Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO

Esmagis 41 anos – Desembargadores são homenageados e condecorados por contribuição ao estudo

Publicado

Imagem em close mostra uma fileira de caixas abertas contendo medalhas, dispostas sobre uma mesa ao lado de certificados impressos. As caixas são escuras por fora e claras por dentro, alinhadas lado a lado em perspectiva. Os certificados estão parcialmente visíveis sob as caixas.O reconhecimento pela relevante contribuição ao ensino jurídico rendeu homenagens aos desembargadores José Zuquim Nogueira (presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso), Nilza Maria Pôssas de Carvalho (vice-presidente) e José Luis Leite Lindote (corregedor-geral), Rodrigo Roberto Curvo (Ouvidor-Geral) e Márcio Vidal (diretor da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso). Eles foram agraciados durante a realização da cerimônia de celebração de 41 anos da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso, nesta segunda-feira (15 de junho).

Medalhão João Antônio Neto

Homem de barba branca exibe medalha e diploma entre um homem de terno e uma mulher que aplaude. Ao fundo, projeção traz o título A primeira comenda a ser entregue foi o Medalhão João Antônio Neto, destinado a reconhecer personalidades que tenham prestado serviços de relevante valor acadêmico, institucional ou profissional à magistratura estadual. Ele foi recebido pelos desembargadores José Zuquim, Nilza Maria, Rodrigo Curvo (na ocasião representado pelo desembargador José Lindote).

Zuquim também comentou a homenagem que recebeu durante a solenidade, classificando o momento como especialmente significativo em sua trajetória. “Para mim, como homenageado, foi um momento de muita realização e satisfação pessoal. Eu realmente não esperava essa homenagem”, declarou. O presidente ainda lembrou a coincidência simbólica entre sua carreira e a história da instituição, ao afirmar que se sente gratificado em celebrar “os 41 anos da Esmagis juntamente com os meus 41 anos de magistratura”.

Mulher ao centro exibe diploma ao lado de um homem de terno e de outra mulher que segura uma caixinha de medalha. Ao fundo, a projeção indica Já a vice-presidente do TJMT, desembargadora Nilza de Carvalho, revelou a sua emoção ao receber a homenagem durante a solenidade, ressaltando o significado pessoal da honraria. “Duplamente emocionada, porque é a primeira homenagem que o Tribunal de Justiça me concede. Segundo, porque essa medalha com o nome de Desembargador João Antônio Neto me deixou mais ainda emocionada, porque ele foi meu professor na faculdade e foi meu primeiro chefe aqui no Tribunal de Justiça.”

Leia mais:  Técnicos acompanham recomposição das aprendizagens com apoio do Banco Mundial

Medalha Mauro José Pereira

Homem de terno abraça sorridente uma mulher de terninho listrado enquanto segura uma caixinha de medalha. À esquerda, outro homem segura um diploma. Ao fundo, a projeção de uma grande medalha de ouro.Já o desembargador José Luis Leite Lindote recebeu a Medalha de Mérito Acadêmico Professor Desembargador Mauro José Pereira, destinada a reconhecer magistrados e personalidades que tenham prestado relevante contribuição ao estudo, ao ensino do Direito e à jurisdição.

Ele assinalou a relevância histórica da Esmagis-MT e sua contribuição para a formação de magistrados ao longo das últimas décadas. “É uma satisfação e uma grande honra receber essa homenagem da escola, que hoje está completando 41 anos de existência, uma escola que tantos resultados já produziu”, afirmou, ao reconhecer o papel da instituição no fortalecimento do Judiciário estadual.

Homenagem Surpresa

Indicado pela desembargadora Anglizey Solivan, vice-diretora da Esmagis-MT, o diretor da Escola, desembargador Márcio Vidal, foi surpreendido com o recebimento do Medalhão João Antônio Neto.

Homem de terno preto segura um diploma aberto enquanto duas mulheres, uma de terninho listrado e outra de vestido azul, entregam uma caixinha de medalha. Ao fundo, projeção com brasões institucionais.Durante a solenidade, a desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos, diretora da Esmagis no biênio 2023/2024, prestou homenagem ao atual diretor, enaltecendo o compromisso e os resultados alcançados em sua gestão. “Os resultados apresentados ao longo desta gestão falam por si: não apenas pelos números expressivos, mas pelo significado que carregam”, declarou, ressaltando que cada iniciativa reflete um compromisso genuíno com o aprimoramento da magistratura e com a construção de um Judiciário mais qualificado e humano.

Ela também enfatizou o estilo de liderança de Vidal, marcado pelo equilíbrio, sensibilidade e visão de futuro. “Sua gestão evidencia a capacidade de dialogar com as transformações do nosso tempo, incorporando temas contemporâneos, sem jamais perder de vista os valores essenciais que orientam a prestação jurisdicional”, completou. A magistrada ainda relembrou o cuidado do desembargador com a dimensão humana da magistratura, apontando que sua atuação deixa “marcas importantes na história” da instituição.

Emocionado, o magistrado agradeceu o recebimento da honraria e reafirmou o “compromisso com uma formação sólida e interdisciplinar, integrando conhecimentos jurídicos a áreas como tecnologia, economia e comunicação, com foco em uma Justiça mais moderna, eficiente e próxima do cidadão.”

Leia mais:  Sejus adere ao Programa Integridade MT e reforça compromisso com a ética e a boa governança

Leia matérias correlatas:

Esmagis completa 41 anos como sinônimo de excelência na formação educacional

https://esmagis.tjmt.jus.br/noticias/6a31bc34d1cfaa001c2e930d

Evolução constante: Esmagis MT celebra 41 anos de transformação na magistratura

https://esmagis.tjmt.jus.br/noticias/6a31adba6adb2c001c38a71a

Esmagis-MT 41 anos: foco em inovação, sustentabilidade e formação estratégica

https://esmagis.tjmt.jus.br/noticias/6a305096278c47001c3ccccb

Esmagis-MT completará 41 anos com balanço positivo de 99 ações pedagógicas no biênio 2025/2026

https://esmagis.tjmt.jus.br/noticias/6a2c7b5c6adb2c001c38a37d

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (65) 3617-3844 / 99943-1576.

Fotos: Fernando Rodrigues (Amam) e Junior Silgueiro (TJMT)

Autor: Lígia Saito e Keila Maressa

Fotografo:

Departamento: Assessoria de Comunicação da Esmagis-MT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

MATO GROSSO

Vigia mais MT auxilia na recuperação de motocicleta furtada após condutor sofrer acidente em Várzea Grande

Publicado

O programa Vigia Mais MT auxiliou na recuperação de uma motocicleta furtada no (13.6), após o proprietário sofrer um acidente de trânsito. O veículo foi localizado quatro dias depois, nesta terça-feira (17), em Várzea Grande

De acordo com a vítima, ela foi encaminhada para atendimento médico depois de se envolver em um acidente de trânsito. Ao retornar ao local, percebeu que a motocicleta, que havia ficado sob os cuidados de uma pessoa que prestava auxílio, não estava mais onde foi deixada.

Com registro de furto, a motocicleta foi identificada por uma câmera do programa Vigia Mais MT, instalada na Avenida Senador Filinto Muller. As informações foram repassadas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), que repassou as informações às equipes do 25º Batalhão da Polícia Militar.

As equipes policiais localizaram a motocicleta e realizaram a abordagem do condutor no bairro Paiaguás, em Várzea Grande.

O suspeito e o veículo foram encaminhados à Delegacia da Polícia Judiciária Civil para as providências legais cabíveis.

*Sob supervisão de Alecy Alves

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Equipes de 16 estados participam da Competição Nacional de Salvamento Veicular e Trauma em Cuiabá
Continue lendo

MATO GROSSO

SES apresenta experiência exitosa de vacinação em mostra nacional

Publicado

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) participou da II Mostra de Experiências Exitosas da Gestão Estadual do SUS para Recuperação das Coberturas Vacinais, promovida pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), em Brasília, nesta terça e quarta-feira (16 e 17.6).

O evento reúne representantes dos Estados, do Ministério da Saúde, da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e de instituições parceiras para apresentação de experiências estaduais voltadas à recuperação das coberturas vacinais, ao fortalecimento da Atenção Primária à Saúde, à qualificação da comunicação pública e à integração de dados em imunização.

O coordenador estadual de Imunização da SES, Marx Camarão, apresentou a experiência “Imuniza Mais MT: Governança e Estratégias Inovadoras para a Recuperação das Coberturas Vacinais em Mato Grosso”, com foco nas ações realizadas para facilitar o acesso às vacinas.

O Programa Imuniza Mais MT foi instituído pela SES como estratégia de fortalecimento da governança estadual em imunização, apoio técnico aos municípios e incentivo à melhoria dos indicadores vacinais.


Para o superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Marcos Roberto Arcanjo Dias, a participação de Mato Grosso na Mostra representa o reconhecimento nacional de uma estratégia construída de forma interfederativa, com foco na responsabilidade sanitária compartilhada entre Estado e municípios.

“O Imuniza Mais MT demonstra que a recuperação das coberturas vacinais exige governança, planejamento territorial, apoio técnico permanente e incentivo às gestões municipais. A vacinação precisa chegar a todos os territórios, especialmente às populações mais vulneráveis e às localidades de difícil acesso”, destacou o superintendente.

Segundo o superintendente, a experiência de Mato Grosso reforça que a ampliação das coberturas vacinais depende da integração entre Vigilância em Saúde, Atenção Primária, gestão municipal e comunicação pública, com ações baseadas em evidências, monitoramento contínuo e atuação coordenada no território.

Leia mais:  Curso sobre letramento racial promove equidade no ambiente institucional do PJ

“O programa articula planejamento territorial, microplanejamento, monitoramento das coberturas vacinais, incentivo ao desempenho municipal e ampliação do acesso à vacinação em áreas de maior vulnerabilidade”, acrescentou.

Entre as estratégias apresentadas estão a adoção das Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (Avaq), a identificação de vazios vacinais, o planejamento de ações conforme a realidade de cada território, o reconhecimento dos municípios por meio de selos de desempenho e a utilização de unidades móveis de vacinação para alcançar populações em áreas remotas, rurais, indígenas, ribeirinhas e de difícil acesso.

Como resultados, o programa contribuiu para o fortalecimento da rede estadual e municipal de imunização, com capacitação de mais de 2.000 profissionais em microplanejamento vacinal, repasse superior a R$ 19 milhões para apoio às equipes e à infraestrutura de vacinação, além da aplicação de mais de 42 mil doses por unidades móveis.

Representaram a SES no evento o superintendente Marcos Roberto Arcanjo Dias; o coordenador Marx Rocha Camarão; e a gerente de Monitoramento da Atenção Primária à Saúde, Alessandra Stefan Pottratz.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana