Pesquisar
Close this search box.

VÁRZEA GRANDE

Meio Ambiente de Várzea Grande realiza mais de 1,1 mil procedimentos ambientais em 2026

Publicado

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS) de Várzea Grande realizou 1.165 procedimentos ligados ao licenciamento, fiscalização e gestão ambiental entre janeiro e julho de 2026. O balanço da Coordenadoria de Gestão do Meio Ambiente demonstra o avanço das ações técnicas da pasta, que incluem emissão de licenças, vistorias, pareceres, regularização ambiental e melhorias nos parques municipais.

Entre as atividades desenvolvidas, as vistorias ambientais lideram o volume de atendimentos, com 340 procedimentos realizados. Também foram emitidos 274 pareceres técnicos, 187 ofícios de pendência e 53 relatórios de vistoria, reforçando o trabalho de acompanhamento e análise dos processos ambientais.

Na área de licenciamento ambiental, a secretaria expediu 81 licenças, sendo 35 Licenças Prévias (LP), 16 Licenças de Instalação (LI), 14 Licenças de Operação (LO), 15 Renovações de Licença de Operação (RLO) e uma Licença de Operação Provisória (LOP).

Outro destaque foi o licenciamento especial, responsável por 79 autorizações, principalmente para realização de eventos (59), além de serviços de corte e poda de árvores (15), mineração (2), terraplanagem (1), limpeza de área (1) e aterro (1).

O levantamento também aponta a análise de 55 Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), a emissão de 40 declarações de atividade não passível de licenciamento, 23 Termos de Compromisso Ambiental (TCA), nove atos de regularização fundiária, sete licenças de localização, 12 consultas prévias e uma Certidão de Tratamento Acústico (CTA).

Para a subsecretária de Meio Ambiente, Cíntia Serrano, os números demonstram o fortalecimento da capacidade técnica da secretaria e o compromisso em oferecer mais eficiência aos serviços ambientais.

“Esse resultado mostra o empenho da equipe em agilizar as análises, dar mais segurança aos processos e prestar um atendimento cada vez mais eficiente à população e aos empreendedores, sempre observando a legislação ambiental”.

Leia mais:  Cinco bairros de Várzea Grande recebem serviços de tapa-buracos, patrolamento e manutenção da drenagem

Além do trabalho técnico, a secretaria intensificou as ações de manutenção, conservação e educação ambiental nos principais parques do município.

No Parque Bernardo Berneck, foram realizadas capacitações, reuniões de conselhos municipais, atividades da Semana do Meio Ambiente, visitas ecológicas, apoio a pesquisas científicas e a doação de aproximadamente 500 mudas frutíferas e de paisagismo. O espaço também recebeu melhorias, como ampliação do horário de funcionamento, instalação de bebedouro, novas tendas para áreas de convivência e manutenção permanente das pistas de caminhada e instalações.

Entre os projetos em andamento estão a recategorização do espaço para Parque Natural Municipal Bernardo Berneck, a elaboração do Plano de Manejo e a futura execução de obras de revitalização.

Já o Parque dos Ipês recebeu serviços periódicos de limpeza e manutenção da passarela e do parque infantil. No Tanque do Fancho, a zeladoria continua sendo realizada em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos, enquanto avança o processo de revitalização por meio de compensação ambiental firmada entre o Governo de Mato Grosso, a empresa Rumo S.A. e a Prefeitura de Várzea Grande.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim, o balanço demonstra o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável.

“Estamos trabalhando para tornar a gestão ambiental mais eficiente, transparente e acessível. Esses resultados mostram o empenho da equipe em conciliar desenvolvimento econômico, preservação ambiental e qualidade de vida para a população de Várzea Grande”.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
publicidade

VÁRZEA GRANDE

CMEI Ana Isabel lamenta falecimento de aluno Noah

Publicado

É com grande pesar que comunicamos o falecimento de Noah, ocorrido neste sábado (8 de agosto).

Noah era aluno do CMEI Ana Isabel Moreira da Silva, onde integrava a turma de 2 anos.

Neste momento de profunda tristeza, toda a equipe do CMEI Ana Isabel se une em solidariedade à família, desejando força e conforto para enfrentar essa perda tão dolorosa.

O CMEI Ana Isabel está de luto pela perda desse querido aluno, que deixará muitas saudades nos corações de toda a comunidade escolar.

Descanse em paz, querido Noah.

CMEI Ana Isabel Moreira da Silva

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Projeto Sacola Viajante incentiva a leitura e fortalece os vínculos entre escola e família
Continue lendo

VÁRZEA GRANDE

Quintais produtivos fortalecem agricultura familiar e aproximam alimentos do campo da mesa dos estudantes em Várzea Grande

Publicado

No campo, pequenas iniciativas fazem a diferença na rotina das famílias agricultoras. Em Várzea Grande, a Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, acompanha projetos de quintais produtivos, uma estratégia que incentiva o aproveitamento das propriedades para a produção de alimentos, melhora a alimentação das famílias e cria novas oportunidades de renda.

Os quintais produtivos são espaços onde o agricultor desenvolve diferentes atividades, como o cultivo de frutas e hortaliças, a criação de pequenos animais e a produção de alimentos para o próprio consumo. A proposta é estimular a diversificação da produção e fortalecer a permanência das famílias no campo.

Durante as visitas técnicas, a equipe acompanhou o trabalho do produtor José Ibraim, no Sadia III, que mantém um tanque de criação de peixes para consumo da própria família. O produtor recebeu alevinos entregues pela Coordenadoria e passou a contar com mais uma alternativa de produção dentro da propriedade.

O coordenador de Desenvolvimento Rural Sustentável, Leandro Luiz da Silva, explica que a criação de peixes representa um reforço importante para a agricultura familiar, garantindo alimento fresco e de qualidade, além de reduzir os custos da família com a compra de proteína. Além do consumo, a atividade também pode contribuir futuramente para a geração de renda com a comercialização do excedente.

A propriedade de José Ibraim também demonstra a força da produção que sai do campo e chega às escolas. Nesta semana, o agricultor colheu 130 quilos de maracujá, destinados ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que abastece a merenda dos alunos da rede municipal de Várzea Grande.

“É uma satisfação ver o resultado do trabalho do produtor chegando até as crianças. Quando o agricultor familiar consegue produzir e vender para programas como o PNAE, ele fortalece sua renda e ajuda a garantir uma alimentação mais saudável para os estudantes”, afirmou Leandro.

Leia mais:  Cinco bairros de Várzea Grande recebem serviços de tapa-buracos, patrolamento e manutenção da drenagem

Além do acompanhamento das propriedades, a Secretaria recebeu mais de 400 mudas de maracujá da variedade FB 200, vindas de Nova Brasilândia. As mudas serão utilizadas para ampliar e incentivar novos cultivos entre os agricultores familiares do município.

Outra propriedade visitada foi a do produtor Francisco Villas Boas, também no Sadia III. No local, a equipe conheceu uma estrutura de quintal produtivo com estufa de cultivo, tanque de criação de tilápias para consumo da família e produção de ovos por meio da criação de galinhas.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim, iniciativas como essas demonstram a importância do apoio técnico e dos programas voltados ao homem e à mulher do campo.

“A agricultura familiar tem uma grande importância para o município. Nosso trabalho é aproximar a Secretaria dos produtores, incentivar a diversificação das propriedades e criar condições para que eles possam produzir mais, melhorar a qualidade de vida e acessar novos mercados”, destacou.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana