Pesquisar
Close this search box.

Sorriso

Prefeitura paga primeira parcela do 13.º nesta quinta (11 de junho)

Publicado

Ao todo, mais 2 mil servidores receberão parte do abono de Natal, o que representa o incremento de quase R$ 9 milhões na economia local

A Prefeitura de Sorriso quita, nesta quinta-feira (11 de junho), o pagamento da primeira parcela do 13.º salário a 2.040 servidores – entre efetivos, contratados e comissionados. Outros 473 servidores optaram por receber o valor integral, em dezembro.

A antecipação de metade do 13.º representa uma injeção de R$ 8.715.903,33 na economia local. “Vale lembrar que nesta primeira parcela não há desconto de impostos, o que será efetuado na parcela do fim do ano”, comenta o secretário de Fazenda, Tedy Puva.

O secretário de Administração do Município, Daniel Melo lembra que pagar metade do 13.º agora em junho é uma forma de cumprir a legislação e ainda trazer um fôlego ao orçamento dos servidores. “A lei nos diz que esta primeira parcela deve ser paga até 30 de novembro e a segunda, e última parcela, até 20 de dezembro”, informa, acrescentado que antecipar o pagamento ainda no primeiro semestre permite uma melhor organização financeira, tanto dos servidores, quando da própria Administração Municipal, que dilui o aporte de recursos em dois períodos do ano com grande movimentação no comércio.

“É também uma forma de estimularmos nosso comércio neste período de festas juninas e férias escolares, bem como no fim do ano, já marcado pelas compras natalinas”, analisa o gestor

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Sorriso FC e SEC se enfrentam pela segunda rodada do Mato-grossense Sub-20
publicidade

Sorriso

Alunos do Primeiros Passos e Escola Caravagio participam de ação sobre prevenção de incêndios

Publicado

A prevenção de incêndios é fundamental para garantir a segurança das pessoas e preservar vidas e patrimônios. Ações simples, como evitar o uso inadequado de materiais inflamáveis, não brincar com fogo e conhecer os procedimentos de emergência, podem ajudar a evitar acidentes. Trabalhar esse tema com as crianças desde cedo contribui para a formação de cidadãos mais preparados para agir com responsabilidade diante de situações de risco.

É assim que o projeto “Bombeiros nas Escolas”, desenvolvido pela 10.ª Companhia Independente de Bombeiro Militar Alves Daroit, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, leva orientações e conscientização às crianças sobre prevenção de incêndios e segurança.

Uma das ações aconteceu nesta terça-feira (09), no Cemeis Primeiros Passos, para as crianças do Maternal II C, Maternal II D e Maternal II E, do período vespertino. Durante a atividade, os bombeiros conversaram com os alunos sobre os perigos do fogo e os malefícios que a fumaça pode causar à saúde. De forma lúdica, também explicaram quais são os procedimentos adotados em situações de incêndio, bem como apresentaram alguns dos equipamentos e instrumentos utilizados no combate às chamas.

Já nesta quarta-feira (10), foi a vez da Escola Municipal Caravágio receber a visita do Corpo de Bombeiros em mais uma ação educativa voltada à prevenção de incêndios e à conscientização sobre segurança. Durante a atividade, os estudantes aprenderam sobre os principais cuidados para evitar acidentes envolvendo fogo e ampliaram seus conhecimentos sobre atitudes preventivas no dia a dia.

Além das orientações, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer de perto parte da rotina dos bombeiros, observando os equipamentos utilizados nas ocorrências e entendendo como esses profissionais atuam na proteção da vida, do patrimônio e na segurança da população em situações de emergência. A experiência também permitiu aproximar os alunos do trabalho desempenhado pela corporação, despertando o interesse e o respeito pelos profissionais que atuam na proteção e na segurança da população.

Leia mais:  Curso ensinará a fazer sabão com resíduo de óleo de cozinha

Para a diretora da Escola Municipal Caravágio, Aldria Maria Fragoso, a presença do Corpo de Bombeiros na escola representa uma oportunidade de despertar nas crianças valores como responsabilidade, solidariedade e cuidado com o próximo.

“Quando os alunos têm a oportunidade de conhecer de perto esses profissionais e entender como eles atuam para proteger a população, passam a enxergar que a prevenção começa com pequenas atitudes do dia a dia e que cada pessoa pode contribuir para construir um ambiente mais seguro. É uma vivência que fortalece a consciência cidadã e deixa ensinamentos que certamente serão levados para dentro de casa e para toda a vida”, afirmou.

Para tornar a experiência ainda mais marcante, os militares realizaram uma demonstração com a água do caminhão e acionaram a sirene da viatura, proporcionando um momento de muita animação entre as crianças. Entre sorrisos, brincadeiras e muita curiosidade, os pequenos puderam vivenciar um pouco da rotina da corporação, conhecer o funcionamento dos equipamentos utilizados nas ocorrências e ainda aproveitar para se refrescar com um banho de mangueira, uma tradição simbólica que marca momentos importantes para as corporações.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Sorriso

Sorriso conhece modelo educacional referência em ensino bilíngue

Publicado

Objetivo é avaliar a implantação de um projeto piloto para ser desenvolvido no Município

A secretária Municipal de Educação, Adriana Reichert, e a professora Sandra Terezinha Grando participaram do Systemic Immersive Tour, realizado nesta terça-feira (09), no município de Pilar (AL), com o objetivo de conhecer de perto o modelo de escola pública bilíngue que se tornou referência nacional no ensino da língua inglesa na rede pública. A visita técnica busca ampliar o conhecimento sobre a experiência desenvolvida no município alagoano e avaliar a viabilidade de implantação de um projeto piloto na rede municipal de ensino de Sorriso.

Durante a visita, as representantes de Sorriso conheceram o funcionamento da unidade escolar e a metodologia adotada com os estudantes a partir do 3º ano do Ensino Fundamental, que têm 15 horas semanais de aulas em inglês, incluindo disciplinas convencionais ministradas no idioma estrangeiro. Reconhecida como um exemplo de inovação na educação pública brasileira, a experiência de Pilar demonstra o potencial da educação bilíngue como ferramenta para ampliar oportunidades e promover uma formação mais completa para os estudantes.

O modelo, que reúne ensino em tempo integral, metodologia específica e acompanhamento pedagógico voltado ao desenvolvimento da fluência na língua inglesa, chamou a atenção da secretária municipal de Educação de Sorriso, Adriana Reichert. Segundo ela, a visita técnica proporcionou uma visão prática sobre o funcionamento da unidade, reforçando o interesse em desenvolver um projeto semelhante para os alunos sorrisenses.

“Viemos fazer uma imersão para conhecer de perto a experiência da escola pública bilíngue em Alagoas, e entender como esse modelo funciona na prática. As crianças têm 15 horas semanais de aulas em inglês, com disciplinas do currículo regular sendo ministradas no idioma. O resultado é impressionante: percebemos estudantes com grande desenvoltura e fluência na língua inglesa e a nossa intenção é também proporcionar esse conhecimento aos nossos alunos sorrisenses, seja em uma escola ou em uma turma de período integral”, afirmou.

Leia mais:  Sorriso recebe coordenadora estadual do Programa Artesanato Brasileiro para agenda técnica e encontro com artesãos

Adriana Reichert ressaltou que a visita representa uma importante oportunidade para a troca de experiências, metodologias e boas práticas educacionais, fortalecendo a cooperação entre as redes municipais de ensino e abrindo caminhos para o contínuo da qualidade da educação em ambos os municípios.

“Aproveitamos a oportunidade para destacar o trabalho desenvolvido pela educação de Sorriso e compartilhar experiências exitosas que têm contribuído para elevar cada vez mais o nível de aprendizagem dos nossos estudantes, fortalecendo ainda mais a educação de ambos os municípios. Também agradecemos a recepção calorosa dos pilarenses, que não mediram esforços para tornar essa conexão tão enriquecedora e significativa para todos nós”, finaliza.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana