Pesquisar
Close this search box.

VÁRZEA GRANDE

Assistência técnica impulsiona produção de abacaxi e fortalece agricultura familiar em Várzea Grande

Publicado

Uma ação conjunta entre a Prefeitura de Várzea Grande e a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) busca ampliar a produtividade do abacaxi e fortalecer a agricultura familiar no município. O trabalho foi realizado na propriedade do produtor Francisco Villas Boas, localizada na comunidade Sadia III.

Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (Semmadrs) e da Empaer executaram a indução floral da lavoura, técnica que estimula e uniformiza o florescimento das plantas, permitindo ao produtor planejar melhor a colheita e a comercialização da produção.

A propriedade possui cerca de meio hectare cultivado, com estimativa entre 2 mil e 3 mil pés de abacaxi. Para o procedimento, foi utilizado carbeto de cálcio (CaC?), na proporção de 60 gramas por litro de água, método amplamente empregado para induzir a floração da cultura.

Segundo o coordenador de Desenvolvimento Rural da Semmadrs, Leandro Silva, a assistência técnica tem papel fundamental para garantir maior produtividade e melhores resultados aos agricultores familiares. “Esse acompanhamento especializado permite a adoção de tecnologias e práticas que aumentam a eficiência da produção”, destacou.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim, afirma que o abacaxi possui grande potencial econômico para os pequenos produtores da região. De acordo com ele, o apoio técnico oferecido pela Prefeitura e pelos parceiros busca ampliar a renda das famílias rurais e incentivar a diversificação da produção agrícola no município.

“A iniciativa faz parte das ações voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar em Várzea Grande, com foco na assistência técnica, no aumento da produtividade e na geração de renda no campo”, pontuou o secretário.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
publicidade

VÁRZEA GRANDE

Parque Tecnológico impulsiona nova fase de inovação e atração de empresas em Várzea Grande

Publicado

Várzea Grande quer transformar a chegada do Parque Tecnológico Mato Grosso em uma oportunidade estratégica para atrair empresas de inovação, tecnologia e pesquisa ao município. Para isso, a Prefeitura encaminhou à Câmara Municipal um projeto de lei que cria incentivos para negócios interessados em se instalar no complexo, cuja inauguração será realizada pelo Governo do Estado na próxima quinta-feira (25), às 14h30, no bairro Chapéu do Sol.

A proposta, elaborada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, busca criar um ambiente mais competitivo para receber empresas de base tecnológica e fortalecer o novo ecossistema de inovação que começa a ser implantado na cidade.

“O município está fazendo sua parte para que o parque não seja apenas uma estrutura física, mas um espaço efetivamente ocupado por empresas, startups e centros de pesquisa. A legislação de incentivos é uma ferramenta importante para atrair investimentos e gerar oportunidades para a população”, afirma a secretária municipal Fayane Nagazawa.

Construído pelo Governo de Mato Grosso, o Parque Tecnológico será inaugurado com a entrega do Centro de Inovação, espaço voltado ao desenvolvimento de negócios tecnológicos, incubação e aceleração de startups, capacitação profissional e integração entre universidades, setor produtivo e poder público.

Além da elaboração da legislação de incentivo, a Prefeitura de Várzea Grande executou obras de infraestrutura no entorno do empreendimento para melhorar o acesso e preparar a região para receber novos investimentos.

Para Fayane Nagazawa, a instalação do parque representa uma transformação no perfil econômico do município, tradicionalmente ligado aos setores industrial, comercial e logístico.

“Várzea Grande já possui localização estratégica, mão de obra qualificada, proximidade com a capital e importante papel logístico. Agora, passa a integrar também a economia da inovação, criando condições para atrair empresas de tecnologia e ampliar a oferta de empregos qualificados”, destacou.

Leia mais:  Viação e Obras realiza mais de 54 ações de manutenção em 21 bairros de Várzea Grande

A cerimônia de inauguração contará com a presença do governador Otaviano Pivetta, do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dimorvan Brescancim, do presidente da Fapemat, Marcos de Sá, do diretor do Parque Tecnológico Mato Grosso, Rafael Bastos, e da prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti.

Localizado em uma área estratégica do município, o Parque Tecnológico Mato Grosso foi concebido para reunir empresas, instituições de ensino, pesquisadores e investidores em um ambiente voltado à inovação.

“A expectativa é que o empreendimento contribua para a diversificação da economia local, atração de investimentos e geração de empregos qualificados nos próximos anos”, pontuou Fayane Nagazawa.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

VÁRZEA GRANDE

Viação e Obras realiza mais de 54 ações de manutenção em 21 bairros de Várzea Grande

Publicado

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Viação e Obras, realizou mais de 54 ações de manutenção em ruas e avenidas de 21 bairros do município entre os dias 8 e 13 de junho. Os trabalhos incluíram serviços de tapa-buracos, patrolamento de vias não pavimentadas, além de limpeza e manutenção de bocas de lobo.

Conforme relatório elaborado pela pasta, os serviços de tapa-buracos contemplaram ruas e avenidas dos bairros Centro, Cristo Rei, Jardim Costa Verde, Ipase e Pirinéu.

Já os trabalhos de patrolamento foram executados nos bairros Capela do Piçarrão, Jardim Glória I, Parque Boa Vista, Santa Cecília, Santa Maria e 15 de Maio, contribuindo para melhorar as condições de tráfego em vias sem pavimentação.

As ações de limpeza e manutenção de bocas de lobo atenderam os bairros Centro, Cohab Nossa Senhora da Guia, Figueirinha, Jardim Imperador, Jardim Glória I, Jardim Panorama, Parque Del Rey, Pirinéu e Unipark, reforçando a drenagem urbana e prevenindo transtornos durante períodos chuvosos.

O secretário municipal de Viação e Obras, Celso Pereira, destacou que o Município tem atuado de forma estratégica, seguindo um cronograma diário de trabalho.

“Estamos realizando esses serviços diariamente em diversas regiões da cidade. Nosso objetivo é regularizar, o mais rápido possível, a manutenção das vias públicas e garantir melhores condições de trafegabilidade para a população”, afirmou o secretário.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana