Pesquisar
Close this search box.

VÁRZEA GRANDE

Cultura de Várzea Grande emociona público e se consolida como destaque da FIT Pantanal 2026

Publicado

A cultura popular de Várzea Grande foi uma das grandes protagonistas da Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT Pantanal 2026), realizada entre os dias 3 e 7 de junho, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Durante toda a programação, o estande da Prefeitura de Várzea Grande reuniu apresentações culturais que emocionaram o público e reforçaram a força das tradições que compõem a identidade do Município.

Promovida pela Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, a participação na feira evidenciou o turismo de experiência, o artesanato, a agricultura familiar e a cultura popular, consolidando o Município como um importante destino turístico de Mato Grosso.

Ao longo dos cinco dias de evento, grupos como Encantos da Serra, Primos e Primas, Raízes de Santo Antônio, Arara Azul e Estrela Guia AMFMT levaram ao palco apresentações marcadas por dança, música, cores e tradição, encantando visitantes de diversas regiões do Estado e do país.

A secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda, destacou que a presença diária dos grupos culturais demonstrou a riqueza artística existente em Várzea Grande.

“Foi uma experiência extraordinária. Tivemos apresentações todos os dias da feira, mostrando ao público a diversidade e a beleza da nossa cultura popular. Ver o encantamento das pessoas diante das danças, dos figurinos e das histórias contadas pelos grupos foi motivo de muito orgulho. Nossa cultura é viva, forte e merece ser valorizada em espaços como a FIT Pantanal”, afirmou.

A superintendente de Cultura de Várzea Grande, Lu Arruda, também ressaltou a importância da participação dos grupos no evento.

“A FIT Pantanal foi uma grande vitrine para os nossos artistas. Cada apresentação despertou a atenção do público e demonstrou o talento dos grupos culturais de Várzea Grande. Tivemos visitantes emocionados, fotografando, gravando vídeos e buscando conhecer mais sobre nossas tradições. Isso fortalece nossa identidade cultural e abre novas oportunidades para os grupos”, destacou.

As apresentações culturais tiveram início na quinta-feira (5), com a participação do grupo Encantos da Serra, que abriu a programação artística do Município levando ao público a riqueza das tradições regionais. Na sexta-feira (6), foi a vez do grupo de quadrilha estilizada Raízes de Santo Antônio encantar os visitantes com uma apresentação vibrante e criativa.

Leia mais:  Cristo Rei, Jardim Paula II e Pirinéu recebem tapa-buracos nesta segunda-feira (08)

Com apenas quatro anos de existência, o grupo reúne 44 integrantes entre dançarinos, equipe de apoio, responsáveis pela montagem de cenários e sonorização. Segundo o presidente Carlos Eduardo, a proposta é inovar sem perder a essência das festas populares.

“Somos um grupo novo, mas que nasceu com o objetivo de expandir a cultura para além das festas juninas tradicionais. Trabalhamos com a quadrilha estilizada, algo ainda pouco difundido em nossa região, e buscamos enriquecer as tradições culturais, movimentando também a economia criativa de Várzea Grande”, explicou.

Carlos conta que, a cada ano, o grupo apresenta uma nova história, com figurinos, enredos e cenários inéditos.

“Todos os nossos temas têm ligação com a cultura regional. A cada temporada renovamos tudo para continuar encantando o público e valorizando nossas raízes”, destacou.

Também na quinta-feira, o grupo de Siriri Primos e Primas levou ao palco a alegria e a autenticidade de uma das manifestações culturais mais tradicionais de Mato Grosso. O coreógrafo Maximiano Bruno Ribeiro destacou o empenho dos integrantes para garantir apresentações de qualidade.

“A emoção é muito grande por representar nossa cultura local em um evento tão importante. Temos ensaios semanais, muito comprometimento dos dançarinos e dos voluntários. Todo esse esforço é recompensado quando vemos o público apreciando e valorizando nossa cultura”, afirmou.

No sábado (7), foi a vez do grupo Arara Azul, da Acames, apresentar um espetáculo marcado pela valorização das tradições pantaneiras e várzea-grandenses. O grupo reúne crianças e adolescentes e desenvolve um importante trabalho de inclusão social e preservação cultural.

Durante a apresentação, o jovem dançarino Lucas Gabriel, de 11 anos, compartilhou o entusiasmo de quem descobriu na dança uma nova paixão.

“Entrei este ano para ajudar em um festival e acabei me apaixonando pela dança. Hoje quero continuar participando e me apresentando”, contou.

Linder Boa Aventura, mãe de um dos integrantes, destacou os benefícios proporcionados pelo projeto.

“É uma oportunidade maravilhosa para os nossos filhos. Além de conhecerem a cultura da nossa cidade, eles se afastam do celular e participam de atividades que contribuem para o desenvolvimento pessoal e social. Sou apaixonada pelo Siriri e acompanho todas as apresentações do meu filho”, afirmou.

Com figurinos coloridos, músicas tradicionais e muita energia, o grupo emocionou o público e prestou uma homenagem especial à jovem dançarina Sofia, integrante da cultura popular mato-grossense falecida recentemente.

Leia mais:  Siriri de Várzea Grande encanta visitantes na FIT Pantanal

Encerrando a participação cultural de Várzea Grande na FIT Pantanal, o grupo Estrela Guia AMFMT mostrou a força da tradição mantida pela Associação Afro Cultural de Mato Grosso. A vice-presidente da entidade, Silvia Regina da Costa, explicou que o grupo é formado principalmente por adolescentes e jovens e desenvolve um importante trabalho social.

“O Estrela Guia existe há mais de 20 anos e tem como principal objetivo manter os jovens próximos da cultura, oferecendo oportunidades de aprendizado e convivência. É uma forma de preservar nossas tradições e também contribuir para a formação cidadã desses adolescentes”, destacou.

Segundo Silvia, a associação mantém ainda os grupos Estrela Guia Mirim e Estrela Divina, fortalecendo a cultura do Siriri e do Cururu em Várzea Grande.

“Não podemos deixar nossa cultura morrer. Cada apresentação é uma oportunidade de mostrar a riqueza das nossas tradições e incentivar novas gerações a seguirem esse caminho”, afirmou.

A participação dos grupos culturais foi uma das atrações mais elogiadas da FIT Pantanal 2026. Ao lado do artesanato, da gastronomia e da agricultura familiar, as apresentações contribuíram para mostrar aos visitantes que Várzea Grande possui identidade própria, patrimônio cultural vivo e potencial turístico crescente.

Durante os cinco dias de evento, centenas de pessoas acompanharam as apresentações realizadas no estande do Município, transformando a cultura em um dos principais atrativos da participação várzea-grandense na maior feira de turismo do Centro-Oeste.

Mais do que apresentações artísticas, os grupos demonstraram que preservar a cultura é fortalecer a memória coletiva, valorizar a comunidade e criar oportunidades para as futuras gerações.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
publicidade

VÁRZEA GRANDE

Feira FAM movimenta Várzea Grande com almoço especial e produtos frescos direto do produtor nesta quinta-feira

Publicado

Quem aprecia produtos frescos e de qualidade, direto do produtor, tem um compromisso marcado nesta quinta-feira (11). Em frente à Prefeitura de Várzea Grande, das 8h às 18h, será realizada mais uma edição da Feira da Família (Feira FAM), que reúne produtores rurais, artesãos e empreendedores locais em um dia dedicado à agricultura familiar, à gastronomia e à valorização da produção do município.

Nas bancas, os visitantes encontrarão frutas, verduras e legumes frescos, além de pães, bolos, doces, salgados, queijos e diversos outros produtos elaborados pelas famílias do campo. A feira também oferece peças de artesanato e uma ampla variedade de itens que evidenciam a força e a diversidade da produção local.

A partir das 11h, o público poderá desfrutar de um almoço preparado pelos próprios feirantes. O cardápio inclui arroz, estrogonofe de frango, estrogonofe de carne, macarrão no pote, batatas recheadas, espetinhos simples e completos, além de hambúrgueres.

Os tradicionais sabores de feira também estarão garantidos durante todo o dia, com pastel, bolos caseiros, pães e outras delícias que fazem sucesso entre os visitantes.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim, a Feira FAM se consolidou como um importante espaço de fortalecimento da agricultura familiar e de geração de oportunidades para os produtores locais.

“A Feira FAM é um momento de valorização das famílias que produzem e empreendem em nosso município. É uma oportunidade para a população adquirir produtos frescos, de qualidade e, ao mesmo tempo, apoiar quem trabalha diariamente para movimentar a economia local. Convidamos todos para participar e prestigiar mais esta edição”, destacou.

O secretário também reforçou o convite para que a população aproveite a programação ao longo do dia.

Leia mais:  PS de Várzea Grande restringe atendimento a traumas e redireciona pacientes para Cuiabá por 24 horas

“Temos sempre uma grande variedade de produtos, além de um almoço preparado com muito carinho pelos feirantes. Queremos ver as famílias participando, conhecendo os produtores e fortalecendo esse importante movimento de valorização da produção local”, afirmou.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

VÁRZEA GRANDE

Prefeitura intensifica operação tapa-buracos e manutenção viária nos bairros Cristo Rei e Pirineu

Publicado

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Viação, Obras e Urbanismo, dá continuidade nesta quarta-feira (10) aos serviços de manutenção de ruas e avenidas em diferentes regiões do município.

As equipes da operação tapa-buracos atuam nos bairros Cristo Rei e Pirineu, promovendo melhores condições de tráfego e mais segurança para motoristas e pedestres. No Cristo Rei, pedreiros também executam serviços de manutenção em sarjetas e meios-fios, contribuindo para a conservação da infraestrutura urbana.

Paralelamente, os trabalhos de patrolamento e recuperação de vias não pavimentadas seguem nos bairros Monte Castelo e Santa Maria, garantindo melhores condições de circulação para os moradores.

A Prefeitura também realiza intervenções na rede de drenagem em diversos pontos da cidade, com o objetivo de prevenir alagamentos e assegurar o escoamento adequado das águas pluviais.

De acordo com a Secretaria Municipal de Viação, Obras e Urbanismo, as ações seguem um planejamento estratégico para atender gradativamente todas as regiões de Várzea Grande, melhorando a mobilidade urbana e a qualidade de vida da população.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Várzea Grande encerra participação histórica na FIT Pantanal com recorde de parceiros e projeção nacional do turismo
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana