Pesquisar
Close this search box.

VÁRZEA GRANDE

Quatro bairros de Várzea Grande recebem tapa-buracos, patrolamento e melhorias viárias nesta sexta-feira (12)

Publicado

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Viação e Obras, dá continuidade, nesta sexta-feira (12), aos serviços de manutenção de ruas e avenidas em diferentes regiões do município.

As equipes de tapa-buracos atuam nos bairros Cristo Rei e Pirineu, garantindo melhores condições de tráfego e mais segurança para motoristas e pedestres. No bairro Cristo Rei, pedreiros também realizam a manutenção de sarjetas e meios-fios.

Também estão sendo executados serviços de patrolamento e manutenção de vias não pavimentadas nos bairros Monte Castelo e Santa Maria. Paralelamente, o município realiza intervenções na rede de drenagem em diversos pontos da cidade.

O secretário municipal de Viação e Obras, Celso Pereira, destacou que os atendimentos seguem um planejamento estratégico para contemplar todas as regiões de Várzea Grande.

“Seguimos um cronograma organizado, priorizando os pontos mais críticos. Estamos trabalhando com planejamento e eficiência. Em poucos meses, vamos normalizar as condições das avenidas e ruas do nosso município”, afirmou o secretário.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Cultura de Várzea Grande emociona público e se consolida como destaque da FIT Pantanal 2026
publicidade

VÁRZEA GRANDE

Sanidade animal e capacitação técnica impulsionam produtores rurais de Várzea Grande

Publicado

A sanidade animal está entre os destaques da programação de capacitações oferecidas aos produtores da agricultura familiar de Várzea Grande durante o mês de junho. Ao todo, nove cursos serão realizados pelo Sistema Famato/Senar, em parceria com a Prefeitura de Várzea Grande e o Sindicato Rural de Nossa Senhora do Livramento, abordando temas como vacinação contra brucelose, produção de alimentos, cultivo agrícola e inclusão digital no campo.

Entre os dias 8 e 12 de junho, foram realizados dois cursos de Inclusão Digital Rural Intermediária, na Comunidade Sadia 1. No mesmo período, ocorreram os cursos de Pedreiro Rural, no Capão do Pequi, e Produção de Queijos, na Comunidade Santa Luzia.

Já entre os dias 15 e 18 de junho serão oferecidos os cursos de Cultivo da Banana, Produção Artesanal de Embutidos e Defumados de Carne Bovina e Produção Artesanal de Derivados do Leite.

De 22 a 25 de junho, os produtores poderão participar do curso de Produção Artesanal de Embutidos e Defumados de Carne Suína.

A programação será encerrada nos dias 30 de junho e 1º de julho com o treinamento de Aplicação de Vacina contra Brucelose, considerado fundamental para a prevenção da doença nos rebanhos bovino e bubalino. A capacitação orienta sobre as técnicas corretas de vacinação, manejo dos animais, legislação sanitária e procedimentos exigidos pelos órgãos de defesa agropecuária.

Segundo o coordenador de Desenvolvimento Rural, Leandro Silva, a capacitação contribui para que os produtores mantenham seus rebanhos protegidos e atendam às exigências sanitárias.

“A sanidade animal é um dos pilares da atividade pecuária. Com informação e capacitação, os produtores conseguem realizar os procedimentos de forma correta, garantindo a saúde do rebanho e a regularidade da produção”, afirmou.

Leia mais:  Prefeita inaugura CMEI no Santa Isabel e entrega relatório sobre ampliação de vagas aos órgãos de fiscalização

Leandro também explica que a brucelose é uma zoonose que pode ser transmitida entre animais e seres humanos. A vacinação das fêmeas bovinas e bubalinas com idade entre três e oito meses é obrigatória, e o descumprimento da norma pode resultar em penalidades, incluindo restrições para a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA).

Durante o curso de vacinação contra brucelose, os participantes terão acesso a conteúdos sobre bem-estar animal, sanidade animal, manejo no curral, conservação e armazenamento de vacinas, doenças de notificação obrigatória, segurança no trabalho rural e procedimentos de comunicação ao Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT).

Para o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim, as capacitações contribuem para o fortalecimento das propriedades rurais e para a melhoria da produção no município.

“A qualificação permite que os produtores tenham acesso a novas técnicas e conhecimentos, tanto na área de produção quanto na sanidade animal, fortalecendo a agricultura familiar e a pecuária de Várzea Grande”, destacou.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

VÁRZEA GRANDE

Alunos da CEMEI Manoel Rosa de Figueiredo tem dia de cuidado e prevenção

Publicado

Nesta sexta-feira (12), foi dia de cuidado e prevenção no Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI Manoel Rosa de Figueiredo, localizado no bairro Jardim Glória. A direção da unidade escolar recebeu os profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF), do bairro Água Vermelha, que estiveram durante toda a manhã, realizando a atualização vacinal das crianças.

De acordo com a diretora da unidade, Andreia Cristina Zangari, todos os pais foram informados dessa ação na escola e orientados a mandarem a carteirinha de vacinação para que a equipe pudesse fazer a consulta das vacinas. “Quarenta alunos que não estavam com a caderneta em dia foram vacinados. Cinco mães de alunos receberam a vacina contra a influenza e alguns profissionais também se vacinaram contra a gripe”, informou.

A diretora informou que esta é a primeira ação da atualização vacinal da unidade, neste ano de 2026. “Para o segundo semestre a equipe estará realizando uma nova visita a escola, com o intuito de atualizar as vacinas de nossas crianças. Essa iniciativa é muito importante porque muitos pais trabalham o dia todo e muitos acabam não tendo tempo de ir a postos de saúde para atualizar a caderneta e essa ação na escola reforça essa prevenção”.

Os acadêmicos do curso de Medicina, também estiveram no local fazendo a pesagem das crianças, e ensinando práticas de higiene, de uma forma lúdica e divertida.

A secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo, destaca a importância da parceria com a secretária de Saúde. “A presença das equipes de saúde no ambiente escolar facilita a rotina das famílias e contribui para o desenvolvimento físico e pedagógico dos estudantes. A nossa missão é ensinar, mas para que as crianças possam aprender mais e mais, é preciso estar com saúde e disposição. Muitas doenças podem ser evitadas com a vacinação”, orientou.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana