EDUCAÇÃO
PND: webinário apresenta Guia do Participante a professores
Publicado
2 de julho de 2026
O Ministério da Educação (MEC) promoveu, nesta terça-feira, 30 de junho, um webinário para orientar professores sobre a Prova Nacional Docente (PND), cujas inscrições se encerram na sexta-feira, 3 de julho, no Sistema PND. O encontro foi realizado em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para promover a divulgação das principais redes que vão utilizar o exame para selecionar novos docentes e do Guia do Participante PND, que traz informações sobre a inscrição, a estrutura da prova e o uso dos resultados pelos professores. O webinário pode ser conferido pelo canal do MEC no Youtube.
“A PND fortalece a docência em todo o país, e o Ministério da Educação entende a importância de apoiar os professores em todo esse processo. Por isso, realizar um evento voltado para a orientação de quem está participando reafirma o nosso compromisso com a formação docente”, afirmou o secretário-executivo do MEC, Rodolfo Cabral.
Ao todo, o exame registrou a adesão de 2.031 entes federativos em todo o país, o que representa a participação de 96% das capitais e de 85% dos estados brasileiros. Os estados do Acre, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia e Roraima já apresentam mobilização institucional com o uso da PND nos processos de seleção. Além dessas, sete capitais já divulgaram nas redes sociais a intenção de utilizar a PND (Rio Branco, Belo Horizonte, Belém, Recife, Porto Velho, Florianópolis e São Paulo). Veja a lista completa das redes municipais que já divulgaram institucionalmente que pretendem utilizar a PND:
|
Estado |
Município |
|
Acre |
Rio Branco |
|
Espírito Santo |
Santa Leopoldina |
|
Espírito Santo |
Serra |
|
Espírito Santo |
Colatina |
|
Goiás |
Porangatu |
|
Minas Gerais |
Araxá |
|
Minas Gerais |
Belo Horizonte |
|
Minas Gerais |
João Monlevade |
|
Minas Gerais |
Itabira |
|
Minas Gerais |
Jaíba |
|
Minas Gerais |
Cláudio |
|
Minas Gerais |
Pimenta |
|
Minas Gerais |
Prata |
|
Minas Gerais |
Reduto |
|
Minas Gerais |
São Roque de Minas |
|
Minas Gerais |
Veredinha |
|
Mato Grosso do Sul |
Miranda |
|
Mato Grosso do Sul |
Bonito |
|
Mato Grosso do Sul |
Ribas do Rio Pardo |
|
Mato Grosso do Sul |
Sonora |
|
Mato Grosso |
Porto Esperidião |
|
Mato Grosso |
Rio Branco |
|
Pará |
Belém |
|
Pará |
Altamira |
|
Pará |
Canaã dos Carajás |
|
Pernambuco |
Recife |
|
Pernambuco |
São Bento do Una |
|
Paraná |
Corbélia |
|
Paraná |
Guaratuba |
|
Paraná |
Mandaguaçu |
|
Paraná |
Manfrinópolis |
|
Paraná |
Ubiratã |
|
Rio de Janeiro |
Queimados |
|
Rio de Janeiro |
São Pedro da Aldeia |
|
Rio de Janeiro |
Miracema |
|
Rondônia |
Ariquemes |
|
Rondônia |
Porto Velho |
|
Rio Grande do Sul |
Arroio dos Ratos |
|
Santa Catarina |
Florianópolis |
|
São Paulo |
Fernandópolis |
|
São Paulo |
Pirangi |
|
São Paulo |
Bertioga |
|
São Paulo |
São Paulo |
O participante interessado em pleitear uma vaga deve realizar a inscrição na PND e se inscrever no processo seletivo específico da rede de ensino onde deseja trabalhar, seguindo as regras do edital local.
Cronograma da Prova Nacional Docente 2026:
- Inscrições: 22 de junho a 3 de julho.
- Solicitação de atendimento especializado e uso do nome social: 22 de junho a 3 de julho.
- Pagamento da taxa de inscrição: 22 de junho a 8 de julho.
- Aplicação da prova: 20 de setembro.
- Divulgação do resultado final: 15 de dezembro.
PND – A avaliação é composta por duas partes. A primeira é focada na Formação Geral Docente e conta com 30 questões objetivas e uma questão discursiva, que visa analisar aspectos como clareza, coerência, coesão, argumentação e domínio da norma-padrão da língua portuguesa. Já a parte de Componente Específico tem 50 questões de múltipla escolha voltadas para as situações-problema e estudos de caso da área de formação do participante. Serão avaliadas 21 áreas de licenciatura.
Por meio da prova teórica do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade das Licenciaturas), a PND tem como objetivo avaliar a formação de concluintes das licenciaturas. A avaliação também subsidia parte dos processos seletivos e concursos públicos realizados nos âmbitos federal, estadual e municipal para ingresso na carreira docente da educação básica pública.
Mais Professores – A PND faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, que foi instituído em 2025 para reunir ações de reconhecimento ao papel central dos docentes no processo de aprendizagem dos estudantes e no sucesso das políticas educacionais. A iniciativa busca fortalecer a formação docente, incentivar o ingresso de professores no ensino público e valorizar os profissionais do magistério, proporcionando-lhes recursos e oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo. Além disso, estima-se que o programa atenda 2,3 milhões de docentes em todo o país, com as seguintes políticas: Bolsa Mais Professores, Pé-de-Meia Licenciaturas e Portal de Formação, bem como ações de valorização em parceria com bancos públicos e outros ministérios.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria Executiva (SE)
Fonte: Ministério da Educação
O Ministério da Educação (MEC) publicou, nesta quarta-feira, 1º de julho, o Edital nº 51/2026, referente ao processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni), que ocorrerá no segundo semestre de 2026. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, no período de 7 a 10 de julho.
Para se inscrever, é necessário que o estudante tenha completado o ensino médio; participado das edições de 2024 ou de 2025 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); obtido, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas do exame; e não tenha zerado a redação do Enem.
O edital veda a inscrição para quem declarou ter participado do Enem na condição de treineiro, ou seja, quem participou do exame visando a autoavaliação antes mesmo de concluir o ensino médio. Para fins de classificação e eventual pré-seleção no processo seletivo, será utilizada a edição do Enem em que o estudante obteve a melhor média.
Os candidatos precisam atender a pelo menos uma das seguintes condições:
- Ter feito o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
- Ter feito o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- Ter feito o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- Ter feito o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista parcial da respectiva instituição;
- Ter feito o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
- Ser uma pessoa com deficiência como previsto na legislação;
- Ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para concorrer aos cursos de licenciatura e pedagogia destinados à formação do magistério da educação básica. Nesse último caso, não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.
O candidato deverá optar por concorrer às bolsas destinadas à ampla concorrência ou àquelas destinadas à implementação de políticas afirmativas referentes às pessoas com deficiência e autodeclaradas indígenas, pardas ou pretas.
Além disso, é necessário que todos os inscritos se atentem aos critérios de renda exigidos para a obtenção da bolsa. Para as bolsas integrais, que cobrem 100% do valor da mensalidade, a renda familiar bruta mensal por pessoa é de até 1,5 salário mínimo. Já para bolsas parciais, que cobrem 50% do valor da mensalidade, a renda familiar bruta mensal por pessoa é de até três salários mínimos. Os limites de renda não se aplicam aos professores da rede pública de educação básica, desde que concorram às bolsas ofertadas para cursos de licenciatura e pedagogia.
Classificação – A classificação observará a modalidade de concorrência escolhida na inscrição pelo candidato, por curso, turno, local de oferta e instituição. Dentro de cada modalidade, deverá ser obedecida a ordem decrescente das notas e priorizada a seguinte ordem:
- Professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia destinados à formação do magistério da educação básica, se for o caso e se houver inscritos nesta situação;
- Estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
- Estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- Estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
- Estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- Estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista.
Resultado – O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 15 de julho na página do Prouni. Já a segunda chamada sairá no dia 5 de agosto. Depois disso, os selecionados na primeira chamada precisam comprovar as informações de 15 a 24 de julho. Já os da segunda chamada deverão confirmar entre os dias 5 e 14 de agosto.
Lista de espera – Para participar da lista de espera do Prouni, o candidato deverá manifestar seu interesse por meio do Portal Acesso Único nos dias 26 e 27 de agosto de 2026. A lista estará disponível na página do Prouni, também no Portal Acesso Único, no dia 1º de setembro, para consulta pelas instituições de ensino superior e pelos candidatos.
Confira o cronograma completo do Prouni 2026/2:
- Inscrições: 7 a 10 de julho
- Resultado 1ª chamada: 15 de julho
- Resultado 2ª chamada: 5 de agosto
- Lista de espera: 26 e 27 de agosto
- Resultado Lista de Espera: 1º de setembro
Prouni – Criado em 2004 pela Lei nº 11.096/2005, o Programa Universidade Para Todos oferta bolsas de estudo (integrais e parciais) em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições de educação superior privadas e tem como público-alvo o estudante sem diploma de curso superior. Os processos seletivos do Prouni ocorrem duas vezes ao ano, com oportunidades para ingresso no primeiro e no segundo semestre letivos.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Superior (Sesu)
Fonte: Ministério da Educação
O Ministério da Educação (MEC) autorizou, nesta sexta-feira, 3 de julho, o início das obras no Campus Franco da Rocha do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Ao todo, estão previstos R$ 42,1 milhões em investimentos para a reforma de uma área tombada de 14 mil m² e aquisição de equipamentos e mobiliários para a unidade, que faz parte do plano de expansão dos institutos federais. A assinatura do termo de autorização ocorreu no Complexo Hospitalar do Juquery, no município de Franco da Rocha (SP), com a presença do ministro da Educação, Leonardo Barchini.
A reforma tem investimento previsto de R$ 37,1 milhões e abrange o conjunto de prédios que foram cedidos para uso do IFSP, denominado Área Central, e o Complexo Hospitalar do Juquery. A iniciativa também contará com aporte de R$ 5 milhões do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) para a aquisição de equipamentos e mobiliário.
O ministro da Educação, Leonardo Barchini, destacou os investimentos e ampliação dos Institutos Federais pelo país.
“Em 1909, quando foi criado o primeiro Instituto Federal, existiam apenas 140 escolas no país. O estado de São Paulo tinha três. Hoje, o Brasil passa de 140 para 799 Institutos Fede, só nesse governo. Isso é resultado de decisão política e da prioridade dada à educação.”
Leonardo Barchini, ministro da Educação
Até a conclusão da sede definitiva, as atividades do campus serão realizadas em um espaço provisório cedido pela Prefeitura de Franco da Rocha. A estrutura conta com quadra poliesportiva, duas salas de aula com capacidade para 40 estudantes cada, laboratório de informática com instalação prevista para 40 computadores, cozinha, área de convivência, banheiros feminino e masculino, sala da direção e sala dos professores.
Expansão e consolidação – Por meio do Novo PAC, o governo federal está investindo R$ 2,7 bilhões para expansão dos institutos federais, implantando mais de 100 novas unidades em todo o país. A previsão é criar mais de 155 mil novas vagas de educação profissional e tecnológica, principalmente de cursos técnicos integrados ao ensino médio. Cada campus recebe investimento médio de R$ 25 milhões e terá capacidade de atender, em média, 1.400 estudantes. O MEC destina, por meio do Novo PAC, R$ 370 milhões para a implementação e aquisição de equipamentos e mobiliário das unidades de São Paulo – Jardim Ângela; São Paulo – Cidade Tiradentes; São Paulo – Jaçanã; Osasco; Santos; Diadema; Ribeirão Preto; Sumaré; Franco da Rocha; Cotia; Carapicuíba; São Vicente; Mauá; Guarujá; Serrana; e São Bernardo do Campo.
O Novo PAC também prevê recursos para a consolidação dos institutos federais, com investimento de R$ 1,6 bilhão. Essa ação tem como foco os campi que ainda não possuem infraestrutura completa. Durante a consolidação, as prioridades para investimento são a construção de restaurantes estudantis, bibliotecas, blocos de salas de aula e laboratórios, quadras poliesportivas e unidades em instalações definitivas. Para o IFSP, os investimentos na ação de consolidação somam R$ 247,7 milhões. No período de 2023 a 2026, já foram repassados R$ 167 milhões. Ainda estão previstos outros R$ 80 milhões no âmbito do Novo PAC. Para os valores descentralizados, já estão inclusos os aditivos, no valor de R$ 24,9 milhões.
Institutos Federais – Cada instituição é composta por estruturas multicampi que atuam como unidades descentralizadas de ensino, pesquisa, extensão e inovação, garantindo a presença da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica em todo o território nacional. Além de ofertarem cursos de educação profissional e tecnológica (EPT), essas unidades promovem o desenvolvimento local e regional, alinhadas às vocações e aos setores produtivos.
A Rede Federal é composta atualmente por 730 unidades, vinculadas a 39 institutos federais, a dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), à Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a 22 escolas técnicas vinculadas às universidades federais e ao Colégio Pedro II.
Resumo | Mais educação para São Paulo
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec)
Fonte: Ministério da Educação
Envie sua denúncia
Estado reforça investimentos em Várzea Grande e prefeita diz que município voltou ao mapa das prioridades
Governo de MT suspende notícias institucionais do Portal em cumprimento às normas eleitorais
Projeto esportivo em Cuiabá aposta no futebol para transformar vidas de crianças
Prefeitura de Cuiabá abre inscrições para novos cursos gratuitos exclusivos para mulheres
“Sonho virou realidade”, diz secretária sobre novo CRAS que ampliará atendimento a 48 bairros de Várzea Grande
DIAMANTINO
Secretaria de Assistência Social realiza entrega de 240 cobertores do Programa SER Família Aconchego em Diamantino
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, através do Centro de Referência...
Prefeitura de Diamantino amplia transporte de pacientes com novo micro-ônibus
A Prefeitura de Diamantino recebeu, na terça-feira (30.06), um novo micro-ônibus que passará a integrar a frota da Secretaria Municipal...
Alunos da rede municipal participam de projeto de incentivo à leitura
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na sexta-feira (26.06), na Escola Municipal de Tempo...
POLÍTICA MT
Mesa Diretora estabelece regras para atividades da ALMT durante o período eleitoral
A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) publicou no Diário Oficial desta sexta-feira (3) o Ato nº...
Assembleia sedia reunião da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e reforça atuação integrada
A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (PEM-ALMT) sediou, nesta sexta-feira (3), reunião da...
Deputado Botelho homenageia trabalhadores do transporte coletivo da Baixada Cuiabana
Em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à população mato-grossense, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou, nesta quinta-feira (2),...
POLICIAL
Governo de MT suspende notícias institucionais do Portal em cumprimento às normas eleitorais
Em cumprimento à legislação eleitoral, o Governo de Mato Grosso suspende, a partir deste sábado (4.7), a exibição das notícias...
Investigada por homicídio de caminhoneiro em Rondonópolis é condenada a mais de 10 anos de prisão
Uma mulher investigada pela Polícia Civil pelo homicídio de um homem com quem mantinha um relacionamento amoroso foi condenada a...
Polícia Civil recupera veículo após apropriação indébita em oficina mecânica em Rondonópolis
A Polícia Civil recuperou, na tarde dessa quinta-feira (2.7), um veículo Fiat Siena Fire Flex, que havia desaparecido após ser...
MATO GROSSO
Governo de MT suspende notícias institucionais do Portal em cumprimento às normas eleitorais
Em cumprimento à legislação eleitoral, o Governo de Mato Grosso suspende, a partir deste sábado (4.7), a exibição das notícias...
Feira revitalizada em Chapada dos Guimarães reforça apoio do Governo do Estado à agricultura familiar
Os produtores da agricultura familiar de Chapada dos Guimarães receberam, nesta sexta-feira (3.7), a Feira do Produtor “Espaço Carmelita Joana...
Governador entrega nova Feira do Produtor: “nunca antes tivemos uma oportunidade como essa”, afirma feirante mais antigo
A agricultura familiar de Chapada dos Guimarães (a 70 km de Cuiabá) vive um novo capítulo. Depois de anos de...
POLÍTICA NACIONAL
Lei reconhece município paranaense como Capital Nacional da Louça
O município de Campo Largo, no Paraná, passou a ser reconhecido oficialmente como a Capital Nacional da Louça. O título...
Comissão aprova projeto que amplia mecanismo de ajuste de carbono nas fronteiras
A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados aprovou projeto que autoriza o governo a aplicar o mecanismo de...
Comissão de Constituição e Justiça aprova proposta que regulamenta profissão de coletor de lixo
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou proposta que regulamenta a profissão...
ESPORTES
Colômbia bate Gana, avança às oitavas e encara a Suíça na próxima fase
A Colômbia garantiu vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo ao vencer Gana por 1 a 0 na...
Argentina sofre, mas vence Cabo Verde na prorrogação e garante vaga nas oitavas
Em um confronto dramático no Hard Rock Stadium, em Miami, a Argentina carimbou seu passaporte para as oitavas de final...
Após lesão na coxa, Lucas Paquetá se apega à fé por recuperação no Mundial
O meio-campista Lucas Paquetá utilizou suas redes sociais nesta terça-feira para compartilhar uma mensagem de resiliência após a confirmação de...
Mais Lidas da Semana
-
VÁRZEA GRANDE28 de junho de 2026Professoras de Várzea Grande lançam livro infantil sobre amor e superação da violência
-
BRASIL28 de junho de 2026Ministério dos Transportes inicia nova etapa das obras do Arco Metropolitano de Maceió
-
POLICIAL27 de junho de 2026Polícia Civil lamenta falecimento do investigador Nacir Raymundo
-
BRASIL30 de junho de 2026Campanha Educativa: o resíduo que você separa vira renda nas mãos de quem recebe
-
VÁRZEA GRANDE28 de junho de 2026Operação integrada fiscaliza estabelecimentos por emissão de ruídos em Várzea Grande
-
VÁRZEA GRANDE28 de junho de 2026Escola realiza “Dia da Família” e promove oficinas e recreação
-
ENTRETENIMENTO28 de junho de 2026Tati Dias celebra véspera do casamento com Lauana Prado e declara: ‘Brindamos a vida
-
BRASIL29 de junho de 2026Brasil avança na eficiência energética com primeira regulamentação para lâmpadas e luminárias LED

