POLÍTICA MT
Assembleia Legislativa homenageia comerciantes, empresários e lideranças de MT
Publicado
12 de junho de 2026
A Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT) realizou, na noite desta quinta-feira (11), sessão especial para a entrega de títulos honoríficos, comendas e moções de aplausos a comerciantes, empresários e outras personalidades que contribuem para o desenvolvimento econômico e social do estado. A homenagem teve como destaque representantes do comércio, um dos setores mais presentes no cotidiano da população e que exerce papel decisivo no fortalecimento da economia regional.
Ao todo, foram entregues 183 honrarias, entre comendas, títulos de cidadania mato-grossense e moções de aplausos. As homenagens foram propostas pelo deputado estadual Fabio Tardin (Pode) como forma de reconhecer trajetórias marcadas pelo trabalho, empreendedorismo e dedicaçãO às comunidades onde atuam.
Logo após a execução do Hino Nacional Brasileiro, a sessão foi marcada pela apresentação do Coral Luz de La Salette, que abriu a programação da noite no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour. Na sequência, o deputado destacou a importância de reconhecer pessoas que ajudam a impulsionar o desenvolvimento econômico e social de Mato Grosso.
“Estamos homenageando pessoas que escolheram Mato Grosso para viver, trabalhar e ajudar a construir este estado tão forte e pujante. São comerciantes, profissionais liberais, servidores públicos e trabalhadores que, de uma forma ou de outra, contribuem para melhorar a vida das pessoas e para o desenvolvimento dos nossos municípios. É mais do que justo reconhecer quem fez e continua fazendo tanto pelo Estado”, afirmou.
O parlamentar também ressaltou a presença de feirantes entre os homenageados, especialmente de Várzea Grande, e lembrou os investimentos destinados à construção do futuro Mercado Municipal do município.
“Temos aqui pessoas que há décadas trabalham nas feiras, ajudando a movimentar a economia e levando alimentos de qualidade à população. São histórias que merecem ser reconhecidas e valorizadas”, disse.
Homenageado com a Comenda Marechal Cândido Rondon, o presidente do Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor de Mato Grosso (Sincad-MT), Oscar Prado Filho, destacou que a honraria representa o reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo setor atacadista e distribuidor em todo o estado.
“Receber uma homenagem tão importante como esta comenda é motivo de muita gratidão. Para nós, que representamos o Sincad-MT, esse reconhecimento marca o trabalho que vem sendo realizado em benefício do nosso setor e da população mato-grossense”, afirmou ao enfatizar que a homenagem também valoriza o papel desempenhado pelo comércio atacadista na distribuição de alimentos e produtos para os municípios mato-grossenses.
“O setor atacadista e distribuidor está presente em todo o estado, levando alimentos e abastecimento para a população. É um trabalho que contribui para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e fortalecer a economia de Mato Grosso”, ressaltou Oscar.
Natural de Novo Mundo (MS) e moradora de Diamantino há mais de 40 anos, a advogada Dayane Juraci de Souza recebeu duas das honrarias: a Comenda Dante de Oliveira e o Título de Cidadã Mato-Grossense. Emocionada, ela afirmou que o reconhecimento representa um dos momentos mais marcantes de sua trajetória.
“Recebo essa homenagem com muita humildade e o coração cheio de gratidão. É uma honra muito grande. Minha família chegou a Diamantino em 1982, e foram muitos anos de trabalho e dedicação até chegarmos aqui. Estar neste momento, recebendo esse reconhecimento da Assembleia, é algo difícil de descrever”, declarou.
Filha de agricultores, Dayane relembrou a trajetória construída em Mato Grosso e destacou o significado especial do título de cidadania.“Eu me sinto mato-grossense há muitos anos, mas receber oficialmente esse título torna esse sentimento ainda mais especial”, afirmou.
Entre os homenageados também estavam servidores da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf-MT), reconhecidos pelo trabalho desenvolvido em apoio aos pequenos produtores rurais. A secretária de Estado de Agricultura Familiar, Andreia Fujioka, recebeu Moção de Aplausos, honraria que também contemplou integrantes da equipe da pasta pelo trabalho realizado em benefício da agricultura familiar mato-grossense.
“Recebemos essa homenagem pelo trabalho que vem sendo realizado pela equipe da Seaf em todo o estado. É um reconhecimento ao esforço de servidores que atuam diariamente para fazer com que equipamentos, implementos e insumos cheguem aos produtores da agricultura familiar. Foram mais de 8,4 mil entregas realizadas desde 2019, beneficiando milhares de famílias”, destacou.
“O deputado teve a sensibilidade de reconhecer não apenas a secretária, mas toda a equipe. Essa homenagem representa cada servidor que trabalha para fortalecer a agricultura familiar e melhorar as condições de produção no campo”, completou.
Morador de Várzea Grande, Weber Dionisio Batista recebeu Moção de Aplausos em reconhecimento à sua atuação no município. Para ele, a homenagem representa não apenas uma conquista pessoal, mas também o reconhecimento ao trabalho desenvolvido por empreendedores que ajudam a impulsionar o crescimento da cidade e do estado.
“Me sinto muito honrado e lisonjeado por receber essa homenagem. É um reconhecimento que recebo com muita gratidão, especialmente por partir de uma pessoa com quem tenho uma amizade de longa data, o deputado Fabio Tardin”, afirmou.
Ao comentar a importância do empreendedorismo, Weber destacou o papel desempenhado pelos comerciantes e empresários no desenvolvimento regional.
“Várzea Grande é uma das cidades que mais cresce em Mato Grosso, e isso passa diretamente pelo trabalho dos empreendedores. Foi muito acertada a iniciativa de homenagear comerciantes e pessoas que ajudam a movimentar a economia. Fico muito agradecido por esse reconhecimento”, ressaltou.
Homenageados Comenda Marechal Cândido Rondon:
Oscar José Soares do Prado Filho
Comenda Dante de Oliveira
Dayane Juraci de Souza
Janaína Cristina de Almeida
Título de Cidadão Mato-Grossense
ADEMIR MARTINELLI
ADILSON AMORIM DE OLIVEIRA
ALTAIR BOFF
ANAIR FERREIRA DE ALBUQUERQUE DA CUNHA
ANGELA MARIA BRASIL
ANTONIA SIMI
ARQUIMEDES DOS SANTOS E SILVA
CARLOS CEZAR CAMPANHA
DAYANE JURACI DE SOUZA
DÉBORA REGINA DE AMORIM
EDSON KUTZINGNER
EDUARDO CESAR PREVIATTI
ERIVALDO SOUZA MIRANDA
FÁBIO HENRIQUE SILVA CARREIRO
FLÁVIO FERREIRA
ISAMARA TITON
JAIRO OVIDIO FERREIRA
JOEL DE FREITAS
JOSÉ VICENTE PEREIRA
JUNIOR CESAR DOS SANTOS
KALYNA LYGIA BRANDÃO ESPÍDOLA LIMA
LEONARDO DE SOUZA ALVES
MARCOS DIEGO DA SILVA
MAXSWEL FREIRE DE OLIVEIRA
MEDIAN ABADIAS MOURÃO SANTOS
NALBERTO JULIO DA SILVA
NEIDE ZILIANI ZORMANN
PABLO RODRIGO DE BRITO MENDONÇA
ROBERTO DOS SANTOS FARIAS
SAMUEL PEREIRA DE ALMEIDA
SILVIO ALVES DE SOUZA
SOELI APARECIDA ROSSI
VALDIR DA CUNHA
VERCIDINO DA SILVA FONSECA
WANDERLEI DOS SANTOS BARROS
WELLYNGTON PAULO DO NASCIMENTO
ZENAIDE DE OLIVEIRA FERREIRA
Moções de Aplausos
ADAIR TOMAZ DE QUEIROZ
ADENIL MARIA ALMEIDA DE AMORIM
ADRIANO MAIA ARRUDA
ADRIANO MEDEIROS
ALESSANDRO BENTO PEREIRA LEITE
ALESSANDRO DIOGO DE PINHO
ALINE MAKSUELEN SOUZA BISPO NOBRES
ANA JULIA CRUZ RONDON
ANA PAULA DIAS RODRIGUES DE JESUS
ANDERSON SILVESTRE BRAGA
ANDRE ELIAS
ANDRÉ LUIZ GOMES SILVA
ANTONIO CARLOS BUZAHAR PIOVEZAN
ANTONIO CARLOS RUIZ
ANTONIO CERQUEIRA LIMA
ANTONIO D ANGELLY DIAS DALTO
BADIU BARBOSA DE LIMA FILHO
BRUNA MALHEIROS
BRUNO JAMES DE ALMEIDA SAMPAIO
CARLA CRISTINA DE CARVALHO BARBOSA
CARLOS GENEROSO DE LIMA
CELIA APARECIDA DE SOUZA CUNHA
CELIA FERREIRA DA SILVA
CELIA MARIA DIAS DA CONCEIÇÃO
CELIA REGINA GONÇALVES TABACCHI
CLAUDIA FELICIA DA SILVA
CLAUDINEI MARCELO DE ARRUDA E SILVA
CLAUDIO MARCIO DE ARRUDA E SILVA
CLEYDILAINE BATISTA FERREIRA
CLEYGSTONY BATISTA FERREIRA
CRISLAINE DE PAULA CRUZ
CRISTIANE PATRICIA PEREIRA PREVIATTI
CRISTIANI MAZA
DANIELE PATRICIA NUNES DA SILVA
DARLISON ELIEZER DO CARMO DENIZ
DAVID SCHOCKNESS
DIEGO GOMES DA SILVA
DORIVAL DE OLIVEIRA
EDELSON BITTENCOURT SILVERIO
EDILSON ANTÔNIO DE OLIVEIRA
EDUARDO CESAR PREVIATTI
ELIANE MARIA DA SILVA ROSA
ELIEZER JORGE DE CAMPOS
ELISABETH CRISTINA RAMOS DE FRANÇA
ELIZABETE MARIA DA COSTA OLIVEIRA
ERIKA FERNANDA MARCONDES RIBEIRO LEITE
ERONILDES CARLOS FERREIRA
EURIPEDES BARBOSA DOS SANTOS
EVERTON PEREIRA DA SILVA
FABIANA GOMES SILVA
FABIO RODRIGUES CRUZ
FERNANDO NUNES NASCIMENTO
FRANCISCO EVANDRO OLIVEIRA ALVES
FRANCISCO PAES DE ALMEIDA
FRANCISCO RONE MONÇÃO
GABRIELA APARECIDA GALIEGO SILVA DOS REIS
GERALDO FERNANDES NUNES
GLEICILIANE SANTOS ALMEIDA RODRIGUES
GUILHERME SILVA SILVEIRA
HELTON DE PAULA ALEXANDRE
ILDIVAN MIRANDA DE SOUZA
IRACILDA LEMOS DA SILVA
ISAMARA TITON
IVAIR FERREIRA
IVANEA RODRIGUES DE MORAES
IVETE MARIA NANTES DA COSTA
JAMILDES PEREIRA DA SILVA
JANAINA SANTOS DE CAMPOS
JAURI DA ROZA
JAZOM JOSE DE SOUZA
JEFERSON SILVENTE SPIGUEL
JESUINO DA CRUZ E SILVA
JOÃO LENO BUZAHAR PIOVEZAN
JOAQUIM DA CRUZ COÊLHO NETO
JOAQUIM NERES DE SANTANA
JOELSON BENTO DE ARAÚJO
JOELSON QUEIROZ MENDES
JOELSON RAMOS DOS SANTOS
JONAS PAULO RAMOS
JONY FRIEDRICH KOHLHASE
JOSÉ CARLOS PERIN
JOSELINA MARIA DA SILVA
JOSINELSON PEREIRA DA S CRUZ
JOVELINO RODRIGUES DE JESUS
JUCIVAN MARIA CRUZ
JULIANA BERNARDO DA SILVA
KATIUSCIA GUIMARÃES ASSUNÇÃO
KEMILLY KASSIA CESAR CARRIJO
LALDEMERICO RODRIGUES DA SILVA
LETÍCIA DE CAMPOS MARTINS
LUCIANA ANDRÉA DE SOUZA
LUCIANA DA SILVA E SILVA
LUCIANO DE ALMEIDA
LUCILEINY DE CAMPOS TERTO
LUIS DIAS RABELO
LUIZ CARLOS CORSETTI
LUIZ CARLOS IANOSKI
LUIZ GUSTAVO ZILIANI ZORMANN
MAGUILAINY COLETO DA SILVA
MARA LUCIA BOZIO
MARCIA DE OLIVEIRA SANTOS
MARCOS REIS FERREIRA DA SILVA
MARCOS ROBERTO BORGES DOS SANTOS
MARIANA ANDRADE DE OLIVEIRA
MAYARA NUNES GUTIERRE
MEIRE MACHADO DE OLIVEIRA BRITO
NADIA SANTOS DE PAULA GOMES
NELZA APARECIDA PINHEIRO
NILCÉIA CRISTINA SILVA DOS SANTOS
ODAIR SANTOS DA SILVA
ORLANDO JUNIO PINHO DE MOURA
RENNER LUIS DA SILVA
RICARDO DA SILVA SANTOS
RINALDO VIEIRA DA SILVA
ROBSON MEIK SAUDER
RODRIGO LOPES DE BRITO
RONAN LUIZ PEREIRA MACHADO
ROSANGELA PEREIRA DO BEM
ROSE MAGALHÃES RIBEIRO DA SILVA ROSA
ROSENIR CAPRIATA DE SOUZA LIMA
RUBMAR GOMES PEREIRA
SEBASTIÃO D ABADIA CARDOSO
SELMA PEREIRA DA SILVA COSTA
SERGIO AFONSO HERMAN DA SILVA
SERGIO SOARES DA SILVA
SIDNEI FACHIN
SIMONE CRISTINA FRANCISCO
SIRÍCIO BENEDITO MALHEIROS
SONIA AMBROSIO
SUELY SOUZA DE ALMEIDA
TALITA BIANCA DE MORAIS AMORIM ARRUDA
TALLES GONÇALVES MOURA
UZIEL JESAIAS DE ARAUJO RODRIGUES
VALDENICE RAMOS DOS SANTOS
VALDIR SILVA DOS REIS
WAGNER PAES DE FARIAS
WALDETH DA SILVA OLIVEIRA E SILVA
WALISSON HENRIQUE DA SILVA
WANDER ASSIS MARQUES
WANESSA ALEXSANDRA ALBUES
WEBER DIONISIO BATISTA
WILHON RODRIGUES DOS SANTOS
XISMARCOS MARCIEL DA SILVA
Fonte: ALMT – MT
POLÍTICA MT
Moretto participa da beatificação de Padre Nazareno e destaca legado de fé e serviço em Jauru
Publicado
15 de junho de 2026
Foto: ALEX RODRIGUES DA COSTA E OLIVEIRA
Foto: ALEX RODRIGUES DA COSTA E OLIVEIRA
O deputado estadual Valmir Moretto (Republicanos) participou neste sábado (13), em Jauru, da cerimônia de beatificação do Padre Nazareno Lanciotti. O evento reuniu milhares de fiéis para celebrar o reconhecimento oficial da Igreja Católica ao missionário que dedicou sua vida à evangelização e ao desenvolvimento humano da região Oeste de Mato Grosso.
A cerimônia contou com a presença do ex-governador Mauro Mendes; do governador Otaviano Pivetta; da ex-primeira-dama de Mato Grosso, Virgínia Mendes; do deputado federal Fábio Garcia; além de prefeitos, vereadores, lideranças comunitárias e representantes da Igreja Católica de diversas regiões do estado.
Entre as autoridades presentes estiveram os prefeitos Odair Vargas (Conquista d’Oeste), Mirim (Figueirópolis d’Oeste), Passarinho (Jauru), Odirlei Faria (Porto Esperidião), Pabollo Victor (Rio Branco), Mauto Espíndola (Salto do Céu) e Cláudio Scariote (Sapezal).
Acompanhado de sua mãe, Carmen Moretto, o parlamentar destacou a importância histórica da celebração para Jauru e para Mato Grosso.
“Padre Nazareno deixou um legado que vai muito além da evangelização. Sua missão contribuiu para fortalecer a educação, a saúde, a assistência social e o cuidado com as pessoas. É um exemplo de fé e serviço que continua inspirando gerações”, afirmou Moretto.
Missionário italiano, Padre Nazareno chegou a Jauru na década de 1970 e se tornou uma das figuras mais importantes da história do município. Sua atuação marcou a vida de milhares de pessoas por meio do trabalho religioso, social e comunitário desenvolvido ao longo de décadas.
Para Moretto, a beatificação representa não apenas o reconhecimento da trajetória do sacerdote, mas também da força da fé e da história construída pela população de Jauru.
“Jauru preserva esse legado e demonstra como a fé pode caminhar junto com a solidariedade, a educação, a saúde e o cuidado com o próximo. É um momento de orgulho para toda a região Oeste”, destacou.
O reconhecimento da trajetória de Padre Nazareno também ganhou repercussão internacional. Durante a oração do Angelus deste domingo (14), no Vaticano, o Papa Leão XIV recordou a beatificação realizada em Jauru e destacou a missão do sacerdote. “Ontem, no Mato Grosso, foi beatificado Nazareno Lanciotti, sacerdote romano e missionário, mártir da fé”, afirmou o Pontífice. Para Moretto, a menção do Papa reforça a dimensão histórica do evento para Jauru, para a região Oeste e para todo Mato Grosso.
A beatificação de Padre Nazareno entra para a história de Mato Grosso como um dos maiores eventos religiosos já realizados no estado.
Fonte: ALMT – MT
POLÍTICA MT
Assembleia realiza 3º Encontro Mato-Grossense de Triagem Neonatal
Publicado
12 de junho de 2026
A Assembleia Legislativa, por meio do deputado estadual Diego Guimarães, em parceria com o Hospital Universitário Júlio Muller, realizou nesta quinta-feira (11) a 2ª Semana da Triagem Neonatal de Mato Grosso e o 3º Encontro Mato-Grossense de Triagem Neonatal.
O evento reuniu gestores e profissionais de saúde de 93 municípios do Estado para discutir os desafios da cobertura populacional e da busca ativa no teste do pezinho, exame fundamental para o diagnóstico precoce de doenças graves em recém-nascidos.
Mato Grosso conta hoje com 757 postos cadastrados para a realização da triagem neonatal. Somente em 2025, mais de 57 mil bebês nasceram no estado, reforçando a importância do fortalecimento e da ampliação do programa.
Confira a reportagem completa da Aline Ferreira no áudio abaixo.
Fonte: ALMT – MT
Envie sua denúncia
Conferência Nacional de Aquicultura e Pesca, em Porto Velho: criação e aperfeiçoamento de políticas públicas
Escola Nacional de Hip-Hop é lançada em municípios alagoanos
Ministério das Cidades visita empreendimentos do MCMV no Vale do Taquari
Justiça Sem Fronteiras leva atendimentos e serviços à população de Santa Clara de Monte Cristo
Conselho de Comunicação da Câmara defende incentivo à participação popular; assista
DIAMANTINO
Mães atípicas participam de oficina de brigadeiro em Diamantino
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, realizou, na segunda-feira (02.06), uma...
Diamantino realiza a 12ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania e do Conselho Municipal dos...
Mutirão “Construindo Melhorias” leva serviços e atendimentos ao bairro Deciolândia em Diamantino
A Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Cidadania de Diamantino realizou, na quarta-feira (10.06), na Associação dos Produtores Rurais de...
POLÍTICA MT
Moretto participa da beatificação de Padre Nazareno e destaca legado de fé e serviço em Jauru
Foto: ALEX RODRIGUES DA COSTA E OLIVEIRA Foto: ALEX RODRIGUES DA COSTA E OLIVEIRA O deputado estadual Valmir Moretto (Republicanos)...
Assembleia realiza 3º Encontro Mato-Grossense de Triagem Neonatal
A Assembleia Legislativa, por meio do deputado estadual Diego Guimarães, em parceria com o Hospital Universitário Júlio Muller, realizou nesta...
Diego Guimarães recebe honraria do Muxirum Cuiabano e reforça defesa do ICMS zero para comércio do Centro Histórico
O deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos) recebeu, nesta sexta-feira (12), o Colar de Benemérito, maior honraria concedida pelo Muxirum Cuiabano...
POLICIAL
Governo de Mato Grosso entrega nova Delegacia de Polícia de Nobres
O Governo de Mato Grosso entregou, nessa sexta-feira (13.6), a nova sede da Delegacia de Polícia de Nobres. A obra...
Governo de Mato Grosso entrega nova Delegacia de Polícia de Rosário Oeste
O Governo de Mato Grosso entregou, nesta sexta-feira (12.6), as novas instalações da Delegacia de Polícia de Rosário Oeste. A...
Polícia Civil cumpre mandado de prisão contra suspeito com histórico de violência doméstica
Policiais civis da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher e Vulneráveis de Várzea Grande cumpriram um mandado de prisão preventiva...
MATO GROSSO
Justiça Sem Fronteiras leva atendimentos e serviços à população de Santa Clara de Monte Cristo
A 2ª edição da Expedição Justiça Sem Fronteiras chegou ao distrito de Santa Clara de Monte Cristo, em Vila Bela...
Polícia Militar prende três faccionados suspeitos de homicídio e decapitação em Barra do Garças
A Polícia Militar prendeu, neste domingo (14.6), em Alto Araguaia, três homens suspeitos de envolvimento no homicídio de um homem...
MPMT requer suspensão de vendas e paralisação de obras em condomínio
O Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) ajuizou Ação Civil Pública (ACP) contra a empresa Cidade Jardim Incorporações...
POLÍTICA NACIONAL
Conselho de Comunicação da Câmara defende incentivo à participação popular; assista
YouTube O Conselho Consultivo de Comunicação Social da Câmara dos Deputados debateu o uso de novas tecnologias na comunicação pública...
Comissão aprova ecocardiograma para melhorar eficiência de transplantes de órgãos
A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que prevê a realização de ecocardiograma em potenciais...
Comissão da Câmara avalia sistema metroferroviário brasileiro
A Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados discute, nesta terça-feira (16), o sistema metroferroviário no Brasil. O...
ESPORTES
Costa do Marfim vence o Equador no fim e estreia com força na Copa do Mundo
A Costa do Marfim começou sua caminhada na Copa do Mundo com vitória por 1 a 0 sobre o Equador,...
Cuiabá vence o Vila Nova e encosta no pelotão de cima da Série B
O Cuiabá conquistou uma vitória dramática neste domingo ao bater o Vila Nova por 1 a 0, na Arena Pantanal,...
Holanda e Japão empatam em duelo eletrizante na Copa
Holanda e Japão fizeram um jogo eletrizante neste domingo (14.06), e empataram por 2 a 2 em uma partida marcada...
Mais Lidas da Semana
-
POLÍTICA MT8 de junho de 2026Após silêncio de delegados, CPI da Saúde amplia investigação e convoca empresários
-
MATO GROSSO8 de junho de 2026Corregedoria alinha ações com Estado, Cuiabá e Várzea Grande para Semana da Regularização Tributária
-
POLICIAL8 de junho de 2026Polícia Civil alerta vítimas de garagem em Cuiabá que fechou as portas repentinamente
-
EDUCAÇÃO8 de junho de 2026Sisu+ 2026: MEC disponibiliza consulta às vagas
-
BRASIL8 de junho de 2026MJSP inicia implantação do Padrão Segurança Máxima em unidade estratégica de Mato Grosso do Sul
-
MATO GROSSO8 de junho de 2026Corpo de Bombeiros combate incêndio em vegetação de terreno baldio
-
DIAMANTINO8 de junho de 2026Mais de 35 mil pessoas participam da ExpoDiamantino 2026
-
ESPORTES9 de junho de 2026Marquinhos empata com Leão e Ronaldo em número de jogos pela Seleção

