Pesquisar
Close this search box.

Lucas do Rio Verde

Corrida do Meio Ambiente abrirá 2 mil inscrições na próxima segunda-feira (25)

Publicado

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e a Associação Luverdense de Esporte e Lazer, realizará no dia 27 de junho de 2026 a tradicional Corrida do Meio Ambiente. O evento, homologado pela Federação de Atletismo de Mato Grosso (FAMT), promete reunir atletas de toda a região em uma grande celebração ao esporte, à saúde e à conscientização ambiental.

A edição 2026 contará com percurso de 5 quilômetros e terá como palco a Fundação Rio Verde, localizada na MT-449. A largada está marcada para as 18h30, com disputas nas categorias masculina e feminina. A expectativa da organização é reunir até 2 mil participantes, consolidando a prova como uma das maiores corridas de rua do município.

As inscrições estarão abertas entre os dias 25 de maio e 12 de junho de 2026, podendo ser encerradas antecipadamente caso o limite de vagas seja atingido. O valor da inscrição será de R$ 90,00, já incluindo taxa administrativa e o kit do atleta. Para as categorias PCD, a participação será gratuita. As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pelo site oficial da Agito Esportes.

A competição contará com categorias divididas por faixa etária, contemplando atletas a partir dos 14 anos. Também haverá categorias especiais para pessoas com deficiência, incluindo cadeirantes, deficientes visuais, deficientes físicos e atletas com deficiência intelectual.

Mais do que uma competição esportiva, a Corrida do Meio Ambiente busca incentivar hábitos saudáveis e reforçar a importância da preservação ambiental, unindo esporte, integração social e qualidade de vida em um único evento.

“Nós enquanto Secretaria de Agricultura e Ambiente sempre buscamos parceiros pra levar a educação ambiental, assim como acontece com a Secretaria de Educação, a Secretaria de Cultura e Turismo, a gente também tem a parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer para levar a educação ambiental para esse público. Nós normalmente costumamos trabalhar com as crianças e adolescentes e o público da corrida acaba não sendo absorvido, então essas parcerias fortalecem esses movimentos”, acrescentou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis.

Leia mais:  Prefeitura de Lucas do Rio Verde divulga credenciamentos disponíveis para empresas prestadoras de serviço

Os atletas inscritos receberão kit contendo chip de cronometragem, número de peito, camiseta oficial do evento e lanterna de cabeça, item obrigatório durante toda a prova devido ao formato noturno da competição. A organização também disponibilizará estrutura completa com postos de hidratação, ambulância, guarda-volumes e banheiros químicos para garantir segurança e conforto aos participantes.

“São 5 km em circuito fechado dentro do da Fundação Rio Verde, percurso completamente seguro, todos conhecem as dependências da Fundação, então nós temos espaço para estacionamento. Todos poderão chegar com segurança, correr e fazer uma festa bacana e a gente agrega isso às ações da Secretaria de Meio Ambiente voltado pra esse público da corrida”, disse o coordenador da Secretaria de Esporte e Lazer, Luciano Bauer.

A classificação geral será definida pelo tempo bruto, premiando os cinco primeiros colocados nas categorias masculino e feminino. Já nas demais categorias, os resultados serão definidos pelo tempo líquido de cada atleta.

A premiação contempla o valor total de R$ 38 mil reais, distribuídos entre as categorias, sendo premiados os atletas de 1º ao 5º lugar.

A organização reforça ainda que menores de idade deverão apresentar autorização assinada pelos responsáveis no momento da retirada do kit. Já os atletas PCD precisarão encaminhar documentação médica comprobatória, conforme previsto no regulamento oficial da prova.

Mais informações, regulamento completo e inscrições estarão disponíveis no site oficial do evento, no seguinte link: www.agitoesportes.com.br

Confira o regulamento abaixo:

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
publicidade

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde é o único município de Mato Grosso selecionado para Projeto Cidades Mais Inteligentes

Publicado

Lucas do Rio Verde foi o único município de Mato Grosso selecionado na classificação preliminar do edital do Projeto Cidades Mais Inteligentes, iniciativa do Ministério das Cidades que apoia o desenvolvimento de soluções urbanas inovadoras, sustentáveis e alinhadas aos desafios das cidades contemporâneas.

De acordo com o Ministério das Cidades, o resultado preliminar contempla municípios das cinco regiões brasileiras. Na região Centro-Oeste, apenas três cidades foram selecionadas: Goiás (GO), Rio Verde (GO) e Lucas do Rio Verde (MT).

“A classificação de Lucas nesse projeto é um motivo de satisfação para a gestão municipal. Esse resultado mostra uma maturidade da cidade nessa transformação digital, na governança, no planejamento estratégico, que são ações de cidades inteligentes. E reforça também os investimentos em inovação, sustentabilidade, modernização da gestão pública como um todo, e mostrando que isso faz sentido e que a gente está no caminho certo”, acrescentou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Danilo Messias.

