Pesquisar
Close this search box.

POLÍTICA MT

Chico Guarnieri leva Sala Multissensorial Inteligente para Barra do Bugres

Publicado

O deputado Chico Guarnieri (PSDB) participou, na sexta-feira (15), da apresentação do projeto da Sala Multissensorial Inteligente, em Barra do Bugres, iniciativa que poderá transformar o atendimento de crianças atípicas no município.

A reunião foi realizada na Câmara Municipal e contou com a presença de autoridades, representantes de entidades e famílias atípicas. O projeto foi apresentado pelo presidente do Instituto Qualivida Brasil, Ivo Razzini, que procurou o deputado para apresentar a proposta e buscar apoio para levar a iniciativa à cidade.

Na quinta-feira (14), Chico Guarnieri esteve no Instituto Qualivida Brasil para conhecer de perto o funcionamento do atendimento e os resultados alcançados pela iniciativa, que oferece tratamento gratuito para crianças neurodivergentes e famílias que não possuem condições financeiras de arcar com atendimento particular.

A proposta da Sala Multissensorial Inteligente nasce com o propósito de acolher crianças neurodivergentes, estimular habilidades, apoiar profissionais e oferecer um atendimento mais humano, moderno e acessível para toda a comunidade. Segundo o instituto, o espaço contribui para o desenvolvimento sensorial e para a retomada de atividades do cotidiano, auxiliando não apenas a criança, mas toda a família.

De acordo com as informações apresentadas, a estrutura poderá ter até 50 metros quadrados e atender até quatro alunos por sessão, dependendo do nível de suporte da criança. A previsão é de que a sala fique pronta em aproximadamente 45 dias após a definição do local adequado para instalação.

Chico Guarnieri destacou que já destinou recursos para viabilizar a implantação da sala no município. Agora, a proposta entra na fase de definição de um espaço adequado, priorizando acessibilidade, acolhimento e facilidade de acesso para as famílias que necessitam do atendimento no dia a dia.

“Estamos construindo essa proposta ouvindo quem vive essa realidade todos os dias. Nosso objetivo é unir forças para levar mais acolhimento, desenvolvimento e qualidade de vida para as crianças atípicas e suas famílias”, destacou o parlamentar.

Leia mais:  Lúdio requer prorrogação do concurso da Saúde e nomeação dos aprovados

O professor doutorando Paulo Marques Ferreira e os demais participantes reforçaram a importância da implantação da sala em Barra do Bugres, destacando que, diante da demanda crescente, o município poderá necessitar de mais de uma unidade futuramente.

Também participaram da reunião a presidente da Câmara, vereadora Professora Cleide (Republicanos); o vice-prefeito Artuzão (PRD); o vereador Gustavo da Silva Ferreira (PRTB); o presidente da Associação Comercial e Industrial de Barra do Bugres (Acibb), Martinho; secretários das pastas de assistência social, saúde e educação do município; representantes da SOS Criança, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Sala de Autismo Prof.ª Julieta, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e Letícia representando as mães atípicas do município.

Representando as famílias, Letícia relatou as dificuldades enfrentadas por mães de crianças autistas na busca por tratamentos especializados e destacou a importância da implantação da sala multissensorial para a cidade.

A pauta também esteve ligada ao futuro Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado e Formação Inclusiva, aprovado recentemente pela Câmara Municipal de Barra do Bugres. O espaço será implantado no antigo prédio do Fórum da cidade, que passará por reforma completa para atender crianças atípicas e receberá o nome de Moacir Sansão (in memoriam). Como a adequação do prédio ainda depende de etapas administrativas e estruturais, o grupo debate agora alternativas viáveis para que a Sala Multissensorial Inteligente possa começar a funcionar antes mesmo da conclusão definitiva do centro.

A atividade faz parte de um trabalho que o deputado Chico Guarnieri vem levando a diversos municípios de Mato Grosso, com foco na conscientização, inclusão e fortalecimento das políticas públicas voltadas às pessoas com TEA.

No último dia 29 de abril, o parlamentar promoveu em Campo Novo do Parecis a palestra “Autismo e inclusão: um convite ao conhecimento e à empatia”. A programação também contou com o lançamento de um livro de colorir voltado aos direitos das pessoas autistas, desenvolvido pelo assessor jurídico do deputado, Dr. Iandro Almicci, transformando informações jurídicas em uma linguagem acessível e inclusiva. O assessor jurídico também esteve presente na reunião realizada em Barra do Bugres, acompanhando a apresentação do projeto da Sala Multissensorial Inteligente.

Leia mais:  Assembleia Legislativa fortalece ações de conscientização sobre adoção em Mato Grosso

O evento teve ainda a participação da equipe do 3º Núcleo de Bombeiro Militar (NBM) de Campo Novo do Parecis, que realizou orientações sobre manobras de desengasgo em bebês, crianças e adultos, além de uma rodada interativa de perguntas com a população.

Entre os projetos apresentados pelo deputado e que vêm ganhando destaque em Mato Grosso estão o Projeto de Lei nº 257/2026, que cria o Programa de Proteção Sensorial para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (PROTEA-MT), com foco na acessibilidade e prevenção de crises causadas por excesso de estímulos sonoros, e o Projeto de Lei nº 194/2026, que institui o Programa Estadual NeuroMT.

O NeuroMT busca ampliar a identificação tardia, o suporte e a inclusão produtiva de pessoas com TEA, especialmente adultos que não tiveram diagnóstico durante a infância e enfrentaram dificuldades sociais e profissionais ao longo da vida.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
publicidade

POLÍTICA MT

Cattani critica entraves e defende avanço da Ferrogrão, após decisão do STF

Publicado

O deputado estadual Gilberto Cattani (PL) comentou na sexta-feira (22) a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que declarou constitucional a Lei nº 13.452/2017, considerada essencial para o avanço da Ferrogrão (EF-170), ferrovia planejada para ligar Sinop (MT) a Itaituba (PA).

A legislação altera os limites do Parque Nacional do Jamanxim, no Pará, para permitir a implantação da ferrovia. A norma havia sido questionada pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) por meio da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6553.

Para Gilberto Cattani, a decisão representa um passo importante para o desenvolvimento logístico de Mato Grosso e para o escoamento da produção agrícola do estado. “A Ferrogrão vai destravar o transporte no estado do Mato Grosso, vai salvar boa parte da nossa agricultura, vai baratear o frete. Isso é magnífico”, afirmou o parlamentar.

Apesar de comemorar o avanço do projeto, o deputado também criticou os entraves enfrentados pela ferrovia nos últimos anos e afirmou que a obra poderia já estar em funcionamento.

“A pergunta que você tem que fazer não é por que ela foi liberada agora. A pergunta que você tem que fazer é por que ela foi travada. Faz seis anos e parte dela poderia estar pronta”, declarou.

Cattani também rebateu críticas relacionadas ao impacto ambiental da obra e afirmou que o traçado da ferrovia acompanha áreas já impactadas pela BR-163. “Ela vai do lado da BR-163, onde já está aberto. Não tem problema nenhum”, disse.

O parlamentar ainda afirmou que a Ferrogrão começou a ser estruturada durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro e criticou o que classificou como obstáculos ideológicos ao avanço de obras de infraestrutura no país.

A Ferrogrão é considerada uma das principais obras de infraestrutura planejadas para o escoamento da produção agrícola do Centro-Oeste ao Arco Norte, especialmente soja e milho produzidos em Mato Grosso. A expectativa é que a ferrovia contribua para a redução dos custos logísticos e ampliação da competitividade do agronegócio brasileiro.

Leia mais:  Deputado parabeniza ação da Polícia Civil e defende fortalecimento da rede de proteção infantil

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

POLÍTICA MT

Lúdio questiona governo sobre contratação de mil vigilantes temporários para presídios

Publicado

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou, na quarta-feira (20), o Requerimento nº 345/2026 do deputado estadual Lúdio Cabral (PT) solicitando informações sobre a contratação de 1.077 Vigilantes Temporários Prisionais para atuar nas unidades prisionais. O parlamentar cobrou providências para que sejam contratados policiais penais efetivos, por meio de concurso público pela Secretaria de Estado de Justiça (Sejus).

O deputado destacou que informações iniciais foram prestadas pelo Sindicato dos Policiais Penais do Estado de Mato Grosso (Sindspen) por meio de um ofício encaminhado ao gabinete de Lúdio na ALMT e assinado pelo presidente da entidade, Lucivaldo Vieira de Sousa. A documentação mostra estudos da Sejus para a contratação dos profissionais temporários e o sindicato pede que a medida seja impedida para evitar colapso no sistema penitenciário.

“Pelo que nos consta, existe um processo administrativo na Sejus para a contratação de mais de mil vigilantes temporários. Nós entendemos que o caminho adequado para a recomposição e ampliação do quadro, para o fortalecimento do trabalho da Polícia Penal, passa pela realização de concurso público e convocação dos aprovados, e não pela contratação temporária, que implica, necessariamente, em precarização desses vínculos de trabalho no serviço público estadual”, afirmou Lúdio.

Além do secretário da Sejus, Valter Furtado Filho, o requerimento é direcionado ao governador Otaviano Pivetta (Republicanos). O deputado questiona as bases legais e os entendimentos jurídicos utilizados para a contratação dos profissionais temporários para essa função, e pede que seja encaminhada toda a documentação relacionada à análise jurídica.

Lúdio Cabral questiona o governo sobre as atribuições dos vigilantes temporários, se irão cuidar da movimentação de presos, da manutenção da rotina carcerária, da atuação em atividades realizadas fora das celas, se haverá contato direto com custodiados, se vão atuar em muralhas, guaritas ou perímetros, se participarão de escoltas, e ainda se darão cobertura a postos operacionais atualmente ocupados por Policiais Penais efetivos.

Leia mais:  Lúdio requer prorrogação do concurso da Saúde e nomeação dos aprovados

Pelo requerimento, o deputado pede que seja informado se haverá substituição de postos ocupados pelos policiais efetivos por vigilantes temporários. Em caso positivo, o governo deve dizer quantos postos, quais unidades serão afetadas e quais atividades estão abrangidas pelas trocas de efetivos por temporários.

Além disso, o deputado requer informações sobre o quadro atual dos cargos vagos de Polícia Penal, com o déficit operacional reconhecido pela Sejus no sistema penitenciário estadual, e ainda se existe concurso público vigente, homologado ou cadastro de reserva para Polícia Penal, e se há previsão administrativa para realização de concurso público ou convocação de aprovados.

“Requer que sejam adotadas as providências administrativas necessárias à recomposição regular e permanente do efetivo da Polícia Penal do Estado de Mato Grosso mediante realização de concurso público e posterior nomeação de candidatos aprovados, especialmente diante da persistência de déficit estrutural de pessoal no sistema penitenciário estadual, da existência de cargos vagos e da utilização de contratações temporárias para atuação em atividades materialmente relacionadas à rotina operacional penitenciária”, finaliza o requerimento.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana