CULINÁRIA
Ager Sinop assina ordem de serviço para construção dos primeiros pontos de ônibus adotados pela Sinop Energia
Publicado
9 de setembro de 2026
A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Município de Sinop (Ager Sinop) emitiu, na manhã de hoje (9), a ordem de serviço que autoriza a empresa Sinop Energia a iniciar a construção de dois pontos de ônibus pelo programa “Adote um Ponto”. Os abrigos serão instalados na Praça da Bíblia – um de cada lado da Avenida Governador Júlio Campos – e representam os primeiros equipamentos do programa a avançarem para a etapa de execução.
A Sinop Energia foi a primeira empresa a concluir as etapas previstas para a adoção dos pontos e, com a assinatura da ordem de serviço, está apta a iniciar as obras. O prazo para início da construção é de até 30 dias, enquanto a conclusão deverá ocorrer em até 60 dias.
Para a diretora-presidente da Ager Sinop, Márcia Lopes, a assinatura representa a concretização de um longo trabalho desenvolvido. “Essa é uma lei que a gente vem trabalhando há mais de um ano e meio. Tivemos envolvimento da Secretaria de Trânsito, através do Coronel Wesney Sodré, da Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação, que também fez parte desse processo, junto com o Luiz Magnani, e principalmente o prefeito, dando toda a assistência necessária para que esse projeto se concluísse”, destacou.
Márcia também ressaltou que a parceria permite a participação direta da iniciativa privada na melhoria da estrutura oferecida aos usuários do transporte coletivo. “É uma parceria público-privada entre o município e alguns empresários, e esperamos ter ainda muitos outros. A Sinop Energia foi o primeiro que estamos aqui assinando com muita satisfação, e se Deus assim abençoar, teremos ainda muitos outros dando um retorno para a sociedade de Sinop, através dos seus usuários do transporte público.
O jornalista e representante da Sinop Energia, Adriano Araújo, explicou o porquê a empresa aderiu ao programa. “Para nós é uma grande satisfação fazer parte desse projeto. Quando chegou para nós, nós não tivemos dúvidas. Falamos: ‘é isso, vamos participar’. Porque a nossa ideia mesmo é ir muito além da geração de energia, é gerar futuro também, é devolver para a sociedade, que tanto nos acolheu, benefícios. E isso faz parte, então tem tudo a ver com o nosso DNA, com essa nossa vontade de fazer mais. Então estamos muito felizes”, afirmou.
Como funciona o programa
Regulamentado pela Prefeitura de Sinop em parceria com a Ager Sinop e a Secretaria de Segurança e Trânsito, o programa “Adote um Ponto” permite que empresas ou pessoas físicas participem da construção, adequação ou manutenção de abrigos do transporte coletivo. Em contrapartida, o adotante pode utilizar o espaço para divulgação institucional de sua marca (por 24 meses, prorrogável por igual período se houver interesse entre as partes).
O programa prevê que os pontos sejam construídos de acordo com projeto arquitetônico definido pelo Município e seguindo as normas de acessibilidade. Os custos de implantação e manutenção dos abrigos ficam sob responsabilidade da empresa adotante durante o período de vigência do termo.
Atualmente, cinco empresas já manifestaram interesse em participar do programa, todas com intenção de adotar mais de um ponto de ônibus. A Ager Sinop é responsável pela condução do processo e pela organização da distribuição dos locais, buscando ampliar os benefícios para diferentes regiões da cidade.
Com a assinatura da ordem de serviço pela Sinop Energia, o programa entra agora em sua fase prática, com a construção dos dois primeiros abrigos prevista para a Praça da Bíblia. A iniciativa integra as ações do Município voltadas à melhoria da infraestrutura urbana e à oferta de mais conforto, segurança e dignidade aos usuários do transporte público de Sinop.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
CULINÁRIA
Festeja Sinop: Maria Marçal encerra Marcha para Jesus com noite de união, fé e adoração
Publicado
8 de setembro de 2026
Integrando a programação do Festeja Sinop 2026, o show nacional foi o ponto alto da noite e concluiu a manifestação de fé que começou na Praça da Bíblia e percorreu a Avenida dos Jacarandás. Reunidos no estádio, os participantes acompanharam uma apresentação marcada por louvores que fazem parte da trajetória da jovem cantora, além de momentos de interação e mensagens de fé.
Antes da apresentação, a expectativa entre os participantes já era de transformar o encerramento da Marcha em uma grande celebração. Para o pastor Tilica, que participou da caminhada, o encontro no Gigante do Norte representou a continuidade do propósito da manifestação.
“Vamos terminar em festa. Começamos em festa, terminamos em festa. E não estamos representando marcas, igrejas, nem uma patente. Estamos aqui em nome de Jesus. Então, esse encontro com todo mundo reunido lá vai ser uma festa bonita”, destacou. O pastor também agradeceu à Prefeitura pela realização da programação.
Com apenas 17 anos, Maria Marçal é um dos grandes nomes da nova geração da música gospel brasileira. A cantora ganhou projeção nacional com a canção “Deserto”, um dos maiores sucessos de sua carreira, que alcançou centenas de milhões de visualizações no YouTube e impulsionou sua trajetória no cenário gospel. A música também ganhou destaque nas paradas da Billboard Brasil Hot 100.
Outro sucesso que integra a carreira da artista é “Deixa”, que também conquistou grande popularidade nas plataformas de áudio e ajudou a consolidar Maria Marçal como um dos fenômenos da música cristã no país.
Durante a apresentação em Sinop, a cantora deixou uma mensagem especial para a população e declarou votos de paz, saúde e proteção para o município. “Que Jesus possa reinar aqui, possa trazer paz, saúde. Que pessoas aqui possam sentir a paz do Espírito Santo e que a alegria do Espírito Santo possa estar com todos nessa cidade. Que essa cidade possa ser blindada pelo sangue de Jesus”, declarou Maria Marçal.
A cantora também desejou que os moradores de Sinop continuem crescendo na fé. “Que pessoas que aqui moram possam crescer cada dia mais na Palavra do Senhor Jesus e conhecer mais um pouco do Senhor”, completou.
Para o presidente da Ordem dos Ministros Evangélicos de Sinop (OMES), pastor Elvis Sousa, a apresentação foi a conclusão de uma noite dedicada à oração e à intercessão pela cidade. “Nós vamos sair aqui da Praça da Bíblia em direção ao Estádio Municipal, pela Avenida dos Jacarandás, orando, intercedendo pela cidade. E logo mais teremos o grande show com a cantora Maria Marçal”, destacou.
A programação reforçou o caráter de fé da Marcha para Jesus dentro das comemorações do aniversário de Sinop. Ao unir caminhada, oração, louvor e música, o evento proporcionou aos participantes um momento de devoção e, ao mesmo tempo, de celebração pela história do município e de esperança para os próximos capítulos da cidade.
A apresentação de Maria Marçal encerrou uma noite em que Sinop foi colocada em oração, com mensagens de paz, proteção, saúde e bênçãos para a população. O momento integrou a programação do Festeja Sinop 2026, promovido em celebração ao aniversário do município.
Festeja Sinop
O Festeja Sinop 2026 é realizado pela Prefeitura de Sinop, com apoio da Câmara Municipal de Sinop e patrocínio do Grupo Sinop, Shopping Sinop, Sicoob Norte MT e Keeta, em celebração aos 52 anos de fundação do município.
Confira as próximas agendas do Festeja Sinop 2026:
12 de setembro (sábado)
8h – Festival de Praia – Praia do Cortado.
13h – Show nacional com Júnior Marra – Praia do Cortado.
15h – Show nacional com Nilson Neto – Praia do Cortado.
13 de setembro (domingo)
8h – Festival de Praia – Praia do Cortado.
14h – Show nacional com Xanddy Harmonia – Praia do Cortado.
21h – Baile da Cidade com a Banda Acqua – DMD Centro de Eventos.
14 de setembro (segunda-feira – feriado municipal)
18h – Gravação de DVD de Wesley & Conrado com Jefferson Moraes, Pedro Paulo & Alex, Zezé Di Camargo, Hugo & Guilherme, Ícaro & Gilmar, Traia Véia e outros artistas nacionais – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
CULINÁRIA
Festeja Sinop: Festival de Praia reúne famílias na Praia do Cortado; programação segue neste sábado (12) e domingo (13)
Publicado
8 de setembro de 2026
Além do acesso gratuito à praia, o público teve opções como brinquedos aquáticos, atividades esportivas, atrações musicais e espaços para convivência. A estrutura também contou com a presença das forças de segurança, com o objetivo de garantir mais tranquilidade ao público durante os dias de programação.
Para o prefeito Roberto Dorner, o Festival de Praia representa uma alternativa de lazer para a população de Sinop e contribui para o fortalecimento do turismo no município. “Cada vez é mais organizado, cada vez o povo está gostando mais. Nós estamos aqui para trabalhar e trazer lazer e turismo para o nosso povo também. As pessoas que, às vezes, não podem ir para estados com praia, têm todo ano esse festival de praia. Isso agrada o povo de Sinop. Eu fico feliz porque nós estamos fazendo uma diferença no estado. Tinha 16 anos que não tinha esse festival de praia. Voltamos a organizar e a população está usando isso aqui com a maior tranquilidade. As famílias se divertem o tempo todo com a maior segurança”, disse.
O secretário de Governo e Planejamento Estratégico, Klayton Gonçalves, avaliou de forma positiva os primeiros dias de programação e reforçou o convite para o próximo fim de semana. “Tivemos o primeiro final de semana de Festival de Praia recheado de atrativos para a população, e no próximo final de semana continua. Tivemos brinquedos aquáticos, muita diversão, shows regionais com artistas de altíssima qualidade. A praia está bonita, está bem decorada, o ambiente seguro, as forças de segurança presentes. Venham prestigiar, venham conhecer essa beleza natural que é a Praia do Cortado, venham se divertir com a família e aproveitar que estamos celebrando os 52 anos de Sinop. A festa está linda, Sinop merece”, disse.
O professor Wender Leal aproveitou o feriado de 7 de setembro para conhecer a Praia do Cortado com amigos, alunos e parceiros da aula de dança. “Viemos curtir um pouquinho a praia. Nunca tinha vindo, é primeira vez que eu venho e achei muito bacana, gostei demais. A organização aqui está muito boa. Os brinquedos de graça, tudo muito bacana. Estou gostando demais”, afirmou.
As famílias também levaram as crianças para aproveitar as atividades. Arthur Freitas, de 11 anos, visitou o local pela primeira vez na companhia do pai, da irmã, do irmão e da madrasta. “Eu estou achando legal. Eu vim com meu pai e com minha irmã, meu irmão e minha madrasta e é a primeira vez que eu venho”, disse.
Marcos Paulo de Souza também escolheu a Praia do Cortado para um momento de lazer com a família e amigos. “Estou achando muito bacana. Vim com a família inteira, meu compadre, minhas irmãs e meus cunhados. Viemos trazer as crianças para se divertir um pouco. Teve no ano passado, a gente não conseguiu vir, mas esse ano está sendo bem bacana”, contou.
O vigia Altamiro Pereira também participou da programação e destacou a experiência na praia. “Nós viemos ontem, estava maravilhoso, apesar de que de manhã cedo teve uns respingos de chuva que deram uma quebrada no clima, mas aí, no fim da tarde, deu uma esquentadinha e começou a ficar mais agradável. Hoje amanheceu um clima bem agradável, está maravilhoso. Vim a primeira vez ano retrasado, esse ano eu voltei e espero, no ano que vem, estar aqui de novo. Está maravilhoso”, disse.
A professora Kelly Campos participou do Ciclo Festeja e destacou a oportunidade de aproveitar diferentes ações gratuitas. “Eu vim no Ciclo Festeja, de bike. Vim com as minhas amigas e estamos nos divertindo com esses atrativos gratuitos que a Prefeitura está proporcionando. A adrenalina está mil! Está ótimo!”, afirmou.
Programação continua
O Festival de Praia retorna neste sábado (12), a partir das 8h, com programação na Praia do Cortado. Às 13h, o público poderá acompanhar o show nacional de Júnior Marra. Às 15h, será a vez de Nilson Neto subir ao palco. No domingo (13), as atividades começam às 8h. Às 14h, a programação recebe o show nacional de Xanddy Harmonia. Todas as atrações do Festival de Praia têm entrada gratuita.
O Festeja Sinop 2026 é realizado pela Prefeitura de Sinop, com apoio da Câmara Municipal de Sinop e patrocínio do Grupo Sinop, Shopping Sinop, Sicoob Norte MT e Keeta, em celebração aos 52 anos de fundação do município.
Confira as próximas agendas do Festeja Sinop 2026:
12 de setembro (sábado)
8h – Festival de Praia – Praia do Cortado.
13h – Show nacional com Júnior Marra – Praia do Cortado.
15h – Show nacional com Nilson Neto – Praia do Cortado.
13 de setembro (domingo)
8h – Festival de Praia – Praia do Cortado.
14h – Show nacional com Xanddy Harmonia – Praia do Cortado.
21h – Baile da Cidade com a Banda Acqua – DMD Centro de Eventos.
14 de setembro (segunda-feira – feriado municipal)
18h – Gravação de DVD de Wesley & Conrado com Jefferson Moraes, Pedro Paulo & Alex, Zezé Di Camargo, Hugo & Guilherme, Ícaro & Gilmar, Traia Véia e outros artistas nacionais – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
Envie sua denúncia
Procon fiscaliza mais de 200 lojas em shoppings de Cuiabá e apreende cerca de mil produtos durante operação
Tarifa Zero já beneficia 1,1 milhão de passageiros e recebe investimento de R$ 7 milhões em Cuiabá
Painel aponta redução da letalidade policial em Mato Grosso
Ana Hickmann mostra últimos detalhes do casamento com Edu e celebra: ‘Que venha’
Publicada MP com crédito extraordinário para a agricultura familiar
DIAMANTINO
Prefeitura de Diamantino realiza premiação do Projeto de Educação Ambiental Campo Limpo
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Central de Recebimento de Embalagens...
Prefeitura de Diamantino realiza evento “Mulheres Fortes, Mulheres Seguras” em alusão ao Agosto Lilás
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, realizou no sábado (29.08) o...
Prefeitura de Diamantino participa do 3º Congresso de Análises Clínicas de Mato Grosso
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participou, entre os dias 28 e 30 de agosto,...
POLÍTICA MT
ALMT apresenta Troféu Parlamento a estudantes de Jornalismo e Publicidade
A Secretaria de Comunicação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (Secom/ALMT) visitou, na última quinta-feira (3), cursos de Jornalismo e...
Comissão de Agropecuária aprova 68 itens e promove limpeza da pauta
A Comissão de Agropecuária, Desenvolvimento Florestal e Agrário e de Regularização Fundiária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) promoveu,...
Comissão de Trabalho analisa 173 proposições e contribui para criação de 27 novas normas
A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) analisou 173 proposições durante o...
POLICIAL
Governo de MT suspende notícias institucionais do Portal em cumprimento às normas eleitorais
Em cumprimento à legislação eleitoral, o Governo de Mato Grosso suspende, a partir deste sábado (4.7), a exibição das notícias...
Polícia Civil prende foragido por roubo em Poconé
A Polícia Civil de Mato Grosso prendeu, nesta segunda-feira (20.7), um homem de 36 anos, em cumprimento a mandado de...
Polícia Civil prende cinco suspeitos de envolvimento em crimes de tortura, sequestro, cárcere privado e organização criminosa em Pedra Preta
A Polícia Civil de Mato Grosso prendeu cinco pessoas, na noite de sábado (18.7), em Pedra Preta, suspeitas de tortura,...
MATO GROSSO
Painel aponta redução da letalidade policial em Mato Grosso
Mato Grosso registrou redução de 33,2% no número de mortes decorrentes de intervenção policial entre 2024 e 2025, passando de...
MPMT decreta luto oficial de três dias pela morte de Jorge da Costa Lana
O Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) decretou luto oficial de três dias em razão do falecimento do...
Feriado do Dia do Servidor é transferido para 30 de outubro no MPMT
O Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) transferiu para o dia 30 de outubro de 2026, uma sexta-feira,...
POLÍTICA NACIONAL
Publicada MP com crédito extraordinário para a agricultura familiar
O governo publicou Medida Provisória (MPV 1.390/2026) que abre crédito extraordinário de R$ 375 milhões. O valor será destinado diretamente...
MP libera R$ 6,6 bilhões para subsídios a combustíveis
Foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (9) medida provisória que destina R$ 6,605 bilhões para subvenções de...
Aprovado pelo Senado, fundo para promover acesso à Justiça gratuita vira lei
A Defensoria Pública da União (DPU) contará com fundo destinado a fortalecer o acesso gratuito à Justiça para pessoas necessitadas....
ESPORTES
São Paulo perde para o Boca Juniors por 1 a 0 na Bombonera pelas quartas da Sul-Americana
O São Paulo saiu derrotado por 1 a 0 pelo Boca Juniors na noite desta terça-feira (08-09), em La Bombonera,...
Cuiabá vence Athletic e sonha com G4 da Série B
*:first-child]:mt-0 [&>*:last-child]:mb-0 space-y-2″> O triunfo teve ainda mais significado pelo momento em que a equipe chegou ao confronto. O Cuiabá...
Vasco empata com o Santa Fe-COL na ida das quartas da Sul-Americana
Santa Fe-COL e Vasco não saíram do 0 a 0 na noite desta terça-feira (08.09), no jogo de ida das...
Mais Lidas da Semana
-
VÁRZEA GRANDE3 de setembro de 2026Saúde na Escola promove palestra para adolescentes sobre prevenção da gravidez e ISTs
-
POLÍTICA NACIONAL2 de setembro de 2026CCT aprova restrições à publicidade e ao patrocínio de bets; texto vai ao Plenário
-
POLÍTICA MT3 de setembro de 2026Cultura, memória e cidadania marcam atividades do Instituto Memória no primeiro semestre de 2026
-
BRASIL2 de setembro de 2026CMSE defende continuidade e aprimoramento dos mecanismos de Resposta da Demanda no sistema elétrico brasileiro
-
ESPORTES3 de setembro de 2026Vasco vence o Vitória novamente e avança às semifinais da Copa do Brasil
-
ESPORTES3 de setembro de 2026Palmeiras segura empate com o Santos e confirma vaga na semifinal da Copa do Brasil
-
CULINÁRIA2 de setembro de 2026Sinop ultrapassa 231 mil habitantes e registra crescimento de 74% em uma década, aponta IBGE
-
POLÍTICA NACIONAL2 de setembro de 2026Fim da escala 6×1 passa na CCJ e vai a Plenário

