sinop também demonstra que estamos avançando na promoção do nosso município como destino turístico. Quando um grupo conhece nossos atrativos, vivencia nossas experiências e leva essa memória para outras cidades, ele também se torna um divulgador de Sinop”, disse.
A consultora do Sebrae, Amanda Maciel, explicou sobre o processo de estruturação do circuito. “Nós já estamos, desde o ano passado, formatando esse roteiro. Começamos a captar agências de viagens que trabalham com a melhor idade e encontramos a Regional Turismo. Apresentamos os nossos produtos aos proprietários, eles gostaram muito da ideia e começaram as visitas aos atrativos. Depois, finalizamos o roteiro em três dias. Em Sinop, incluímos três atrativos que, para nós, são muito importantes. Um deles foi a visita à Catedral, onde falamos um pouco sobre as obras da Mari Bueno. Depois, eles foram ao Curupy e, no final do dia, foram jantar e assistir ao pôr do sol no Recanto da Lagoa. Lá no Recanto da Lagoa, houve música e sorteio de brindes. Foi muito divertido e muito legal”, afirmou Amanda.
A consultora também avaliou de forma positiva a experiência do grupo nos municípios do roteiro. “A experiência foi magnífica. Eles gostaram muito e ficaram muito impressionados com o que o Corredor do Agro tem e com o que Sinop tem. A maioria ficou muito impressionada em conhecer uma nova realidade de Mato Grosso e gostou muito. Eles foram muito bem recebidos na região e gostaram muito da receptividade em todas as cidades que visitaram”, disse.
Atrativos de Sinop
O Curupy Acqua Park foi um dos atrativos visitados pelo grupo durante a passagem por Sinop. A representante comercial e de Relações Públicas do empreendimento, Athayda Dall Agnol, destacou a importância de receber grupos da terceira idade e oferecer experiências que atendam às necessidades desse público. “Para nós é uma imensa alegria recebê-los no Parque. Todos os anos recebemos grupos de excursões de diferentes idades, crianças, jovens, adultos, idosos e grupos de projetos sociais. Nos preparamos para receber cada um com sua necessidade diferente, nos empenhamos para que todos tenham uma excelente experiência conosco, para que possam retornar sempre. O Circuito traz, para esses idosos, uma experiência que talvez nunca tenham vivenciado antes, e o objetivo do Curupy é fazer com que eles possam resgatar a criança interior, brincar na água ou simplesmente descansar numa sombra, aproveitar ao máximo e levar memórias desses momentos”, afirmou.
A proprietária da Chácara Recanto da Lagoa, Lia Celiria, destacou a emoção de receber o grupo e perceber as lembranças despertadas pelo contato com elementos da vida no campo e com a natureza. “Foi emocionante ver as pessoas no momento em que eles desceram de ônibus, que viram um pé de figo. Deu para perceber que são pessoas que já viveram no campo e todos lembravam da sua mãe, da sua avó, do tempo que moravam no sítio. Foi uma experiência única ver eles relembrando as coisas, falando sobre o pé de figo, como a avó fazia. Para mim foi maravilhoso ver a admiração, a valorização de cada lugar que eles passaram, de ver os peixes, de estar em contato com a natureza. Foi lindo e muito emocionante, principalmente porque lembrei da minha mãe, que não está mais comigo”, descreveu.
Para os interessados no Circuito da Longevidade, mais informações sobre o roteiro podem ser obtidas pelo Instagram do circuito ou diretamente com a consultora do Sebrae, Amanda Maciel, pelo número (65) 9669-8873. O roteiro integra as ações de fortalecimento do turismo regional e apresenta experiências voltadas ao público com mais de 60 anos.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
CULINÁRIA
Prefeitura de Sinop promove vacinação no Machado Vitória Régia neste sábado (12)
Publicado
9 de setembro de 2026
A iniciativa faz parte da estratégia de vacinação itinerante do município, que leva as equipes de saúde para locais de fácil acesso à população. A ação busca facilitar a atualização da caderneta de vacinação, principalmente para moradores que não conseguem comparecer às unidades de saúde durante a semana.
No local, estarão disponíveis os imunizantes previstos no Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS). O atendimento contempla crianças, adolescentes, adultos e idosos, conforme a faixa etária, as recomendações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e a situação vacinal de cada pessoa. Para o atendimento, a Secretaria de Saúde orienta que os moradores levem documento oficial com foto e a caderneta de vacinação.
O coordenador de Imunização da Prefeitura de Sinop, João Gustavo Breganó, destacou a importância da vacinação itinerante para ampliar o acesso da população aos imunizantes. “A vacinação é uma das principais formas de prevenção e proteção da população. Por isso, ações como esta são importantes para facilitar o acesso aos imunizantes e alcançar pessoas que, por diferentes motivos, não conseguem comparecer às unidades de saúde durante a semana. A nossa equipe estará no local para conferir a situação vacinal e orientar cada pessoa sobre as doses indicadas”, afirmou.
O coordenador também reforçou a importância de manter a caderneta atualizada. “É importante que as famílias levem a caderneta de vacinação e aproveitem a ação para verificar se existe alguma dose em atraso. A vacina protege a própria pessoa e também contribui para a proteção coletiva, principalmente de crianças, idosos e pessoas mais vulneráveis. Quanto maior a cobertura vacinal, maior é a proteção da comunidade”, explicou.
A ação no Machado Vitória Régia integra o cronograma de vacinação itinerante da Secretaria de Saúde. Durante a semana, a vacinação permanece disponível nas salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde de Sinop.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
Envie sua denúncia
Força tarefa resgata 479 trabalhadores de escravidão moderna
Profissionais das UBSs participam de capacitação com foco na organização e melhoria de processos
Grupo de Cuiabá visita atrativos de Sinop pelo Circuito da Longevidade
Escola Rita Auxiliadora inicia projeto “A Sacola Viajante” para incentivar a leitura
Guarda Municipal detém homem de 35 anos em ocorrência de quebra de medida protetiva
DIAMANTINO
Prefeitura de Diamantino realiza premiação do Projeto de Educação Ambiental Campo Limpo
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Central de Recebimento de Embalagens...
Prefeitura de Diamantino realiza evento “Mulheres Fortes, Mulheres Seguras” em alusão ao Agosto Lilás
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, realizou no sábado (29.08) o...
Prefeitura de Diamantino participa do 3º Congresso de Análises Clínicas de Mato Grosso
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participou, entre os dias 28 e 30 de agosto,...
POLÍTICA MT
ALMT apresenta Troféu Parlamento a estudantes de Jornalismo e Publicidade
A Secretaria de Comunicação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (Secom/ALMT) visitou, na última quinta-feira (3), cursos de Jornalismo e...
Comissão de Agropecuária aprova 68 itens e promove limpeza da pauta
A Comissão de Agropecuária, Desenvolvimento Florestal e Agrário e de Regularização Fundiária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) promoveu,...
Comissão de Trabalho analisa 173 proposições e contribui para criação de 27 novas normas
A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) analisou 173 proposições durante o...
POLICIAL
Governo de MT suspende notícias institucionais do Portal em cumprimento às normas eleitorais
Em cumprimento à legislação eleitoral, o Governo de Mato Grosso suspende, a partir deste sábado (4.7), a exibição das notícias...
Polícia Civil prende foragido por roubo em Poconé
A Polícia Civil de Mato Grosso prendeu, nesta segunda-feira (20.7), um homem de 36 anos, em cumprimento a mandado de...
Polícia Civil prende cinco suspeitos de envolvimento em crimes de tortura, sequestro, cárcere privado e organização criminosa em Pedra Preta
A Polícia Civil de Mato Grosso prendeu cinco pessoas, na noite de sábado (18.7), em Pedra Preta, suspeitas de tortura,...
MATO GROSSO
Painel aponta redução da letalidade policial em Mato Grosso
Mato Grosso registrou redução de 33,2% no número de mortes decorrentes de intervenção policial entre 2024 e 2025, passando de...
MPMT decreta luto oficial de três dias pela morte de Jorge da Costa Lana
O Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) decretou luto oficial de três dias em razão do falecimento do...
Feriado do Dia do Servidor é transferido para 30 de outubro no MPMT
O Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) transferiu para o dia 30 de outubro de 2026, uma sexta-feira,...
POLÍTICA NACIONAL
Fundo Eleitoral reduz desigualdade entre partidos, mas diferenças internas persistem
Com a expansão do financiamento público nas campanhas eleitorais entre 2018 e 2022, a desigualdade entre os partidos na distribuição...
Publicada MP com crédito extraordinário para a agricultura familiar
O governo publicou Medida Provisória (MPV 1.390/2026) que abre crédito extraordinário de R$ 375 milhões. O valor será destinado diretamente...
MP libera R$ 6,6 bilhões para subsídios a combustíveis
Foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (9) medida provisória que destina R$ 6,605 bilhões para subvenções de...
ESPORTES
São Paulo perde para o Boca Juniors por 1 a 0 na Bombonera pelas quartas da Sul-Americana
O São Paulo saiu derrotado por 1 a 0 pelo Boca Juniors na noite desta terça-feira (08-09), em La Bombonera,...
Cuiabá vence Athletic e sonha com G4 da Série B
*:first-child]:mt-0 [&>*:last-child]:mb-0 space-y-2″> O triunfo teve ainda mais significado pelo momento em que a equipe chegou ao confronto. O Cuiabá...
Vasco empata com o Santa Fe-COL na ida das quartas da Sul-Americana
Santa Fe-COL e Vasco não saíram do 0 a 0 na noite desta terça-feira (08.09), no jogo de ida das...
Mais Lidas da Semana
-
VÁRZEA GRANDE3 de setembro de 2026Saúde na Escola promove palestra para adolescentes sobre prevenção da gravidez e ISTs
-
POLÍTICA NACIONAL2 de setembro de 2026CCT aprova restrições à publicidade e ao patrocínio de bets; texto vai ao Plenário
-
BRASIL2 de setembro de 2026CMSE defende continuidade e aprimoramento dos mecanismos de Resposta da Demanda no sistema elétrico brasileiro
-
ESPORTES3 de setembro de 2026Vasco vence o Vitória novamente e avança às semifinais da Copa do Brasil
-
POLÍTICA MT3 de setembro de 2026Cultura, memória e cidadania marcam atividades do Instituto Memória no primeiro semestre de 2026
-
ESPORTES3 de setembro de 2026Palmeiras segura empate com o Santos e confirma vaga na semifinal da Copa do Brasil
-
CULINÁRIA2 de setembro de 2026Sinop ultrapassa 231 mil habitantes e registra crescimento de 74% em uma década, aponta IBGE
-
POLÍTICA NACIONAL2 de setembro de 2026Fim da escala 6×1 passa na CCJ e vai a Plenário