O projeto oferece assessoria técnica especializada para auxiliar os municípios na elaboração de estratégias voltadas à transformação digital urbana, além do planejamento de soluções tecnológicas focadas no desenvolvimento sustentável das cidades.

Entre os principais objetivos da iniciativa estão a melhoria da eficiência dos serviços públicos, o incentivo à inovação, a ampliação da inclusão digital e a promoção da qualidade de vida da população. O projeto conta ainda com a parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Após a conclusão do processo seletivo, os municípios classificados receberão apoio de uma rede de instituições acadêmicas participantes para a elaboração de planos de ação direcionados à implementação de políticas e soluções voltadas ao conceito de cidades inteligentes.

Leia mais:  Pesquisa: Saúde quer ouvir a população sobre atendimento nas UBSs

Para o secretário da pasta de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, a classificação permitirá um suporte importante para o município.

“Com essa seleção, a cidade passa a contar com apoio técnico, então a ideia do programa é ter instituições acadêmicas dando suporte para o município. Isso é muito rico porque a gente consegue com ideias de técnicas e científicas de pessoas que estão estudando o conceito de Cidades Inteligentes, contribui e fortalece áreas como governança digital, mobilidade inteligente, uso de dados, adaptação climática que é algo que a gente precisa olhar para ter uma cidade mais resiliente também. Então isso como um todo melhora a qualidade de vida da população com certeza”, Danilo.

Confira os municípios classificados:
Norte: Araguaína (TO), Belém (PA) e Caroebe (RR).
Centro-Oeste: Goiás (GO), Lucas do Rio Verde (MT) e Rio Verde (GO).
Nordeste: Caruaru (PE), Macaíba (RN), Natal (RN) e São Cristóvão (SE).
Sudeste: Campinas (SP), Estância Turística de Olímpia (SP), Lavras (MG), São Bernardo do Campo (SP) e São José dos Campos (SP).
Sul: Bento Gonçalves (RS), Canoas (RS), Caxias do Sul (RS), Curitiba (PR) e Santa Cruz do Sul (RS), em empate técnico com Castro (PR).

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Lucas do Rio Verde

Secretaria de Educação celebra 19 anos de parceria com o Programa União Faz a Vida

Publicado

Há 19 anos, a Secretaria Municipal de Educação e a cooperativa Sicredi Ouro Verde, por meio do Programa “A União Faz a Vida”, trabalham juntas em prol de um propósito comum: transformar aprendizados em oportunidades e preparar as crianças e adolescentes de Lucas do Rio Verde para a construção de um futuro melhor.

Segundo a secretária de Educação, Elaine Lovatel, o programa está presente nas escolas municipais, estaduais e particulares, com resultados positivos no aprendizado dos alunos e na formação dos professores. “O impacto positivo na formação dos nossos estudantes é perceptível. Ao mesmo tempo, por estar embasado na metodologia de projetos, também favorece ao professor uma abrangência na maneira de ensinar, levando sempre em consideração o protagonismo do estudante.”

“A educação é uma responsabilidade de todos e, como cooperativa, assumimos o compromisso de contribuir para a formação de cidadãos mais colaborativos. Esse é o legado que buscamos deixar para a sociedade. Agradecemos ao prefeito Miguel Vaz, ao vice-prefeito Joci Piccini e à secretária Elaine Lovatel pelo apoio constante aos valores da cooperação e da cidadania na educação. Juntos, estamos construindo uma sociedade melhor”, afirmou o presidente da cooperativa Sicredi Ouro Verde MT/PA, Eledir Techio.

Para celebrar essa parceria, ao longo de toda a semana as 24 unidades de ensino da rede municipal prepararam um momento especial para receber a visita da abelha Ziza, mascote do programa, que encantou os estudantes.

A comemoração seguiu na noite desta quinta-feira (21), no Centro de Tradições Gaúchas, onde professores, coordenadores e gestores das escolas municipais se reuniram para prestigiar a palestra da doutora em Educação e mestre em Psicologia da Educação, Emília Cipriano, sobre “Educação Motivacional”.

Leia mais:  Pesquisa: Saúde quer ouvir a população sobre atendimento nas UBSs

O evento, organizado pela Sicredi, integra a campanha “Sala de aula de portas abertas para o mundo”, que celebra os 20 anos do União Faz a Vida em Mato Grosso.

“Eventos como esse contribuem significativamente para o professor, ao agregar conhecimento, promover o empoderamento em sala de aula e fortalecer as práticas pedagógicas. Somos parceiros do programa há muitos anos, e ele vai ao encontro de tudo o que nós, da Educação Infantil, desenvolvemos, ao propor projetos pautados na investigação e na pesquisa”, relatou a gestora do CEI Anjo Gabriel, Carla Hartmann.

Com ações que fortalecem a autonomia, a cidadania e a cooperação, a educação municipal segue como um dos principais instrumentos de transformação social em Lucas do Rio Verde. A parceria de 19 anos com o programa “A União Faz a Vida” reforça o compromisso da gestão em ampliar horizontes e construir caminhos promissores para crianças e jovens do município.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana